Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Test-Drive alargado Nissan Leaf 2.0 40kW.h

rated by 0 users
This post has 10 Replies | 1 Follower

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
Bruno Almeida Posted: 13 May 2019 14:47

Boa tarde,

Este fim de semana e por mera coincidência com a revisão do Rei Zoom, tive a oportunidade de poder conduzir um Leaf 2.0 com uma bateria de 40.

A entrega foi feita na 6ª-feira, no concessionário/oficina da Caetano Power em Benfica e o menino em questão tinha apenas 50km.

A minha primeira reação foi carregar o carro a 100% para que pudesse atestar as capacidades do mesmo ao longo de todo o fim de semana, já que o mesmo prometia ser agitado.

[

O carro é conhecido de todos, mas surpreendeu por alguns pormenores, nomeadamente a jante de 16 e os espaço nos bancos de trás:

Para uma pessoa como eu (1.77m) com o banco do condutor ajustado confortavelmente para a mesma pessoa o espaço parece-me bastante bom, também gostei da pega do volante mas não da parte central.

A consola central apesar de possuir um toque de pele muito agradável, acaba por ser banal, deixo apenas a chave com o pormenor de abertura incorporada do portão de carregamento, que serve também para soltar o cabo.

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
Bruno Almeida replied on 13 May 2019 15:17

Após carregamento do carro no trabalho, é dado inicio ao nosso fim de semana.

Como se tratava de novidade, a esposa quis logo conduzir e sentir a diferença entre os Rei Zoom e este novo brinquedo.

Assim 6ª feira o carro foi todo dela, sábado de manhã já esteve comigo pois precisei de fazer uns recados em Lisboa e á tarde partimos para o E.N.V.E. em Torres Vedras. Domingo de manhã foi à praia para a margem Sul.

1as impressões: Devido ao aumento de potencia do motor elétrico, sente-se que em D o carro é bastante despachado, em ECO permite uma condução mais descontraída (a que mais gosto).

O E-Pedal é uma excelente opção para a condução em cidade, no entanto, não a sinto a mais económica. quase não requer habituação de que vem de um Prius ou Leaf.

O carro vem cheio de tecnologia, não se trata-se de um carro recente, como muita informação disponível para o condutor. Pecando por não a mostrar no ecrã principal ao pendura, por exemplo. O velocímetro volta a ser analógico:

Da 1º imagem posso indicar que andando sempre em ECO, não pastelamos o transito e conseguimos medias de condução abaixo dos 15kWh. A temperatura não foi problema durante todo o fim de semana apesar de Domingo ter estado ao sol na Costa da Caparica com temperaturas exteriores de 31ºC. A Nissan continua a mostrar a degradação das suas baterias.

Uma boa ajuda é a estimativa de tempo necessário para carregamento a 3, 6 e 50 kW.

O nível de bateria era igual para que se verifique a diferença de tempo, irritante é a limitação aos 50kW em rápido.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
Bruno Almeida replied on 13 May 2019 15:44

Estando já habituado a um BEV, este pouco trouxe de novo ou emocionante.

Sim, é mais rápido na recuperação. Mas a nível de arquitetura é quase um carro banal, não fosse a ausência de ruido em andamento e passaria muito bem por uma evolução do Pulsar. Creio (e posso estar muito errado) que a Nissan pouco aprimorou a questão da aerodinâmica.

Voltando a tecnologia, somos brindados com um histórico de consumos, tal como no Prius desde 2009, mas que no Rei Zoom não existe.

Uma boa intenção e que resulta é o final das viagens, o computador informa o consumo da viagem, uma estimativa se o carro começar a ser carregado logo a que horas estará a 100% assim como possibilita a programação do carregamento sem ter que ligar o carro novamente (como acontece com o Rei Zoom).

Por curiosidade deixo 3 imagens com medias: a 1ª foi no Regresso de Torres Vedras, a 2ª a media geral do carro a 3ª a minha media em todo o fim de semana.

A ultima imagem com que vos brindo é a de hoje de manhã após carregamento em casa a 2.2kW e a 100% e após 303km feitos cá em casa:

Querem adivinhar a previsão? Tenham em conta que a bateria na realidade só tens disponíveis 38kWh

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Não está mal, não senhor... Angel

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Telmo Salgado:
Não está mal, não senhor... Angel

A reportagem/test-drive ou o pópó? Big Smile

Bruno R. Almeida

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Ambos, a máquina e o texto do testador.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

e ele ainda perguntava se podia ou não partilhar este test drive alargado...

Parabéns Bruno pela partilha :)

Pelo que leio não chegaste a presenciar o rapidgate Devil

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

o rapidgate já vem resolvido desde o inicio deste ano, aproximadamente, sendo que aqueles que ainda o tem, podem solicitar o update de software à Nissan para o removerem. 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

Parabéns Bruno.

Boas Médias

Também estive em Torres Vedras mas a melhor média foi de 13,9 Kwh/100 Km

mas sempre com ar condicionado.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Boa tarde a todos,

Por acaso não tive oportunidade de verificar essa limitação. Tinha intenções de o fazer no ENVE, mas o facto de ainda ter autonomia, associado a birras das moças e á lista de espera no Evento, acabei por não efetuar nenhum carregamento rápido.

José Magalhães:

a melhor média foi de 13,9 Kwh/100 Km

mas sempre com ar condicionado.

José também utilizei sempre o A/C.

E já que toco novamente neste assunto deixo aqui algumas conclusões apenas que devem ser tidas em contas dado o meu histórico de HV e BEV:

Pontos Positivos:

1. Conforto dos bancos (e refiro os bancos pois o chassi do Leaf 2.0 até se encontra afinado para que se possa brincar um pouco em serra)
  2. Autonomia (e não bateria)
  3. Espaço dos bancos traseiros
  4. Espaço abundante da mala (para uma família de 2 adultos e 2 crianças sabe que este espaço é vital)
  5. A pega e dimensões do volante ( não da sua configuração. O toque em pele ajuda bastante).
  6. Muita informação disponível ao condutor
  7. E-Pedal
  8. Sistemas auxiliares de condução

Pontos Negativos:

1. Muita informação disponível ao condutor (pode geral distração)
  2. Impossibilidade de desligar o sistema automático das luzes
  3. Não controlo da temperaturas das baterias
  4. Pouca aerodinâmica do carro
  5. Pouca evolução do carro relativamente ao Rei Zoom (tirando o aumento de autonomia e o centro de informação nada mudou)

Bruno R. Almeida

Page 1 of 2 (11 items) 1 2 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com