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GM Volt / Ampera

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Vejam este artigo:

Chevy Volt Engine Won't Recharge Batteries While Driving; Just A Regular Plug-In Hybrid?

É impressionante, como é possível... a montanha pariu um rato...

Já meti o meu comentário, não sei quando é que vai aparecer, mas cá vai:

 

Does the writer of this article know what a serial hybrid is? Why is he saying that a serial hybrid is not a hybrid?
This is lame engineering from the journalist, try to learn about what you write prior to writing it.
From the efficiency point of view, I don't know what is best, it's not that easy. If you drive a Prius you can figure out why.
The Prius acts both as a serial or as a parallel hybrid depending on the circumstance, that's why the HSD is by far the best hybrid system.
When the HSD is charging the battery while rolling, it can put the perfect rpm on the ICE for efficiency, put some energy on the wheels for locomotion and use the surplus for the battery charge. This is efficiency. Running at the same wheel speed with a regular ICE would mean going at different and inefficient ICE rpm.
 
Now when you have a serial hybrid, the battery HAS TO take some charge if you want to keep the ICE at optimum rpm, because the generator at constant optimal speed will generate a lot of energy that must go somewhere. If you are not cruising, this is impossible. You can not be producing a lot of power and not use it.
 
You can not have the ICE rotating at say 3000 rpm, generating some 10 kW of power and have the car moving along at 5 mph.
What this sadly means is that GM is planning to have the ICE rotating away from optimal rpm, increasing and decreasing speed to accommodate for electrical needs, and this is terrible for efficiency.
 
I sincerely doubt this can be less than the loss of charging and discharging the battery, if the battery is good.
The Prius battery can charge and discharge with around 90% efficiency (about 10% losses). I reaaaaally doubt the Volt varying ICE rpm can do this good.
 
Shame on GM.
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Vivam,

Quando em 2011 o GM Volt chegar ao mercado ????  já a Toyota  terá vendido muitos Prius Plug-in. Big Smile.

Para quem à dez anos tinha uma solução EV (GM EV1) a funcionar e matou o projecto, o Volt 2011 com as funcionalidades descritas representa um grande retrocesso tecnologico. 

Esta história das baterias não serem carregadas pelo ICE ou pelo aproveitamento da energia cinética resultante das desacelerações e travagens é uma solução para esquecer.

Depoís das 40 milhas de utilização as baterias ficam sem carga e o ICE nunca mais se desliga, portanto é impossivel fazer aquilo que o actual Prius faz com toda a facilidade ( Glide e Wrap-Stealth).

Cumps,

A. Marques

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Arménio Marques:

Esta história das baterias não serem carregadas pelo ICE ou pelo aproveitamento da energia cinética resultante das desacelerações e travagens é uma solução para esquecer.

Depoís das 40 milhas de utilização as baterias ficam sem carga e o ICE nunca mais se desliga, portanto é impossivel fazer aquilo que o actual Prius faz com toda a facilidade ( Glide e Wrap-Stealth).

Onde é que foste buscar essa Arménio?

O que diz no artigo é o contrário:

In this sustaining charge mode, the Volt never actively tries to recharge the battery. Energy from regenerative braking is dumped into the battery, but at stop lights the engine will actually power down, saving gas rather than recharging the battery as we'd always thought.

Para mim o problema é não conseguir fazer as 2 coisas ao mesmo tempo, carregar e andar, como já expliquei acima no outro post.

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Vivam,

Na realidade houve uma má interpretação do artigo da minha parte.

Segundo o mesmo a travagem regenerativa é usada para produzir energia que é enviada para bateria.

Uma vez a bateria descarregada ao fim das 40 milhas, o Volt passa de modo EV para modo de "suster a carga" da bateria e não a volta a carregar activamente.

Em viagens longas (+ 40 milhas) o ICE  nunca se desliga, exceptuado o caso em que o veículo pára.

Contudo isto ainda não passa de um prototipo, até sair para o mercado irá sofrer provávelmente muitas alterações.

Nota: A utilização do GPS também é rebuscada.

Cumps,

A. Marques

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Carlos Costa replied on 26 Sep 2008 16:45

Mais grave ainda... na edição da autohoje desta semana pode ler-se que o Volt é o primeiro automóvel no mundo com sistema de tracção directamente ligado ao motor eléctrico, e não ao vulgar motor de combustão!!! Deve haver muita revista a prostituir-se!!! Às vezes parece que o Prius não existe. É que as revistas portuguesas ditas "da especialidade" não lhe dão destaque nenhum. Esse Volt ao pé do actual Prius é um aborto...mal posso esperar pelo Prius plug-in para esses gajos verem como é se faz!!

Tanta expectativa à volta de uma porcaria de um carro!! Ainda esta semana na RTP mostrou um gajo de Lisboa que tinha um Clio Electrique importado, com 15 anos, com autonomia de 80 km em EV.

VOLT? Vai lá vai....

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Vivam,

Carlos Costa:
o Volt é o primeiro automóvel no mundo com sistema de tracção directamente ligado ao motor eléctrico

Perspectiva das revistas nacionais de carros sobre o Prius.

Estão já a ver onde pára os motores eléctricos e a transmissão ! Wink

Flinstones PSD = Perna Sapatilha e Descanso. Big Smile

Cumps,

A. Marques

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Imagens divulgadas ontem (está presente no salão de Geneva):

 

Technical Specifications

* Vehicle type: 5-door, front-wheel-drive hatchback
* Category: Extended-Range Electric Vehicle (E-REV)
* Chassis: independent McPherson struts front, compound crank twist axle rear, four-wheel disc brakes, full regenerative brakes to maximize energy capture, electric power-assist steering
* Seating capacity: four
* Performance
o Top speed: 161 km/h
o EV range: 60 km (MVEG cycle)
o Total range: >500 km
* Dimensions
o Wheelbase: 2685 mm
o Length: 4404 mm
o Width: 1798 mm
o Height: 1430 mm
o Cargo volume: 301 l
* Battery system
o Type: lithium-ion
o Energy: 16 kWh
* Electric drive unit
o Power: 150 hp (111 kW)
o Torque: 370 Nm
* Exterior
o Tire and wheel size: specially developed low rolling-resistance tires on 17-inch forged aluminum wheels

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Pedro Fortes:
Imagens divulgadas ontem (está presente no salão de Geneva):

Como já alguém aqui disse, isto é o GM Chevrolet Volt para a Europa.

Ou seja... joga no Euromilhões que é mais certo te sair o prémio do que este carro algum dia ser comercializado... Devil

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Ao que parece quem está por detrás de grande parte do projecto (USA Chev Volt / Eur Opel Ampera) é a subsidiária Opel e como tudo indica que esta se vai separar da GM e receber apoios do governo alemão há boas razões para acreditar que em 2011 podemos ver este EV nas ruas com o branding Opel.

Pena é que nunca seja para hoje, é sempre para daqui a poucos anos, agora é 2011... esperemos que sim e que a seguir a este venham muitos mais.

Digam lá que o carro não está interessante? 60 km não é muito mas para mim (e muita gente) chegava para o dia a dia.

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Não te esqueças dos amigos quando te sair o Euromilhões... e depois até nós podemos fazer protótipos espampanantes que nunca iremos produzir...! Devil

 

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