Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de Bordo 2G - MiguelCastro

rated by 0 users
This post has 176 Replies | 19 Followers

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Castro replied on 23 Aug 2013 16:01

Ontem, dia 22 de agosto de 2013, fomos visitar o Zoomarine (Albufeira).

Foram 2 trajetos diferentes cada um com 85km de extensão aproximadamente. Para lá, de manhã, fomos pela Via do Infante (A22) em velocidade de cruzeiro com o Cruise Control a marcar 111 km/h. Passamos pelos pórticos que o meu GPS de 2010 ainda não reconhece e optei pelo itenerário "Rápido 1". Tinha abastecido em Espanha no dia anterior (gasolina 95 a 1,449€ na BP de Ayamonte) e quando cheguei ao Zoomarine tinha um consumo médio de 4,7 l/100km (não tirei fotos porque o pessoal estava impaciente para ir esperar na fila de entrada do parque de diversões). Duração do percurso 1h 05m.

O 2º troço, de regresso, optei pelo percurso "Curto", demorei 1h 55m e a média global desceu para 4,4 l/100km. Foi bem fixe a viagem, porque poucos kms fizemos pela N125 (só de albufeira até ao cruzamento para Loulé iniciais e os 25kms finais entre Tavira e Monte Gordo). Passei por uma estrada impecável, quase sem trânsito, a N270, deu para ver as paisagens enquanto não anoiteceu e a bébé dormiu todo o percurso, fomos conversando durante o trajeto... muito bom. Curiosamente a temperatura exterior assinalava uns constantes 31 ºC até às 20h 45m o que fez a minha esposa duvidar do termóstato do Prius que à chegada verificou estarem afinal 28 ºC. No interior do carro no inicio do trajeto estavam 40 ºC que foram "transformados" em 25ºC finais graças a um ar condicionado que esteve ligado metade do percurso nos 23 ºC.

Foi um dia muito bem passado que terminou com uma fantástica viagem. Obrigado Prius, por fazeres parte da nossa família. Cool

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

12/11/2013

Dia de mudança dos 4 pneus.

No dia 2 de outubro comecei a procurar orçamentos para mudar os 4 pneus do meu Prius.

3 modelos surgiram de marcas diferentes: MICHELIN Energy Saver + 87H; TOYO e BRIDGSTONE (estes 2 últimos não sei de memória).

Optei pelos Michelin que me ficaram a 122€ cada um, já com montagem, calibragem e alinhamento da direção. Gastei 488€ (+ 3€ de gorjetas aos 2 rapazes que os mudaram).

Os pneus foram encomendados ontem, vieram de Santo Tirso, e assim que cheguei reparei logo neles empilhados à entrada. Reparei nos autocolantes, que indicavam eficiência A em "condução à chuva" e C nos "consumos". Reparei também no nº 3113, ou seja, made in spain na 31ª semana do ano 2013.

Pareceu-me uma decisão razoável. O preço e o desempenho dos michelin originais agradaram-me (talvez tivesse encontrado um preço melhor mas aqui já me conhecem e são de confiança, é onde faço as rotações de 10 000km em 10 000km e onde comprei os NANKAG para o Yaris).

Os de origem percorreram 72 470km e ainda faziam mais alguns, mas com a chuva a aproximar-se e com a inspeção quase à porta, decidi avançar. Aproveitei para ver se o meu medidor de pressão comprado na Norauto estava afinado e confirmou-se os 23 bar de pressão. Amanhã vou voltar aos 44 PSI (estou quase a dormir portanto devo ter-me enganado nalguns números ou unidades).

Espero que estes aguentem mais 5 anos ou 75 000km :)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Fizeste 70 e tal mil km com os pneus de origem, não está nada mal! Wink

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 50 Contributor
Full Hybrid
000_Flint
tcap-support

No meu fumarolas eles duram quase 100 mil Stick out tongue

Num Casio G-SHOCK GW-7900

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Nuno Amaral:

No meu fumarolas eles duram quase 100 mil Stick out tongue

Tem 110cv e 1350kg? Devil

Top 50 Contributor
Full Hybrid
000_Flint
tcap-support

Isso nao tem nada haver com o peso e cvlagem, tem a ver sim com o peso do pé no aceleradorStick out tongue

