Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Filtro partículas motores HSD

rated by 0 users
This post has 5 Replies | 1 Follower

Top 50 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
tcap-support
António Mateus Posted: 12 Mar 2019 17:19

Fui alertado de que à semelhança do que já acontece neste momento com o motor HSD do RAV4, é muito provável que  brevemente todos os motores HSD da Toyota / Lexus irão obrigatóriamente ter de incorporar filtro de partículas.

Se alguem conseguir ter outra informação agradeço.

Ainda não consegui perceber / descobrir implicações disto, mas se fôr como já está a acontecer com outros motores a gasolina doutras marcas, poderemos e iremos ter um aumento de situações conflituosas e avarias.

Já existem viaturas paradas doutras marcas, pois este componente "obriga" a cuidados e trajectos diferentes do que estávamos habituados (menos grave que no Diesel, mas o genérico é parecido), e que os utilizadores de viaturas a gasolina não estavam sensibilizados

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 12 Mar 2019 17:46

Somente os de injeção direta, como os 2.0 e 2.5 na era TNGA, os de injeção indireta não requerem.

(pelo menos assim dizia esta norma:

https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32007R0715&qid=1552412597968&from=EN

adendada por 

https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32012R0459&qid=1552412913173&from=EN)

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 50 Contributor
Full Hybrid
tcap-support

Correcto Telmo, tambem tinha essa noção.

No entanto segundo me disse uma pessoa da Toyota, parece ser necessário em todos os motores, 1.8 incluído, mas não tinha a certeza absoluta.

Daí a minha dúvida para esclarecer se é mesmo assim ou não.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Não me parece. Em todo o caso, os filtros de partículas em carros a gasolina serão bastante mais fiáveis do que nos diesel, pelo que não é caso para ficar assustado.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Penso ser bastante difícil exigirem filtro de partículas em sem motores sem injeção direta pois só nestes há formação significativa de partículas durante a combustão.

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 50 Contributor
Full Hybrid
tcap-support

Luís é verdade, mas na Alemanha por ex. já existem casos problemáticos que as marcas não conseguem resolver se as pessoas não fizerem a regeneração.

Pessoas que estavam habituadas a percursos muito pequenos (outras que vieram do Diesel para evitar os inconvenientes da regeneração), e que agora são obrigadas a fazer percursos maiores a rpm mais elevadas, pois caso contrário o motor pode pura e simplesmente ir à vida.

Quando o filtro está saturado e aparece o aviso no display, ou se faz a regeneração ou se tem chatice grande.

Mas é correcto o processo é mais simples e rápido que no Diesel.

Page 1 of 1 (6 items) | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com