JorgeM: Para já discordo com a utilização das vias bus pelos carros normais!
Para já discordo com a utilização das vias bus pelos carros normais!
Não era para os carros normais, era para os EV e para híbridos
É uma forma prática de dar nas vistas a quem não tem estes veículos e de fazer com que quem está à beira de trocar de carro considere comprar antes um EV ou um híbrido para poder usufruir do mesmo benifício.
Claro que é uma medida temporária para incentivar a compra de veículos mais amigos do ambiente e assim deixar de sujar tanto o ar que respiramos.
A partir do momento que estes veículos atinjam um número significativo que já atrapalhe os TC então tirava-se a benesse, aos poucos e poucos.
JorgeM: Concordo com ter que se pagar para entrar de carro para Lisboa desde que criem alternativas! Por exemplo parques de estacionamento nos arredores de Lisboa e ciclovias para a cidade! Assim era possível trazer o carro para os arredores de Lisboa e ir de transportes ou de bike para o centro da cidade! Não adianta termos que pagar para entrar nas cidades se não houver alternativas fiáveis e mais baratas!
Concordo com ter que se pagar para entrar de carro para Lisboa desde que criem alternativas!
Por exemplo parques de estacionamento nos arredores de Lisboa e ciclovias para a cidade!
Assim era possível trazer o carro para os arredores de Lisboa e ir de transportes ou de bike para o centro da cidade!
Não adianta termos que pagar para entrar nas cidades se não houver alternativas fiáveis e mais baratas!
Absolutamente de acordo! Por exemplo não percebo porque motivo os parques de estacionamento junto às estações do comboio da ponte 25 de Abril são tão caros. No meu entendimento deviam ser quase gratuitos para quem tem passe social do comboio. Não podem ser mesmo gratuitos senão toda a gente da margem sul com passe vai utilizar o parque dia e noite para ter o carro, como se fosse uma garagem.
JorgeM: Para já discordo com a utilização das vias bus pelos carros normais! Assim ia congestionar mais os bus e impedir o cumprimento dos horários!
Assim ia congestionar mais os bus e impedir o cumprimento dos horários!
Discordo. Os autocarros não se atrasam pelo trânsito existente nas faixas bus mas sim pelos bloqueios que sofrem nas vias normais. Para além disso, este tipo de medidas - que não são novidade, pois são usadas em várias cidades do Mundo - são flexíveis para se adaptares à intensidade de tráfego. Zonas críticas podem ter a exclusividade actual, outras em zonas congestionadas obrigariam um mínimo de 3 passageiros, sendo o normal 2 passageiros. Por exmplo (na minha opinião):
Faixa Bus/Carpool de acesso à 25 de Abril: 3 passageiros
IC-19/A5: Criação de uma faixa Bus/Carpool: 2 passageiros
Baixa Lisboeta: Exclusividade Bus. Veículos de baixas emissões (aqui o CO2 é irrelevante, apenas os gases prejudiciais por inalação/contacto seriam contabilizados) poderiam circular como incentivo à utilização de viaturas mais limpas. Obviamente se daqui a uns anos grande parte da frota automovel fosse limpa (ahahaha, em sonhos!!!), esta medida deixaria de se justificar.
BMontenegro:Contudo deixo aqui uma pergunta... Portugal é só Lisboa??? É certo que por ventura é a cidade mais poluída, também por ser a maior, mas não se deveria prevenir no resto do país também? Antes que fique assim poluído como Lisboa...
Não conheço a realidade das outras cidades. Mas a existência deste tipo de medidas provavelmente iria mexer com código da estrada e legislação que não seria específica para Lisboa.
jbrazao: IC-19/A5: Criação de uma faixa Bus/Carpool: 2 passageiros
Não acho possível adicionar uma faixa BUS nestas vias, nem neste tipo de vias sequer (IC/AE).
Isto é bonito de ver e funciona nas AE que tu e eu conhecemos à volta de Seattle, mas não te esqueças que lá tens pelo menos 4 faixas quando te aproximas mais do centro. Roubar 1 de 4 faixas para BUS e car pool é uma coisa, roubar 1 em 3 é outra. Tenho dúvidas se não seria pior a emenda que o soneto.
Mais a mais não temos TCs a andar pelas IC e pelas AE, excepto casos muito pontuais como os Transportes Sul do Tejo do Montijo para Lisboa. Limitar 1 faixa para BUS numa utilização muito pontual não faz sentido, penso eu.
jbrazao: Baixa Lisboeta: Exclusividade Bus. Veículos de baixas emissões (aqui o CO2 é irrelevante, apenas os gases prejudiciais por inalação/contacto seriam contabilizados) poderiam circular como incentivo à utilização de viaturas mais limpas. Obviamente se daqui a uns anos grande parte da frota automovel fosse limpa (ahahaha, em sonhos!!!), esta medida deixaria de se justificar.
