Prius-PT
Comunidade de proprietários e amigos de viaturas Toyota Hybrid Synergy Drive

Diário de bordo - João Prates - Vectrix VX-1 Li+

rated by 0 users
This post has 422 Replies | 23 Followers

Top 10 Contributor
EV
0_PHV_Owner
4_Moto_EV_Owner
ConsumoRecorde1530
ConsumoRecorde2469
SystemAdministrator
tcap-support

OK, agora não há tempo para análises, terá de ficar para mais logo à noite, mas quero deixar já os gráficos do carregamento total:

Módulo #0:

Módulo #1:

Módulo #2:

Módulo #3:

Pack total com todos os módulos visíveis (40 células):

Top 10 Contributor
EV
0_PHV_Owner
4_Moto_EV_Owner
ConsumoRecorde1530
ConsumoRecorde2469
SystemAdministrator
tcap-support

Último teste, com a bateria carregada à partida:

Percurso Moita-Alcochete-Moita com full throttle o percurso todo.

Pausa efectuada à boca do IC32 em cada manga por uns bons momentos por forma a permitir à bateria normalizar as tensões das células.

Os gráficos das duas mangas são parecidos, mas o último troço Alcochete-Moita é o que mais importa porque é nesse que acende o alarme de tensão baixa ao passar por Sarilhos (bela ironia) e nunca mais se apaga até à Moita.

Aqui fica o gráfico desde o arranque de parado na entrada de Alcochete até uns minutos depois do alarme de tensão baixa acender:

Vejam bem o mergulho que a tensão dá no arranque em aceleração total (entrei no acesso e fiz toda a curva a fundo sem aliviar), e depois de terminada a aceleração lá recupera um pouco com a velocidade estabilizada. As pequenas oscilações globais devem-se naturalmente aos pequenos declives no percurso.

Algures ao minuto 9:56 acende o alarme, e podem perfeitamente ver o efeito de "serrote" que os cortes fazem, a cada 6 segundos a mota corta potência para tentar recuperar tensão, assim que sobe acima do mínimo volta a dar força, para logo de seguida cortar porque as células não se aguentam. Isto repete-se a cada 6 segundos, é exasperante. A solução tem forçosamente de ser aliviar mais o punho até que a potência pedida não seja demasiada para as células fracas conseguirem recuperar.

Desde o momento em que arranquei com a carga feita durante a noite até ao início deste gráfico foram efectuados apenas 15 km, dos quais 2 foram feitos a uma média de 60 km/h e apenas os últimos 13 foram feitos a fundo. Ao fim de apenas 13 km a fundo a bateria estava neste estado.

I rest my case.

Top 10 Contributor
EV
1 Prius 3G Owner
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Muito sumo para degustar, este tópico, devido à dissecação dos sintomas e análise de resultados. Geeked

"Excelentes" dados, e que o teu esforço produza resultados merecidos! Yes

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Top 10 Contributor
EV
0_PHV_Owner
4_Moto_EV_Owner
ConsumoRecorde1530
ConsumoRecorde2469
SystemAdministrator
tcap-support

Telmo Salgado:
"Excelentes" dados, e que o teu esforço produza resultados merecidos! Yes

Boas notícias!

Acabei de falar com o Eduardo da Masac que chegou da Polónia, onde em vez de ir ver o Euro foi ter formação na Vectrix... e ele confirma que a Vectrix finalmente aceitou a reclamação em garantia. Vão me enviar uma bateria nova, que espero ter montada na mota daqui por 2 ou 3 semanas.

Aparentemente, segundo o que o Eduardo me disse, houve um grande lote de baterias de lítio da GP Batteries com problemas. Há muitas motas na mesma situação, tudo supostamente por defeito de fabrico nas baterias.

Mas há mais. Há uma informação importantíssima que até agora ninguém sabia. Eu não sabia, a minha oficina não sabia, nem sequer o próprio importador sabia disto: As baterias de lítio que a Vectrix usa precisam de uma equalização LONGA pelo menos 1 vez por mês. O ideal seria todas as semanas.

