Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Guia técnico para instalações de carregamento!

rated by 0 users
This post has 7 Replies | 0 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
William Esteves Posted: 10 Mar 2019 23:08

Boa noite caríssimos,

Na minha pesquisa sobre soluções de como conseguiria carregar um eventual BEV em minha casa, encontrei o guia técnico da DGEG (Aqui)

Tem soluções e é um documento deveras interessante!

Só que, para a minha instalação (e seria "sem box, em lugar de estacionamento marcado no pavimento, alimentado pelo Quadro de Serviços Comuns (QSC)3" e sugere "Dadas as implicações que esta solução pode originar, em termos de potenciais conflitos entre os proprietários nos edifícios de habitação em propriedade horizontal, devem, para além da contagem geral dos serviços comuns, contemplar sempre contagens individuais de consumos ou sistemas de contagem e autenticação dos consumos em cada ponto de conexão de VE. ".

E as minhas questões são:

-> Não é expressamente proibido por lei a revenda de eletricidade? Como podia pagar ao Condomínio? Aqui claramente vejo um problema... Sendo que caso seja definido uma mensalidade, ou sairá o condomínio ou saio eu prejudicado (por pagar mais ou menos do que consumi) e mesmo a fatura como seria?

-> Em termos de potência, para mim não seria problema, bastava 10A para as minhas voltas (São maioritariamente de 120km ou 360km (ida e volta)), só que para 1 estaria ok, e o resto dos lugares de garagem?

-> A lei também diz que o condomínio não se poderá opor, mas como isso será feito se a instalação vai ao QSP?

Gostava de saber a vossa opinião, e se possível exemplos de pessoas que estariam na minha situação.

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Boa tarde William Esteves,

Dá, também uma olhadela ao site da UVE (https://www.uve.pt/page/instalacao-de-posto-de-carregamento-num-condominio/) pode ser que te de uma ideia, pois a linguagem é acessível.

O condomínio não está a revender eletricidade, creio! Pois não vai firmar nenhum contrato de fornecimento com o condomínio. Apenas tentaras pagar o teu consumo, correto? Nesse sentido, terá de existir boa fé e confiança e com um aparelho, relativamente barato, podes efetuar a contagem do teu consumo e depois pagar em final de mês.

Ou de uma forma mais dispendiosa, fazer 1 puxada do teu quadro de casa, ou instalar o teu próprio quadro (com todos os custos inerente a um novo contrato de fornecimento).

Agora, também te digo, se não existe boa fé para leitura da energia do condomínio, também não podes partir de boa fé para deixares a tua tomada "desprotegida".

A parte mais técnica, acredito que exista aqui quem tenha mais apetência/formação que eu.

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Vou dar uma vista de olhos sim, obrigado!

Fazer a puxada do quadro de casa seria para mim o ideal, escolho o meu tarifário, não existem contratos adicionais (com os custos associados a isso) para novo contador, etc...

Só que, como posso passar o cabo elétrico para o lugar de garagem? Teria de o passar pelas partes comuns do prédio e não sei se será admitido...

São algumas questões que me têm surgido que serão os maiores entraves da mobilidade elétrica para mim.

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 11 Mar 2019 22:53

William Esteves:
-> Não é expressamente proibido por lei a revenda de eletricidade? Como podia pagar ao Condomínio? Aqui claramente vejo um problema... Sendo que caso seja definido uma mensalidade, ou sairá o condomínio ou saio eu prejudicado (por pagar mais ou menos do que consumi) e mesmo a fatura como seria?

O recibo que o condomínio passa ao condómino não pode referir venda de energia, é o único requisito.

Quanto à precisão da contagem, em último caso para condomínios mais exigentes podes sempre adquirir um contador certificado programado com o mesmo ciclo horário do contador de serviços comuns.

Claro que também tens sistemas mais inteligentes que até registam as sessões de carga, fazem autenticação recusando carga a pessoas não autorizadas, etc, mas isso é como tudo, é a carteira e a vontade de fazer bem feito que mandam.

