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Teste ao Nissan Leaf

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Infelizmente o tempo útil foi pouco nestes dois dias, pelo que não pude meter-me com aventuras de records de autonomia - ia precisar de uma manhã ou tarde todas...! Big Smile

Além do mais o carro não tem adaptador para tomadas domésticas, pelo que estive limitado à carga que vinha com ele.

Mas passando a mais aspectos, vejamos agora o interior. Numa palavra, agradável, com estofos de tecido claro que dão luminosidade ao habitáculo (ao longe até parecem de couro), espaço q.b. para os passageiros, mesmo para os joelhos atrás sem problemas, ainda que com os bancos da frente muito recuados. Em largura para 3 pessoas atrás é apertado, mas é a tendência dos carros actuais. A visibilidade para trás não é má, e o design da consola e instrumentação moderadamente vanguardista, mas simpático. Aqui vão as inevitáveis fotos:

 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

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e mais...

aquela parte central da instrumentação talvez pudesse ter um design mais inspirador.

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Os arrumos são algo limitados, apenas pequenos espaços nas portas, uma pequena caixa na divisória central atrás do selector de marcha, e um porta luvas fundo mas de pequena dimensão aproveitável.

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Passando à instrumentação, à esquerda do condutor existe uma profusão de botões, para além do painel central em torno do LCD, igualmente bastante recheado,

Neste caso temos 2 botões para abrir "portas", um para a tomada de carregamento e outro para o tradicional capot.

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Luis Neves replied on 9 Jun 2011 15:52

Um botão que achei muito original permite desligar o modo de carregamento nocturno se tivermos pressa em carregar as baterias. Em modo normal,  mesmo com o carro ligado à tomada, só começa a receber energia após as 22h para tirar partido da tarifa bi-horária. Bem visto!

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Passando agora a sistema mais dinâmicos. Têm reparado na publicidade da Ford ao revolucionário sistema de estacionamento, ou à mais recente publicidade da BMW com o inovador HUD no série 5?

Pois é, há quem tenha e não anuncie. Tongue Tied

Vem isto a propósito de que quando se pega num Leaf, para um condutor Prius há desde logo uma série de coisas familiares. Parece-me bem que a Nissan estudou o Prius com detalhe antes de lançar o Leaf...

Alguns exemplos. O selctor de marcha é muito semelhante, com um botão P no centro do manípulo em vez de estar separado. O selector permite alternar entre o modo D e o modo Eco, evitando de novo um botão Eco, mas, voilá, tem o mesmo conceito. Em Eco o primeiro terço do pedal do acelerador dá uma reacção anémica, depois vai-se aproximando da resposta do modo normal e quando pisado a fundo não faz diferença. Onde é que já vi isto?

Finalmente, um outro exemplo elucidativo. Já viram uma imagem parecida com esta ao andar em marcha-a-trás? Big Smile

 

 

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O LCD, tal como o do Prius, serve para várias coisas, e até abre para se colocarem os CD´s de música...Big Smile

Serve como sistema de navegação, naturalmente, apenas com modos 2D.

Aqui vai o menu mais interessante que se pode activar, onde se podem ver informações sobre várias coisas. A autonomia restante, representada como círculos sobre o mapa de navegação, ou as "estações de serviço" mais próximas - altamente desactualizadas, imagino (só apareciam duas a a grande distância), mas está prevista a actualização (não sei de que forma).

.

 

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Algumas das opções apresentam dados sobre consumos e sobre o efeito da activação de alguns sistemas sobre a autonomia, por exemplo da climatização.

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E falta apenas comentar a instrumentaçãoem frente ao condutor, que se divide por duas zonas: detrás do volante um grande painel colorido, com informações sobre autonomia, nível da carga da bateria, temperatura do sistema, km parciais e totais, e uma estimativa do tempo necessário a repor uma carga completa da bateria.

Em posição superior, no topo do tablier, uma pequena pala protege um segundo mostrador de menor dimensão, onde aparece a indicação da velocidade, temperatura e um pequeno "jogo" de que falarei adiante.

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Na imagem anterior do painel central, na parte superior podem ver um conjunto de círculos dispostos na horizontal. O que está acesso sinaliza que o carro está activo mas sem solicitação de acelerador. À medida que se carrega neste, vão acendendo os círculos da esquerda para a direita até que ficam todos acesos com o prego a fundo. Em travagem regnerativa, os círculos acendem para a esquerda do tal círculo de referência. Não vos faz lembrar um certo HSI?  Big Smile

Desculpem a tremideira mas é difícil fotografar em andamento...

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