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DB Opala Luxury [KM eater]

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050_C-HR_2016
Ricardo Antunes Posted: 7 Jul 2019 23:46

Olá!

Neste tópico irei partilhando "algo do meu dia-a-dia" com o meu C-HR (híbrido, claro Confused).

Compra de "Natal" em 2018, vai neste momento nos 20k KM. Na minha apresentação têm algum do "background" de como cheguei a esta compra.

Não estou arrependido com a compra, a qualidade e o conforto do CH-R têm-me satisfeito (e os consumos!!!). Claro que existem alguns pormenores que... nada é perfeito Stick out tongue

 

Aqui fica uma foto dele:

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Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Queremos mais fotos, parabéns! Wink

1999 Avensis T22 (3S-FE)

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050_C-HR_2016
Ricardo Antunes replied on 13 Jul 2019 18:07

[De forma a centralizar a informação neste tópico, vou responder ao post que o Pedro Pinto fez no tópico da minha apresentação aqui]

Pedro Pinto:

Bem vindo.

 

Conta-nos como tem sido a experiência ao volante de um HSD vindo de um tri-cilindrico ? turbo.

Votos de bons km ao volante do CHR.

Não serei o melhor exemplo pois o meu tipo de condução sempre tendeu para a antecipação, portanto não tive aquela mudança brusca de "piloto de corridas" (andar sempre abrir, acelerações a fundo ou despropositadas para o trecho, travagens em cima do acontecimento, ...) para "condutor consciente". [DISCLAIMER: entre parentesis são apenas expresões, não pretendo ofender ninguém Embarrassed, são formas diferentes de conduzir, ambas com aspetos positivos e negativos]

Mas noto que atualimente faço as acelerações muito mais gradualmente e tenho as distâncias muito mais em conta. Eu julgava que já tinha uma condução calma mas agora é bem mais Smile e "no fim chego ao destino quase na mesma altura".

 

Sobre a performance não tenho nada propriamente a apontar (tendo em conta o tipo de andamento que sempre tive), comparando com o turbo 125cv 3 cil.:

  • Num arranque rápido o C-HR responde ao máximo desde o início (no outro o turbo só entrava a partir das 1400 rpm, salvo erro). Portanto naqueles primeiros 2-3 s nota-se os ICEs a ficar para trás.
  • Situação "prego-a-fundo" desde o 0, tirando o que menciono no ponto anterior, ao fim de 6-10s, não vejo grandes diferenças entre os 2.
  • Nas "velocidades intermédias", tipo 70-120 KM/h acho que 3cilTurbo tinha mais força. Por exemplo, vais a 100 KM/h e de repente queres passar para os 140 KM/h, acho que mesmo em SPORT (apesar de ter experimentado isto pouca vezes em SPORT) a resposta não é tão imediata como era no 3cilTurbo.
  • Entre os 120 KM/h e os 160 KM/h não noto diferenças (contudo são velocidades que me é raro usar).
  • Para as velocidades de topo (ainda não experimentei propriamente) acho que se sente o capamento do C-HR. No 3cilTurbo ainda se "sentia" o motor entre os 180 KM/h e os 200 KM/h (a ter em conta uqe no C-HR ainda não passei dos 180 KM/h, só quando estiver numa autoestrada larga, sem ninguém e sozinho é que poderei eventualmente experimentar Stick out tongue).
  • Todos os pontos anteriores inferem situações em que a bateria do C-HR tem carga mínima, de forma a permitir o funcionamento dos 2 motores em simultâneo. Em situações (raras) em que o andamento depende só do motor de combustão, nota-se que não há tanta potência disponível.

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Ricardo Antunes replied on 13 Jul 2019 18:09

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Em termos de condução:

  • Não ter que me chatear com a embraigem e mudar mudanças é um alívio;
  • Contudo sinto falta de poder mandar uma abaixo, ou usar um "kick" para ter um arranque à bruta ou para poder segurar o carro ("ÀPARTE": Como se segura um carro com mudanças automáticas? Não fazendo asneiras? Devil).
  • Ouve-se bem mais o motor (o que também advém de problemas de insonorização que o C-HR padece [os japoneses ou quiseram poupar uns trocos ou quiserem consciencializar as pessoas dos consumos pelo barulho do motor Stick out tongue]) e como não tem relação direta com o andamento, acredito que isso faça confusão a muita gente. Na maioria dos andamentos não se nota, de 140 KM /h para cima se fores sem música e em silêncio deve chatear quem está habituado ao silêncio dos "dieselCruisersAlemães" Devil

