Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de Bordo - Luis Miguel

rated by 0 users
This post has 248 Replies | 18 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
013_Prius_3G
tcap-support
Luís Miguel Posted: 31 Dec 2010 8:19

Ora mil vivas! Desde o dia 7 de Agosto que me tornei proprietário de um Toyota Prius 3G, versão base:

A busca de veículo começou há algum tempo atrás. Pesquisava um veículo que fosse económico, que cumprisse bem a função de uma utilização diária (pois vou mudar de emprego e vou deixar de ter carro de serviço) e umas ocasionais escapadinhas de fim-de-semana. Queria um veículo espaçoso e que possa vir a comportar sem problemas um eventual acréscimo da família. Smile Queria também que o veículo fosse económico, fiável e de utilização agrdável.

Depois de muito pesquisar o mercado e de muito stand corrido, de encher a casa com catálogos e propostas de vendedores, de alguns test drives, apareceu aquele me pareceu vir a ser o eleito: um Toyota Prius! Fiz mais dois test drives deste e achei o carro espectacular: a tecnologia, a condução agradável, fácil, intuitiva e silenciosa, o interior espaçoso e agradável, custos de manutenção programada (em princípio) mais baixos que a maior parte dos veículos do segmento B e bons consumos de combustível.

Continuei a pesquisar stands e encontrei um que tinha um veículo da versão base, matrícula de Fevereiro de 2010, com 4.300km e pediam 25.600€. Eu fiz uma proposta de 25.000€ e, no dia seguinte, o vendedor ligou-me a concretizar o negócio!  Cerca de uma semana depois, este foi-me entregue.

Assim sendo, agora sou proprietário de um Toyota Prius HSD, versão base, que tem o seguinte principal equipamento:

a) 7 airbags, incluindo os de cortina e joelhos
b) ABS, BA, EBD, controlo de estabilidade VSC+ e assistência ao arranque em subida
c) Rádio, leitor de CD com mp3 e 6 colunas
d) Pneus 195/65R15 Bridgestone B250 ecopia
e) Smart entry and start na porta do condutor (entrar no carro e ligá-lo sem tirar a chave do bolso)
f) Touch tracer (quando carregamos nos botões do volante, o desenho destes e indicação da tecla que estamos a pressionar aparece no volante)
g) Head Up display
h) Comandos de selecção do modo de condução (Electric Vehicle, Eco Mode e Power Mode)
i) Ar condicionado automático
j) Encostos de cabeça activos
k) Caixa de variação contínua controlada electronicamente E-CVT
l) Mostrador multifunções do sistema híbrido e Eco-drive
m) Faróis de nevoeiro à frente
n) Pneu suplente temporário
o) Luzes de travão e presença traseiras em LED

Cor do carro: cinza pérola.

Deixo aqui algumas fotos que tirei pouco após a compra dele:

 

 

 

____________________________________________________________

Conduzam com cuidado, em respeito do código, da vida e do ambiente! Cool

Luís Miguel

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Viva, Luís

Não era preciso desfiar o equipamento da tua máquina... Já todos sabemos o que cada um traz eheeh

O que eu queria como equipamento no meu, eram...as jantes...de....15"....Crying

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
013_Prius_3G
tcap-support

Pois, realmente, já foi "tique"... Wink

 

Quanto aos consumos do carro, conforme as condições e percursos efectuados, os meus consumos têm-se situado entre os 4,3 e os 4,7l/100km.

O meu recorde está em 3,9l/100km, no percurso Lisboa/Armação de Pêra: Lisboa - Marateca pela A2 (120~130km/h), Marateca-A22 (90~100km/h) e A22-Armação de Pêra (120~130km/h na AE). Cool

A única coisa que pretendo ainda montar no meu é a cobertura da bagageira e o bluetooth. Por mim, dispensava a escova traseira, pois pouco limpa e acho que estraga um pouco a estética do carro (mas é só a minha humilde opinião).

Também tenho que pedir para resolver um ruído parasita no porta luvas de cima. Como o vou levar á revisão em Fevereiro, vou pedir nessa altura.

Ele actualmente conta com um pouco mais de 11.000km, sendo que tenho o seguinte episódio menos feliz com ele:

No dia 27 de Setembro, preparo-me para ir trabalhar e, assim que arranco com ele, o painel transformou-se numa árvore de Natal. Acenderam todas as luzes e avisos que o carro tem, com excepção da luz do airbag. Meti-o no reboque para a Salvador Caetano do Prior Velho. Depois de mais de uma hora á espera, lá me atenderam e fui com um especialista ao carro. Eles ligam o computador à centralina e começo a ver uma colecção de erros enorme. Eles fizeram reset dos mesmos, fizeram um teste á bateria de acessórios e, ao final do dia, deram o carro como pronto. Eu fiquei desconfiado, mas enfim...

Infelizmente, os motivos da minha desconfiança ganharam fundamento no dia 4 de Outubro, quando o episódio se repetiu. Desta vez, meti o carro no reboque para a Toitorres (onde comprei o carro). Eles lá, detectaram os mesmos erros que na SC do Prior Velho, mas decidiram ficar com o carro para fazer mais testes. Na Toitorres, estive a ver os esquemas das centralinas (o Prius 3G tem cerca de 20, já não me lembro de cor do número certo) e percebi porque só a do airbag não acendia: o airbag tem um circuito independente das outras, em virtude de ser um sistema fundamental de segurança. Após uma semana de testes infrutíferos, falaram comigo e levaram o carro para a sede da Salvador Caetano, em Gaia.

