Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Comprar uma viatura usada - Cábulas e histórias verdadeiras para ajudar quem vem a seguir

rated by 0 users
This post has 233 Replies | 15 Followers

Top 500 Contributor
Pendura
012_Prius_2G

Boas!

Uma das formas de tentar contornar o "elevado" preço do Prius é adquirir um usado. No entanto infelizmente não há muitos no mercado. A que se deve esse facto? Apenas ao reduzido número de Prius existentes em Portugal?

Para quem não está familiarizado com o negócio dos usados é essencial "estudar" o assunto. Ler, falar com quem tem mais conhecimentos na matéria e ir para o "terreno". Apesar de tê-lo feito, continuo com dificuldade em entender certos "assuntos", ou melhor, preços (!). Consultei duas revistas que indicam as cotações dos automóveis usados. Notei que os valores lá indicados são bastante inferiores aos preços "pedidos" pelos vendedores. Sei que os preços iniciais estão sempre sujeitos aos mais diversos "descontos", e que portanto o preço "real" é inferior ao anunciado. Mesmo assim, as diferenças entre a cotação e o preço pedido são enormes. Por exemplo, como se explica que um Prius High Pack com 2 anos tenha uma cotação por volta dos 19000 euros e os preços pedidos andam acima dos 26000!!!?

Cumprimentos!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Ricardo DC:

Por exemplo, como se explica que um Prius High Pack com 2 anos tenha uma cotação por volta dos 19000 euros e os preços pedidos andam acima dos 26000!!!?

Porque quem escreve os preços nas revistas não compra nem vende carros!!! Devil

As revistas partem do simples factor de desvalorização de x por cento ao ano para cada carro, e isso é uma burrice tremenda.

Carros com grande procura, carros de culto, ou os que são as 2 coisas como é o caso do Prius não se regem por essas regras.

E já estás com sorte que por cá a coisa ainda não está como nos USA, onde um Prius usado já é MAIS CARO do que um Prius novo, porque simplesmente a procura é tremenda, a oferta não acompanha, e as filas de espera já estão em meses, contra a entrega imediata de um usado... Cool

Depois não te esqueças que carros com garantias muito mais extensas do que os normais 2 anos também são altamente valorizados no valor comercial, e também nisso as revistas são cegas.

As revistas da imprensa "especializada" só servem para 1 coisa: para a malta ver as fotografias! Devil

Top 500 Contributor
Pendura
Joao Furtado Posted: 27 Sep 2008 4:33

Sou um apaixonado pelo Toyota Prius mas confesso que também gosto muito do Civic. Moro no Brasil mas estou de regresso a Portugal. Aqui sempre tive Civic (caixa automática e sempre a gasolina por não haver outros) e sempre me dei bem com estas duas marcas.

Acredito que, por ter sido o primeiro a aparecer ao público, o Toyota terá vantagens. Li com atenção várias coisas deste Fórum mas tenho muitas dúvidas acerca do Prius. Esqueci-me de dizer que quando regressar a Portugal vou ter de comprar um carro e é um destes que estou a ponderar seriamente.

Se me puderem esclarecer algumas dúvidas, eu agradecia:

1. Quando é que o motor eléctrico funciona? Na cidade, no pára-arranca, quem é que funciona? Gasolina ou eléctrico?

2. Os vossos consumos (autonomia de 1000 Kms e mais) saem mais dispendiosos que um carro a diesel, não é?

3. Pelo catálogo da Toyota de Portugal, aparece lá qualquer coisa sobre o estacionamento. Ele estaciona sozinho?

4. Qual a aceitação deste carro no mercado de usados? Tem bom valor de retoma?

5. Li pelos jornais portugueses pela net que o IA acabou, havendo um imposto anual que o substitui, à semelhança do que acontece por aqui no Brasil. É caro, esse imposto? Pelo facto de se ter um carro amigo do ambiente, temos alguma vantagem no IRS?

