Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

D.B. Prius 2G - Duarte Semedo

rated by 0 users
This post has 119 Replies | 14 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 12 Mar 2015 11:58

Revisão dos 150.000 km efectuada, com direito à extensão da garantia das baterias por mais 15.000km ou 1 ano. A garantia de fábrica acaba no próximo mês de Outubro ou aos 160.000 km, o que acontecer primeito. Pelo andar da carroça no final de Junho devo passar a marca da quilometragem máxima.

O custo desta revisão foi 231,77€. Só em mão-de-obra foram cobradas quase 3h, há muitas verificações a serem feitas. Não foi mais cara porque a água de refrigeração do motor tinha sido trocada à pouco mais de 1 ano (26.000 km atrás) quando foi trocada a bomba de água do MCI. Além da troca do óleo e filtro do motor, trocaram os filtros de ar (motor + habitáculo) e fizeram a troca do líquido dos travões. Também colocaram um produto para fazer a limpeza das condutas do AC.

Quando cheguei a casa reparei que me colocaram óleo 10W40. Angry Até agora têm metido 5W30 a meu pedido. Na revisão anterior antes de fazer esse pedido já o rapaz que faz a recepção dos carros me estava a lembrar se não queria o óleo 5W30, mas desta vez a falhou! É certo que o processo de entrega do carro foi feito à pressa, pois tinha uma pessoa à minha espera para me dar boleia, mas sei que pedi para colocarem o 5W30. Não estou para me chatear e vou andar com este óleo até à próxima revisão. Vai servir de teste, para ver se altera o consumo médio. Caso não haja grandes alterações vai passar a andar com o óleo mais barato. 

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
110_CT200h
tcap-support

Por causa disso é que eu envio previamente um email com o que pretendo que verifiquem/substituam e o que não quero. Assim não há surpresas... 

Lexus CT200h

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Duarte Semedo:

Ontem o meu Prius entrou em loop. Confused

Após uma descida em que no final da mesma ficou a transbordar (SoC de 82,5%), quando parei num cruzamento tinha o MCI desligado, mas passados uns 2 seg ligou o MCI. Isto já não é a primeira vez que acontece, ele liga o MCI para ajudar a descarregar a bateria de tracção quando está com carga excessiva. Passados 1~2 seg desliga o MCI. Até qui nada de anormal. Só que este ciclo do liga-desliga repetiu-se umas 3 vezes, e não foram mais porque entretanto deixaram de passar carros e eu avancei. Nunca tal me tinha acontecido.

Mais de 1 ano depois, voltou-me a acontecer o mesmo. E acho que já sei as condições para isto acontecer.

Vou numa descida com o MCI desligado mas ainda no estágio S3. Para o MCI desligar passei dos 60 km/h (no velocimetro). Ao chegar ao fim da descida a bateria fica a transbordar ele liga o MCI para baixar o SoC. Ao ligar o MCI entra no idle-check (para entrar no S4), quando acaba o tempo do idle-check desliga o motor, mas como o SoC ainda está elevado volta a ligá-lo... e fica neste ciclo do liga e desliga até eu voltar a arrancar com o carro ou a tomar outra acção.

Nesta última vez para não gastar o motor de arranque (Angel) numa das vezes que desligou o MCI passei para N. Poucos segundos depois o semáforo abriu, passei para D e segui viagem. E tudo voltou à normalidade.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Dizem que com o óleo 5W30 se conseguem melhores médias. Sinceramente não notei diferenças. Nesta última revisão colocaram-me 10W40, quando nas anteriores feitas por mim tinha sido 5W30. E acho que daqui em diante vai começar a levar o 10W40.

Neste último depósito bati a minha melhor marca de distância percorrida com 1 depósito em 10 km, passando para 1211 km, e pela segunda vez, em 70 depósitos, consegui acabar com a fantástica média de 3,7 L/100km no CB (3,82L reais). Andei 66 km na reserva, levou 46,26 L para atestar. Esta foi das melhores médias reais que já fiz, e o depósito ficou bem cheio, para os meus padrões. Devil

Ultimamente tenho tido mais paciência a encher o depósito, são quase 10 min para colocar pouco mais de 45L de gasolina. E depois no final, quando parece estar a transbordar, aguardo uns segundos e ainda dá para levar mais alguma gasolina, isto sem nunca chegar ao nível dos respiradores! Aguardando estes segundos chego a conseguir encher até +1L (~25 km).

