Caríssimos,
Ontem foi um dos principais temas de notícia: O estudo que o governo encomendou à UNL para tomar medidas contra a elevada poluição na Área Metropolitana de Lisboa, e algumas das suas polémicas recomendações.
Uma delas, diziam, era a introdução de taxas (alteração na portagem) para quem entra em Lisboa consoante o nº de ocupantes da viatura.
Não sei se esta e outras medidas sugeridas pela UNL vão para a frente ou não, com esta medida em particular eu até concordo, mesmo que me doa.
Temos de começar a pensar no bem comum e não de forma egoísta, como é tipicamente o caso da maioria dos Portugueses.
Procurei o estudo, e acabei por o descobrir publicado em DR, e já fiz upload do mesmo para a nossa área de Media:
http://prius-pt.com/cafe/media/p/3482.aspx
Ainda não tive tempo de o ler, mas ao "desfolhar" muito rápidamente constatei já alguns pontos curiosos, a saber:
1) Os híbridos não são referidos em lado nenhum, parece que não existem, o que é no mínimo absurdo, nem em ligeiros nem em pesados ou TC;
2) As ciclovias também não são referidas, e conheço muito boa gente que se pudesse andar em segurança ia de bicicleta para o trabalho;
3) Dois dos poluentes com índices mais altos e mais graves referidos nas medições são os Óxidos de Azoto (NOx) e as partículas... ora quem é que produz estes gases em grande quantidade e quem é que larga partículas??? Os nossos amigos fumarentos DIESEL... ah pois é...
Quando tiver oportunidade tenho de ler o relatório com calma, e logo teço mais comentários.
Para já gostava de lançar a discussão sobre estas medidas sugeridas e também sobre as não mencionadas.
Penso que este tópico tem pano para mangas, aplica-se não só a Lisboa mas a todas as cidades, e é do nosso interesse.
Já tinha lido esta notícia também e ficaram-me algumas dúvidas:
- Para não variar fala-se em aumentar o custo quando na realidade se devia proceder a um incentivo a quem partilha viaturas. Ok em aumentar para os ocupantes solitários, mas devia ser contemplada uma descida nos restantes casos;
- Como é feita essa cobragem? Nas portagens existentes? E se alguém atravessar uma das pontes para ir, por exemplo, para o Norte?
- O aumento do número de corredores bus é sempre uma boa notícia mas melhor seria se adoptássemos de vez o sistema de "car pool lane", em que as faixas de bus podem ser transitadas também por veículos com pelo menos 2 ou 3 ocupantes a bordo (dependendo da zona);
- O mesmo se devia aplicar para veículos com baixas emissões dos gases em causa;
Não faço ideia de como vão fazer o controlo, mas relembro que estas medidas de originais não têm nada, assim como essa da pool lane que referes.
Tanto para umas como para outras basta ver como se faz lá fora e aproveitar o que é bom corrigindo o que é mau em cada uma delas.
Para mim os carros com 1 ocupante eram bastante penalizados, com 2 seriam tal como está, com 3 teriam redução e com 4 ou mais teriam isenção na portagem.
Desta forma aposto que o nº de carros a entrar em Lisboa baixava muito rapidamente.
A distinção por emissões era ouro sobre azul para nós, mas duvido que seja bem feito, ou os diesel teriam de ser proíbidos de entrar LOL
Aqui no trabalho não dá para ler...terá que ser em casa, com calma...
Embora concorde no geral com o que já foi dito, gostaria (sem ler o tal relatório) de lançar algumas questões para a discussão:
1) Como é que se faz a contagem das pessoas ? Vão colocar "barraquinhas" à entrada da cidade e alguém lá dentro a contar os ocupantes e cobrar ? Estou a imaginar as filas...
Será que as bonecas insufláveis contam como ocupantes ?
2) E quem atravessa a cidade em direcção a outros destinos (como o Prates) ?
3) E quem, como eu, sai de casa sempre com 3 ou mais pessoas a bordo e as vai "largando" pelo caminho nos seus destinos ? Seremos penalizados só por ter o azar de o fim da viagem ser no centro da cidade, mesmo que 90% do percurso seja com pelo menos 3 pessoas a bordo ?
NOTA FINAL: Se o relatório não fala de hibridos e ciclovias então não é certamente sobre formas de combater a poluição
Tudo isto é muito bem!!! Concordo plenamente que sejam beneficiados os carros com mais que uma pessoa (e não prejudicados os que só têm uma, pois acho que isso traz uma série de questões legais... na minha opinião|||).
Contudo deixo aqui uma pergunta... Portugal é só Lisboa??? É certo que por ventura é a cidade mais poluída, também por ser a maior, mas não se deveria prevenir no resto do país também? Antes que fique assim poluído como Lisboa...
