Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo - Pedro Matos

rated by 0 users
This post has 49 Replies | 7 Followers

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
Pedro Matos Posted: 3 Sep 2010 1:46

Começo este diário de bordo aos 2004Km, dos quais 1999,9Km na minha mão; um mês (menos um dia) depois da entrega.

A média de consumo  global está nos 5.0 l/100Km, 1999,9Km, velocidade média 40Km/h.

O depósito actual vai nos 4,6l/100km, 330,6km, velocidade média 36Km/h.

A adaptação foi muito fácil.

Conduzir o Prius tem sido um descanso.

O meu desafio actual é ter o pé na posição de "fluxo de energia nulo" sem olhar para o indicador do sistema híbrido.

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Não digas que não vais abrir uma conta no Spritmonitor, para o Luis Neves te incluir na estatística dos consumos...

Pedro Matos:
O meu desafio actual é ter o pé na posição de "fluxo de energia nulo" sem olhar para o indicador do sistema híbrido.

Deve ser um bom desafio, que só devo conseguir fazer com o carro parado Stick out tongue

Pedro Matos:
A adaptação foi muito fácil. Conduzir o Prius tem sido um descanso.

Isso, a gente sabia... Embarrassed queriamos era saber mais um bocadito...

hoje aprendes, amanhã ensinas, e o ciclo repete-se até ao infinito...

Prius 3G (ZVW30H8)             Spritmonitor.de  Renault Megane 1.5 dci

https://www.youtube.com/watch?v=bl0Wq4tVXI4

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km

Ontem, 2010-09-05, por volta das 20:30, no pára-arranca da A2 a caminho da ponte 25 de Abril, vi um Prius 3G de 2009/11 com o autocolante cá do Prius PT. Foi a primeira vez que vi um Prius PT ao vivo.

Not Ranked
Pendura
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Pedro Matos:
Ontem, 2010-09-05, por volta das 20:30, no pára-arranca da A2 a caminho da ponte 25 de Abril, vi um Prius 3G de 2009/11 com o autocolante cá do Prius PT. Foi a primeira vez que vi um Prius PT ao vivo.

Vai-te preparando, eles (nós) são cada vez mais a circular nestas estradas portuguesas.....  Já agora esta semana passei rentinho por um 3G cinza metalizado na Vila de Silvalde aqui em Espinho.....  Foi pena o trânsito não permitir mais conversas.....   

A cada mês que passa é mais frequente passar por Prius 3G.....   Como diria alguém "eles andam aí"  Big Smile

Parabéns pela tua máquina Cake

Abraço 

Abel Casal Ribeiro

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km

Antonio Valente:

Não digas que não vais abrir uma conta no Spritmonitor, para o Luis Neves te incluir na estatística dos consumos...

Já me registei no Spritmonitor e já comecei a meter dados, porem... não tenho tomado nota do valor do odómetro a quando dos abastecimentos. Embarrassed  Assim não dá para fazer médias... A ver se no próximo abastecimento não me esqueço.

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km

Experiências 2010/09/12

Agora que tenho um carro com computador de bordo (CB) e que até faz uns gráficos porreiros, tenho-me apercebido do impacto que os declives têm nos consumos.
Este fim-de-semana fui à "terrinha". Pelo caminho resolvi fazer algumas experiências...
O percurso: Lumiar-Caxarias-Lumiar pela A1.

1a. experiência

Qual o consumo médio na subida desde a saida para torres novas até "lá acima" ao ponto que se se passa de 3 para 2 faixas?
Usando coordenadas maps.google.pt, desde 39.476885,-8.630922 até 39.528143,-8.669736. São 7 a 8 quilómetros com declive de  10% (pelo menos em parte do percurso).
Meti o cruise control a 120Km/h, ao passar o viaduto fiz reset da "trip B" e lá fomos nós. Durante a subida o Prius teve bastante facilidade em manter a velocidade programada, só teve que a diminuir uma ou duas vezes para manter a distância ao da frente.
Lá em cima, aos 7.7 km o CB indicava um consumo de 9.2L/100Km e uma velocidade média de 113Km/h.
Ora, considerando que no sentido inverso o consumo foi zero; 9.2/2 = 4.6, não me parece mal.