Obviamente que, quando chegar a Portugal no final do ano, vou querer fazer um "test-drive" tanto com o Prius, como com o Civic.

Quem já experimentou o Civic, qual a maior diferença para o Prius?

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Olá João, antes de mais por favor passa pelo fórum de apresentações e apresenta-te ao grupo por favor.

Em relação às tuas questões, vou dar a minha opinião pessoal, e espero que o resto dos membros contribua também:

1. Em primeiro lugar teria de te perguntar qual motor eléctrico, é que o Prius ao contrário do HCH tem 2 motores eléctricos... e isso faz toda a diferença. Mas como o que tu queres saber é concerteza quando é que a locomoção com ajuda eléctrica funciona, a reposta é SEMPRE. Aliás o motor eléctrico principal, chamado MG2 (motor-gerador nº2) está directamente ligado às rodas da frente, por isso sempre que as rodas andam o MG2 também anda.

Se queres saber até que velocidade o MG2 é capaz de locomover o carro, a resposta é não tem limite, depende apenas da força necessária. Faço as descidas na VdG parcialmente a carregar a bateria, parcialmente a puxar apenas em eléctrico, tudo depende do esforço necessário. Se o motor tiver bateria disponível e a potência exigida não ultrapassar a potência da bateria, ele anda apenas em eléctrico, seja a 10 km/h seja a 120 km/h, ou outra velocidade qualquer.

A única diferença digna de nota é que a partir dos 70 km/h o Prius coloca o motor de combustão (ICE) em andamento "empurrado" pelos eléctricos e sem ignição ou injecção, apenas para estar disponível para puxar se pedires mais força de repente, e para forçar a lubrificação dos motores eléctricos, uma vez que a bomba de óleo é comum aos 3 motores e é accionada pela ratação do ICE.

2. Depende.

Se falares de um carro diesel mais pequeno, é possível. Se falares de um carro diesel com o mesmo espaço, equipamento e peso, então não. Fica sensivelmente ao mesmo custo, porque um diesel equivalente gasta sempre mais, e o preço do combustível não compensa a diferença. Mas quem é que quer carros diesel? Tu não gostas de respirar ar limpo? Gostas de partículas cancerígenas?

3. Sim.

Para algumas pessoas mais atrapalhadas a estacionar, e para algumas situações mais complicadas isto pode ser importante.

Quem se habitua a estacionar fá-lo obviamente mais rápido do que o Prius o faz sozinho e acha a feature inútil.

Mas a câmara de estacionamento traseira que se liga sozinha quando metes a marcha-atrás é um "must" que ninguém dispensa!

4. Muito alto valor.

Temos aqui algumas pessoas que compraram usado, eles podem dar o seu contributo, mas o carro é muito bem valorizado.

Nos USA o carro usado até custa mais caro do que novo, devido à falta de oferta e procura muito elevada.

Por cá ainda não chegamos a esse ponto, mas o carro é muito muito valorizado, e cada vez é mais... com os combustíveis a subir...

5. Sim, as vantagens mantém-se mas em moldes diferentes. Isto é igual para o Prius e para o HCH, não é por aqui que vais decidir.

Quem comprou recentemente será capaz de te explicar melhor como funciona agora, eu sinceramente nem sei bem.

Obviamente que fazes muito bem em fazer um test-drive. Os carros estão a mundos de diferença.

O HCH é um carro normal com um motor eléctrico de um "corta-relvas" (20cv) acoplado ao motor de combustão a ajudar.

O Prius é um híbrido a sério, com 2 motores eléctricos com praticamente tanta força como o ICE, todos a trabalar por si próprios.

A experiência de condução do Prius é única. Eu só andei à boleia num HCH, nunca conduzi um, mas basta saber como funciona e ter andado a bordo de um para me aperceber que aquilo é uma banheira quadrada sem qualquer interesse. É a minha opinião.