O certo é que com esta técnica nos últimos 3 depósitos ando a conseguir percorrer mais de 300km antes de apagar qualquer dos traços do nível do combustível.  Antigamente, mais de metade das vezes nem aos 250 km chegava. Mesmo assim continuo longe dos 400 km que alguns users conseguem fazer até apagar o primeiro traço. Na verdade até hoje não consegui chegar aos 400 km antes de apagar o 2.º traço.

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Não te esqueças que ultimamente tem estado temperaturas mais amenas e propicias a menores consumos..Wink

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 11 May 2015 17:32

Duarte Semedo:
Dizem que com o óleo 5W30 se conseguem melhores médias.

Sim, é de elementar lógica... menos atrito... melhores médias...

Duarte Semedo:
Nesta última revisão colocaram-me 10W40, quando nas anteriores feitas por mim tinha sido 5W30.

Duarte Semedo:
Neste último depósito bati a minha melhor marca de distância percorrida com 1 depósito em 10 km, passando para 1211 km

Pois... mas como podes estabelecer alguma relação com a mudança de óleo se mudaste o teu comportamento em tantos outros parâmetros:

Duarte Semedo:
Ultimamente tenho tido mais paciência a encher o depósito

Duarte Semedo:
Aguardando estes segundos chego a conseguir encher até +1L (~25 km).

Duarte Semedo:
com esta técnica nos últimos 3 depósitos ando a conseguir percorrer mais de 300km antes de apagar qualquer dos traços

Ao pé disto parece-me que o óleo pouca influencia terá.

Sem contar com as condições climatéricas que como referiram influenciam bem mais como sabes...

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Facto: em quase 4 anos e meio e em 70 depósitos gastos, consigo pela 2.ª vez uma média abaixo de 3,8 L/100km (no CB).

Em mais de 50 meses já apanhei várias "temporadas" de temperaturas amenas e estava difícil baixar dos 3,8L. A primeira vez que consegui acabar com 3,7L foi em Novembro passado, nessa altura ainda andava com 5W30, e agora repeti o feito. Teoricamente, como tenho um óleo com viscosidade mais elevada era suposto ser mais difícil conseguir repetir o facto. E a média conseguida nada tem a ver com a quantidade de gasolina que consigo enfiar para dentro do depósito. Devil

Para a distância máxima percorrida, essa sim, tem também a ver com o facto de conseguir encher mais o depósito. 

O que mais me espantou foi a média que consegui neste último depósito, e não a distância que ando a conseguir fazer até apagar 1 dos traços. Wink

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Pequena actualização para assinalar a ida à inspecção. Ainda faltavam 2 meses e 2 dias para completar os 8 anos, mas aproveitei o centro de inspecções estar com pouco movimento para ficar já despachado. Para quem não sabe é possível antecipar a ida à inspecção até 3 meses antes da data limite.

Mesmo sem marcação foi chegar e ser atendido, ainda estava a acabar de pagar já estavam a anunciar a matrícula do meu menino. Passou com distinção, nada a assinalar. O inspector depois de inspeccionar o carro por baixo quando chegou ao pé de mim disse-me "o carro por baixo está como novo". Já conta com 164.013 km rodados, dos quais só os últimos 80.000 foram feitos por mim. Já passei a marca das 100.000 milhas. Cool

Desde os 160.000 km deixei de ter a garantia (de fábrica) para os componentes da parte eléctrica da tracção. A única garantia que tenho neste momento é a da bateria de tracção que foi revalidada na última revisão, que expira daqui a menos de 5000 km.

