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Duas questões para o Clube dos 1000km

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Arménio Marques posted on 8 Apr 2009 13:51

Vivam,

Gostaria de ter uma noção de quantos litros de gasolina são necessários gastar para que se apague o primeiro ponto da escala (passar de 10 para 9 pontos ), depoís de se ter atestado o tanque.

Quantos Kms fazem até que se apague o primeiro ponto da escala de combustivel (10 para 9) ?

Qual é a vossa  média (l/100kms)  neste cenário ?

 

No meu caso percorri 220 km com uma média 4.0 l /100kms o que corresponde aproximadamente a 8,8 litros de gasolina consumida.

Será que estou a meter menos gasolina que vós !.Confused

Agradeço desde já a vossa colaboração pelos esclarecimentos prestados.

Cumps,

A. Marques

Answered (Verified) Verified Answer

De acordo com o que sabemos, o máximo que se pode meter no depósito, com o carro inclinado para o lado certo, e com os tubos cheios até ao gargalo, são 60 litros:

 

| Ponto     | Litros      | Litros   |
| indicador | no tanque   | do ponto |
+-----------+-------------+----------+
| Top Máx.  | 60,8        | 13,0     |
| 10        | 47,8        | 10,0     |
| 9         | 37,8        | 3,6      |
| 8         | 34,2        | 3,6      |
| 7         | 30,6        | 3,6      |
| 6         | 27,0        | 3,6      |
| 5         | 23,4        | 3,6      |
| 4         | 19,8        | 3,6      |
| 3         | 16,2        | 3,6      |
| 2         | 12,6        | 3,6      |
| 1         |  9,0        | 2,5      |
| Reserva   |  6,5        | 6,5      |
+-----------+-------------+----------+
 

O máximo que se consegue meter (para quem consegue enfiar os 60 litros, o que em Portugal não creio ser possível porque todas as bombas têm o piso a nível penso eu), seriam 13 litros depois do 10º ponto da escala acender.

Para os membros do grupo do yahoo Prius-UK, podem consultar o histórico e a thread do meu recorde de enchimento do depósito aqui:

http://autos.groups.yahoo.com/group/Prius-UK/message/8757

Para os não membros do Prius-UK aqui deixo o copy-paste do post onde anunciei os resultados, isto foi o melhor que já alguma vez fiz, infelizmente ficou "não documentado" pelo que não posso dizer que este seja o meu recorde de autonomia:

----------

Hi people.

Just to put an end to this story, the tank on which I managed to put 57 litres
of fuel two weeks ago ended today after 1.265 km done.

Here's the range I had done when each one of the dots went off:

DOT off - KM done till then
10 - 500
9 - 583
8 - 643
7 - 720
6 - 815
5 - 880
4 - 950
3 - 1020
2 - 1100
1 - 1150
(R) - 1265 before it went off, or I would have to walk :))

I did not manage to top off again this time, since I had to fuel during busy
hours this morning, and I already had 2 cars waiting in line behind me when the
pistol triggered at 46,8 litres.
It took me 2 minutes to fill till 47 litres when the pistol triggered, and
almost 3 minutes more to add 2 litres extra to 49 litres, then I went to pay and
leave.
I don't like getting in others way, and to top it off again at 57 litres would
need at least another 5 minutes I presume, and getting a lot of complaints from
people waiting for me...

I used a different gas station this time, although from the same company, but I
could not see where the tag showing the pump manufacturer was.
I'll try to see that at another time at night when there is no one waiting to
fill.

----------

Por isso o melhor que consegui fazer até apagar o 10º ponto foram 500 km, mas tinha metido 57 litros... coisa inédita e não repetida até hoje!

Respondi à tua pergunta?

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Carlos Costa:
por acaso acho que é um bocadito "esquisito" falares assim acerca dos descontos

 

Estes descontos só trazem  vantagens para os vendedores. O desconto que te dão, só o tens se fores gastar mais dinheiro noutro lado, que é do mesmo grupo. Acabas por gastar o desconto na mesma e ás vezes indirectamente acabas por gastar mais ainda comprando o que não queres ou não precisas..diz-me, onde é que poupas realmente alguma coisa?. está tudo cartelizado pelos grandes grupos económicos. é só uma questão de dizer a qual grupo vais dar o teu dinheiro.

