Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo - Telmo Salgado

rated by 0 users
This post has 710 Replies | 35 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Infelizmente, quando diz respeito a questões técnicas, deixo o conceito estético totalmente de lado. Se uma roda em ferro sem tampão consumisse menos, iria para essa escolha. É o meu feitio.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Telmo Salgado:
Infelizmente, quando diz respeito a questões técnicas, deixo o conceito estético totalmente de lado. Se uma roda em ferro sem tampão consumisse menos, iria para essa escolha. É o meu feitio.

Há malucos para tudo...

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 19 Mar 2010 15:42

Telmo, antes de mais, porque penso que ainda não tos tinha dado, aqui ficam os meus mais sinceros PARABÉNS

És o exemplo perfeito de como uma pessoa com interesse em aprender e curiosidade q.b. aqui vem parar, lê, debate, aprende, partilha, ensina, e no final toma a única decisão possível. Espero que tenhas o carro a tempo do nosso 6º encontro, mas estás desde já convidado a aparecer nem que seja de fumarento, conquistaste o teu lugar por mérito próprio. Yes

Telmo Salgado:
Já avançou um mail ao vendedor. Espero que traga novidades que me aliviem consciência ambiental e carteira. Quanto às questões técnicas, também pedi para me esclarecerem, se for o caso.

Eu aviso-te já que se és esquisito com o amortecimento dos pneus, vais sofrer, mas vais sofrer mesmo, os pneus das jantes de 17" são muito finos.

Mas um tipo como tu, que admira e estuda os conceitos técnicos, é tipicamente também um indivíduo que gosta de "picar" a máquina de vez em quando, de se divertir com o seu comportamento, não será? Admirar a técnica e a engenharia e depois não gozar a dinâmica da máquina é talvez morrer na praia, digo eu...

E se gostares de ver o comportamento do bicho, se gostares de "brincar" com o 3G, não vais nunca trocar por jantes de 15", esquece isso!

Por outro lado tens um problema intransponível: os carros de 17" não estão homologados para 15" e vice versa, por isso por mais que o teu vendedor te queira ajudar, vai sempre esbarrar nesta intransponibilidade. Nada a fazer.

Aposto que até encontravas aqui no fórum quem não se importasse nada Stick out tongue de trocar de jantes contigo, ficar com as tuas de 17" e dar-te as dele de 15", mas depois ficavam a arriscar uma multa jeitosa... não me parece...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Telmo, parti esta thread e criei um DB para ti, porque isto já tem tudo de diário de bordo, digamos que é a preparação para a viagem.

Pouco tem a ver com a tua apresentação, e tive o cuidado de ver que não tinhas dados particulares descritos antes de colocar os posts na área pública.

Onde estava, na tua apresentação dentro da área privada, só os membros é que acompanhavam, e acho que todos devem ler o teu exemplo.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 19 Mar 2010 19:14

Alexandre Oliveira Perdigão:

Telmo Salgado:

Há malucos para tudo...

Maluco...eehehe

Exactamente. Mas volto a frisar a superioridade da função sobre a forma.

Se o carro fosse um adorno, pensaria com o chip do "design", mas como é um meio de transporte, categorizo-o com base na sua eficiência, eficácia e qualidades objectivas.

João, obrigado pelo tempo que dispendeste a regularizar e tornar a apresentação um DB. E esse facto técnico que eu desconhecia, é para mim, e sem qualquer dúvida responsável pela maior contradição do Prius. Estou portanto, entre a espada e a parede. Vou conviver com o mais inteligente dos veículos, com meio caminho andado para hérnias discais.Broken Heart

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 20 Mar 2010 19:52

Bem, quebrei o meu enguiço do fórum, e finalmente andei num Prius - atrás e a conduzir

A unidade ensaiada era precisamente igual à que me será entregue em breve (Abril)

Agora vêm as boas...não notei que fosse uma tábua!

E as más...é mais duro do que o Carina, e imensamente mais que o Volvo740 velhinho...mas os anos vão passando e a raça humana tem destas coisas, se calhar vamos ficando todos mais rijos (not). Não consigo evitar um esgar de reprovação às jantes de 17, é mais forte do que eu. Talvez a minha costela de Neanderthal seja a dum indivíduo habituado a ser tratado como um líder de tribo. Outras reincarnações luxuosas...