Como nota final, acho que demorei menos tempo no centro de inspecções do que tenho a demorar nas bombas de gasolina a atestar o depósito. Devil

Por falar em depósito, a última vez que atestei tinha andado 15 km depois de entrar na reserva, e cerca de metade destes quilometros o MCI ia desligado. Atestei muito lentamente, e no fim esperei que saisse algum ar para encher mesmo até ao topo. Com isto tudo não consegui encher mais de 43,91L. Considerando que a reserva são ~6,5L, tirando 0,42L (7km com consumo médio de 6L/100km, porque neste quilometros boa parte foi a subir), dá um total de 50L. Vamos ver com quantos quilometros vai apagar o 1.º traço, mas pelo historial diria que vai ser por volta dos 320km. Só na próxima segunda passarei por essa marca e depois logo confirmo o valor certo.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Duarte Semedo:
Vamos ver com quantos quilometros vai apagar o 1.º traço

Afinal desta vez nem aos 300 km chegou. Sad Quando reparei que já só tinha 9 traços acesos tinha percorridos 282 km. Com 362 km já só tinha 8 traços acesos. Isto tudo com uma média de 4,0 L/100km. O consumo anda um pouco mais elevado que nos últimos depósitos. Tenho andado ligeiramente mais rápido que o costume e a usar caminhos alternativos.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Este diário de bordo está a chegar ao fim... vou deixar de pertencer à família Prius. Crying

A visita no último Domingo ao salão automóvel e veículo ecológico que decorreu na FIL contribuíu para esta decisão. Quando fui ao salão nunca pensei que iria sair de lá com negócio feito para adquirir um carro novo - o meu primeiro carro novo. Vai ser a prenda do meu 40.º aniversário. Big Smile

Antes de falar da minha futura viatura, falta fazer o relato da última revisão do Prius e a última nas minhas mãos. Foi à revisão no dia 22 de Outubro justamente no dia que fez 8 anos. A revisão foi a dos 165.000 km (intermédia). O custo da mesma só não foi inferior a 100€ porque pedi para trocar o óleo da transmissão (116€). Custo da revisão 210€. Vou revalidado o certificado de garantia para as baterias de tracção, passaram todos os testes com distinção. Nessa altura estava longe de imaginar que iria ser a última revisão que lhe fazia. 

Na semana seguinte houve outre efeméride, o total de quilómetros feitos por mim igualaram os quilómetros que ele tinha quando o comprei. Faz no próximo Dezembro 5 anos que comprei o Prius, e vai ser provavelmente a altura em que chega o carro novo. Na altura da troca colocarei aqui mais detalhes sobre o total de quilómetros percorridos nas minhas mãos e a média dele. Uma coisa que me impressiona no Prius é que neste 5 anos parece que não envelheceu, está igual ao dia de quando o fui buscar ao stand... parece que acabou de fazer a rodagem. Yes

Entretanto se conhecerem alguém interessado num Prius 2G HighPack com 8 anos e 170.000 km digam. Faço bom preço. Wink

O negócio a ser feito terá que ser até antes de ter carro novo, porque caso não o consiga vender dou-o à troca. O meu pai só não me fica com o carro, e ele bem que queria, mas não lhe cabe na garagem, tem comprimento a mais. 

Bem voltando ao traidor, aquele que me fez deixar o Prius, apesar de não ser um Prius, tem um coração igual Cool. A escolha foi um Auris HB Exclusive + TSS. Neste momento não me via a ter outro carro que não fosse um Toyota e híbrido. O principal motivo da troca: ter um carro com dimensões exteriores mais comedidas, especialmente a distância entre eixos mais pequena para facilitar a entrada e saída da minha garagem. Já experimentei e confirma-se que o Auris é muito mais simples de manobrar na minha garagem. Mesmo assim com o Prius nestes 5 anos nunca raspei em nenhum poste ou parede da minha garagem. Agora vamos ver se o excesso de confiança não causa estragos. 

Neste momento tenho um misto de emoções. O interior do Prius nomeadamente o espaço, a harmonia das cores vão deixar saudades. A meu ver o Auris fica a perder. Por outro lado estou bastante entusiasmado com o facto de poder ter um carro com o Toyota Safety Sense e com um coração mais forte que o meu Prius. O custo é o IUC aumentar em cerca de 85€. Angry

O novo Prius 4G não era opção por ainda ser maior que o 3G actual, que por sua vez já é maior que o 2G, ainda pensei esperar que o coração do novo Prius fosse transplantado para o Auris, mas isso iria demorar alguns anos, e há que aproveitar ainda darem algum (pouco) valor pelo meu. O ideal seria haver um Auris PHV, mas isto parece-me algo só possível em sonhos. 

Quando receber o Auris logo abro um novo diário de bordo.

Page 10 of 12 (120 items) « First ... < Previous 8 9 10 11 12 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com