Spritmonitor.de

Sérgio Felicissimo:
Estes descontos só trazem  vantagens para os vendedores.

Vamos ter de nos contentar por concordarmos em discordar. Wink

Eu não penso assim, e aliás ao contrário do que outros fizeram aqui eu não entrei em linha de conta com os outros 5 cêntimos por litro que se recebem na promoção 5+5 para ir gastar no Continente. Nas minhas contas que estão explicadas no outro post eu dessa promoção apenas contei 5 cêntimos e não os 10. Como tu dizes aquilo é  uma "pescadinha de rabo na boca", por isso só conto metade, que é o meu desconto real. Mesmo assim deu os 13 cêntimos no total de todas as promoções que te relembro serem cumulativas.

Eu tenho de ter um cartão de crédito. Se posso escolher um cartão que me dá descontos em tudo o que compro, e mais ainda na gasolina, não vejo onde é que sou prejudicado. Se o grupo Sonae também ganha com a minha adesão ao cartão, então que seja, é uma situação em que ganhamos ambos, não vejo onde está o mal, parece-me ser um bom negócio, uma situação win-win.

Eu tenho direito a pontos no cartão GALP quer tenha o cartão ou não. O cartão GALP é grátis. O que é que eu perdi em acumular os pontos que acumulei? O que é que eu paguei a mais? Nada! Tinha gasto o mesmo se não tivesse o cartão. Agora com os pontos acumulados que tenho posso descontar 200 pontos por abastecimento para ter direito a um desconto extra de menos 5 cêntimos por litro. Onde é que eu perdi? Em lado nenhum, apenas ganho os 5 cêntimos, e como os 200 pontos são por abastecimento, quanto mais gasolina puser por abastecimento melhor será o rácio pontos/litros.

Eu tenho de fazer compras para a casa mensalmente. Perco alguma coisa em fazer no Continente e Modelo? Nada, não perco absolutamente nada. Aliás o supermercado mais próximo e que eu já uso de qualquer forma é Modelo, e o meu hiper de eleição sempre foi o Continente. São gostos. Por isso não perco nada nem tenho de mudar os meus padrões de comportamento para fazer um "sacrifício" de ir comprar ao Continente ou ao Modelo. Compro mais do que preciso? Claro que não. Não fiz ainda nenhuma lobotomia, e o dinheiro custa a ganhar. Faço as compras mensais no Continente do Montijo, onde agora até tenho parque reservado para híbridos, e as coisas mais do dia a dia no Modelo da Moita. O que é que perdi? Nada. Apenas ganho mais talões de desconto do que alguma vez iria gastar em gasolina com o Prius. Eu não vou de propósito às lojas da Sonae para ganhar talões de desconto!

Portanto como vês eu não tenho de fazer nada de diferente do habitual para ter a gasolina mais barata. Se isto não é poupar, não sei o que seja.

I rest my case.

Isso é que é revolta Sérgio, mas as coisas nem sempre são assim...e ainda bem!!

O meu caso: tenho desconto de 4 cêntimos na Repsol (iniciativa do revendedor Silva e Dominges SA) e mais 6 cêntimos por litro por ter o cartão de sócio do SLBenfica. A Repsol e o Benfica pertencem ao mesmo grupo? Não me parece!! Apenas têm uma parceria!! Sou sócio do SLB porque este é o meu clube e porque quero, não para ter desconto na gasolina. Aliás, quando aderi ao cartão o desconto era de 3 cêntimos. Não faria nenhum sentido pagar 100 euros de cotas anualmente para poder usufruir desse desconto miserável! Mesmo que não desse desconto na gasolina eu seria sócio na mesma, percebes?

Aliás, ontem estive a fazer uma estimativa dos quilómetros que realizei de Maio 2008 a Maio de 2009: 49500km, aproximadamente! Ou seja, poupei uns trocos valentes com estes descontos. E sim, tenho que arranjar maneira de fazer menos km...isto foi uma alarvidade!!