Tens toda a razão, mas nunca eu vou acreditar que as câmaras da AML ou o governo façam alguma coisa que não seja apenas baseado no CO2. Até porque não há dados em Portugal sobre o resto das emissões. Quando muito impedem os diesel sem FAP de entrar na área da baixa.
Entretanto já li o relatório, que afinal é um RESUMO do verdadeiro relatório, que tenho de ver se leio também.
Ainda não quero tecer comentários a cada proposta, mas já deu para perceber que peca pela idade dos dados e das ideias, mas acima de tudo assusta muito pensar que se já em 2004 os dados eram aqueles, e sabendo nós da tendência cada vez mais assustadora para o uso dos diesel, faço ideia da desgraça que estará agora!
Lembro-me muito bem de uns monolitos que existiam em Estocolmo na Suécia, onde em cada face dos monolitos havia uma escala que mostrava em tempo real a qualidade do ar em vários parâmetros e a qualidade da água no porto... eles têm orgulho de mostrar a qualidade de vida que têm, e não é de graça que a conseguem. Deixa ver que eu acho que tenho uma foto disso... ora aqui está ela:
Na foto não se nota, mas há umas luzes dentro daquelas ondulações, e acendem até ao ponto da escala que corresponde à quantidade de contaminantes presentes. É um sonho muito distante (no tempo) conseguir ter uma coisa destas em Lisboa... mas temos de começar já a trabalhar para isso!
Pessoal,
Só agora corrigi as permissões da galeria geral para deixar fazer downloads; já podem fazer download do resumo do estudo.
Obrigado ao LAlexandre por me ter avisado que não dava para fazer download!
jprates: Não acho possível adicionar uma faixa BUS nestas vias, nem neste tipo de vias sequer (IC/AE). Isto é bonito de ver e funciona nas AE que tu e eu conhecemos à volta de Seattle, mas não te esqueças que lá tens pelo menos 4 faixas quando te aproximas mais do centro. Roubar 1 de 4 faixas para BUS e car pool é uma coisa, roubar 1 em 3 é outra. Tenho dúvidas se não seria pior a emenda que o soneto.
Há muita estrada de 3 faixas por lá com uma faixa carpool. A SR-520 é uma delas, sendo que é mesmo um dos percursos mais congestionados. Aí a faixa de carpool é para um mínimo de 3 passageiros. Quem faz carpooling demora menos de metade do tempo médio no percurso às horas de ponta. Fora das horas de ponta a faixa deixa de estar reservada a carpooling.
As notícias recentes acerca de sites portugueses que, com sucesso, organizam carpooling parecem também indicar que existe aceitação da população para este tipo de iniciativas.
jprates:Tens toda a razão, mas nunca eu vou acreditar que as câmaras da AML ou o governo façam alguma coisa que não seja apenas baseado no CO2. Até porque não há dados em Portugal sobre o resto das emissões. Quando muito impedem os diesel sem FAP de entrar na área da baixa.
Acho que estás enganado. A Agência Portuguesa do Ambiente mede a qualidade do ar recolhendo dados sobre:
E melhor que isso, põem tudo online para o pessoal ver em http://www.qualar.org/. Portanto, fazer uns monolitos como os de Estocolmo não seria difícil. O difícil é fazê-los bastante suficientemente altos para poderem mostrar a escala completa.
jbrazao: Há muita estrada de 3 faixas por lá com uma faixa carpool. A SR-520 é uma delas, sendo que é mesmo um dos percursos mais congestionados. Aí a faixa de carpool é para um mínimo de 3 passageiros. Quem faz carpooling demora menos de metade do tempo médio no percurso às horas de ponta. Fora das horas de ponta a faixa deixa de estar reservada a carpooling. As notícias recentes acerca de sites portugueses que, com sucesso, organizam carpooling parecem também indicar que existe aceitação da população para este tipo de iniciativas.
A 520 é a que vai dar à Microsoft, deves conhecer bem, eu por incrível que pareça nunca tive tempo para ir desbundar para esses lados, ia sempre para norte na I-5.
