Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

D.B. Prius 2G - Duarte Semedo

rated by 0 users
This post has 119 Replies | 14 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
011_Prius_1G
210_Renault_Fluence
tcap-support
Alexandre Jesus replied on 17 Nov 2015 15:43

Felicidades com a nova aquisição!

Mas tenho pena que não tenhas aproveitado a oportunidade para electrificar um pouco mais...Wink

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Obrigado Alexandre. Eu também gostava de ter electrificado um pouco mais, mas a Toyota teima em não ter um Auris PHV. Ainda ponderei adquirir um Golf GTE, que tem dimensões semelhantes ao Auris, mas o preço desmotivou-me, e mais recentemente a história sobre a falsificações das emissões por parte da VW fez-me riscar este carro da minha lista de preferências.

Quem sabe se o outro que mora cá em casa não será trocado por um 100% eléctrico daqui a uns tempos?!

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 26 Nov 2015 22:25

Ontem fiz um caminho diferente do habitual e nesse caminho consegui encher a bateria até transbordar, chegou aos 85%, nunca tinha visto um valor tão elevado. Devia ter as condições óptimas para conseguir chegar a um valor de SoC tão elevado.

Hoje, num outro caminho que raramente faço, também consegui encher a bateria ao máximo, mas desta vez não encheu mais que os 78%. Quando chegou a esse valor entro no pseudo "modo B". A diferença de hoje para ontem é que a temperatura das baterias não era a mesma. Hoje poucos quilómetros antes de encher a bateria tinha havido elevados fluxos de corrente de/para a bateria. No último encontro, quando subi à Torre na descida a bateria recusava-se a carregar mais de 70%!! Nem a última barra acendia... até pensava que as baterias tinham ido desta para melhor. Mais uma vez esta limitação deveu-se à temperatura das baterias.

Entretanto já fez o teste, durante a revisão, para a renovação da garantia e está tudo OK. A prova disso é que ontem chegou a um valor que eu nunca tinha visto.

Outro episódio, não é nada de novo, mas é uma constatação e mais uma prova que as temperaturas baixas aumentam os consumos. Nos últimos 3 dias tenho saído de casa à mesma hora. Na terça a temperatura nos primeiros 10 km do percurso era 5ºC, ontem e hoje era de 15ºC. Nesse segmento conduzi de forma igual. Ontem e hoje ao fim desses 10 km a média ia nos 4,7L/100km, na terça (dia mais frio) cheguei ao mesmo ponto com 5,1L/100km.

Nos 50 km que faço de manhã ao sair de casa em dias amenos faço médias entre 3,8 e 4,2L/100km. Nos dias mais frios é quase impossível baixar dos 4,3L/100km. Até hoje a pior média nesse percurso foi num dia chuvouso e ficou-se pelos 5,0L/100km. Isto tudo conduzindo de maneira semelhante.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 19 Dec 2015 19:44

Dou por terminado o diário do "meu" Prius, hoje mudou de dono (para alguém que se registou recentemente aqui no fórum Wink).

Faltavam 8 dias para fazer os 5 anos nas minhas mãos. 

Fazendo um pequeno resumo destes 5 anos. Neste período percorreu 88.157 km, com um consumo médio de 4,13L/100km. Foi 85 vezes à bomba de gasolina, o que dá uma distância média por depósito de 1037 km, e em média levava 43,2L. Nas 6 revisões que fez comigo mais uma troca da bomba de água do MCI gastei 1365€ na oficina. Vendi o carro com os pneus e escovas dos limpa pára-brisas que vinham quando o comprei. O facto de estar quase sempre dentro de garagem, quer em casa quer no trabalho, ajuda. E se calhar o produto que costumo por nos pneus (Mothers Advanced Tire Care) para hidratar e proteger as paredes laterais dos UVs também ajudou. O certo é que os pneus não estão gretados de lado.

Quando o comprei nunca pensei que conseguisse fazer médias tão boas, foi uma boa surpresa. Analisando o historial dos consumos dá para perceber que com o tempo os consumos foram baixando, e neste período o percurso habitual foi sempre o mesmo. Só que há medida que se vai conhecendo melhor o carro e o percurso vão-se fazendo algumas adaptações à condução para optimizar os consumos. Por vezes estes adaptações até implicam acelerar um pouco mais em determinados zonas para depois aproveitar o balanço. Enquanto que noutras se evita passar dos 71 km/h para o MCI ir a descansar.

Se nos primeiros 45.000 km, que corresponde a pouco mais de 3 anos, apenas 20% dos depósitos acabavam com um valor abaixo dos 4,0L/100km no CB, nos seguintes 42.000 km, quase 2 anos, apenas 15% dos depósitos acabavam com média superior a 3,9L/100km. A minha pior média num depósito foi 4,82L/100km. Tive outros 2 depósitos com médias semelhantes, e correspondem a viagens em férias a Murça, zona de Vila Nova de Foz Côa.

Um último comentário sobre o Prius, foi o melhor carro que tive até hoje, e o que me deixa mais saudades. Broken Heart

Nos próximos dias, talvez na última semana do ano chega o meu novo menino (Auris HSD), vamos ver se consigo fazer melhores médias do que fazia com o Prius. Teoricamente o Auris é mais poupado que o Prius 2G (3,9 vs 4,2), vamos ver se isso se comprova na prática. Quando chegar o Auris logo abro um novo diário de bordo.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support

Duarte Semedo:
Nos próximos dias, talvez na última semana do ano chega o meu novo menino
Uns dias de sofrimento portanto, né Duarte?

Não só pelas saudades do Prius que cedeste, como pela ansiedade de receber o Auris que nunca mais chega...

O encontro para o café ainda não está esquecido Duarte...

Fica bem e,

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
023_Auris_Touring_Sport_2013
tcap-support

Parabéns pela compra. Mais um Auris HSD nas ruas e mais um Prius a se manter nas ruas também. 

Top 50 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
tcap-support

Boas,

Parabéns pela troca,

Não sei se vais conseguir melhores médias, a ver vamos....

Feliz proprietário de uma Auris TS Sports 1.8 HSD

Consumption:
5,12 l/100km  (spritmonitor)

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Telmo Salgado:

4,49 litros/100, é excelente, tendo em conta que o melhor que fiz com o 3G foi...4,33!

Boa noite, 

A pergunta se calhar é idiota, mas faço - a na mesma: qual o consumo mínimo que se consegue fazer no 3G? E, por outro lado: face ao 2G (modelo sobre o qual só leio elogios) o 3G é superior, ou não?

Perdoem a franqueza, mas talvez assim fique esclarecido. 

Abraço 🤗 

Crisóstomo 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Mínimo? Fui chamado à receção...vê assinatura, é só fazer as contas! Big Smile

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Embora seja um Diário de Bordo do 2G, a resposta é possível: o 3G é mais eficiente em quase toda a gama de trabalho do motor, traduzindo-se em menores consumos médios.

O record do Luís mostra que é possível fazer bem menos de 3.

No dia-a-dia de viagens menos longas a barreira dos 4 é possível quebrar para baixo...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Page 12 of 12 (120 items) « First ... < Previous 8 9 10 11 12 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com