Mas existem outras formas de poupar uns cêntimos na gasolina, como pudeste ver no comentário do João, e que não implicam gastar mais dinheiro que o necessário.

pronto pá ta bem, não batam mais no ceguinho.. são gostos e gostos não se discutem... não vou mesmo á bola com cartoes e taloes e descontos, não tenho paciencia.

Mas tambem vos digo, que a promoção e marketing dessas tretas custa dinheiro, e se não houvesse nada disso os preços desciam alguns cêntimos e beneficiava-mos todos.

 

Carlos Costa:
Não faria nenhum sentido pagar 100 euros de cotas anualmente para poder usufruir desse desconto miserável!

PS: Carlos....não faz sentido nenhum pagares 100 euros de cotas.... enches dois depósitos e de certeza que te trazem mais alegrias do que as que tens tido...

Spritmonitor.de

Sérgio Felicissimo:
Mas tambem vos digo, que a promoção e marketing dessas tretas custa dinheiro, e se não houvesse nada disso os preços desciam alguns cêntimos e beneficiava-mos todos.

Ah, finalmente estamos de acordo!

O que eu digo é que uma vez que são estas "as regras", seria burro da minha parte não as saber "jogar".

Se a forma de conseguir a gasolina mais barata passa por utilizar esta panóplia de talões e de descontos... que seja, já que não tenho trabalho em os obter... de mal o menos. Se me obrigassem a mudar os meus hábitos é que seria complicado.

João Prates:

De acordo com o que sabemos, o máximo que se pode meter no depósito, com o carro inclinado para o lado certo, e com os tubos cheios até ao gargalo, são 60 litros:

 

| Ponto     | Litros      | Litros   |
| indicador | no tanque   | do ponto |
+-----------+-------------+----------+
| Top Máx.  | 60,8        | 13,0     |
| 10        | 47,8        | 10,0     |
| 9         | 37,8        | 3,6      |
| 8         | 34,2        | 3,6      |
| 7         | 30,6        | 3,6      |
| 6         | 27,0        | 3,6      |
| 5         | 23,4        | 3,6      |
| 4         | 19,8        | 3,6      |
| 3         | 16,2        | 3,6      |
| 2         | 12,6        | 3,6      |
| 1         |  9,0        | 2,5      |
| Reserva   |  6,5        | 6,5      |
+-----------+-------------+----------+
 

Continuando uma questão que emergiu noutro tópico, a quantidade total de gasolina colocada não é importante para compreender a dimensão da reserva, pois é suposto esta avisar quando resta um certo número de litros de combustível no depósito.

De acordo com esta tabela, no 2G a reserva activa com 6,5 litros restantes. No caso do 3G, a experiência do pessoa aqui do forum aponta para bastante mais, na casa dos 9 litros.

Resta assim concluir que a reserva do 3G é de facto significativamente maior, pelo que fica aqui o aviso aos condutores 3G que ocasionalmente se desloquem num 2G. Be warned! Big Smile

 

 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Andei À procura e não encontrei nenhum, já alguém conseguiu fazer os 1000km com um depósito no C-HR ?

Será assim tão difícil?

Pedro,

Tendo o deposito 43 litros e fazendo contas de merceeiro, creio que com medias a rondar os 4,3 Lt/100km é exequível.

No entanto, não existem registos suficiente no Spritmonitor para aferir a facilidade ou dificuldade da conquista (media indicada para 357 registos = 5,31t/100km)

https://www.spritmonitor.de/en/overview/49-Toyota/1563-C-HR.html?powerunit=2

Ainda assim, se alguém me quiser emprestar o CH-R, dou-me como cobaia para tentar alcançar o objetivo! Big Smile

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Concordo com o Bruno Almeida.

Acho possível fazer os 1000 kms, mas da minha parte vai ser difícil comprovar porque não ando com o carro, só ao fim-de-semana, e nem sempre.

