Joao Prates:Até que enfim encontro uma avaria ou problema real e terra-a-terra num Prius!
Bom, e no fundo não é uma avaria mas sim o "defeito" de origem. he he
Da Toyota realmente também só tenho a dizer bem. :)
Cumprimentos,
MiguelO: Bom, e no fundo não é uma avaria mas sim o "defeito" de origem. he he Da Toyota realmente também só tenho a dizer bem. :)
É como diz o Helder, realmente eles foram um passo mais à frente: em vez de simplesmente trancarem a direcção preferem trancar a tracção/diferencial.
Presumo que a tranca de direcção seja alguma coisa "mecânica" que o canhão normal da chave traga. Como o nosso não tem chave, funciona por transponder, era estúpido obrigar a ter uma chave apenas para trancar a coluna de direcção. Já trancar o diferencial não custa nada
Mais uma vez o Prius brilha em inteligência, e eu continuo sem ver um Prius com avaria LOL.
jprates@prius-pt.com
Bem, digam mais isso pessoal, vocês não imaginam a felicidade que me estão a dar
segunda feira vou já ligar para a oficina para se certificarem a sério estou mesmo feliz de nao ser um "problema" do meu carro, eu já começo a ter trauma com avarias em carros novos, mais uma vez vos digo, tive renaults durante 10 anos, é a primeira vez k estou a mudar de marca e se me dá problemas fico na mesma...
Mas sendo assim... segunda já lhes ligo para se certificarem do "erro" deles. Já que o técnico afirmou que tem de trancar a direcção com ooutro qualquer.
João é verdade, deixei-os meter o BP nem sei bem que óleo foi, mas depois confirmo isso com vocês, e não levei o óleo porque tive uma semana do camano, e não tive tempo quase nem para ir levar o carro quanto mais fazer compras à parte, mas o mais certo é ainda gastar uns trocos e ir lá obriga-los a mudar o óleo para o que eu quero
Mas atenção, o meu n faz "track" nenhum mesmo, eu não sei se tranca diferencial ou não.
Mas também digo aqui outra informação, o meu clio era com botão start/stop, e trancava a direcção, eu ouvia o "track" e via o volante mexer-se.
Agora vou repetir ESTOU MESMO MUITO FELIZ, n ter uma avaria de origem no meu brinquedo eheh.
Quanto ao menu do GPS... não vou arriscar aquela tabela que anda por aí chega-me quando quiser pisar... os 150km/h chegam muito bem para fazer Queluz/Amarante.
outro pormenor... nunca ninguém me respondeu sobre o assunto do que pagamos de IUC.... desculpem mas temos que fazer algo... somos poucos mas os que tem as melhores escolhas para um mundo melhor. Não são apenas os consumos, mas um mundo melhor também, afinal de contas poluímos muito menos e pagamos o mesmo que os outros??? Não é justo.
Luis Pinto
Luis Pinto: João é verdade, deixei-os meter o BP nem sei bem que óleo foi, mas depois confirmo isso com vocês, e não levei o óleo porque tive uma semana do camano, e não tive tempo quase nem para ir levar o carro quanto mais fazer compras à parte, mas o mais certo é ainda gastar uns trocos e ir lá obriga-los a mudar o óleo para o que eu quero
Pois acho que fazes bem. Em Inglaterra o pessoal todo do grupo Prius-UK reclamou em peso nas oficinas, que curiosamente também tinham a mania de colocar BP Visco 4000 10W-40, e a Toyota foi obrigada a passar a colocar 5W-30. Se é esse o óleo que a marca recomenda, tem de ser esse a ser aplicado.
O mais estúpido é que a própria Toyota tem óleo 5W-30, existe part-number e tudo, mas claro que lhes fica mais barato usar daqueles bidons monstruosos que compram ao preço da água. Obviamente não sabemos qual a verdadeira marca do óleo Toyota, porque aquilo é um "rebranding" naturalmente. Tenho de ver se faço upload das fotos das garrafas e do part-number mais logo.
Luis Pinto: Mas atenção, o meu n faz "track" nenhum mesmo, eu não sei se tranca diferencial ou não.
Faz, tu é que não estás a ver quando... não é bem quando o desligas, é quando carregas no "P".
É um estalido tipo faísca eléctrica, um estalido. E faz outro quando engatas o "D" ou o "R".
Para ouvires bem faz o seguinte: senta-te ao volante, liga o carro e não tires o pé do travão.
Depois sem largares o travão engata D, e ouve o estalinho quando o D entra, pressiona o P e ouve outro estalinho, faz isso as vezes que quiseres até ouvires bem, mas é bastante fácil ouvir.
