Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Híbridos e o Orçamento de Estado 2010

rated by 0 users
This post has 11 Replies | 4 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates Posted: 27 Jan 2010 16:13

Quem quiser ainda é capaz de conseguir comprar o Diário de Notícias de hoje (clicar na imagem para zoom):

Finalmente lá consegui chamar à atenção sobre alguns dos problemas que afligem a mobilidade urbana, com especial enfoque na carga fiscal sobre os híbridos. É pena que os pormenores sobre a impossibilidade de resgatar o IVA da gasolina, o uso profissional (por ex. em táxis) e outros casos particulares não tenham sido transcritos, mas o jornalista estava limitado no espaço disponível.

Encaro isto como a primeira "pedrada no charco". Depois de saber o que soube hoje sobre este magnífico Orçamento de Estado... ai ai... muita coisa fica por dizer e criticar... vamos de mal a pior... Sad

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

De facto a notícia está um pouco curta e não é perceptível a que impostos se refere na questão híbridos-diesel, mas parabéns por esta primeira chamada de atenção na imprensa. Pode ser que surjam outras possibilidades adiante. Essa do desconto do IVA dos taxistas é demais, parece que temos prazer em obrigá-los a andar com uns fumarentos do século passado sem filtro de partícluas e com mais de 300.000 km. Afinal só interessa o CO2 e a saúde das pessoas que se dane? Confused

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G

João Prates:
Encaro isto como a primeira "pedrada no charco".

Espero, de facto, que seja uma primeira "pedrada no charco". Também não gostei nada do que ouvi, ou consegui ler sobre o capítulo dos automóveis na Proposta do Orçamento de Estado. Tendo em conta o alerta que fazes, João, nunca se sabe se despertará uma "luzinha" no cérebro (às vezes escuro sobre estas matérias nos Srs. Deputados) aquando da discussão da Proposta a nível de Comissões Parlamentares, pois o mesmo ainda vai ser "digerido". Se calhar compete-nos a nós (em especial aos que têm recursos de escrita e conhecimentos de causa - como muito bem fez o João Prates neste, pequeno, infelizmente, artigo) fazer "pressing" no sentido de vermos reconhecidos algumas das (grandes) vantagens dos híbridos, mas todos nós sabemos que a falta de interesse, por um lado, e a pressão das grandes marcas europeias, por outro, não "abrem os espíritos" a tão enraizados vícios. Vamos insistindo. Como diz o Povo: "quem quer a bolota trepa..."

Top 500 Contributor
Pendura
021_Auris_HSD_1G
banned

João Prates:
... vamos de mal a pior... Sad

Bem podes dize-lo João, tendo um deputado na familia dá para perceber algumas coisas, sem querer estar a politizar muito a situação, o cenário não é animador, mas o clima económico também não e Portugal está mesmo nas lonas... A ordem é poupar ao máximo e em tudo.

Claro que já sabemos quem leva sempre por tabela. O facto de se acabar com o incentivo ao abate este ano é um pau de dois bicos porque a industria nos últimos dois anos, levou uma dentada acima dos 40%, e só não foi pior graças aos balões de oxigénio introduzidos pelo estado.

Se em 2011 que é já ao virar da esquina o apoio se ficar pelos EV's, não sei não. Sou daqueles que acredita que nos primeiros 5 anos os EV's será para um nicho de mercado e sei que vai haver lançamentos de EV's em 2010 e 2011, agora fico com dúvidas em relação aos postos de carga e troca das baterias.

A relativamente 10 metro da sua casa um colega meu têm lá um terreno baldio com um grande cartaz a anunciar: "Futura Estação de Carga e Troca de Baterias Auto" a ser inaugurada em Setembro de 2010?!?

A obra ainda não está licenciada e não existe um único sinal de que o seu começo esteja para breve.

Enfim... 

Not Ranked
Pendura
000_Flint
tcap-support

Pois é chefinho isto anda de mal a pior sim... mas como quem não chora não mama... a ver vamos se alguns deles abrem o jornal e a noticia lhes clique o cérebro...

será que é possivel fazermos uma carta a expor tudo isto com abaixo assinado e mandar-mos para a AR com pedido de análise?

