Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo - Miguel Sousa

rated by 0 users
This post has 73 Replies | 9 Followers

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1100 km
Miguel CL Sousa Posted: 6 Dec 2011 15:37

Olá a todos,

Venho aqui abrir o meu diário de bordo (sou um recente e inexperiente proprietário de um Prius 3G Sol - Branco pérola - podem consultar a minha apresentação em http://prius-pt.com/cafe/forums/t/3576.aspx), e desde já deixar mais uma questão que me está a intrigar.

Atestei o depósito há uns dias, fiz o reset ao trip A para ver como ia correr. O depósito durou alguns dias entre voltas pela cidade, trabalho-casa, e duas viagens mais longas: Viseu <-> Fátima (ip3 e A1) e Viseu <-> Aveiro (A25). De salientar que em ambas as viagens obtive muito melhor médias no percurso de ida do que no inverso. Na A25, que considero um pesadelo para a condução, e não entendo o porquê de uma estrada como esta que é só curvas e subidas (o regresso a Viseu resultou numa subida do trip B de 4.5 para 5.2) ser considerada auto-estrada e ser taxada como tal, mas enfim..Acho que agora que vêm aí as portagens no trajecto todo irei optar mesmo pelas nacionais quando fizer este percurso.

A questão que me intriga á seguinte: voltei a atestar o depósito hoje, deixei chegar a 0 km no CB (ainda andou alguns kms (talvez 30) na reserva). O resultado no Trip A antes de abastecer é que fiz média de 5.2 e percorri 670 kms. Acham que estes valores são espectáveis? Não seria suposto chegar pelo menos perto dos 800kms tendo em conta a média que obtive?

Hoje quando abasteci, o depósito ficou cheio com 39l. Que vos parece? Será que o depósito não ficou cheio na totalidade no abastecimento anterior (sinceramente pareceu-me que sim, ainda tinha 3 traços e levou 27litros dessa vez)? Hoje mudei de posto de abastecimento, fui à BP (bem que me lixei pois não consegui chegar aos 40 l e ter o desconto total possível). O anterior tinha sido na Repsol, e sinceramente, e jugando também pelo pelo meu clio 1.5 dci, parece-me que há algo estranho e o combustível que meto lá parece durar menos tempo/menos kms (ou é paranóia minha) do que quando meto na BP.

Hoje demos umas voltas pela cidade e fomos até Mangualde, o consumo está nos 4.5. Amanhã deveremos ir até à Serra da Estrela. Vamos a ver como se comporta o rapaz e o condutor.. :) A ver se depois lhe tiro umas fotos e coloco aqui,

Cumprimentos a todos,

Miguel Sousa

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Viseu fica a uma altitude razoável, pelo que as viagens de regresso a essa bela cidade se pautam por um acréscimo de consumo. SInto o mesmo quando vou a Tabuaço e regresso ao Porto - a vinda é sempre mais "económica".

Nota para a reserva, contém perto de 7 litros. O depósito tem 45 (cabem 47), pelo que os 39 que introduziste batem certo. Poderias ter percorrido mais 100km.

Nota também para um desvio de 0,3litros/100 para o lado optimista.

Com o tempo irás aperceber-te dalguns mecanismos (simples) para baixar consumos. Detém-te porém na realidade que as jantes 17" com pneus 215 penalizam mais o consumo que as adequadíssimas rodas 15" 195 - fraca foi a Toyota em não ter equipado o Prius de forma justa nos níveis Sol e Premium!

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support

Parabéns e felicidades para o futuro a bordo da tua nave MiguelWink

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1100 km

Viva,

Hoje fomos à Serra, infelizmente não havia neve.. A média chegou lá cima nos 5.9, mas no regresso baixou e está agora em 4.8, Trip A com 214 km e foi gasto até agora um traço de fuel. Parecem-me valores mais optimistas :)

Pois, a questão das jantes.. esteticamente as de 17'' dão um outro ar completamente diferente ao carro na minha opinão, mas abdicaria delas em detrimento das de 15'' pelos motivos apontados pois claro.. Mas tive que aproveitar este negócio com o Sol, foi mesmo daqueles de aproveitar agora ou esquecer..

Tenho-me apercebido que devo ser o menos bruto possível com o acelerador, o que é um bocado óbvio, mas algo a que não vinha muito habituado das experiências com outros carros :) E tenho tentado acelerar sempre que possível de forma não contínua..

Continuo a aceitar sugestões/truques acerca de como tentar vencer as subidas minimizando os estragos nos consumos, acreditem, aqui na zona são mais que muitas.. Há dias andei a fazer testes na subida a pique que apanho ao sair do trabalho utilizando o Power Mode. Fiquei com a impressão que pode ajudar no consumo nesta situação, mas ainda tenho que tirar a limpo..

Top 50 Contributor
Plug-In
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Telmo os tais 7litros que falas-te é a quantidade existente depois de a autonomia estar a zero ou depois de já ñ haver traços? Esta última ñ sei se acontace...

É que no último depósito fui reabastecer já com uma autonomia de -30km, já tinha passado a autonomia prevista pelo carro, e só coloquei quase 40l até á rolha. Ainda tinha um traço a piscar. Por isso leva-me a crer que os 7litros são após ñ haver traços. Esclareçam-me isto sff. Obrigado

Prius 3G Sol Branco Pérola + filtro na conduta de ventilação da bateria (02-2011)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

De inúmeros testes posso afirmar com segurança que quando apita o sinal da reserva (cerca de 30 km de autonomia restante) o carro tem ainda 8,5 a 9,0 litros no depósito.

O que costumo fazer nesse momento é um reset ao trip B, e controlo a reserva de maneira a não gastar mais do que 7 litros, por forma a manter alguma margem de segurança.

Por exemplo, percorrendo 140 km com média no CB de 4,7, a média real será 3 décimas superior, ou seja 5,0, e a essa distância correspondem exactamente 7,0 litros queimados.

Em suma, não ligues à indicação da distância de autonomia restante, e usa o momento da entrada na reserva como marcador dos litros de combustível ainda disponíveis.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

Luis Neves:

De inúmeros testes posso afirmar com segurança que quando apita o sinal da reserva (cerca de 30 km de autonomia restante) o carro tem ainda 8,5 a 9,0 litros no depósito.

Caro Luis

o 3G apita ?, ou só pisca o ùltimo traço do indicador de combustivel ?

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Apita quando inicia o piscar. E apitará cada vez que ligarmos o carro (ready). Wink

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Telmo Salgado:

Apita quando inicia o piscar. E apitará cada vez que ligarmos o carro (ready). Wink

Exacto, o meu faz o mesmo.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support
José Magalhães replied on 8 Dec 2011 14:22

Obrigado

Com tantos apitos nunca me apercebi, além de que raramente deixo chegar á reserva, o 2G é mais completo, pois aparece uma mensagem no display.

Page 1 of 8 (74 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com