Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de Bordo - Bruno Brito (Auris HSD) GPL

rated by 0 users
This post has 154 Replies | 16 Followers

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
Bruno Brito Posted: 29 Oct 2010 15:43

Sou desde 20 de Setembro o feliz proprietário de um Auris Hybrido e hoje é outro dia marcante, atingi os 2000km que segundo o manual (sim, li o  manual) completam a rodagem.

O meu é cinza pérola, na versão navi com jantes 17'', preferi gastar um pouco mais e ser trazido pra casa por uma máquina bem equipada e não me arrependi. Quando se proporcionar tiro umas fotos pra mostrar, ainda não tirei porque não dá muito jeito andar de volta do carro a tirar fotos aqui na rua com tudo a olhar ;)

Tenho notado uma boa evolução nos consumos, fruto possivelmente do avançar da rodagem e da minha prática e conhecimento do carro. Inicialmente andava sempre entre os 5.5 e 6l/100km, esta semana poucas foram as viagens que fiquei acima dos 5l e nenhuma atingiu os 5.5. Os consumos indicados na assinatura são do último depósito, aquele em que comecei a controlar.

Gosto muito do carro, gosto de ter o coração de um prius num corpo mais discreto e também um pouco mais pequeno. Inicialmente fiquei com a sensação que a mala era muito pequena, mas depois de pensar um pouco cheguei à conclusão que o espaço em altura quase nunca é aproveitado e por isso a perda de espaço não é assim tão grande. O porão dividido em 3 caixas é muito interessante, oferece arrumação para guardar uns objectos mais pequenos e frágeis. O prius tem uma zona semelhante a esta? Nunca vi o porão do prius,

O sistema audio do carro é excelente, não sei se é igual em todas as versões. Mesmo com o volume bem alto o som perfeitamente nítido.

De negativo, tinha ficado com ideia  que existia uma entrada usb no porta-luvas, mas quando levantei a tampa aux, apenas encontrei uma entrada audio jack. Lá se foi o plano de ligar lá um disco usb :p

Também tinha ficado com a ideia de que por trás do gps estaria um leitor de cds com loader para 4 ou 6 discos, mas apenas existe espaço para um. Como os cds de mp3 são suportados, isso não é propriamente um problema. Penso que estas diferenças existem entre a versão portuguesa e as de outros países.

O facto do carro ser silencioso realça qualquer pequeno ruído. Em piso irregular sinto um ruído agudo algures na traseira, parece-me ser no banco de trás, mesmo atrás de mim.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
000_Flint
Clube 1000 km
tcap-support

Bem vindo Bruno!

Julgo que és o segundo membro a ter um Auris Hibrido, certamente uma máquina bastante evoluida e com reduzidos custos de manutenção.

Sobre o barulho tenta ver este Post, algumas dicas, ao que parece é uma situação recorrente em alguns modelos:

http://prius-pt.com/cafe/forums/t/3043.aspx?PageIndex=3

Parabens pela aquisição desse belo automóvel. :)

Not Ranked
Pendura
021_Auris_HSD_1G

Olá Bruno, bem vindo!

Também sou proprietário de um Auris HSD, certamente podes acompanhar a minha experiência com o carro no meu DB. Quanto ao barulho que descreves tb o tenho, consegui remedia-lo utilizando umas borrachas (daquelas para pés de cadeiras/moveis) finas que introduzi nas protecções do mecanismo que tranca os bancos traseiros. Infelizmente parece-me que com os quilómetros entretanto percorridos voltei a desenvolver o sintoma.

É realmente bastante desagradável, ate porque o carro que ensaiei (Auris Branco da SC do Prior Velho) tinha exactamente este problema e o vendedor afirmou-me que tal barulho se devia a uma acidente/toque que a viatura tinha tido ...

Quanto aos consumos obtidos, tenho conseguido 4,5 de média, e conto com cerca de 1400km.

Abraço e boa sorte.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Bruno Brito:

O prius tem uma zona semelhante a esta? Nunca vi o porão do prius,

Também tinha ficado com a ideia de que por trás do gps estaria um leitor de cds com loader para 4 ou 6 discos, mas apenas existe espaço para um. Como os cds de mp3 são suportados, isso não é propriamente um problema. Penso que estas diferenças existem entre a versão portuguesa e as de outros países.

