Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Duas questões para o Clube dos 1000km

rated by 0 users
Answered (Verified) This post has 1 verified answer | 23 Replies | 5 Followers

Arménio Marques posted on 8 Apr 2009 13:51

Vivam,

Gostaria de ter uma noção de quantos litros de gasolina são necessários gastar para que se apague o primeiro ponto da escala (passar de 10 para 9 pontos ), depoís de se ter atestado o tanque.

Quantos Kms fazem até que se apague o primeiro ponto da escala de combustivel (10 para 9) ?

Qual é a vossa  média (l/100kms)  neste cenário ?

No meu caso percorri 220 km com uma média 4.0 l /100kms o que corresponde aproximadamente a 8,8 litros de gasolina consumida.

Será que estou a meter menos gasolina que vós !.Confused

Agradeço desde já a vossa colaboração pelos esclarecimentos prestados.

Cumps,

A. Marques

Answered (Verified) Verified Answer

De acordo com o que sabemos, o máximo que se pode meter no depósito, com o carro inclinado para o lado certo, e com os tubos cheios até ao gargalo, são 60 litros:

| Ponto     | Litros      | Litros   |
| indicador | no tanque   | do ponto |
+-----------+-------------+----------+
| Top Máx.  | 60,8        | 13,0     |
| 10        | 47,8        | 10,0     |
| 9         | 37,8        | 3,6      |
| 8         | 34,2        | 3,6      |
| 7         | 30,6        | 3,6      |
| 6         | 27,0        | 3,6      |
| 5         | 23,4        | 3,6      |
| 4         | 19,8        | 3,6      |
| 3         | 16,2        | 3,6      |
| 2         | 12,6        | 3,6      |
| 1         |  9,0        | 2,5      |
| Reserva   |  6,5        | 6,5      |

O máximo que se consegue meter (para quem consegue enfiar os 60 litros, o que em Portugal não creio ser possível porque todas as bombas têm o piso a nível penso eu), seriam 13 litros depois do 10º ponto da escala acender.

Para os membros do grupo do yahoo Prius-UK, podem consultar o histórico e a thread do meu recorde de enchimento do depósito aqui:

http://autos.groups.yahoo.com/group/Prius-UK/message/8757

Para os não membros do Prius-UK aqui deixo o copy-paste do post onde anunciei os resultados, isto foi o melhor que já alguma vez fiz, infelizmente ficou "não documentado" pelo que não posso dizer que este seja o meu recorde de autonomia:

----------

Hi people.

Just to put an end to this story, the tank on which I managed to put 57 litres
of fuel two weeks ago ended today after 1.265 km done.

Here's the range I had done when each one of the dots went off:

DOT off - KM done till then
10 - 500
9 - 583
8 - 643
7 - 720
6 - 815
5 - 880
4 - 950
3 - 1020
2 - 1100
1 - 1150
(R) - 1265 before it went off, or I would have to walk :))

I did not manage to top off again this time, since I had to fuel during busy
hours this morning, and I already had 2 cars waiting in line behind me when the
pistol triggered at 46,8 litres.
It took me 2 minutes to fill till 47 litres when the pistol triggered, and
almost 3 minutes more to add 2 litres extra to 49 litres, then I went to pay and
leave.
I don't like getting in others way, and to top it off again at 57 litres would
need at least another 5 minutes I presume, and getting a lot of complaints from
people waiting for me...

I used a different gas station this time, although from the same company, but I
could not see where the tag showing the pump manufacturer was.
I'll try to see that at another time at night when there is no one waiting to
fill.

----------

Por isso o melhor que consegui fazer até apagar o 10º ponto foram 500 km, mas tinha metido 57 litros... coisa inédita e não repetida até hoje!

Respondi à tua pergunta?

All Replies

Não sei ao certo quantos quilómetros faço até desaparecer o primeiro ponto da escala, mas de certeza que faço entre 220-250 km, depende da média de consumo que consiga fazer, o que é muito variável.

Costumo atestar mesmo ao máximo, paro de encher quando a gasolina começa a aproximar-se daqueles orificios que existem no bocal de enchimento. Existe documentação cá no sitio acerca da quantidade de litros por cada ponto da escala, mas ao certo já não sei onde está...

Não sei bem quantos kms faço com o primeiro dos 10 traços, mas já fiz cerca de 300km.

Mas normalmente abasteço sempre quando já fiz pelo menos 50 km na reserva, e nunca meto menos de 50 lts. A agulheta "estala" perto do 45lts, mas depois disso sou daqueles que arranjo sempre paciência e tempo para estar ali com o gatilho da agulheta a pouco mais de meio, e meto pelo menos uns 5 litros a mais, tendo sempre cuidado para não ir gasolina para dentro dos orificios no topo do bocal. Ora, 5 lts a mais com uma média de 4.0l/100km, representam mais 125km num depósito!