Luis Pinto: outro pormenor... nunca ninguém me respondeu sobre o assunto do que pagamos de IUC.... desculpem mas temos que fazer algo... somos poucos mas os que tem as melhores escolhas para um mundo melhor. Não são apenas os consumos, mas um mundo melhor também, afinal de contas poluímos muito menos e pagamos o mesmo que os outros??? Não é justo.
Isso dá pano para mangas, mas agora não tenho tempo para responder a isso, mas fica prometida resposta e acção!
Luís, os problemas do Prius já deram o que tinham a dar. Isto é, deduzo pelos quilómetros que o carro é muito recente e, os Prius que eventualmente podiam ter problemas seriam os primeiros. O teu carro já é um carro onde todos os erros detectados nas primeiras versões (se é que houve problemas) foram solucionados. É por isso que não gosto de comprar carros em início de carreira. :)
Mas há aqui um ponto essencial, estamos a falar de um automóvel Japonês. ;)
Joao Prates: Por isso ou muito me engano, e nesse caso já somos 3 com o carro avariado, ou o Prius não tranca a direcção.
Por isso ou muito me engano, e nesse caso já somos 3 com o carro avariado, ou o Prius não tranca a direcção.
Ainda bem que é a segunda hipótese...é que ontem, depois de ter lido o post do Luis, às 2h da matina, fui à garagem comprovar isso e, de facto, aquilo não tranca. Que alivio Nós é que temos a mania que o nosso menino tem que ser como os demais, mas eis que ele nos surpreende mais uma vez. Pelos vistos o técnico da Toyota que falou com o Luis está mal informado...
ccosta@prius-pt.com
Vai até http://prius-pt.com/cafe/media/g/manutencao/tags/_26002300_243_3B00_leo/default.aspx que é como quem diz vai até "Media » Privado » Manutenção" ou escolhe logo a tag "óleo", bem seja como fôr, vais encontrar:
- Boletim técnico da Toyota a classificar a viscosidade do óleo (5W-30) como sendo crítica para o bom funcionamento do Prius;
- Fotos da embalagem do óleo Toyota 5W-30, incluindo uma com o part-number Toyota;
- Foto da embalagem do óleo que eu pessoalmente uso, desde há muitos carros anteriores e incluindo o Prius actual;
- Folheto da API a explicar as nomenclaturas deles;
E já agora, depois do Toscano ter mencionado que eles lhe deixaram óleo a mais em Loures, eu verificava o nível do óleo!
Deixa o carro parado num local a nível, espera durante 15 minutos, e mede o nível.
Tem de estar entre o mínimo e o máximo, o ideal é uns 2 ou 3 mm abaixo do máximo, NUNCA PODE ESTAR ACIMA DO MÁXIMO!
Daqui a pouco já vou verificar isso, até tenho o carro aqui na rua num sitio nivelado, e já vou ver isso que por acaso já me tinha apercebido,mas esqueci-me.
Ando numa semana muito atarefada com o início dos treinos.
eu amanha já vou ligar para a oficina, primeiro para lhes dizer que não vou levar o carro e que eles se informem devidamente sobre o trancar da direcção, uma vez que estou registado num fórum e ou temos os carros todos "avariados" LOL, ou então eles não percebem é nada de Prius , e depois para lhes dizer quando é que eles me podem mudar o óleo, porque simplesmente não quero este óleo, eu já estou mais do que esclarecido sobre essa questão do óleo, tive pena apenas de não ter tido tempo para ir procurar e fazer a compra antes da revisão, mas de resto digo-vos desde já que estou extremamente contente com o atendimento em Loures, nem em 10 anos de Renaults sempre na mesma oficina tive o mesmo nivel de atendimento.
Ah e quando eu falava, em carros novos, não me referia ao Prius, referia-me ao Clio 3 que foi o anterior que felizmente tive a oportunidade de o trocar apenas com 1 ano e 10 meses, quando o dei a troca do Prius, tive muitos problemas e a renault nada resolveu, comprei o carro no mês em que ele começou a ser vendido. Carros a estrear.. NUNCA mais.
E eu que n dei ouvidos ao mesmo amigo que me incentivou a comprar um Prius..
Luis Pinto:E eu que n dei ouvidos ao mesmo amigo que me incentivou a comprar um Prius..
Esse excelente amigo já cá está registado no site, espero ehm?
Por acaso não, é um grande amigo meu que percebe bastante de carros
Conhece-me muito bem e soube mesmo que era o carro ideal para mim, eheh, contudo ainda eu não o convenci a mudar para um Prius eheh.