Já sabes que tens o fórum das diferenças entre um e outro para veres, e tens também alguns artigos técnicos que te explicam como funciona o Prius, caso gostes do tema... não sei que gostas de saber pormenores técnicos sobre o sistema???

Top 500 Contributor
Pendura
012_Prius_2G
Clube 1000 km
Jorge Martins replied on 27 Sep 2008 19:18

já foi tudo explicado e bem só quero deixar aqui algumas coisas para complementar!

3-aqui tens um vídeo que demonstra o funcionamento:http://www.youtube.com/watch?v=ncAddqCRevA

4-posso te dizer que comprei o meu prius novo e um usado custava menos 1500€!

5-eu em Agosto deste ano ainda paguei IA(750€+/-) depois tens o outro imposto, o de circulação que custa 100€+/-!

eu nunca experimentei o civic, vi o prius, apaixonei-me e pronto...

Spritmonitor.de

Top 500 Contributor
Pendura
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Boas,

O IA não acabou, alteraram foi as regras do mesmo. Agora paga-se menos na altura da compra e mais no selo anual, foi ainda incluído no cálculo um factor relativo à emissão de CO2.

Os hibridos pagam 50% do IA na Aquisição.

No Selo anual (IUC - Imposto Único de Circulação) todos os carros novos pagam um determinado valor (salvo erro 75 €) pela cilindrada e outro valor correspondente ao escalão minimo de emissões de CO2 (salvo erro 25 €), pelo que este ano o Selo é cerca de 100€.

Para os carros anteriores a 2008 mantém-se a regra antiga.

Se encontrar as Tabelas já as ponho aqui.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1100 km
tcap-support

Boas

O meu IUC são 50€Surprise!!!

--> -->
Categoria A
Grupos   Imposto anual segundo o ano de matrícula (euros)
Combustível Movido a electricidade
-
Voltagem total
Imposto anual segundo o ano de matrícula (euros)
Gasolina
-
Cilindrada
(cm3)
Outros produtos
-
Cilindrada
(cm3)
Posterior a 1995 Entre 1990 e 1995 Entre 1981 e 1989
1º escalão 2º escalão 3º escalão
Até 1.000 Até 1.500 Até 100 16,00 10,00 7,00
De 1.001 até 1.300 De 1.501 até 2.000 A partir de 101 32,00 18,00 10,00
De 1.301 até 1.750 De 2.001 até 3.000 - 50,00 28,00 14,00
De 1.751 até 2.600 A partir de 3.001 - 127,00 68,00 29,00
De 2.601 até 3.500 - - 202,00 110,00 56,00
A partir de 3.501 - - 360,00 185,00 85,00

Sempre a 'postar' para partilhar... e a ler para aprender!

Pedro B Luís

Top 500 Contributor
Pendura
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Peço desculpa o IA acabou, ou melhor mudaram-lhe o nome agora chama-se ISV - aqui fica a correcção.

Quanto aos valores podes fazer uma simulação aqui http://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgaiec/main.jsp entra em simuladores/simulador ISV.

Vou tentar encontrar as Tabelas mas em Abril paguei 775€ de ISV (já com a redução de 50% atribuída aos hibridos) e 102€ de IUC.

• Filed under:
Top 500 Contributor
Pendura
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Podem ver aqui todas as tabelas:

http://www.guiadoautomovel.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=54&limit=1&limitstart=1

Os Prius novos pagam 50€ da componente cilindrada e 50€ da componente ambiental.

Aos anteriores, como o do Pedro Luis aplica-se a tabela anterior (pagava-se mais no momento da Aquisição mas menos por ano). 

• Filed under:
Top 500 Contributor
Pendura
012_Prius_2G

Luis o teu IUC são 50€ pq compraste o carro antes de 1 de Julho de 2007, senão terias de pagar esses 50€ e mais cerca de 50€ pelas emissões de CO2, porque o imposto agora é calculado por duas tabelas, a da cilindrada e das emissões.

Modernices Big Smile

Miguel Gonçalves

Page 1 of 24 (234 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com