2a. experiência

Passadas as portagens de Fátima, que consumo conseguirei no percurso Portagens-Caxarias-portagens? De Fátima a Caxarias existem muitas descidas... Fiz reset da "trip B".
Chegado a Caxarias: Trip B ~ 27.2km; 2,8l/100km; 35km/h.
De volta à portagens: Trip B ~ 50.1km, 3.7l/100km; 39km/h.
Fiquei entusiasmado, pela primeira vez, num percurso em o ponto inícial e o final são o mesmo, consegui um consumo abaixo dos 4l/100km. Iupi!
Mas a seguir vinha a autoestrada que ia estragar todo o entusiasmo. Ou não?

3a. experiência

Será possível com alguma paciência fazer um "bom" consumo até Lisboa?
Quando passei o ponto 39.528143,-8.669736, no cima da subida, fiz reset à trip B... Os primeiros 7 kilometros foram "à borla" mas depois... Como manter uma média acima dos 100km/h sem interferir demasiado no transito? Tentei acelerar nas subidas e aproveitar as descidas.
Chegado a casa, Lumiar, estacionado o carro, o resultado foi: Trip B ~ 106.4km, 4.2l/100km, 98km/h.
O depósito actual estava com: Trip A ~ 285.3km, 4.5l/100km, 78km/h.
Enfim, melhor do que os habituais 4.7, e melhor que a média do "depósito actual"... mas tendo em conta a diferença de altitude entre a partida e a chegada, soube-me a pouco. Sad
Tenho que experimentar mais.
Boas noites.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Bom dia, Pedro

De facto, é dessas experiências que vive o neófito priusiano, que nem dorme a pensar na máquina que resolveu adquirir, e como ela mudou hábitos, precepções e faz impacto. Falo por mim.

A 3ªexperiência é reveladora da razão fundamental do consumo de energia. Apesar do Cd (ou Cx)baixíssimo que tem o Prius, não deixa de ser nas velocidades superiores que os maiores consumos se verificam, ou seja AE. Tipicamente a energia necessária no mesmo espaço percorrido tem uma evolução com coeficiente dois da velocidade, i.e., a 60km/h gasta 4 vezes menos que a 120km/h. Edit: considerando somente o efeito aerodinâmico invíscido, i.e., o correspondente ao efeito de forma (cone de ar) e não ao atrito pela superfície.

http://en.wikipedia.org/wiki/Drag_equation

Esta realidade é independente do tipo de motor que o automóvel use, por curiosidade há pouco tempo vi num ensaio ao Nissan Leaf que a sua autonomia poderia descer até aos 77km num percurso rápido...É nesta gama que o Diesel está um pouco mais à vontade por ter uma curva de eficiência favorável vs potência mas com outros encargos que sabemos...

Nota: A diferença da altitude não teve impacto nessa experiência, 7 km de declive apenas, em 106km, é pouco.

Saber a pouco?? Só se te estás a referir ao tempo ao volante...Talvez te propunha que fizesses como o Valente, em meia Europa a fazer "experiências" Angel

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Pedro Matos:
Já me registei no Spritmonitor e já comecei a meter dados, porem...

Pedro
Olha que a gasolina que andas a meter é 95 e não 91

Pedro Matos:
A ver se no próximo abastecimento não me esqueço.

Convinha que não te esquecesses, e depois faz contas para os valores passados.

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Telmo Salgado:
Nota: A diferença da altitude não teve impacto nessa experiência, 7 km de declive apenas, em 106km, é pouco.

Telmo
Olha que o Pedro só disse que os primeiros 7km foram a descer.

Telmo Salgado:
Saber a pouco?? Só se te estás a referir ao tempo ao volante...

Penso eu que o "soube a pouco" foi relativo ao abaixamento de média global.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

O declive em 7km percorridos (eu pretendia dizer descida), se for como de Tabuaço à EN222, são somente 300-400metros mas que faz transbordar as baterias num percurso de igual distância. Ou seja, depende do declive, e perante 100km significa pouco. A descer da Serra é que é!!

O que eu queria, confesso, era um pretexto para ir até ao Leste com o meu Branca de Neve, Valente!! Ai a "inveja"...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Page 1 of 5 (50 items) 1 2 3 4 5 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com