Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo - Miguel Sousa

rated by 0 users
This post has 73 Replies | 9 Followers

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support

miguelsousa:

Tenho-me apercebido que devo ser o menos bruto possível com o acelerador, o que é um bocado óbvio, mas algo a que não vinha muito habituado das experiências com outros carros :) E tenho tentado acelerar sempre que possível de forma não contínua..

Continuo a aceitar sugestões/truques acerca de como tentar vencer as subidas minimizando os estragos nos consumos, acreditem, aqui na zona são mais que muitas.. Há dias andei a fazer testes na subida a pique que apanho ao sair do trabalho utilizando o Power Mode. Fiquei com a impressão que pode ajudar no consumo nesta situação, mas ainda tenho que tirar a limpo..

O meu conselho é de usar o acelerador conforme a necessidade do momento desde que não se entre na zona PWR do HSI. As zonas do HSI para optimizar os consumos são os extremos esquerdo e direito da zona ECO, isto é, um pouco à direita do CHG e um pouco à esquerda do PWR.

Não há qualquer problema em acelerar de forma contínua se não se fugir muito da zona que acabei de indicar, um pouco à esquerda do PWR.

O truque para melhorar o consumo nas subidas é travar o menos possível nas descidas, ou se for preciso travar não exceder a zona CHG.

Alexandre Moleiro

Renaul Fluence ZE (2013) Renault Fluence ZE
(2013)
Consumo médio
Prius 2G (2005) Tesla Model 3
(2019)
Consumo médio
Top 150 Contributor
Pequeno citadino
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1100 km

Viva,

Passados 3 meses de Prius, tenho notado que ando a melhorar na adaptação à forma de o conduzir, as médias têm melhorado bastante. O depósito actual anda nos 4.8 em 460 kms, tendo em conta a zona acidentada onde resido/percursos diários (5 stop/start) penso estar a encarreirar :)

De realçar que por excesso de confiança/distração (não queria alongar-me dos 120 e poucos kms, mas quando dei por ela já estava nos 147..) protagonizei a seguinte aventura:

Trip B - reset ao primeiro apito

Percorridos 151 kms na reserva com média 6.0 no CB

Quando cheguei à bomba abasteci o depósito com 46l

Terá o Prius  p/reserva cerca de  9.5 a 10l? Se não, parece-me que teria ficado a pé..

Cumprimentos

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1100 km

Viva,

1/2 ano de Prius, e acho-o cada vez mais fantástico, em todos os aspectos. Não tenho a menor dúvida que foi a melhor escolha, e nunca voltaria atrás :)

Eu e a minha esposa alternamos semanalmente Prius<->Fumarento. Sentimos uma diferença do dia para a noite no prazer de condução.

Nos últimos dois dias de calor tenho-me deparado com a particularidade de ser impossível seleccionar o modo EV quando saio do trabalho à tarde e regresso a casa. (Deixo-o sempre o mci fazer o seu trabalho antes de arrancar, e a bateria está quase sempre cheia) Isto é provocado por temperatura acima do que é suposto na bateria, e daí o impedimento? (parece-me o mais lógico) Com o tempo frio nunca me aconteceu.. 

Cumprimentos

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Miguel Sousa:
Isto é provocado por temperatura acima do que é suposto na bateria, e daí o impedimento? (parece-me o mais lógico)

Quase de certeza. Parece-te lógico e com razão.

Ao final de algum tempo de utilização a bateria deve ser arrefecida o suficiente para já conseguires seleccionar o EV.

Tenta não deixar o carro ao sol. As temperaturas interiores sobem de forma assustadora por vezes.

Uma curiosidade que me assolou agora... A malta que tem tecto solar e o liga não deve ter este problema tão pronunciado... será...?

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1100 km

Hoje já não sucedeu, lá está.. a temperatura baixou um pouco. As sombras são mesmo a melhor solução, mas nem sempre é possível..

Será que o A/C também ajudará nesta situação? Se calhar não compensará muito a ideia de ligá-lo algum tempo antes de arrancar, uma vez que para refrescar a bateria estarei a perder energia que seria útil, ou a afectar os consumos. (?) De qualquer maneira hei-de testar quando voltar a acontecer,

Cumprimentos

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Miguel Sousa:
Será que o A/C também ajudará nesta situação?

Utiliza o A/C para o teu conforto, e a bateria ganhará com isso porque a tua temperatura "confortável" é-o também para a bateria que "bebe" o ar do interior do habitáculo para se refrigerar.

Mas ligar o A/C apenas e só para arrefecer a bateria pode ser (e penso que seja mesmo) contraproducente.

Deixa a engenharia do japonesinho trabalhar para ti, não te stresses Wink

De qualquer forma forçar o modo EV raramente compensa no sistema HSD que é muito mais inteligente do que pensamos às vezes.

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1100 km

Olá  a todos,

Entrada no DB para registar que hoje me roubaram a antena de rádio do Prius.. Super Angry

Têm ideia de quanto custa uma? 

Não deve haver solução que não tirá-la sempre para precaver estas situações.. Nem deve valer a pena perder tempo a pensar numa forma de a fixar.. Quem é capaz de roubar deve ser bem capaz de mandar um pontapé no carro, ou algo do género, se não conseguir tirá-la..

Cumprimentos

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

João Prates:

Uma curiosidade que me assolou agora... A malta que tem tecto solar e o liga não deve ter este problema tão pronunciado... será...?

Sem dúvida, quando saio de casa às 9.00 h  o tecto já está a funcionar e a temperatura a bordo é optima, posso sair em EV sem problemas.

Sou suspeito, mas recomendo a todos os que pretendem adquirir um novo Prius, o tecto solar, e já agora umas jantes de 15".Devil

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

José Magalhães:

(...)

Sou suspeito, mas recomendo a todos os que pretendem adquirir um novo Prius, o tecto solar, e já agora umas jantes de 15".Devil

Deixou de ser possível neste restyling, pela oferta em PT.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1100 km
Miguel CL Sousa replied on 28 May 2012 18:09

Andei a investigar alternativas, tendo em conta os dias de calor que se avizinham

Alguém tem o seu Prius equipado com isto, ou algo do género?:

http://www.privacyshades.co.uk/manufacturers/pdf/TOY-PRIU-5-B.pdf

Aconselham? Acham que ajudará na luta contra o calor?

Estas são mesmo para o Prius, e já agora, aconselham alguma marca/modelo que usem para protecção no pára-brisas?

Cumprimentos

Page 2 of 8 (74 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com