Para fazer uma equalização longa é preciso deixar a mota ligada à tomada por pelo menos 12 a 14 horas sem desligar. O carregador vai ligar quando preciso, e vai desligar de forma aparente pelo meio uma série de vezes, mas é importante não desligar a ficha da tomada. Isto nunca me foi dito nem vem no manual.

No entanto depois de pensar um bocadinho cheguei à conclusão que nisso até tenho tido sorte, porque de sábado à noite para segunda de manhã, mais concretamente das 22:00 de sábado às 07:00 de segunda-feira a mota tem corrente na tomada onde está ligada. Até às 22h está sem corrente e portanto é como se estivesse desligada/sem carregar, mas a partir dessa hora a tomada é activada, surtindo o mesmo efeito de chegar à mota com a ficha desligada e ligar na tomada.

Estas 33h que permanece ligada por pura sorte todos os fins de semana não invalidaram no entanto que a bateria tivesse problemas.... E para isso há uma explicação diabólica: A equalização longa só tem lugar se a mota não estiver já carregada! Ora como eu ligo a mota sempre que a estaciono em casa, o que faço naturalmente à 6ª feira também, e como a mota tem corrente na tomada sempre que estamos em horas de vazio, ela vai carregar totalmente das 00:00 até às 09:00 de sábado, hora em que entram as horas cheias e a tomada perde corrente.

Quando mais tarde a tomada volta a receber carga das 14h às 20h, e mais tarde às 22h até às 7h de segunda-feira, o carregador já não arranca sequer e a equalização não é efectuada, porque a bateria já está cheia! Digam lá se isto não é de doidos!!?!?! Zip it! Para que esta equalização longa tenha lugar, quem quiser carregar em horário de vazio como eu, tem de esperar pelas 22h de sábado para ligar a mota a carregar, e deixar ficar pelo menos até ao meio-dia de domingo a fazer a equalização!!!! Ela tem de vir de um carregamento normal e seguir para a equalização longa, não consegue fazer a equalização longa partindo do ponto de bateria já carregada!!! Angry

O que quer isto dizer é que muita gente poderá estar com problemas apenas e só porque não tem feito uma equalização destas com a devida frequência. Saber agora se ainda vão a tempo ou se a bateria já está irrecuperável é algo que me escapa, mas deixo o aviso a quem costuma ler o meu diário de bordo para esta informação que julgo ser bastante pertinente.

Acho incrível e inaceitável que a Vectrix não se tenha preocupado até agora em esclarecer os seus clientes de motas com baterias de Li de forma preemptiva e tenha esperado que houvesse formação técnica do importador para passar este conhecimento. NoNoNoNo

Top 10 Contributor
EV
1 Prius 3G Owner
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Saga com fim à vista (finalmente!)?

Prius 3G (ZVW30)

Spritmonitor.de     |     Spritmonitor.de     |     Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0_PHV_Owner
4_Moto_EV_Owner
ConsumoRecorde1530
ConsumoRecorde2469
SystemAdministrator
tcap-support

Alexandre Oliveira Perdigão:

Saga com fim à vista (finalmente!)?

Espero que sim, espero que sim, acredito quando estiver trocada a bateria. Hmm

Top 10 Contributor
EV
0_PHV_Owner
4_Moto_EV_Owner
ConsumoRecorde1530
ConsumoRecorde2469
SystemAdministrator
tcap-support

Há coisas que me fazem pensar.

Estava eu à procura de informação sobre a Vectrix, a ver se encontrava mais gente com questões sobre a equalização, e o google manda-me para um fórum nacional onde encontro um post de um indivíduo que acabou de encomendar a sua Vectrix muito recentemente.

Sabem o que é que lhe disseram para justificar o atraso na chegada da sua mota?

- Que o atraso se devia a um excesso de encomendas e que a fábrica não está a dar conta do recado.

Sabem o que é que o Eduardo da Masac me disse hoje ao telefone quando me contou do problema das baterias?

- Que a fábrica na Polónia parou completamente a produção, que está a mandar todas as baterias para trás para verificação, e até receber novo batch de baterias não volta a produzir nada.

Estas coisas fazem-me uma certa comichão. Fazem mesmo.

Eu sei que não caía nada bem dizer ao cliente "sabe, o produto tinha defeito, temos dezenas de motas para trocar baterias, e mandamos parar a produção até resolver o problema do fornecimento de material defeituoso.".