انيسا آدم

"You yourself are the child you must learn to know, rear, and above all enlighten. To demand that others should provide you with answers is like asking a strange woman to give birth to your baby. There are insights that can be born only of your own pain, and they are the most precious. Seek in your child the undiscovered part of yourself"

PRIUS: Automobile Star Star Star Star Star

Top 500 Contributor
Pendura
021_Auris_HSD_1G
banned

Aneesa:
será que é possivel fazermos uma carta a expor tudo isto com abaixo assinado e mandar-mos para a AR com pedido de análise?

Acredita, o que não falta na AR são cartas e abaixo assinados a pedir mil e uma coisas, o ACP e os importadores das marcas em Portugal têm feito bastante barulho incluindo o sector dos transportes, mas parece que a surdes vai continuar.

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
000_Flint
tcap-support

A lógica dos impostos sobre os automóveis é "facturar".

Vendo as tabelas antigas do imposto de circulação há um escalão muito engraçado, até 100V e mais de 100V. E mais piada tem se comparamos o que um carro eléctrico e o que um diesel pagavam!!!

 

Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

A proposta de orçamento de estado para 2010, na senda do esperado;

- acaba com a tributação de IVA sobre ISV;

- não se entusiasmem, o ISV vai subir em conformidade para que o resultado final seja neutro.

- há um aumento de 2% adicional no ISV;

- há um aumento de 5% no IUC para carros comprados em 2010, e de 1% para os de anos anteriores;

- o incentivo ao abate volta aos valores de 2008 (mais baixos que os de 2009), e o limite de elegibilidade de CO2 baixa para as 130g;

- introduz a grande benesse de 5000 euros na compra de carros eléctricos. Aposto que o benefício é retirado quando for realmente possível comprar algum.

Para quem manda é capaz de haver aqui um dilema. Por um lado, as receitas dão jeito ao estado e aumentar assim os impostos é matar a galinha dos ovos de ouro e até induzir desemprego numa área económica relevante. Mas por outro, o desiquilíbrio das contas externas é brutal, o país vive acima das suas posses e o sector automóvel é que mais crédito gera a seguir ao sector habitacional, sendo no essencial importações.

Assim, a perda de receitas é má mas a redução das vendas é boa...

- e mais uma: agrava bastante o ISV para deficientes.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Luis Neves:
- não se entusiasmem, o ISV vai subir em conformidade para que o resultado final seja neutro.

O resultado vai ser bastante positivo no caso dos híbridos, mas eu preferia ter a possibilidade de deduzir o valor do IVA da gasolina.

Será bastante positivo porque o desconto por ser híbrido vai assim na prática ser aplicado ao valor que até agora era IVA, reduzindo bastante o total.

Mas eu continuo a dizer que os híbridos não deviam ter desconto nenhum no ISV, o desconto devia ser por emissões, nada mais.

Se os híbridos são de facto tão bons a reduzir as emissões então terão um desconto na mesma, mas já os híbridos da treta como alguns que temos lido com mais de 300 cv no MCI e uns 20 cv no MG ficavam pelo caminho.

Ser híbrido não é um objectivo, ser híbrido é um meio para atingir um fim: Reduzir drasticamente a poluição aumentando a eficiência.

Not Ranked
Pendura
000_Flint
tcap-support

Bem Alexandre se os olhos não querem ler bora todos pra la fazer a revolução...

eu sinceramente sinto o povo por estas bandas mui pacifico sabem... continuo a pensar que a solução para pararem de abusar do povo é uma senhora revolução... como dizia o meu herói ZECA AFONSO "o que faz falta é chamar a malta"...

então cá estou eu a chamar-vos meus camaradas vamos manifestar, buzinar, sei lá que venham ideias mas vamos fazer essa surdes sucumbir e abrir os timpanos de quem devemos... assim dão atenção às nossas reivindicações não acham?...

انيسا آدم

"You yourself are the child you must learn to know, rear, and above all enlighten. To demand that others should provide you with answers is like asking a strange woman to give birth to your baby. There are insights that can be born only of your own pain, and they are the most precious. Seek in your child the undiscovered part of yourself"

PRIUS: Automobile Star Star Star Star Star

Page 1 of 2 (12 items) 1 2 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com
Powered by Community Server (Non-Commercial Edition), by Telligent Systems