All Replies

Carlos Costa:
por acaso acho que é um bocadito "esquisito" falares assim acerca dos descontos

 

Estes descontos só trazem  vantagens para os vendedores. O desconto que te dão, só o tens se fores gastar mais dinheiro noutro lado, que é do mesmo grupo. Acabas por gastar o desconto na mesma e ás vezes indirectamente acabas por gastar mais ainda comprando o que não queres ou não precisas..diz-me, onde é que poupas realmente alguma coisa?. está tudo cartelizado pelos grandes grupos económicos. é só uma questão de dizer a qual grupo vais dar o teu dinheiro.

Spritmonitor.de

Sérgio Felicissimo:
Estes descontos só trazem  vantagens para os vendedores.

Vamos ter de nos contentar por concordarmos em discordar. Wink

Eu não penso assim, e aliás ao contrário do que outros fizeram aqui eu não entrei em linha de conta com os outros 5 cêntimos por litro que se recebem na promoção 5+5 para ir gastar no Continente. Nas minhas contas que estão explicadas no outro post eu dessa promoção apenas contei 5 cêntimos e não os 10. Como tu dizes aquilo é  uma "pescadinha de rabo na boca", por isso só conto metade, que é o meu desconto real. Mesmo assim deu os 13 cêntimos no total de todas as promoções que te relembro serem cumulativas.

Eu tenho de ter um cartão de crédito. Se posso escolher um cartão que me dá descontos em tudo o que compro, e mais ainda na gasolina, não vejo onde é que sou prejudicado. Se o grupo Sonae também ganha com a minha adesão ao cartão, então que seja, é uma situação em que ganhamos ambos, não vejo onde está o mal, parece-me ser um bom negócio, uma situação win-win.

Eu tenho direito a pontos no cartão GALP quer tenha o cartão ou não. O cartão GALP é grátis. O que é que eu perdi em acumular os pontos que acumulei? O que é que eu paguei a mais? Nada! Tinha gasto o mesmo se não tivesse o cartão. Agora com os pontos acumulados que tenho posso descontar 200 pontos por abastecimento para ter direito a um desconto extra de menos 5 cêntimos por litro. Onde é que eu perdi? Em lado nenhum, apenas ganho os 5 cêntimos, e como os 200 pontos são por abastecimento, quanto mais gasolina puser por abastecimento melhor será o rácio pontos/litros.

Eu tenho de fazer compras para a casa mensalmente. Perco alguma coisa em fazer no Continente e Modelo? Nada, não perco absolutamente nada. Aliás o supermercado mais próximo e que eu já uso de qualquer forma é Modelo, e o meu hiper de eleição sempre foi o Continente. São gostos. Por isso não perco nada nem tenho de mudar os meus padrões de comportamento para fazer um "sacrifício" de ir comprar ao Continente ou ao Modelo. Compro mais do que preciso? Claro que não. Não fiz ainda nenhuma lobotomia, e o dinheiro custa a ganhar. Faço as compras mensais no Continente do Montijo, onde agora até tenho parque reservado para híbridos, e as coisas mais do dia a dia no Modelo da Moita. O que é que perdi? Nada. Apenas ganho mais talões de desconto do que alguma vez iria gastar em gasolina com o Prius. Eu não vou de propósito às lojas da Sonae para ganhar talões de desconto!

Portanto como vês eu não tenho de fazer nada de diferente do habitual para ter a gasolina mais barata. Se isto não é poupar, não sei o que seja.

I rest my case.

Isso é que é revolta Sérgio, mas as coisas nem sempre são assim...e ainda bem!!

O meu caso: tenho desconto de 4 cêntimos na Repsol (iniciativa do revendedor Silva e Dominges SA) e mais 6 cêntimos por litro por ter o cartão de sócio do SLBenfica. A Repsol e o Benfica pertencem ao mesmo grupo? Não me parece!! Apenas têm uma parceria!! Sou sócio do SLB porque este é o meu clube e porque quero, não para ter desconto na gasolina. Aliás, quando aderi ao cartão o desconto era de 3 cêntimos. Não faria nenhum sentido pagar 100 euros de cotas anualmente para poder usufruir desse desconto miserável! Mesmo que não desse desconto na gasolina eu seria sócio na mesma, percebes?