De acordo com o que sabemos, o máximo que se pode meter no depósito, com o carro inclinado para o lado certo, e com os tubos cheios até ao gargalo, são 60 litros:

| Ponto     | Litros      | Litros   |
| indicador | no tanque   | do ponto |
| Top Máx.  | 60,8        | 13,0     |
| 10        | 47,8        | 10,0     |
| 9         | 37,8        | 3,6      |
| 8         | 34,2        | 3,6      |
| 7         | 30,6        | 3,6      |
| 6         | 27,0        | 3,6      |
| 5         | 23,4        | 3,6      |
| 4         | 19,8        | 3,6      |
| 3         | 16,2        | 3,6      |
| 2         | 12,6        | 3,6      |
| 1         |  9,0        | 2,5      |
| Reserva   |  6,5        | 6,5      |

O máximo que se consegue meter (para quem consegue enfiar os 60 litros, o que em Portugal não creio ser possível porque todas as bombas têm o piso a nível penso eu), seriam 13 litros depois do 10º ponto da escala acender.

Para os membros do grupo do yahoo Prius-UK, podem consultar o histórico e a thread do meu recorde de enchimento do depósito aqui:

http://autos.groups.yahoo.com/group/Prius-UK/message/8757

Para os não membros do Prius-UK aqui deixo o copy-paste do post onde anunciei os resultados, isto foi o melhor que já alguma vez fiz, infelizmente ficou "não documentado" pelo que não posso dizer que este seja o meu recorde de autonomia:

----------

Hi people.

Just to put an end to this story, the tank on which I managed to put 57 litres
of fuel two weeks ago ended today after 1.265 km done.

Here's the range I had done when each one of the dots went off:

DOT off - KM done till then
10 - 500
9 - 583
8 - 643
7 - 720
6 - 815
5 - 880
4 - 950
3 - 1020
2 - 1100
1 - 1150
(R) - 1265 before it went off, or I would have to walk :))

I did not manage to top off again this time, since I had to fuel during busy
hours this morning, and I already had 2 cars waiting in line behind me when the
pistol triggered at 46,8 litres.
It took me 2 minutes to fill till 47 litres when the pistol triggered, and
almost 3 minutes more to add 2 litres extra to 49 litres, then I went to pay and
leave.
I don't like getting in others way, and to top it off again at 57 litres would
need at least another 5 minutes I presume, and getting a lot of complaints from
people waiting for me...

I used a different gas station this time, although from the same company, but I
could not see where the tag showing the pump manufacturer was.
I'll try to see that at another time at night when there is no one waiting to
fill.

----------

Por isso o melhor que consegui fazer até apagar o 10º ponto foram 500 km, mas tinha metido 57 litros... coisa inédita e não repetida até hoje!

Respondi à tua pergunta?

Viva João,

Obrigado pela resposta.Yes

No meu caso assim que a pistola 'estala'  eu  retiro-a  um pouco do bocal e volto a apertar o gatilho até arredodar  o valor para os Euros certos,  normalmente dá  mais ou menos 0.5 litros.

Cumps,

A. Marques

Miguel Vinha:
sou daqueles que arranjo sempre paciência e tempo para estar ali com o gatilho da agulheta a pouco mais de meio, e meto pelo menos uns 5 litros a mais

Qual é o proposito de encher até taparConfused? dar cabo do carro?Hmm só para fazer mais uns kilometros? Há com cada um.... sinceramente. Gabo-vos a paciência.

Spritmonitor.de

Boas,

Normalmente faço 250/260 Km com o primeiro traço...

Não é preciso meter 50 litros ou mais para fazer 1000 Km, acho que o máximo que atestei foi cerca de 48 litros (e não é preciso nenhuma paciência especial para o fazer...para mais do que isso sim e nunca tentei...não tenho paciência)...

Sérgio Felicissimo:
Qual é o proposito de encher até taparConfused? dar cabo do carro?Hmm só para fazer mais uns kilometros?

"Dar cabo do carro"??? O que queres dizer com isso? Como é que posso dar cabo do carro a meter gasolina?

Sérgio Felicissimo:
Gabo-vos a paciência.

A questão é que não tenho paciência nenhuma para atestar, é precisamente o contrário do que pensas.

Para mim ter de parar, ter de sair do meu caminho e perder termpo a meter gasolina é uma estúpidez daquelas que me irrita solenemente.

Ter de gramar com os vapores da gasolina, ter de ir para uma fila, meter códigos, assinar talões, etc, etc, é perder tempo estúpidamente.

Se de cada vez que fôr atestar porque não tenho mais hipótese de adiar (faço sempre 100km na reserva) conseguir meter mais 4 litros, são mais 100 kms que faço (para mim é mais um dia) sem ter de ir atestar. Reduzo as vezes que vou à bomba. Perco menos tempo. Esgoto menos paciência.

João Prates:
Como é que posso dar cabo do carro a meter gasolina?

O deposito tem dois buracos.. um para meter outro para sair, se forças dum lado, ela sai pelo outro....