O carro esteve lá mais cerca de duas semanas e meia, em testes e sucessivos pedidos de ajuda à Toyota Europe. Ao fim deste tempo, lá chegaram ao âmago da questão: o carro tem várias centralinas, que enviam informação para uma que a concentra e descodifica e envia para uma outra, que mostra a informação no painel. Descobriram que o erro seria desta última. No meu carro substituiram esta e o painel. Montaram o painel e esta centralina do meu carro num outro de serviço e confirmaram: os testes no meu carro correram bem e a avaria manifestou-se no de serviço. O carro voltou para Torres Vedras e, após 31 dias privado do meu Prius e a circular com veículos de substituição "fogareiros", voltei a por as mãos no meu!!!! Big Smile

Enfim, finalmente consegui voltar a circular com um veículo económico, ecológico, silencioso, confortável e, acima de tudo, com o MEU veículo! E com um mostrador que começou de 0km outra vez. Agora, aos km que o meu mostra, tenho que somar 8.021km. Eles facultaram-me uma carta a certificar os km que o meu carro tinha na altura da substituição do mostrador.

Nota positiva para: o profissionalismo da Toitorres e da SC de Gaia, que pesquisaram aprofundadamente o problema do meu carro e, pelo menos aparentemente, resolveram-no.

Nota negativa para: SC do Prior Velho, com atendimento demorado e de má qualidade, além de não terem pesquisado aprofundadamente o problema do meu carro. Sede da SC, para os quais enviei uma reclamação sobre o sucedido na SC do Prior Velho e, sobre a qual, se limitaram a dizer que a reencaminharam para o Prior Velho...

 

Para já, posso dizer que se a avaria ficou de facto resolvida e ele se mostrar tão fiável como foi o meu Yaris 1.0 (fiz mais de 200.000km) de agora em diante, estou satisfeitíssimo com o carro!

____________________________________________________________

Conduzam com cuidado, em respeito do código, da vida e do ambiente! Cool

Luís Miguel

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Não há sistemas infalíveis, e mesmo o Prius, ainda que bastantes menos vezes do que outros modelos, também pode ter as suas birras. No teu caso o azar foi ser uma daquelas birras que precisou da opinião de vários médicos...

Certamente que foi um transtorno grande, mas ainda bem que está ultrapassado e o motivo da avaria foi correctamente identificado, o que dá algumas garantias que não se repita.

Boas  viagens ao volate do Prius e deixo uma sugestão: regista-te no Spritmonitor para controlares eficazmente os consumos reais da viatura, bem como outras despesas associadas ao seu uso.

E, claro, vai relatando essas aventuras ao volante da nova máquina. Smile

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
000_Flint
Clube 1000 km
tcap-support

Oi Luis,

Acho que um dos test-drives que fizeste foi no meu Prius ali na zona da Caparica não ?

Estava a ver que nunca mais te registavas aqui, até já tinha pensado em dar-te a dica da próxima vez que estivessemos juntos.

Belo exemplar que tens aí. Desfruta bem dele. É uma maquina muito á frente. Quanto mais o conheço mais gosto dele.

1 Abraço.

 

Fumarento (mas com DPF)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Sê muito bem vindo, e que esses primeiros tempos críticos com problemas marados sejam para esquecer com muitos e bons kms a fazer agora.

Bem sei que o que te vou dizer não te ajuda em nada, mas em mais de 6 anos de leitura de fórums Prius nunca na vida tinha lido nada parecido com o problema que tiveste. E sabes bem que quando há problemas toda a gente vai para a net pedir ajuda e contar a história. Tiveste mesmo um galo do caraças, que espero seja rapidamente esquecido com o que de bom o carro te vai trazer em experiência de condução.

Top 25 Contributor
Plug-In
013_Prius_3G
tcap-support

João Martins: Não, não fiz nenhum test drive na Costa da Caparica. Fiz um em Benfica (Lisboa), outro em Torres Vedras (onde acabei por comprar o carro) e um em Óbidos.

 

João Prates: Como eu próprio disse, se de hoje em diante ele for tão fiável com o Yaris que eu tive, ficarei plenamente satisfeito com ele! Smile

____________________________________________________________

Conduzam com cuidado, em respeito do código, da vida e do ambiente! Cool

Luís Miguel

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
000_Flint
Clube 1000 km
tcap-support

Luis, desculpa, posso ter-te confundido com outra pessoa, mas estou a achar muita coincidência ...

Porque conheço outro Luis, que tambem comprou a versão base, e que também teve esse problema com as centralinas, e que também comprou o carro porque mudou de emprego e deixou de ter carro de serviço ... Não sendo a mesma pessoa, é muita coincidência mesmo ! Principalmente pela questão das centralinas que não é nada comum num Prius ...

Quando refiro o test-drive na Costa da Caparica, refiro-me a uma volta no meu Prius junto á casa da Claudia (que é a namorada do Luis que eu conheço).

Se não te é familiar, peço desculpa por te confundir com outra pessoa.

1 Abraço.

Fumarento (mas com DPF)

Top 25 Contributor
Plug-In
013_Prius_3G
tcap-support

Olá João! Sim, sou esse do test drive na Costa da Caparica! Eu é que, quando falaste em test drive, associei aos test drives feitos nos stands... Embarrassed

De facto era muuuuuuuuuuitaaa coincidência! Hehehe! Sim, a minha primeira experiência ao volante de um Prius, foi de facto no teu! Desculpa lá a confusão! Wink

____________________________________________________________

Conduzam com cuidado, em respeito do código, da vida e do ambiente! Cool

Luís Miguel

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 3 Jan 2011 15:50

Bom bom, entendam-se lá que dois Prius com avarias na centralina já é demais! Stick out tongue

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Page 1 of 25 (249 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com
Powered by Community Server (Non-Commercial Edition), by Telligent Systems