Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

D.B. Prius 2G - Duarte Semedo

rated by 0 users
This post has 119 Replies | 14 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo Posted: 9 Jan 2011 15:23

Como já descrevi na minha apresentação, sou mais um feliz proprietário de um Prius 2G desde o passado dia 27-Dez-2010 (tem garantia geral da Toyota até Oct/2012). Só agora deu para abrir o D.B. (Diário de Bordo) do meu novo "menino". Entretanto já deu para gastar 1 depósito por completo e registar a primeira média. Como objectivo tinha conseguir fazer 1000 km com 1 depósito, mas rapidamente percebi que não escolhi a melhor altura: passeios, alguns deles em auto-estrada, para mostrar o carro à família e as condições meteorológicas (vento e chuva) não foram as mais favoráveis, já voltarei a este ponto mais à frente.

O carro já vinha com a rodagem feita (84.500km, está aqui está a ter que trocar a embraigem Devil) e com a revisão dos 75.000km (com 9.000km de atraso Super Angry) feita na Maniquecar, onde fui buscar o carro. Primeiras impressões do carro: Espaçoso, silêncioso e confortável. Num carro tão tecnologicamente evoluído tinha que ter uns manómetros a condizer - digitais. Mas que saudades do velocímetro e do ponteiro da gasolina analógicos, este último é o que mais falta sinto, pois perde-se um pouco a noção do nível de combustível no depósito. Descobri também que o CB do carro é bastante básico, apenas indica o consumo instantâneo e a média do depósito. Sad Nem velocidade média nem médias para as TripA e TripB. Não tem mal o ScanGauge dá isso e muito mais Wink, até já mostra a corrente que fluí para a bateria.

Outra coisa que notei no carro, perde demasiada velocidade em subidas, ou melhor, é preciso carregar mais do que seria de esperar para não perder demasiada velocidade. Por outro lado, sem qualquer esforço, dei por mim a "deslizar" (glide) carregando da mesma maneira no acelerador que fazia no outro carro, em situações que o carro vai muito ligeiramente a descer e quero manter a velocidade.

A viagem inaugural em família foi até Óbidos com lotação esgotada (4 adultos mais a minha pequenita). Quando estava quase a entrar na garagem pergunta-me a minha mulher "onde é que vai ser a próxima viagem antes de guardares o carro, é que estou tão confortável que nem me apetece sair daqui". Total surpresa, pois após uma viagem com esta distância, ou bem menor, ficava quase sempre com dores nas costas.

Agora que já falei das primeiras impressões sobre o carro vou voltar ao tema das médias.

Quando fui buscar o carro o depósito vinha a menos de1/4, trazia apenas 2 traços acesos e não muitos quilómetros depois passou a ser só 1. No dia seguinte a caminho do trabalho (cerca de 50 km para cada lado) entrou na reserva (último traço a piscar); 27 km depois estava na bomba a atestar, onde levou 46L sem ficar a transbordar! Bem tinha lido que os 45L indicados no manual correspondem a cerca de 90% da capacidade total. Aproveitei para verificar e acertar a pressão dos pneus: vinha com 2,4bar à frente e 2,3 bar atrás (tal como indicado no manual). Coloquei a pressão máxima indicada no manual do carro para carga cheia ou velocidades acima dos 160 km/h: 2,6 bar na frente e 2,5 bar atrás. Na primeira viagem de cerca de 50 km após ter atestado estacionei o carro na garagem com a média de 3,8L. Fiquei todo contente, foi o percurso feito pela marginal desde o Estoril até ao eixo norte-sul e finalmente IC2 até à Póvoa de Santa Iria. 1.ª semana, com a chuva e vento, a média foi sempre a subir até aos 4,4L. No fim-de-semana, após a viagem a Óbidos a média ficou nos 4,5L. A meio da 2.ª semana a média desceu para os 4,4L valor que se manteve até voltar a atestar com novamente 46L, mas desta vez ficou cheio até cima. Entrou na reserva aos 968 km, desta vez andou 61km até chegar à bomba com 1029 km percorridos (tenho que colocar a foto a comprovar).1.º objectivo conseguido - felicidade completa, no fundo consegui 2 objectivos, atingir a marca de 1000km com 1 depósito e fiz a minha melhor média com um carro a gasolina (a anterior eram 4,5L num Honda Jazz, perto de 900km com 1 depósito de 42L).

