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Diario de Bordo António Moreira 3G

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Estava à espera de haver mais um truque para poupar mais combustível. Wink

Em relação aos 160 km/h com o motor só a gasolina tem a sua lógica.

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Só se partiste mesmo com a bateria completamente em baixo...

Eu já testei um par de vezes a velocidade máxima e o carro subiu que nem um foguete até aos 180 km/h reais (creio que acima dos 190 no velocímetro), altura em que entra em acção o limitador electrónico de velocidade e o carro "estaciona" nessa velocidade.

Acho muito estranho o teu relato!

 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

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Tem me acontecido outra coisa que não me parece ter lógica.

Quando passo do modo eléctrico para por a trabalhar o motor a gasolina e sem puxar muito pelo carro, no mostrador onde aparece o carro com a indicação do fluxo da energia, mostra que mesmo o motor a gasolina esteja a trabalhar (consumindo gasolina) continua a consumir a energia da bateria.

Sem ser necessário na minha opinião.

Chateia me o facto de gastar a bateria quase toda sem necessidade.

Parece me desperdício de energia.

Existe alguma razão para isto?

Já alguém reparou nisso?

 

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Telmo Salgado replied on 18 Jul 2011 3:02

O primeiro minuto o MCI está ligado para aquecer o sistema de antipoluição. É uma penalização natural para conseguir ser um carro de emissões reduzidas (CO, HC, PM, etc.). Desperdiça energia mas prepara o sistema para a função seguinte, que é a de uso do MCI como tracção.

Só gasta a bateria se andares com ele. Nos primeiros metros circula um pouco mais devagar.

Nota: Este ciclo consome cerca de 0,05litros. Acontece sempre que ligamos o carro quando a temperatura do líq. refrigerante é inferior a 40ºC. Dá uma vista de olhos aos estados do THS/HSD, penso que está no "Escola HSD". Só é inibido pressionando EV, que é bom apenas para "arrumar melhor" o carro. Quando se vai sair para um trajecto maior, este ciclo é inevitável, pelo que é menos económico fazer esta inibição.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

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Eu até costumo sair da garagem até aos semáforos perto de casa em EV e depois desligo o EV e não puxo muito. . Pensava que teria um beneficio maior se arrancasse em EV, pois como são muitas manobras o eléctrico seria mais eficiente.

Vou experimentar arrancar ainda mais suavemente para ver se gasto menos energia.

Vou fazer a experiência para ver se noto alguma diferênça.

 

Obrigado

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António Moreira:
Eu até costumo sair da garagem até aos semáforos perto de casa em EV e depois desligo o EV e não puxo muito. . Pensava que teria um beneficio maior se arrancasse em EV, pois como são muitas manobras o eléctrico seria mais eficiente.

Para a situação que descreves acho que é melhor desligar o EV mal saias da garagem. Isto porque se andares um bocado em EV até aos semáforos vais baixar mais a carga da bateria e quando o MCI ligar para fazer o ciclo de aquecimento vai continuar a gastar a bateria que já tinha um nível baixo, isto fará que quando acabe o ciclo de aquecimento o MCI se esforce mais para repor o nível da bateria implicando correntes mais elevadas e logo menor eficiência.

Se desligares o EV mais cedo a bateria não vai baixar tanto e quando acabar o ciclo de aquecimento não será necessária tanta corrente para repor a bateria o que melhora a eficiência.

Nunca é demais repetir que durante o ciclo de aquecimento o Prius locomove-se em modo eléctrico (excepto em acelerações brutais ou carga de bateria extremamente baixa), estando o MCI literalmente a trabalhar para aquecer.

A questão de haver muitas ou poucas manobras para o Prius é irrelevante, desde que sejam feitas de forma suave é indiferente se tens que meter 3 vezes a marcha e andar 2 metros de cada vez, algo de que os fumarentos não se podem gabar. Se no Prius essas manobras forem realizadas durante o ciclo de aquecimento estarão a ser feitas em modo eléctrico pois o MCI não está a contribuir com potência para a caixa planetária.

A minha recomendação para uma optimização de consumo e eficiência será desligar o modo EV mal saias da garagem.

 

Alexandre Moleiro

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Alexandre Moleiro:

Nunca é demais repetir que durante o ciclo de aquecimento o Prius locomove-se em modo eléctrico (excepto em acelerações brutais ou carga de bateria extremamente baixa), estando o MCI literalmente a trabalhar para aquecer.

Boas...

Já andava ao tempo para perguntar o porquê de quando arrancava a "frio" a bateria descarregava muito mais rápido.... agora já sei.... Wink

Cumprimentos
AlexandreTTT

                    

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Já fiz a experiência e se arrancar suavemente o MCI até carrega as baterias (pelo menos é o que mostra no painel).

 

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Vou continuar a analisar a minha saída de casa, pois parece que ainda tenho muito que limar.

Como os semáforos são mesmo à porta de casa, acho que continuo a achar que a melhor solução é ir em EV, pois parece me que se tiver o MCI a trabalhar no aquecimento parado vai se desperdiçar mais energia.

Mas isto são conclusões de um muito verdinho em 1.8 HSD.

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Há quem diga que a melhor forma de poupar combustível é deixar preaquecer e só depois sair de P. Dizem também que em D gasta ligeiramente mais.

Isto para que a solicitação de tracção (necessária uns momentos depois de arrancar) não seja feita pela bateria, mas sim pelo MCI.

No meu caso, só inibo no interior da zona comum, e deixo-o iniciar enquanto espero que os portões exteriores abram...

Uso o EV em maiores distâncias que estes metros, sim, de forma propositada quando pretendo ir até muito próximo, e sei que vou sair do carro de novo, para arrancar daí a uns minutos. Como o fluido ainda estará frio, mesmo com o 1ºpreaquecimento, ele voltará a fazer novo ciclo. Os 0,05litros gastos em cada é equivalente a 1km (5 litros/100), pelo que julgo ter vantagem desde que não subtraia mais que 2 traços de bateria.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

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