Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Economia de Combustivel - Pneus LRR, Pesos e Threadwear

rated by 0 users
This post has 2 Replies | 1 Follower

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
000_Flint
Clube 1000 km
tcap-support
João Martins Posted: 16 May 2010 10:21

Olá a Todos

Tenho andado a 'estudar' um pouco sobre qual o melhor tipo de pneus a escolher para o Prius tendo em conta os consumos. Pelo que tenho lido parece ser unanime que são recomendados os Pneus LRR com o mais baixo peso possivel. O problema é saber quais os modelos das várias marcas que são LRR e quais as suas caracteristicas.

Em www.tirerack.com podem ser consultadas as caracteristicas técnicas da maioria das marcas e modelos de pneus, inclusivé o Peso (em Lb) e o indice de Threadwear.

O peso dos pneus conta bastante, mas normalmente os mais leves são os que tem um indice de Threadwear mais baixo, sendo por isso menos duráveis à partida.

Deixo-vos aqui alguma documentação (já com uns anitos mas util) sobre as escolhas de pneus e a economia de combustivel, para quem quiser saber mais sobre o assunto.

Green Report - Low Resistance Tires.pdf

Tires and Fuel Economy.pdf

Rolling Resistance Measurements - Several Brands and Models.pdf

Provavelmente, no fim de contas os ganhos em optar por pneus LRR são marginais, mas de qualquer forma fica a preocupação e a informação para quem necessitar.

Abraço

Fumarento (mas com DPF)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Obrigado, João. São artigos muito interessantes e que se justificam ler para dissipar dúvidas.

No caso do 3G, as opções tomadas são discutíveis, e somente o base e o premium com solar têm pneus "verdes". A restante oferta é brindada com o BG Turanza ER33, de medida 215 exagerada quanto a mim, por que reduz o perfil para uns 45 - no site oficial diz que este modelo destaca-se por "baixo ruído", mas não refere nada da baixa resistência de rolamento, ou seja, não é um "verde"Super Angry...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
000_Flint
Clube 1000 km
tcap-support

Penso que o facto dos modelos com jante de 17'' estarem equipados com pneus 215/45R17 não significa que o pneu não seja 'verde'.

Por exemplo os Toyo (http://www.toyotires.eu/events.php?id=175) na medida 215/55R17 aparentemente são LRR. Na generalidade, pneus que não tenham rasto desportivo oferecem uma resistencia ao rolamento menor (os desportivos tem aderencia superior, aumentando a resistência ao rolamento devido ao facto da borracha ser mais macia).

Mas estou de acordo que um pneu de 15'', será à partida sempre mais 'verde' pois permite normalmente melhores consumos.

Seria interessante conseguir ter aqui as diferenças de peso entre um conjunto Jante + Pneu 15  e Jante + Pneu 17 para o Prius 3G.

Pela minha 'colheita', o Prius 3G está a sair equipado com os seguintes pneus por esse mundo fora, que poderão servir de escolha para alguns de nós quando chegar a altura de trocar (isto se ainda for possivel encontrar os modelos):

15 Polegadas :

YOKOHAMA AVID S33;

Bridgestone ECOPIA EP20; Bridgestone ECOPIA EP25

17 Polegadas :

Bridgestone TURANZA ER33; Bridgestone TURANZA EL400;

Toyo PROXES R30; Toyo Proxes A20;

Michelin PRIMACY HP

Caso alguém tenha os seus Prius equipados com pneus diferentes, estejam à vontade para actualizar a lista !

E já agora, um teste muito interessante com várias alternativas de pneus e respectivas conclusões para o Prius (neste caso o 2G) :

http://www.tirerack.com/tires/tests/testDisplay.jsp?ttid=121

Cumps

Fumarento (mas com DPF)

Page 1 of 1 (3 items) | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com