Sim, o Prius tem também um porão de dimensões razáveis debaixo do piso normal da mala. No Prius PHV é que este espaço é perdido para as baterias adicionais.

Quanto ao leitor, se for igual ao do Prius está equipado com disco rígido e podes copiar para lá uma pilha de CD´s...o que retira o interesse a ter loaders multi-CD.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

BOLAS! ESTOU DANADO! ESTAVA PARA AQUI FARTO DE ESCREVER UMA RESPOSTA CATITA PARA O BRUNO E NA REVISÃO CARREGUEI SEM QUERER NUM LINK E FOI-SE TUDO AO AR!Super Angry

Desculpa Bruno, vai ter de ficar para depois de me passar a taquicardia.

Nervos!Angry

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

André Gomes,

Acho curioso como as pessoas fazem consumos tão diferentes com os mesmos carros. Penso que terá a ver tanto com o tipo de condução como com os percursos que se fazem habitualmente. Neste momento não me estou a ver conseguir chegar aos 4.5, mas já estive bem mais longe :) Noto que na fase de aquecimento é que a média sobe mais depressa, por isso quanto mais curta a viagem pior e os meus percursos habituais serem de 15km não deve ajudar muito.

Como te disse no teu DB, a forma que encontrei para abafar esses ruídos é abafa-los com um pouco de música. Mas ainda vou perder algum tempo de volta dos bancos a tentar remediar. Curiosamente tens o ruído do lado oposto ao meu.

Luís Neves,

Não vejo nenhuma referência a essa funcionalidade nos manuais nem nos menus, por isso penso que  Auris não o tem. Dado que posso usar CDs de mp3 é algo com que posso viver sem me preocupar mais :)

Alexandre Perdigão,

Calma... Inspira, expira, fecha os olhos e imagina-te a conduzir um prius de test rive (para não stressares ainda mais com a pintura) à beira mar ;)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Alexandre Oliveira Perdigão:

BOLAS! ESTOU DANADO! ESTAVA PARA AQUI FARTO DE ESCREVER UMA RESPOSTA CATITA PARA O BRUNO E NA REVISÃO CARREGUEI SEM QUERER NUM LINK E FOI-SE TUDO AO AR!Super Angry

Desculpa Bruno, vai ter de ficar para depois de me passar a taquicardia.

Nervos!Angry

Pensava que os homens de letras não se enervavam a trabalhar com as ditas! DevilWink

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Ora cá vamos de novo. Resposta ao Bruno, take 2...Movie

Bruno Brito:
sim, li o  manual

Eh lá! Querem ver que temos aqui um alter-Valente do Auris HSD em potência?Stick out tongue

Bruno Brito:
com jantes 17''

Creio que te vais dar muito bem com o Telmo...Devil

Bruno Brito:
Tenho notado uma boa evolução nos consumos

Hummm... Acho que vou passar esta deixa...Angel

Bruno Brito:
O porão dividido em 3 caixas é muito interessante, oferece arrumação para guardar uns objectos mais pequenos e frágeis. O prius tem uma zona semelhante a esta? Nunca vi o porão do prius,

O Prius tem um porãozinho onde cabem umas nove ou dez coisitas, nada mais...

Bom, falando mais a sério, a principal espinha atravessada na minha garganta por altura da tomada de decisão de trocar a minha Corolla pelo Prius era a questão da mala, a qual só se resolveu em definitivo nas últimas férias.

Não tenho de memória alguma vez ter visto o porão do Auris, mas, de todo o modo, o que tenho a dizer quanto a esta questão, pela minha experiência com o Prius, é o seguinte: não descurem a capacidade do porão!

Bruno Brito:
O sistema audio do carro é excelente, não sei se é igual em todas as versões. Mesmo com o volume bem alto o som perfeitamente nítido.

Ainda bem que estás contente. Tinha ideia de que o sistema navi do Auris seria em tudo idêntico ao kit multimédia do Prius, mas pelos vistos falta-lhe, pelo menos, o HDD. Por isso, é também expectável que haja diferenças ao nível das colunas (quantidade e/ou qualidade).