De volta ao terreno:

O teste correu sob uma chuva intensa, e com 4 marmanjos a bordo (sim, levei mais olhinhos para "registar o momento especial!) além do incansável vendedor. Com a dita carga e o AC para desembaciar, não é que o nosso Branca de Neve se desembaraça muito bem? [Espelho meu, espelho meu, haverá alguém mais económico do que eu?] E gastou menos de 6 na totalidade do ensaio!

O motor esteve presente inúmeras vezes (pudera), mas com uma suavidade fascinante e um nível sonoro absolutamente discreto, o que me ajudou a eu respirar de alívio com a perspectiva do "corta relva" acelerado ou da "máquina de lavar" dos fumarentos que por vezes contacto. Atkinson, prémio Nobel da Mobilidade!

Gostei particularmente também do tacto da travagem (tinha alguma reserva face ao desafio que isto coloca, olhando para o gráfico da regeneração e sabendo da complexidade que é juntar isto de binários resistentes) e da direcção, do espaço, e o que falar da tecnologia que a Toyota tão habilmente coloca à disposição de forma séria, honesta e simples!

Acho que não conseguiria traduzir de forma mais directa e objectiva a emoção de ter estado em pulgas para este ensaio e agora estar salivando a chegada da apetitosa Branca de Neve:

A Toyota fez um veículo ABSOLUTAMENTE REVOLUCIONÁRIO, que nesta 3ªgeração está perto da perfeição. Não é de menos ajuizar as próximas utilizações deste trem: o Auris HSD e o Lexus CT200h.

Lentamente, tão lentamente responderam, que estão agora os outros construtores votados ao ridículo. Aos meus olhos, e perdoem-me todos os amantes de automóveis, não há no mercado outros veículos à venda: há carroças não-híbridas, que servem meia dúzia de utilizações típicas (p.ex. AE, e deslocações intercontinentais desde que o gasóleo esteja protegido como está hoje) e outras minorias.

Portanto, penso que está justificada a minha escolha. Sabia-o antes de vir para este espaço, mas tinha de abrir mais os olhos para a convicção ser ainda mais forte tecnicamente.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Telmo Salgado:

A Toyota fez um veículo ABSOLUTAMENTE REVOLUCIONÁRIO, que nesta 3ªgeração está perto da perfeição. Não é de menos ajuizar as próximas utilizações deste trem: o Auris HSD e o Lexus CT200h.

Lentamente, tão lentamente responderam, que estão agora os outros construtores votados ao ridículo. Aos meus olhos, e perdoem-me todos os amantes de automóveis, não há no mercado outros veículos à venda: há carroças não-híbridas, que servem meia dúzia de utilizações típicas (p.ex. AE, e deslocações intercontinentais desde que o gasóleo esteja protegido como está hoje) e outras minorias.

Portanto, penso que está justificada a minha escolha. Sabia-o antes de vir para este espaço, mas tinha de abrir mais os olhos para a convicção ser ainda mais forte tecnicamente.

Acho que todos os vendedores Toyota deviam ler estes teus parágrafos, e emoldurar no stand...

Agora é contar os dias... a passar lentamente... eheheh

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Dia menos 2: Tem matrícula. A Branca de Neve tem umas "iniciais" IZ do meio.Stick out tongue

Faltam menos de 48 horas. Calma, Telmo...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Telmo Salgado:
Faltam menos de 48 horas. Calma, Telmo...

Fujem que amanhã por esta hora ninguém cala o Telmo!Wink

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Dia menos 1: Vai ter seguro pela CaetanoAuto->GrupoSC->Coral Seguros (Tranquilidade). A proposta vai detalhada no tópico referente aos Seguros, para informação geral. A primeira "viagem" será a Espinho ver um concerto de clarinetes (ambiente igual ao "a bordo do Branca de Neve", com um silêncio tipo John Cage 4'33"). A segunda "viagem" será à aldeia, pelo que prá semana terei 500km para descrever. Isto se a hérnia discal não me inibir Devil

Page 3 of 72 (711 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com