Porque é que estas regras de pool lane, car pooling, portagens e etc, não têm uma proposta de aplicação a nível nacional?
Com o devido respeito por quem é de Lisboa e lá mora ou trabalha, o resto do país também existe e falando muito pessoalmente na minha região, porquê esperar para que a minha cidade fique tão poluída como Lisboa (daqui a uns tempos) e não se previne já isso, tomando medidas semelhantes à que foi proposta, mas a nível nacional!!!
Já que o nosso país se esforça tanto para estar na vanguarda, principalmente no avanço tecnológico, porque não evoluir no sentido de ser o mais VERDE???
E contra mim falo, pois tenho uma carrinha a Diesel e sei que poluo bastante, mas acreditem que havendo disponibilidade financeira para tal, deixarei de ter...
Porque não pensar nisto?
-- Bruno Montenegro
BMontenegro: Contudo deixo aqui uma pergunta... Portugal é só Lisboa??? É certo que por ventura é a cidade mais poluída, também por ser a maior, mas não se deveria prevenir no resto do país também? Antes que fique assim poluído como Lisboa... Porque é que estas regras de pool lane, car pooling, portagens e etc, não têm uma proposta de aplicação a nível nacional?
Pois tens a minha concordância a 200%!
Quanto a isto começar em Lisboa acho que é bastante óbvia a razão: ainda há menos de 1 mês eu lia algures que tinhamos a cidade com PIOR qualidade de ar de toda a Europa, é vergonhoso. Não me passa pela cabeça comparar com a Suécia por exemplo, mas ser sempre o pior, agora até no ambiente e no ar que respiramos já chateia!
Sabes como é a boa maneira Portuguesa: enquanto não está tudo lixado com F grande não se faz nada. Se Lisboa não tivesse chegado a este lamentável estado possivelmente ainda não era desta. E vamos a ver se realmente é desta, porque podem muito bem se acobardar com medo das eleições.
Também queria deixar bem claro que obviamente embora concorde com castigar quem vem para Lisboa de carro sozinho, concordo ainda mais que antes de tomar uma medida destas é absolutamente necessário dar verdadeiras alternativas às pessoas. Os TC (transportes colectivos) actuais são uma anedota. Podem servir para 3 ou 4 que têm o metro à porta, mas estão longe dos padrões europeus.
Castigar sim, mas castigar apenas quando houver alternativas e as pessoas conscientemente não as utilizarem.
jprates: Uma delas, diziam, era a introdução de taxas (alteração na portagem) para quem entra em Lisboa consoante o nº de ocupantes da viatura. Não sei se esta e outras medidas sugeridas pela UNL vão para a frente ou não, com esta medida em particular eu até concordo, mesmo que me doa. Temos de começar a pensar no bem comum e não de forma egoísta, como é tipicamente o caso da maioria dos Portugueses.
Completamente de acordo. Partilhamos o mesmo ponto de vista.
Mas se usassem um critério semelhante ao que usam em Londres, quem fosse de Prius estava isento da referida taxa.
Para mim seria correcto e justo.
Carissimos,
Não li o estudo da UNL encomendado pelo Min. do Ambiente e pago com os nossos impostos.
Se a coberto pela capa da protecção do ambiente, estes cavalheiros querem que as pessoas que usam automóvel e que criam mais valias para o País pagem mais taxas "agora é pela lotação ", eu desde já discordo completamente com taís medidas.
A saber:
1 - Quando se compra um automóvel paga-se: Imposto Automóvel + IVA + Taxa diversas.
2 - Anualmente paga-se o Imposto Único de Circulação.
3 - IVA no Seguro obrigatório e em toda a manutenção do veículo.
4 - Imposto sobre os productos petroliferos + o respectivo IVA quando se abastece o veículo.
5 - Nas Portagens IVA.
- Não chega de impostos ?
- Porque razão a gasolina paga mais 10% de ISP que o gasoleo ?
Actualmente o consumo de gasoleo em Portugal representa 75% do total do consumo de combustiveis.
- Será que são todos profissionais ?
Eu não passo o dia na estrada mas todos os meses pago IRS.
A começar pelo Governo, o Sr. Primeiro Ministro pode trocar o VW Phanton (Topo de gama da marca) por um automóvel mais ecologico.
O Sr. Ministro da Economia poderia também trocar o BMW e cumprir os limites de velocidade impostos pelo código da estrada. ( Olhe os 180 km/h).
Estou farto de hipocrisias e incompetências.
Cumps
A. Marques
amarques:Não li o estudo da UNL encomendado pelo Min. do Ambiente e pago com os nossos impostos.