Aliás, ontem estive a fazer uma estimativa dos quilómetros que realizei de Maio 2008 a Maio de 2009: 49500km, aproximadamente! Ou seja, poupei uns trocos valentes com estes descontos. E sim, tenho que arranjar maneira de fazer menos km...isto foi uma alarvidade!!

Mas existem outras formas de poupar uns cêntimos na gasolina, como pudeste ver no comentário do João, e que não implicam gastar mais dinheiro que o necessário.

pronto pá ta bem, não batam mais no ceguinho.. são gostos e gostos não se discutem... não vou mesmo á bola com cartoes e taloes e descontos, não tenho paciencia.

Mas tambem vos digo, que a promoção e marketing dessas tretas custa dinheiro, e se não houvesse nada disso os preços desciam alguns cêntimos e beneficiava-mos todos.

 

Carlos Costa:
Não faria nenhum sentido pagar 100 euros de cotas anualmente para poder usufruir desse desconto miserável!

PS: Carlos....não faz sentido nenhum pagares 100 euros de cotas.... enches dois depósitos e de certeza que te trazem mais alegrias do que as que tens tido...

Spritmonitor.de

Sérgio Felicissimo:
Mas tambem vos digo, que a promoção e marketing dessas tretas custa dinheiro, e se não houvesse nada disso os preços desciam alguns cêntimos e beneficiava-mos todos.

Ah, finalmente estamos de acordo!

O que eu digo é que uma vez que são estas "as regras", seria burro da minha parte não as saber "jogar".

Se a forma de conseguir a gasolina mais barata passa por utilizar esta panóplia de talões e de descontos... que seja, já que não tenho trabalho em os obter... de mal o menos. Se me obrigassem a mudar os meus hábitos é que seria complicado.

João Prates:

De acordo com o que sabemos, o máximo que se pode meter no depósito, com o carro inclinado para o lado certo, e com os tubos cheios até ao gargalo, são 60 litros:

 

| Ponto     | Litros      | Litros   |
| indicador | no tanque   | do ponto |
+-----------+-------------+----------+
| Top Máx.  | 60,8        | 13,0     |
| 10        | 47,8        | 10,0     |
| 9         | 37,8        | 3,6      |
| 8         | 34,2        | 3,6      |
| 7         | 30,6        | 3,6      |
| 6         | 27,0        | 3,6      |
| 5         | 23,4        | 3,6      |
| 4         | 19,8        | 3,6      |
| 3         | 16,2        | 3,6      |
| 2         | 12,6        | 3,6      |
| 1         |  9,0        | 2,5      |
| Reserva   |  6,5        | 6,5      |
+-----------+-------------+----------+
 

Continuando uma questão que emergiu noutro tópico, a quantidade total de gasolina colocada não é importante para compreender a dimensão da reserva, pois é suposto esta avisar quando resta um certo número de litros de combustível no depósito.

De acordo com esta tabela, no 2G a reserva activa com 6,5 litros restantes. No caso do 3G, a experiência do pessoa aqui do forum aponta para bastante mais, na casa dos 9 litros.

Resta assim concluir que a reserva do 3G é de facto significativamente maior, pelo que fica aqui o aviso aos condutores 3G que ocasionalmente se desloquem num 2G. Be warned! Big Smile

 

 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Andei À procura e não encontrei nenhum, já alguém conseguiu fazer os 1000km com um depósito no C-HR ?

Será assim tão difícil?

Pedro,

Tendo o deposito 43 litros e fazendo contas de merceeiro, creio que com medias a rondar os 4,3 Lt/100km é exequível.

No entanto, não existem registos suficiente no Spritmonitor para aferir a facilidade ou dificuldade da conquista (media indicada para 357 registos = 5,31t/100km)

https://www.spritmonitor.de/en/overview/49-Toyota/1563-C-HR.html?powerunit=2

Ainda assim, se alguém me quiser emprestar o CH-R, dou-me como cobaia para tentar alcançar o objetivo! Big Smile

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Concordo com o Bruno Almeida.

Acho possível fazer os 1000 kms, mas da minha parte vai ser difícil comprovar porque não ando com o carro, só ao fim-de-semana, e nem sempre.

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