No Prius com kit multimédia, ao contrário do que verificaste no Auris, tenho ideia de existir sempre um pouco de distorção quando o volume está mais alto, ainda que isto possa variar muito em função da fonte e das regulações (que é independente para cada uma das fontes sonoras). Nada que me preocupe, ainda assim, porque não só não tenho o hábito de andar com a música a gritar-me aos ouvidos como ainda o silêncio que se vive a bordo não cria esse tipo de necessidades...Music

Há tempos o Marco Castanheira relatou um eventual problema relacionado com as colunas traseiras que, segundo ele, debitavam menos som que as frontais, facto que pude comprovar. No teu Auris também é assim?

Bruno Brito:
De negativo, tinha ficado com ideia  que existia uma entrada usb no porta-luvas, mas quando levantei a tampa aux, apenas encontrei uma entrada audio jack. Lá se foi o plano de ligar lá um disco usb :p

Pois. Tal como no Prius, o apelidado kit de integração iPod é um extra e custa cerca de 250 euros (no Prius).

Bruno Brito:
Também tinha ficado com a ideia de que por trás do gps estaria um leitor de cds com loader para 4 ou 6 discos, mas apenas existe espaço para um

A minha versão inicial deste post, que entretanto se esfumouSuper Angry, incluia uma sugestão quanto a isto, mas vejo que entretanto já tiveste em conta os conselhos do Luís e que também já fizeste o trabalho de casa. No Prius o menu do HDD aparece num dos tabs da selecção de fontes sonoras.

No meu caso particular confesso que praticamente não lhe dou uso porque tenho um cartão de 16GB no meu BlackBerry, que está sincronizado com o iTunes, e ouço as músicas via bluetooth.

Bruno Brito:
O facto do carro ser silencioso realça qualquer pequeno ruído

Com efeito. Está a criar uma geração de picuinhas este HSD...

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

aop@prius-pt.com

Not Ranked
Pendura
021_Auris_HSD_1G

Bruno,

Realmente percursos pequenos em que o motor ainda está a aquecer são algo penalizadores para o consumo e eu que o diga. Este segundo depósito não terá uma média tão boa quanto o primeiro que registei.. o tempo mais frio também não ajuda.

De qualquer forma, verifiquei que subir a pressão dos pneus ajuda (meu caso 38 PSI) andar sem A/C e em ECO MODE complementam os meus esforços economicistas de gasolina. Já agora, moderar os andamentos tb ajuda. Aliás, desde que comprei o Auris tenho sido acusado por amigos de me ter tornado numa "pasteleira". Mas o ambiente e a carteira agradecem.

Já agora, eu tenho uma entrada USB no guarda luvas superior, na qual aliás, tenho ligado um disco externo com música.

Abraço

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Bruno Brito:
Acho curioso como as pessoas fazem consumos tão diferentes com os mesmos carros. Penso que terá a ver tanto com o tipo de condução como com os percursos que se fazem habitualmente. Neste momento não me estou a ver conseguir chegar aos 4.5, mas já estive bem mais longe :) Noto que na fase de aquecimento é que a média sobe mais depressa, por isso quanto mais curta a viagem pior e os meus percursos habituais serem de 15km não deve ajudar muito.

Em minha opinião depende, e muito, do tipo de trajecto. Talvez até mais do que o tipo de condução.

No meu caso até Agosto fazia cerca de 7km para cada lado, sempre a subir e a descer, com inclinações consideráveis. A média global do CB andava, então, a rondar os 6,2.

A auto-estrada, que é o bicho-papão para a maioria dos membros desta família, era a altura em que eu aproveitava para descer a média!

Actualmente, como os meus filhos mudaram de escola, cortei uma série de subidas no percurso, assim como a distância, que ronda agora os 4km. A média desceu para os 5,2, mesmo considerando que o tempo começou a esfriar.

Ainda em Setembro cheguei a fazer várias vezes, neste novo percurso, entre 3,8 e 4 e pouco. No anterior, apesar de mais longo, o que teoricamente beneficia a média final, era praticamente impossível descer dos 5.

aop@prius-pt.com

Page 1 of 16 (155 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com