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Ricardo Antunes replied on 13 Jul 2019 18:12

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Em termos de consumos:

  • Em autoestrada no mesmo tipo de percursos e andamentos não se nota grande diferença no consumo. O C-HR consome menos 0,2 - 0,5 L que o 3cilTurbo.
  • Alguns dos registos que fiz inicialmente, percurso 90% em autoestrada, com algum ou nenhum trânsito:
  • Dia, Hora de Partida, TemperaturaCruise ControlVelocidade Média (KM/h)Tempo de viagem (min)Distância (KM)Consumo L / 100 KM
    1 Fev, 8h, 9/10°C cca100 58 74,7 5,0
    4 fev, 8h25, 4/2/6°C cca100 59 74,6 5,1
    5 fev, 8h13, 7°C var140/cca 90 60 73,5 6,2
    6 Fev, 8h20, 6/4/8°C cca90 59 67 4,5
    7 fev, 8h05, 11°C cca90 64 74,4 4,4
    8 fev, 8h16, 10°C cca90 66 74,6 4,5
    11 Fev, 8h28, 6/9°C cca100 59 74,6 4,9
    12 Fev, 8h03, 6/9°C cca120 52 74,6 5,9
    13 Fev, 8h22, 8/6/10°C cca90 63 73,5 4,5
    14 Fev, 8h20, 10/12°C cca90 62 74,6 4,5
    15 Fev, 8h26, 10/12°C cca100 56 74,6 4,9
    18 Fev, 8h22, 10°C cca100 69 73,5 4,8
    19 Fev, 8h02, 7/5/7°C cca120 67 74,6 6
    20 Fev, 8h22, 10/7°C cca100 55 74,7 4,9
    21 Fev, 8h22, 9/14°C cca90 67 74,7 4,5
    22 Fev, 8h18, 14°C cca90 75 58 73,5 4,4
    25 Fev, 8h24, 14°C cca110 71 63 74,6 5,3
    26 Fev, 8h02, 14°C cca140 47 74,6 7,2
    27 fev cca110 95 50 5,6
    28 fev, cca 110 sem trânsito cca110 82 55 5,3
    1mar cca100 77 57 4,9
    7mar cca120 86 57 6.2
    8mar cca100 77 58 4,8
    11mar cca100 67 67 4,8
    12mar cca110 79 57 5,3
    13mar cca100 71 63 4,9
    15mar cca100 79 57 5,0
    21mar cca100 80 55 4,9
    21 maio cca140 48 6,7
    22 maio cca100 67 4,5
  • Atualmente faço um percurso um pouco mais curto (~ -10KM), nenhum trânsito, temperaturas amenas, cca100 e os consumos andam entre os 4,5 - 4,7 L.
  • Onde noto bem a diferença é nos percursos pequenos e nos mistos: 
  • Nos pequenos onde teria consumos estúpidos tipo 9 ou 12 com o C-HR vai para os 6 - 8 L.
  • Nos mistos é onde noto mais diferença, aí o C-HR parece um "diesel na autoestrada". Todos os dias faço um percurso de cerca de 70KM onde um terço é feito em autoestrada a 100 KM/h e resto é em nacional entre os 50 - 80 KM/h. Neste tipo de percurso no 3cilTurbo fazia consumos de 6,5 - 7 L, no C-HR estou a fazer 3,5 - 3,8 L.

 

 

PS: Isto é tudo subjetivo às minhas experiências. No C-HR ando sempre com o modo ECO ativado, é normal que algumas das percepções que tenho mudassem se eu andasse sempre em modo SPORT. [CONSUMOS: tudo medidas CB]

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Top 50 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
310_Nissan_Leaf
Clube 1000 km
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Qual o carro anterior? 

  Auris HSD TS Exclusive 2014 - http://prius-pt.com/cafe/forums/t/7579.aspx

Top 75 Contributor
Mild-Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013

3 cilindros turbo 125cv, eu quase que apostaria no ecoboost da Ford.

Fiz o test drive do Focus no seu lançamento, sem duvidas que mereceu os prémios que ganhou desde então, vamos ver como se vai safar agora que o ecoboost evoluiu para mild hybrid e com possibilidade de desactivar um cilindro.

Também fiz o test drive do Chr e posso dizer que gostei pela posição de condução, também era carro que teria para mim.

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Pequeno citadino
050_C-HR_2016

Sim, era um Focus HB Titanium mk3.5

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