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Volvo anuncia híbrido Plug-in para 2012

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Miguel Vinha Posted: 3 Jun 2009 2:00

Já todos vimos notícias semelhantes a estas acabarem por cair no esquecimento, e os veículos anunciados nunca verem a luz dos stands, mas a confirmar-se esta notícia o Prius Plug-In terá aqui uma séria concorrência, e parece-me que a associação da Volvo com a Vattenfall lhe dão alguma credibilidade.

É um Plug-In Diesel( Sad ) com consumos anunciados que rondam os 3l/100kms, e com uma autonomia em modo EV de 50kms!

Os testes das primeiras unidades começam já neste Verão.

Aconselho o video que está junto com o artigo.

http://www.autoportal.iol.pt/noticias/geral/volvo-anuncia-hibrido-plug-in-para-2012

 

(Srs. Admins, se a escolha do forum para colocar esta notícia não tiver sido a mais indicada, podem mudar o post para outro local, por favor)

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Muito bem, acredito na Volvo, não é por gostar dos carros, mas porque têm a casa mãe (Ford) com experiência em híbridos, e porque têm tradição em combustíveis alternativos.

O modelo de negócio que estão a adoptar é uma cópia (no bom sentido) do que a Toyota está já a fazer há anos com a EDF. Mais uma boa referência.

Claro que face à Toyota estão (aparentemente) bastante atrasados, mas decididamente fico muito contente de saber que já se estão a mexer a sério.

É pena que no vídeo e no texto não se vislumbre dados técnicos quase nenhuns, excepto a capacidade da bateria (8 kWh) e o tempo de carregamento (5 h). O tempo de carregamento é bastante conservador, o que para mim é bom sinal, não estão a puxar demasiado pelas baterias. Isto faz-se com uma tomada comum de 10 A sem qualquer problema.

O que eu ponho muitas reservas é na autonomia... dizer que com 8 kWh se conseguem fazer 50 km é MUITO optimista! Sim, pode-se fazer, mas não é com os "monstros" Volvo V70 a rolar a velocidades na casa dos 100 km/h sequer. Faz-se mas só em cidade, a andar bem devagarinho...

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https://www.media.volvocars.com/global/enhanced/en-gb/Media/Preview.aspx?mediaid=36279

Um ano e meio depois da notícia, vai-se confirmando...Em Março darão novidades, mas pessoalmente, a adição do fardo eléctrico num veículo com 200cv é algo pouco ambiental...e prevejo que possa custar mais de 10mil euros a mais...

Resta saber como é efectivamente medido o consumo combinado na nova versão para os plug-in...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

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É muito bem vinda a concorrência, se bem que os preços devem remeter mais para a gama da Lexus.

Tenho dificuldade em compreender porque utilizam o 2.4 diesel, quando a Volvo tem tradição nos motores a gasolina e, se o objectivo é a redução de consumo, porque não usar o 1.6 diesel, se está a dar tão bem conta do recado? Sempre reduzia o valor a pedir, pelo menos por cá.

De qualquer forma os valores parecem demasiado optimistas ao anunciarem consumos inferiores a 2 litros e 50 g CO2, mas isso deve ter a ver com a norma utilizada.

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Telmo Salgado:
a adição do fardo eléctrico num veículo com 200cv é algo pouco ambiental...

Com a devida vénia, penso que não, aliás penso precisamente o oposto.

Agarrar num veículo que normalmente gasta 8 ou 9 litros e passar a gastar 4 é muito bom, e foi isso que se fez com o Prius 3G de 136 cavalos.

Mas sejamos sérios: ter um veículo que normalmente gaste 11 ou 12 (ou mais) e passar a gastar 5 ou 6 é bem melhor, e se formos para berlinas como os Lexus que normalmente gastariam uns bons 15 ou mais, e de repente gastarem apenas 8, é estupendo.

Quanto mais gastar o carro, maior a redução que se tem com um sistema híbrido, assumindo que se fala de híbridos a sério e não tretas de motores eléctricos de 10 ou 20 cv emparelhados com MCIs de 200 ou 300 cv para cima!

Não é a reduzir um consumo que já é baixo que se tem o maior valor acrescentado, é a reduzir os consumos dos monstros que tens maior valor.

Claro que em países como Portugal isto não se verifica porque temos de contar com a cilindrada média extremamente baixa, mas nós somos como sempre um caso à parte.

As melhores aplicações que já alguma vez ouvi falar para sistemas híbridos foram precisamente os autocarros e os camions de recolha de lixo. A Volvo estava a trabalhar nos camions de lixo, e com bons resultados. Aí sim, a poupança seria enorme. São carros que passam a vida a acelerar e travar que nem doidos...

E preparem-se que vem aí o autocarro eléctrico... Zip it!

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Alexandre Jesus:
De qualquer forma os valores parecem demasiado optimistas ao anunciarem consumos inferiores a 2 litros e 50 g CO2, mas isso deve ter a ver com a norma utilizada.

Naturalmente. E tem em conta que estás a falar de um PHEV...

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