Próximo objectivo: Baixar a média para os 4,2L anunciados para o carro.

PS: Desculpem o testamento.... e não escrevi tudo o que tinha para escrever Indifferent

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Mal tenhas a foto para colocar aqui, levarás o "selo" de bom comportamento! Parabéns, desde já!

É um belo automóvel, que esse Scangauge ajuda a compreender melhor...

Houve um japuna que dividiu ao meio os 4,2...pelo que se depreeende que muitos de nós farão esse valor anunciado!

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Telmo Salgado:
É um belo automóvel, que esse Scangauge ajuda a compreender melhor...

Completamente de acordo. Foi graças ao ScanGauge (SG) que percebi porque o carro é tão silencioso - raramente o MCI passa das 2500 rpm, a não ser numa subida mais íngreme. Em velocidade cruzeiro em plano vai quase sempre entre as 1300 e 1900 rpm. Aos ouvidos parece que o motor vai ao ralenti, quase que parece que o carro vai a flutuar, muito fixe.

Mais alguns dados que obtive do SG. (corrente negativa significa carregar as baterias)

Só no último dia que andei com o Prius configurei para mostrar a corrente da bateria. Já deu para ver que em travagem a corrente pode chegar aos -100A. Como referência, com o carro em andamento se tirarmos o pé do acelerador o valor da corrente anda por volta dos -15A. Com o carro ligado com os mínimos ligados mas imobilizado com o pé no travão o consumo de corrente é de +2,3A. Se ligar os médios o consumo aumenta em 0,5A (@200V corresponde aos 110W dos faróis dos médios).

Aqui vai a foto com a prova dos 1029km (desculpem a qualidade pois foi tirada com o telemóvel):

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Duarte Semedo:
Aqui vai a foto com a prova dos 1029km

Aqui tens o teu dístico!

Parabéns.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Duarte Semedo:
Completamente de acordo. Foi graças ao ScanGauge (SG) que percebi porque o carro é tão silencioso - raramente o MCI passa das 2500 rpm, a não ser numa subida mais íngreme. Em velocidade cruzeiro em plano vai quase sempre entre as 1300 e 1900 rpm. Aos ouvidos parece que o motor vai ao ralenti, quase que parece que o carro vai a flutuar, muito fixe.

Muito fixe mesmo Smile

Duarte Semedo:
Aqui vai a foto com a prova dos 1029km (desculpem a qualidade pois foi tirada com o telemóvel):

Impressionante. Tens o carro "há dois dias" e já bates recordes de 1000 km mesmo durante o inverno e tudo... chiça! Indifferent

Preparem-se os restantes recordistas... o Duarte veio para varrer a concorrência! Devil

P.S.- Duarte, não te fiques pelos 1000 km, temos galardões até aos 1500 km por depósito! Força! Cool

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Uma pequena actualização, uma vez que o Prius esteve 1 semana parado na garagem, simplesmente porque não precisei de andar com ele.

Nessa semana o SOC (nível de carga) da bateria manteve-se inalterado, nos 66,5 % Yes. A temperatura na garagem ronda os 17ºC, e é assim o ano todo. A garagem do prédio é bastante grande, e a minha fica bem longe da entrada. Fica tão longe da entrada que entre o entrar e sair o odometro chega a avançar 0,2 km. Indifferent

Esta semana tenho a ideia que passei (de Prius) por um vizinho na garagem e ele nem deu por nada, estava ele a entrar para a box dele. E estava a circular com as luzes de cruzamento (médios) ligadas, mas estas não fazem barulho. Big Smile

tive

João Prates:
P.S.- Duarte, não te fiques pelos 1000 km, temos galardões até aos 1500 km por depósito! Força! Cool

Mas é claro que não quero ficar pelos 1000 km e estou a trabalhar para isso, o vento e a chuva é que não têm colaborado muito. Ontem notei que o MCI ia mais tempo ligado do que é normal para determinados sítios à mesma velocidade.