Então se calhar era melhor leres primeiro e falares depois com conhecimento de causa.
O que está escrito são RECOMENDAÇÕES de quem escreveu o relatório, neste caso uma Universidade.
Então não querias que os governos encomendassem estudos a entidades independentes, sejam mais ou menos competentes, preferias que decidissem sem consultar ninguém "por decreto" para poupar os nossos impostos. E depois fazias o quê a seguir? Chamava-os de arrogantes?
amarques:as pessoas que usam automóvel e que criam mais valias para o País
Gostava que explicasses como é que uma pessoa cria mais valia para o país ao entrar em Lisboa todos os dias sozinha no carro.
Só se fôr mais valias para a Galp e restantes gasolineiras.
amarques:mais taxas "agora é pela lotação ", eu desde já discordo completamente com taís medidas.
Estás no teu direito de discordar! E aqui estamos a debater o tema. A isto chama-se democracia, sabe bem.
A lotação do carro é um dos muitos critérios do relatório que não leste.
O mesmo critério aplica-se a algumas outras medidas já adoptadas nos USA e no UK com muito bons resultados.
Parece-me a mim que gostamos muito de dizer que nos outros países é que se está bem, que são sempre melhores que nós, mas quando se propõe fazer o mesmo que eles para obter os mesmos dividendos a coisa já muda de figura. Acho que o termo "hipocrisia" que utilizaste se aplica muito bem aqui, mas ao contrário.
amarques: 1 - Quando se compra um automóvel paga-se: Imposto Automóvel + IVA + Taxa diversas. 2 - Anualmente paga-se o Imposto Único de Circulação. 3 - IVA no Seguro obrigatório e em toda a manutenção do veículo. 4 - Imposto sobre os productos petroliferos + o respectivo IVA quando se abastece o veículo. 5 - Nas Portagens IVA. - Não chega de impostos ?
Diz-me uma coisa: quando compras uma arma (assumindo que tens licença de uso e porte), isso dá-te o direito de andar aos tiros às pessoas na rua?
Quando pagas a segurança social, isso dá-te o direito de assaltar uma farmácia?
Porque motivo é que ao comprares um carro e pagares os impostos correspondentes pensas que ganhas o direito de fazer mau uso dele?
Quer dizer que lá porque pagas os impostos podes fazer o que "te der na veneta" que ninguém tem nada a ver com isso?
Então como é que tens coragem de chamar fumarentos aos diesel e outros que tais?
Eles também pagaram os seus impostos, não têm o direito de poluir pelos teus critérios???
amarques: - Porque razão a gasolina paga mais 10% de ISP que o gasoleo ? Actualmente o consumo de gasoleo em Portugal representa 75% do total do consumo de combustiveis. - Será que são todos profissionais ? Eu não passo o dia na estrada mas todos os meses pago IRS. A começar pelo Governo, o Sr. Primeiro Ministro pode trocar o VW Phanton (Topo de gama da marca) por um automóvel mais ecologico. O Sr. Ministro da Economia poderia também trocar o BMW e cumprir os limites de velocidade impostos pelo código da estrada. ( Olhe os 180 km/h).
Aqui duvido que alguém discorde. Há de facto muita hipocrisia nos hábitos ministeriais, mas porque motivo não falas no Ministro do Ambiente?
É que caso não saibas ele vem de TC para Lisboa todos os dias, portanto como vês é sempre perigoso meter tudo e todos no mesmo saco.
amarques:Estou farto de hipocrisias e incompetências.
Alguém aqui gosta de hipocrisias e incompetências? Temos é as pessoas que só reclamam, reclamam, reclamam, e depois temos as que gostam de debater ideias, e temos as que como o Bob tomam acções.
Eu propunha que tentássemos tomar acções. Alguém quer participar numa lista de recomendações sobre o tema?
Não sei como raio podemos fazer chegar a algum lado, se à Quercus se aos grupos parlamentares, se às Câmaras Municipais da AML, podemos tentar saber, mas era uma boa ideia não acham? Isso sim era civismo. Velhos do Restelo e reclamadores profissionais já temos muitos.
Para já discordo com a utilização das vias bus pelos carros normais!
Assim ia congestionar mais os bus e impedir o cumprimento dos horários!
Concordo com ter que se pagar para entrar de carro para Lisboa desde que criem alternativas!
Por exemplo parques de estacionamento nos arredores de Lisboa e ciclovias para a cidade!
Assim era possível trazer o carro para os arredores de Lisboa e ir de transportes ou de bike para o centro da cidade!
Não adianta termos que pagar para entrar nas cidades se não houver alternativas fiáveis e mais baratas!