Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

"João Prates e o legado do Prius em Portugal"

rated by 0 users
This post has 12 Replies | 5 Followers

Top 75 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
013_Prius_3G
tcap-support
Paulo Lapa Posted: 8 Apr 2019 22:29

João Prates e o legado do Prius em Portugal

Há 9 anos atrás, João Prates visitou o departamento de pesquisa e desenvolvimento da Toyota Motor Europe, em Bruxelas, e conduziu o protótipo do Toyota Prius PHV – o primeiro Plug-in da Toyota. A partir daí, a Toyota ganhou um apoiante, alguém que sempre acreditou na tecnologia híbrida e no futuro da mobilidade. Fica aqui a história desta ligação histórica.

João Prates fundou, em 2006, o blog Prius - PT.com que ainda hoje se assume como uma “Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável”.  Nesse site, pode encontrar um espaço de partilha e discussão sobre a mobilidade sustentável em Portugal. E lá, temos um automóvel em destaque: o Toyota Prius. 

Um teste inesquecível.

Se continuarmos a recuar ao passado, desta vez até outubro de 2009, podemos recuperar o momento em que João Prates conduziu pela primeira vez o protótipo do Prius PHV (Plug-in Hybrid Vehicle), em Bruxelas. Foi amor à primeira vista: “Um verdadeiro laboratório sobre rodas. Montado ainda na carroçaria do bem conhecido Prius 2G, estava o futuro da mobilidade sustentável. (...)  Um EV de curtas distâncias para os percursos pendulares, e um híbrido de excelência para deslocações sem limite”.

O futuro nas suas mãos.

A espera não foi muita até chegar à suas mãos, mas mesmo assim, João Prates estava ansioso: “ Cerca de 3 anos passados, em agosto de 2012, finalmente o sonho tornou-se realidade. Tinha chegado ao concessionário o nosso Prius PHV.”

João, obrigado nós.

Mais do que satisfeito por ter na garagem um Toyota Prius Plug-in, João Prates sentiu-se importante perante uma marca que, segundo ele, ouviu as suas ideias: “Ver algumas das funcionalidades discutidas em Bruxelas, presentes no modelo de produção, foi uma satisfação enorme e motivo de regozijo pessoal”.

Prius azul ou mais conhecido por “Baby Blue”.

O “Baby Blue”, tal como era conhecido o Prius em casa de João Prates, fez 200.000 quilómetros em cinco anos. Para ele, este Toyota era o orgulho da família HSD e, para realçar os seus feitos, afirma: “Fez, durante anos seguidos, um percurso pendular de 40 km com a sua modesta bateria de apenas 20 km de autonomia e com consumos abaixo dos 2 litros aos 100 km. Mesmo sem carga suplementar na bateria, consegue sem dificuldade fazer consumos na ordem dos 3 litros aos 100 km”.

A história sem fim.

João Prates é o exemplo de um cliente satisfeito, de alguém que sempre acreditou neste projeto. E parece que o mesmo vai ficar com a Toyota por muitos anos. Basta ver a sua última aquisição: o novo Prius Plug-in 2017. 
Acreditem, esta história vai continuar.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pois é assim como o mundo é pequeno, descobri sem querer este artigo referente ao João Prates, Mais Uma Vez...e sem querer...vi e pronto era a moldura que faltava ao fórum, sem descuidar do resto da comunidadeYes.

O que se pode acrescentar mais...olha aquele MUITO OBRIGADO pela partilha de conhecimento.

Paulo Lapa

Spritmonitor.de

"O Branquinho do Lapa"

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 9 Apr 2019 8:56

Bom dia, Paulo!

É, em surdina mas em completa abnegação que o João Prates tem lutado pela mobilidade sustentável. A ele devemos este palco de discussão, por vezes tão salutarmente acesa, dos princípios, dos meios e dos fins do caminho por um mundo melhor. O papel de cada um de nós materializa-se nesta Comunidade, e naqueles momentos em que nos representa, ele leva as nossas questões e anseios aos fórae respetivos.

Bem hajas pela alusão.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

Bom dia,

Espero não ser considerado abusador, mas faço minhas as palavras do Paulo sobre o João!

2G, 3G e 4G, por todos passei no decorrer dos ultimos anos, e uma boa parte da razão das minhas opções devem-se ao João pela sua intervenção contínua ao longo dos anos neste site!

O atual 4G considero-o uma autêntica maravilha.

Cheguei recentemente aos 80 anos, por isso me passaram pelas mãos vários outros veículos - Fiat, Opel, Saab (agora extinto), Passat - com os quais fiz milhares de kms. Nada chega ao prazer de conduzir um Prius.

Bem hajas João Prates!

Um abraço.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

épa vou puxar a brasa à minha sardinha Big Smile e sem querer tirar o mérito do Prates.

https://www.50anos.toyota.pt/historias-reais/detalhe/a-fantastica-historia-de-um-prius-serrano-1521813241

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

Também eu aqui estou depois de passar por 2G,3G,4G, devido aos ensinamentos do Prates, e ao seu entusiasmo na defesa do sistema Hibrido da Toyota.

Já fez 10 Anos desde que comecei a partilhar e a desfrutar da troca de experiencias, durante noites e noites, discutindo e aprendendo cada vez mais.

Bem hajas João.

Por favor continua, a tecnologia está a mudar, mas sei que este Forun também vai saber adaptar-se.

Um Grande Abraço

Top 75 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
013_Prius_3G
tcap-support

Ontem compreendi de onde vem a paixão pela inovação, visão...ou simplesmente o acreditar que é possível fazer a diferença, faltava esta peça ao puzzle para compreender quem é João Prates.

PL

Spritmonitor.de

"O Branquinho do Lapa"

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 14 Apr 2019 22:07

Paulo Lapa:
Pois é assim como o mundo é pequeno, descobri sem querer este artigo

Agora é que "me lixaste"... pronto, apanhado, obrigado pelas gentis palavras.

Isto tem 1 ano, fez agora precisamente 1 ano que foram as comemorações dos 50 anos, como referi nesta thread a pedir testemunhos:

http://prius-pt.com/cafe/forums/t/7909.aspx

Esse artigo foi uma simpatia da TCAP, com a qual colaborei na altura, e não achei bem estar para aqui a pavonear, mas obrigado.

Telmo Salgado:
É, em surdina mas em completa abnegação que o João Prates tem lutado pela mobilidade sustentável.

É suposto ser assim, o que conta são as acções não são as palavras ou o show-off.

O pouco que faço, faço-o com genuíno gosto.

Obrigado a todos, mas lembrem-se: não é o João ou o Telmo ou outro qualquer que valorizam esta casa, são todos vós, no conjunto.

Bem haja a todos vós que se mantém fiéis aos vossos ideais ano após ano.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
tcap-support

Eu apenas tive o 2G. Que apesar de já ter feito 10 anos, e não ter sido adquirido novo, tenho a sensação que ainda vou ficar com ele mais uns aninhos.

Este forum, e os posts do João e de outros como o Telmo, deram o empurrão para que avançasse para um Prius.

E hoje, apenas penso, que quando trocar o meu, trocarei por outro hibrido! 

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Ao João Prates tenho de agradecer o ter-me aberto os olhos para as diferenças (gigantescas) entre os sistemas híbridos da Honda e da Toyota.

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
tcap-support

Uma vénia sim senhor.

Não teria adquirido o 2G se não fosse pelos ensinamentos encontrados neste forum, logo por conseguinte devido ao João.

O meu bem haja!

Big Smile

Page 1 of 2 (13 items) 1 2 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com