O meu 2.º depósito vai a meio caminho, passou hoje essa marca com 580 km percorridos e a média tem andado a oscilar entre os 4,2 e 4,3L.  Este depósito é para bater a marca dos 1100 km. Estou ansioso pelo tempo mais quente e com menos vento. Nessas condições conseguem-se sempre melhores médias.

Depois de ler alguns tópicos fui dar uma olhadela nos, e realmente com os 2,6 bar (~37,7 psi) continuam com uma pequena "batata". Assim que tiver oportunidade, ou quando o voltar a atestar, vou subir a pressão para 2,8 bar (~40,6 psi) à frente e 2,7 bar (~39 psi) atrás. Mas estes valores ainda estão abaixo do que a maioria do pessoal costuma usar para fazer boas médias. Pelo que tenho lido normalmente usam-se pressões entre 42 e 46 psi.

Cada vez estou mais satisfeito com a compra. Big Smile

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support

Boas Duarte,

Duarte Semedo:

Depois de ler alguns tópicos fui dar uma olhadela nos, e realmente com os 2,6 bar (~37,7 psi) continuam com uma pequena "batata". Assim que tiver oportunidade, ou quando o voltar a atestar, vou subir a pressão para 2,8 bar (~40,6 psi) à frente e 2,7 bar (~39 psi) atrás. Mas estes valores ainda estão abaixo do que a maioria do pessoal costuma usar para fazer boas médias. Pelo que tenho lido normalmente usam-se pressões entre 42 e 46 psi.

O "meu miúdo" é normal circular com 2,5 / 2,6 bar à frente e 2,7 / 2,8 bar atrás, dependendo das condições de carga e previsões de velocidades mais elevadas (dentro dos limites claro)Angel

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Duarte Semedo:
Descobri também que o CB do carro é bastante básico, apenas indica o consumo instantâneo e a média do depósito. Sad Nem velocidade média nem médias para as TripA e TripB. Não tem mal o ScanGauge dá isso e muito mais Wink, até já mostra a corrente que fluí para a bateria.

Duarte, só uma pequena ajuda;

Scan Gauge? Podes familializar-me com o termo? O que é?

Bruno Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 26 Jan 2011 4:25

Bruno Almeida:
Scan Gauge? Podes familializar-me com o termo? O que é?

O ScanGauge é um aparelho que ligas na tomada OBD2 (On Board Diagnostic) e permite comunicar com o carro.Todos os carros produzidos após 2000 são obrigados a trazer este interface. Comecei a usar o SG no meu anterior carro (rover 25 do ano de 2000), funcionava relativamente bem. Digo relativamente pois algumas medidas não mostrava. Mas dava para ver as médias e o consumo instantaneo, e isso era o mais importante para mim. Wink

Na página do ScanGauge tens a descrição das potencialidades do aparelho: http://www.scangauge.com/.

É possível configurar mais algumas medidas, por exemplo para mostrar a corrente/tensão das baterias de tracção. Aprendi no PriusChat como configurar essas nova medidas http://priuschat.com/forums/prius-phev-plug-in-modifications/71823-displaying-soc-bta-scangauge.html

Tive conhecimento deste aparelho justamente aqui neste fórum. Já tinha visto videos na net com um aparelho estranho, mas só após ter lido aqui no fórum e pesquisado na net descobri que o tal aparelho esquisito era o ScanGauge.

Havia no Youtube vários videos onde se via o ScanGauge em funcionamento num Prius, num deles até se via 2 ScanGauges a dar valores, mas não os consigo encontrar... não sei porquê. O único que encontrei é bastante recente e mostra o binário dos 2 motores eléctricos: http://www.youtube.com/watch?v=-uu5gEu772Y&feature=related

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Obrigado Duarte.

Vou explorar melhor as potencialidades da maquina e talvez comprar uma! Yes

Bruno Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km