Num Casio G-SHOCK GW-7900

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Nuno Amaral:

Isso nao tem nada haver com o peso e cvlagem, tem a ver sim com o peso do pé no aceleradorStick out tongue

Os 3 factores influenciam, Nuno... Geeked

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Castro replied on 31 Dec 2013 16:10

31 de dezembro de 2013

Resumo de mais um ano:

• 74.204 km até agora (desde janeiro de 2008);
  • 10.953 km no ano 2013;
  • 2.265,87€ gastos totais durante o ano 2013;
  • 0 que dá 0,21€ por km percorrido.
  • 9.274,01€ despesas totais desde data de compra, o que dá uma média de 2.060,89€ por ano (isto porque tenho o carro à 4,5 anos).
  • Total abastecimentos: 4.406,90€
  • Total revisões: 891,42€
  • Total seguros: 2.179,30€
  • Total outras despesas: 1.796,39€

Continua a ser um "Fantastic Car" (analogia à matrícula FC) que muito prazer me dá e segurança para a minha família.

Desejo a todos a continuação de viagens seguras ao volante dos vossos automóveis.

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Castro replied on 25 May 2014 18:23

No dia 29 de abril o meu Prius começou a fazer um barulho que associei ao escape roto.

Como tinha encomendado um novo suporte para o pisca lateral esquerdo (que é uma peça única e como a minha deixou entrar água fundindo a lâmpada, não valia a pena substituir e a água iria fundir a lâmpada novamente, além disso custou 15 euros aprox.) na oficina do Prior Velho, pedi ao chefe, Sr Hélder (sempre impecável) que me visse o que era.

Assim foi. Prius para cima do elevador e lá estava um buraquinho no escape por baixo dos assentos da frente (sensivelmente) e o suporte ligeiramente torcido. Percebi logo que o batente do meu portão está a raspar nesta zona e com o carro mais carregado, ou uma passagem mais apressada, causou esta pequena perfuração. Na Toyota, implicaria mudar todo o conjunto de escape e por alto, orçamentaram em 1000 euros Crying  Felizmente um rapaz da receção (não quero causar qualquer tipo de problemas ou mal entendidos) que não vou referir o nome, disse-me que numa oficina que percebessem de escapes talvez conseguissem reparar isso.

Como o meu Prius fazia um som horrível (ou talvez esteja a exagerar mas quem se habitua a carros silenciosos é assim) segui o conselho dele.

Foi muito engraçado. O mecânico dos escapes começou por gozar :"então meta lá o carro a pilhas no elevador se faz favor". Assim fiz. Ele eleva o meu menino, faz o diagnóstico e diz: "isto resolve-se. Levanta-se um bocadinho aqui, uma gota de solda acolá, uma cacetada com o martelo para endireitar isto e fica fino". 

Ok fixe, bora lá então, disse-lhe eu. Não sou uma pessoa vingativa (só às vezes), mas assim que ele acende o maçarico e mete a máscara protetora, descuida-se e toca com o braço no escape que estava quente, soltando um "fo**-se, afinal é a pilhas mas também tem o escape quente". Ri-me por dentro. Prius 1 - Mecânico 0.

No final pediu-me 5 euros. Fantástico. De uma despesa de 1000 € pagar 5€! Até ofereci uma nota de 10 ao homem para beber uma Beer e não ficar chateado com o carro a pilhas.

Junto uma foto do pisca com água (se conseguirem ver)

E hoje o meu Prius ultrapassou os 77777 Kms.

Reparei que já não escrevia nada aqui à muito tempo. Quando escrevo estico-me um bocadinho. E tenho sido algo egoísta: leio e não comento, aprendo e não partilho. Prometo melhorar daqui para a frente e comentar mais.

Abraço Priuspessoal

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 25 May 2014 21:15

Miguel Castro:
De uma despesa de 1000 € pagar 5€!

Nas oficinas da marca já ninguém sabe reparar nada, apenas sabem substituir peças. Sabes como é, quando é preciso alimentar muitas bocas, o dinheiro (muito, de preferência) tem que vir de algum lado...Devil

Page 16 of 18 (177 items) « First ... < Previous 14 15 16 17 18 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com