Se tu o dizes, acredito, deves tê-la feito muitas vezes a caminho do trabalho, mas aquilo pode-se comparar a um IC-19 por exemplo? Talvez...
jbrazao: Acho que estás enganado. A Agência Portuguesa do Ambiente mede a qualidade do ar recolhendo dados sobre: Ozono Dióxido de Azoto Monóxido de Carbono Dióxido de Enxofre Partículas Benzeno E melhor que isso, põem tudo online para o pessoal ver em http://www.qualar.org/. Portanto, fazer uns monolitos como os de Estocolmo não seria difícil. O difícil é fazê-los bastante suficientemente altos para poderem mostrar a escala completa.
LOL não era sobre a qualidade do ar que eu falava, era sobre esses dados para os carros. Só sabem quanto CO2 os carros emitem e pouco mais.
Gostava de estar enganado, de haver um site como o http://www.vcacarfueldata.org.uk cá em Portugal, mas não conheço tal coisa.
Para 99% das pessoas, políticos ou não políticos, a poluição dos carros mede-se em CO2 libertado, vá-se lá contrariar isso...
jprates: LOL não era sobre a qualidade do ar que eu falava, era sobre esses dados para os carros. Só sabem quanto CO2 os carros emitem e pouco mais. Gostava de estar enganado, de haver um site como o http://www.vcacarfueldata.org.uk cá em Portugal, mas não conheço tal coisa. Para 99% das pessoas, políticos ou não políticos, a poluição dos carros mede-se em CO2 libertado, vá-se lá contrariar isso...
Pois, também me pareceu. Mas é só uma questão de vontade. Da mesma forma que passou a ser obrigatório publicar os valores de CO2 não vejo razão para que não seja obrigatorio que as marcas informem dos valores de emissões consideradas prejudiciais à saúde.
Boas,
parece-me que as medidas são claramente insuficientes pois fazem falta a este país estruturas fundamentais de transporte.
Dois exemplos:
- Moro fora de Lisboa, na zona Oeste, e trabalho fora de Lisboa, mas tenho que atravesar parte da 2ª circular no meu trajecto diário. Falta a CRIL, a qual está a ser neste momento construída, mas de uma forma em que há muita contestação, por exemplo, relativa ao problema da qualidade do ar que vai gerar;
- Linhas de comboio, onde estão? Não li o PDF, apenas o abri e procurei por "comboio" e "ferrovia". Não existe uma única ocorrência destas palavras. Vamos a ver os países onde as portagens à entrada nas cidades foram introduzidas e observar os meios alternativos existentes. Não esquecer ainda que o recente bloqueio dos camionistas mostrou claramente que as linhas ferroviárias actualmente existentes não foram uma alternativa viável para o trânsito de pessoas e mercadorías.
jbrazao:Da mesma forma que passou a ser obrigatório publicar os valores de CO2 não vejo razão para que não seja obrigatorio que as marcas informem dos valores de emissões consideradas prejudiciais à saúde.
Boa pergunta. Provavelmente porque não convém a muitos construtores.
Do meu ponto de vista o CO2 até é dos menos nocivos, hajam árvores para o transformar em O2.
Estou a colocar numa tabela alguns dos valores emitidos por diversos carros: CO2, CO, HC, NOx. Como fonte estou a usar o site http://www.vcacarfueldata.org.uk. Em breve vou abrir um tópico para falar-mos sobre esses valores e colocar o ficheiro à disposição de todos.
Uma coisa engraçada, é que o valor de CO2 libertado por cada litro de gasolina consumido é praticamente igual para todos os carros, agora dos outros gases há grande diferenças. E outro pormenor, quanto maior a quantidade de CO2/L, mais eficiente é a combustão. Ou seja, em contra-partida reduz-se a emissão dos outros gases, um bom exemplo disso é o Prius. Mas a regra para determinar se um carro polui mais que outro cinge-se apenas aos valores de CO2.
Compreendo esta opção mas discordo. A razão é muito simples, como é directamente proporcional ao consumo média, é a maneira mais fácil. Na minha lista tenho actualmente 115 carros/motores, comparando o valor de CO2 libertado por cada litro de gasolina queimado, vai de 23,3 g/L até 24,5 g/L.
Se falarmos em CO (Monóxido de Carbono) os valores já são mais dispares: 0,004 g/L até 0,172 g/L.
Os valores do Prius para uma média ponderada de 4,3L/100km são: CO2=104g/km; CO=0,180 g/km; HC=0,020 g/km; NOx=0,010 g/km.
Isto corresponde a CO2=24,2 g/L; CO=0,042 g/L; HC=0,0047 g/L; NOx=0,0023 g/L. Valores calculados dividindo os valores anteriores pela média ponderada.
Em breve darei mais notícias.