William Esteves:
-> Em termos de potência, para mim não seria problema, bastava 10A para as minhas voltas (São maioritariamente de 120km ou 360km (ida e volta)), só que para 1 estaria ok, e o resto dos lugares de garagem?

A única solução segura é instalar um sistema com Automatic Load Management (ALM), que limite a potência entregue aos postos de carregamento em função da potência disponível a cada momento.

Idealmente seria instalada uma infraestrutura comum a todos os lugares de garagem, paga por todos, e depois apenas os condóminos que pretendem instalar carregadores no momento em que o solicitam pagam a sua parte, com o seu carregador e custos individuais de cada posto, que já seria um custo a suportar unicamente por cada condómino.

Se cada condómino for pedir à vez para adicionar um carregador, em muito pouco tempo, possivelmente logo no segundo a pedir, já não há corrente disponível para si, isto em sistemas sem ALM.

William Esteves:
-> A lei também diz que o condomínio não se poderá opor, mas como isso será feito se a instalação vai ao QSP?

Não tem qualquer problema. Contratas uma empresa instaladora que se responsabiliza pelo projecto e pela execução da obra.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
William Esteves replied on 13 Mar 2019 13:55

Muito obrigado pelo esclarecimento Prates!

Fiquei bem mais confiante de que é mais uma questão de vontade, que técnica, o que dá bastante animo e suporte à tentativa de dar o salto completo Smile

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
William Esteves replied on 15 Mar 2019 14:39

Entretanto, começam a surgir novas opções no mercado:

Fonte: https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/perguntas-frequentes/mobilidade-eletrica/mobilidade-eletrica-em-casa/como-carregar-o-carro-eletrico-em-casa/faq-12367

"Utilizando o contador das zonas comuns do edifício
A solução de condomínios EDP é a ideal para si. Esta solução permite desagregar os consumos e fazer o acerto de contas de forma automática entre condóminos e a administração do condomínio.
Antes da instalação terá de obter uma autorização junto do seu condomínio."

Fiquei curioso pela parte do pagamento automático, e mais interessante seria desta forma ter acesso ao preço a rondar os 10cent por kWh em vazio de uma tarifa bi-horaria! A coisa de facto está a compor-se e pelo comentário do Prates e pelo que tenho lido após, soluções não faltam! Haja BEV! Smile

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Cuidado com as soluções da EDP, são na realidade um ninho de problemas e não soluções.

Têm competência ZERO no que a instalações deste tipo respeita, confiam nos sub-contratados para fazer o trabalho, e nem sequer têm solução para a gestão dinâmica de cargas! Por eles com 2 ou 3 carros por condomínio esgotavam a potência disponível, e o condomínio tinha de pedir aumento de potência (que conveniente)!

Acho muito engraçado que toda a gente se queixa da GALP porque os rouba na gasolina, da EDP porque lhes rouba na electricidade, da PT porque lhes rouba nas comunicações, pelos anos a fio que enquanto monopolistas nos exploraram até ao tutano, mas depois quando têm mais opções no mercado é a esses mesmos que chamaram "gatunos" que vão pedir "batatinhas".

É inacreditável, e muito TUGA.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
William Esteves replied on 15 Mar 2019 19:18

Prates, não foi nesse sentido a publicação. Apenas teve o intuito da partilha de soluções que bem a pouco tempo desconhecia... Para mim BEV faz todo o sentido, desde que o carregue em casa, sem isso não e como ‘apenas’ tenho lugar de garagem não sabia que possibilidades havia.

Com este intuito, tenho procurado mais a fundo soluções concretas para o meu caso, e foi a partilha da descoberta de mais uma solução, apenas isso Smile

Fosse ter uma tomada simples nos arrumos com ligação ao quadro do apartamento e não tinha dúvidas nenhumas, visto que entre o jantar e o pequeno almoço (ou durante o trabalho com sair e regressar a casa, seriam estes os meus momentos de carga) vão umas 10/12horas, mais que tempo mais que tempo para carregar o carro Smile

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Page 1 of 1 (8 items) | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com