Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Teste ao Nissan Leaf

rated by 0 users
This post has 58 Replies | 9 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves Posted: 8 Jun 2011 18:16

Pois é, para coroar este interessante período, a seguir ao teste ao Prius PHEV surgiu agora também a oportunidade de testar um Leaf.

Há alguns dias reportei o avistamento de um Leaf branco aqui por Coimbra. Nem imaginava que entretanto iria descobrir que pertence a um Instituto de investigação ligado à minha Faculdade, e muito menos que por amabilidade do responsável do Instituto teria oportunidade de testar a viatura por um par de dias. 

Por isso aqui vai o relato desta nova experiência.

Antes de começar, uma palavra sobre o conceito. Conhecendo da literatura as características do Leaf, estranhei que a aposta da Nissan tivesse sido numa viatura com estas dimensões generosas, num carro destinado primariamente aos circuitos urbanos e suburbanos. Ainda pensei que tivesse a ver com o problema da dimensão das baterias, mas entretanto a Mitsubishi e associados Peugeot/Citroen mostraram que é possível fazer mini carros eléctricos com autonomias análogas. O contacto com a viatura não me fez mudar de opinião, para a maior parte dos utilizadores o espaço do habitáculo e mala vai ser desperdiçado por andarem normalmente sozinhos, um carro do segmento do Yaris/Clio/Polo parece-me que seria o ideal.

Mas adiante, passando a coisas práticas.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Começando pela parte mais subjectiva, a estética. O Leaf vem na linha das mais recentes criações da Nissan, tendo uma frente algo similiar à do Juke, com um farois estranhamente salientes. O efeito não me parece bonito, mas também não arrepia. Outras opiniões devem naturalmente existir...Big Smile

Aqui vai uma foto da frente...

Uma outra onde se vê melhor a saliência dos faróis:

E agora uma lateral, que é provavelmente o ângulo em que o carro fica melhor no boneco:

E finalmente uma de traseira, naquele que é para mim o ângulo de observação menos feliz do carro...mas gostos são gostos.

O conjunto, não sendo na minha opinião bonito, também não é feio, e sobretudo não pode ser acusado de não ser diferente! Wink

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Observemos agora os compartimentos, começando pela parte traseira. A mala é um pouco decepcionante para a dimensao do carro. Em volumetria será certamente maior que um típico segmento B (Yaris/Clio/Polo), mas abaixo da média do segmento C onde o Leaf se insere (Auris/Mégane/Golf).

Para além da volumetria, um outro problema é a forma altamente irregular da mala, o que complica imenso a arrumação de objectos maiores, como malas. No global, bastante abaixo em volume e funcionalidade relativamente a um carro de dimensão idêntica, e com um plano de carga muito baixo.

Reparem na parte da mala atrás dos bancos que fica ocupada por algo...baterias?

Por debaixo do fundo está um acesso provavelmente a um pneu de emergência (vê-se debaixo do carro o desenho redondo do receptáculo). A sacola serve para o carregador, que tem este aspecto:

Na provável tentativa de lutar contra o peso, a porta traseira é estranhamente leve, dando um bater pouco convincente ao fechar - um pouco ao estilo do que acontece com o capot de muitos carros, parecendo ser feitos de plástico.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

E agora a parte da frente, que tem algumas originalidades.

Ao abrir o capot fiquei surpreendido. Sendo um carro exclusivamente eléctrico e apenas com um motor Devil, estaria à espera de encontrar muito espaço vazio e poucos componentes lá dentro. Bom, bem pelo contrário fui encontrar um compartimento bem atestado de componentes em profundidade e na vertical, sem grande diferença para um carro convencional.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

E agora a tomada de carregamento bem situada no "nariz" da máquina...

Seguida de um aspecto de detalhe.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Falemos agora de uma matéria importante para alguns - as jantes e os pneus. Devil

O carro vem com as medidas 205/55 R16, e calçado com uns Bridgestone Ecopia. O conjunto não desmerece.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 9 Jun 2011 2:53

Boa apresentação...estática!!!Geeked

Como é que é? Mas isso anda ou não?  Devil

[edit] - eu acho o carro muito equilibrado esteticamente, e compentente qb para o uso familiar. Acho a aposta do segmento C como verdadeiramente de futuro, na medida em que tornará apelativo a ser carro único (e aluguer de outro com MCI em ocasiões especiais), indo de encontro à mudança comportamental.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Concordo contigo, mas só depois de a autonomia chegar aos 300-400km. Para já, com 100-150 km, não me parece.

Quanto ao andar, andou, agora é preciso tempo para ir relatando...vou devolver a máquina depois de almoço e logo que possível escrveo mais um capítulo. Wink

Top 50 Contributor
Plug-In
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Estéticamente acho o carro lindissimo e se ñ foi esse já me estive a babar em Coimbra para um igual. Quanto ao tamanho também concordo que para um eléctrico com uma autonomia tão reduzida, seria mais indicado um carro mais pequeno por ñ nos podermos afastar muito da tomada da garagem. Mas mesmo assim é de louvar a Nissan lançar para o mercado um produto familiar ao preço dos pequenotes da Mitsibishi, Citroen e Peugeot.

Conta como são as acelerações.

Prius 3G Sol Branco Pérola + filtro na conduta de ventilação da bateria (02-2011)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Luis Neves:

Concordo contigo, mas só depois de a autonomia chegar aos 300-400km. Para já, com 100-150 km, não me parece.

Quanto ao andar, andou, agora é preciso tempo para ir relatando...vou devolver a máquina depois de almoço e logo que possível escrveo mais um capítulo. Wink

Atenção que para bater um record de autonomia no Leaf já não te chega a hora de almoço...

Sei que contigo fará pelo menos 200km!! Stick out tongue

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Page 1 of 6 (59 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com