João Prates:
Ter de gramar com os vapores da gasolina

Há males necessários... (sempre podes mandar alguem por ti Devil)

João Prates:
ter de ir para uma fila, meter códigos, assinar talões, etc

pá, o tempo que demoram a colocar os ultimos 5 litros, dá para outro abastecimento...

Com ViaVerde é parar, meto código, encher, fechar e siga... no fim do mês aparece a factura com tudo num unico papel..

Raramente entro na loja.

Spritmonitor.de

Sérgio Felicissimo:
O deposito tem dois buracos.. um para meter outro para sair, se forças dum lado, ela sai pelo outro....

Por acaso até tem 3 Devil

Não te preocupes, desde que não abuses, todos os buracos que ali estão foram pensados para enviar a gasolina de volta para o depósito caso alguma por lá entre. Era um erro muito básico do construtor deixar estragar o carro com um pormenor desses.

Sérgio Felicissimo:
Há males necessários... (sempre podes mandar alguem por ti Devil)

Out of the question. Ninguém toca no "meu menino". Super Angry

Sérgio Felicissimo:
pá, o tempo que demoram a colocar os ultimos 5 litros, dá para outro abastecimento...

Nem penses. Para já não ponho 5 litros a mais, ponho uns 2 no máximo.

O que faço normalmente, já aqui o tenho dito, é arredondar para o litro mais próximo se estiver abaixo do meio litro na leitura, ou para 2 litros acima se estiver perto do litro seguinte. Quando já fizeste 100 km na reserva isto garante pelo menos 47 litros ou 48 e não perdes tempo nenhum a mais. Uns 30 segundos ou 1 minuto não é nada.

Isto é como na F1. O tempo maior que perdes não são os 7 ou 8 segundos na troca de pneus. É o ter de abrandar, sair da AE, parar, sair do carro, abastecer, ir à loja, fila, pagamento, assina, volta para o carro, arranca, acelera, e finalmente lá estás na estrada. O tempo de abastecimento nem 1/4 do tempo total representa, por isso deixa lá o minuto a mais para ganhar um dia de autonomia, vale bem a pena! Yes

Sérgio Felicissimo:
Com ViaVerde é parar, meto código, encher, fechar e siga... no fim do mês aparece a factura com tudo num unico papel..

A gasolina está cara demais para eu ignorar todos os descontos existentes.

Vê este post; escuso de me estar a repetir: http://prius-pt.com/cafe/forums/t/294.aspx

Se conseguires, arranja um cartaozinho igual ao meu (galp frota) que tem mt mais descontos que essa treta toda dos descontinhos. Se as empresas negociarem isso com a galp (ou outra) sempre conseguem bons descontos no preço, pois compram em quantidade ( na minha acho que é a volta de 10-11 cêntimos), mesmo que depois a empresa não vá reembolsar o utilisador (.Devil há sempre filhos e enteados..), sempre se compar com mais desconto.

Spritmonitor.de

Sérgio Felicissimo:
Se conseguires, arranja um cartaozinho igual ao meu (galp frota) que tem mt mais descontos que essa treta toda dos descontinhos.

Isto hoje está difícil, parece que não conseguimos concordar com nada... Sad

Olha lá, se leres o meu post que te indiquei percebes que o desconto ronda os 13 cêntimos, ou rondava na altura que fiz as contas, agora teria de refazer para o preço actual da gasolina. Ora 13 cêntimos são mais do que os 10-11 cêntimos que falas, por isso não percebo porque chamas "treta" a um desconto superior ao do teu cartão frota!

De qualquer forma esta discussão é puramente académica, porque nunca na vida a "minha empresa" me ia dar um cartão de frota de combustível.

Sérgio, por acaso acho que é um bocadito "esquisito" falares assim acerca dos descontos... cada um usa a estratégia que mais lhe convém, porque aqui o que interessa é pagar o menos possível às FDP das gasolineiras. Com talões, cartões, etc... tudo vale a pena. Se tu tens cartão galp frota, sorte a tua. A maioria de nós não tem, mas arranjamos os mesmos descontos que tu ou ainda mais. Eu abasteço na Repsol e consigo um desconto de 10 cêntimos, por exemplo.

Há discussões que sinceramente...Ick!

Eu consigo com um "esquema" semelhante ao do Prates 10 cêntimos de desconto...com o Galp Frota 3 cêntimos...

Como o Carlos diz, e bem, cada um safa-se como pode...

Luís Alexandre:
Há discussões que sinceramente...Ick!

Yá. já vai off topic a bué...

Não há volta a dar.. estamos todos "agarrados" aos barões do petróleo. Já viram a ironia? é um esquema absolutamente identico aos narcóticos, mas legalizado.

Todos estamos "agarrados", necessitamos da nossa dose diária para podermos viver, e eles ditam o preço o preço que temos que pagar, não há escolha, está tudo na mão de meia duzia de "mafiosos".

ou será que não?.... http://www.teslamotors.com/models/index.php Wink

Spritmonitor.de

Page 1 of 2 (24 items) 1 2 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com