Mas também sei que era escusado inventar tretas de "enormes sucessos" e que "não dão conta das encomendas".

Quando leio que "A Vectrix está bem de saúde e recomenda-se" deu-me cá uma vontade de rir... ou de chorar... enfim... como é que se costuma dizer? "Olhos que não vêm coração que não sente" não é? Pois... Zip it!

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
4_Moto_EV_Owner

E já tentaste ligar a mota a um medidor de energia, somente para verificar o que está ela a fazer qdo está em equalização?

2 Vectrix Nimh com 700 e 1800kms

Top 10 Contributor
EV
0_PHV_Owner
4_Moto_EV_Owner
ConsumoRecorde1530
ConsumoRecorde2469
SystemAdministrator
tcap-support

Orlando Pereira:

E já tentaste ligar a mota a um medidor de energia, somente para verificar o que está ela a fazer qdo está em equalização?

Claro que sim.

Neste post...

http://prius-pt.com/cafe/forums/p/3503/32981.aspx#32981

...podes ver o comportamento da fase de equalização sobre as células, o que acontece logo depois do máximo de tensão ser atingido pela primeira vez. A carga na equalização vem abaixo e depois volta a subir, cada célula ao seu ritmo. Isso é o efeito prático nas células.

Quando ao consumo de energia podes ver neste post...

http://prius-pt.com/cafe/forums/p/3503/32107.aspx#32107

... podes ver o consumo de energia na fase de equalização a ter lugar logo depois do "poço" de tensão que aconteceu por volta das 3 da manhã.

O que é giro é que ontem aguçado por esta informação saí da Ecowatt muito mais cedo e fui trabalhar o resto do dia para casa.

Dei uma volta extra pelo IC32 para ter a certeza que gastava bateria o suficiente (tem de ser mais de 10% dizem alguns),  e meti a mota à carga pelas 19h e assim ficou até hoje pelas 9h da manhã. Ainda não tive tempo para exportar os dados para excel, mas só vos digo que foi um carregamento absolutamente normal, e a partir das 2 da matina aproximadamente quando acabou a equalização "normal" até às 9h não aconteceu absolutamente nada de nada.

Há aqui alguma coisa muito mal contada. A equalização longa não dispara assim sem mais nem menos só porque a mota está ligada por 12h... alguma coisa mais falta dizer/saber. Será um contador que despoleta o processo de x em x carregamentos apenas? Não sei, mas simplesmente estar ligada à tomada é que não é.

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
4_Moto_EV_Owner
Orlando Pereira replied on 19 Jun 2012 9:47

Deve haver aí qualquer coisa no software ou no funcionamento do Bms que não está bem!

Verás que eles vão atualizar o teu software...não acredito muito nessa cena das 14horas...

Aliás depois de ter lido este post que agora tem acesso negado (porque será?)

http://visforvoltage.org/forum/12234-2012-li-vectrix-have-problems

enviei um email aos espanhóis e eles responderam-me isto em 20 de abril...

Con respecto a lo que me preguntaba anteriormente las baterías de litio no están dando ningún problema a los clientes que siguen las recomendaciones de uso que proporciona el fabricante, es decir, dejar la batería cargando al menos una vez al mes hasta que aparece el mensaje en pantalla de EC que nos indica que la carga ha terminado completamente y todas las celdas de la batería están equilibradas y compensadas (ecualización).

Solamente aquellos clientes que no realizan nunca cargas completas tienen problemas con la batería, pues el voltaje de las celdas se va descompensando y al final para que se compense necesita tiempos muy largos de carga, pudiendo en algunos casos llevar hasta varios días la compensación de las celdas.

Te adjunto el anexo al manual de usuario en el que se explica este proceso.

La batería se puede poner a cargar y desenchufar siempre que se quiera. No tiene efecto memoria ni se estropea por ello. Tan solo es necesario al menos una vez al mes dejarla que complete el proceso de ecualización, hasta que aparezca EC.

2 Vectrix Nimh com 700 e 1800kms

Page 28 of 43 (423 items) « First ... < Previous 26 27 28 29 30 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com