Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo - Miguel Sousa

rated by 0 users
This post has 73 Replies | 9 Followers

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Telmo Salgado:
Eh malta da moderação, já viram este candidato a dístico? Atribuo? Devil

Eu trato disso...Yes

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1100 km

Viva,

Não tenho registos no spritmonitor,

Cumprimentos

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Miguel Sousa:

Não tenho registos no spritmonitor,

Ajuda a ter algumas referências dos consumos de verão, invernos, despesas, constitui um histórico muito válido!

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1100 km

Olá a todos,

Venho relatar o triste episódio que me aconteceu, algo que me está a baralhar, e que peço que me ajudem a compreender o porquê de ter sucedido desta forma.

Por descuido, distração, não sei bem que me passou pela cabeça.. esqueci-me de olhar/controlar os trips e fiquei sem combustível no Prius . (isto é já a conclusão da oficina).

Ia eu e a minha esposa para a bomba (ela ia a conduzir) e começei a repararar que a bateria ia com 2 traços há já algum tempo, mas não liguei de imediato, pensei que fosse a condução que ela vinha a fazer.. Uns 200 ms à frente acende-se a luz de aviso da direcção assistida eléctrica e o carro passou para N. Paramos o carro de imediato, desligo-o, volto a ligar, passa a ready, aparece o mesmo aviso (foi a única luz acesa que ficou), o mci trabalhou 1 pouco e sentiu-se a desligar. Desligo novamente. Aí desconfiei do combustível, e fui de imediato às bombas com a ajuda dos senhores agentes da brigada de trânsito (foram espetaculares, totalmente prontos a ajudar). Coloquei no depósito + de 5 litros. Volto a ir tentar ligar o carro, eis que a bateria passa de 2 traços para 1 traço, e desta vez as luzes ficam praticamente todas acesas - não se voltou a ouvir mci, nada. Apareceu a mensagem a pedir para mudar para P por causa da bateria baixa. Resultado, tenho a bateria descarregada (isto também é conclusão da oficina).

O que me intriga é o porquê disto ter acontecido desta forma. Isto é suposto acontecer assim? Se é, é-me muito difícil de compreender. Não seria suposto o sistema ter emitido avisos mais cedo quanto ao nível crítico da bateria, acender as luzes todas? É suposto deixar a bateria baixar a um nível tão crítico, sem avisar, e apenas emitir o aviso da direcção assistida eléctrica (tem lógica suceder, claro), quando o mal já não é reparável/recuperável? 

Foi rebocado e levado para a caetano, e lá está, terei de aguardar que venha o carregador de bateria do Porto. Não têm carro de substituição para mim, segundo disseram só têm um e está ao serviço de um cliente,

Agradeço a todos que me ajudem a compreender o porquê disto ter sucedido desta forma,

Cumprimentos

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

ui ui...espero que a bateria de tracção tenha recuperação!

Este forum é de facto uma grande ajuda, mas para aspectos específicos do HSD que podem dar em problemas convém é ter conhecimento das coisas antes e não depois!

Encontras facilmente alguns tópicos de users que levaram os seus 3G até ao fim do depósito, e todos coincidem na descrição. Depois de andar muitos km com o último traço a piscar, depois de o carro apitar à entrada na reserva e de o fazer sempre que é reiniciado, o condutor continua por sua conta e risco até ao final, porque não há mais nenhum aviso!

Isto significa que não acontece rigorosamente mais nada quando o combustível termina, e o carro passa a usar a bateria de tracção até esta terminar por completo a sua disponibilidade e entrar em coma. Resta esperar que não tenha sido demasiado maltratada e tenha recuperação.

Vê por exemplo a parte final da minha aventura de 1628 km com um depósito relatada no meu DB, e como a minha preocupação ao levar o carro ao final da gasolina era toda ela a de perceber o momento em que o combustível terminava para não danificar as baterias. E isso resultou de quê? De ter lido aqui os relatos de outros aventureiros que antes de mim levaram o depósito ao fim, um deles (Isabel Cavaco) tendo o mesmo problema que te aconteceu.

Boa sorte, pela descrição que fazes talvez o tratamento não tenha sido excessivo.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

O primeiro caso neste fórum sucedeu à Isabel Cavaco, justamente na tentativa de autonomia. Muitos lemos o seu DB e comentámos o "drama".

Como o Luís bem disse, foi nele que se baseou para tentar evitar acções subsequentes, como ir de reboque.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1100 km

Olá a todos,

Pois é Luís, tens toda a razão, deveria ter conhecimento deste aspecto, o qual me custa a compreender, e me parece ser a maior falha que se pode apontar ao Prius. Não sei qual o motivo de não ocorrerem avisos quando a bateria atinge níveis críticos, na minha opinião, isto é uma falha, e grave.. Adoro o Prius e estou maravilhado com ele, mas isto custa-me compreender. Como é que um sistema tão evoluido, não apresenta um mero aviso ao utilizador que pode estar prestes a comprometer o sistema se não o respeitar e parar imediatamente de circular. No mínimo deveria ser referido no manual que não há avisos, e que isto pode suceder.

Voltando ao meu triste caso, as notícias são boas! No meio do azar ainda me safei. Segundo me disseram a bateria não tinha descarregado totalmente como pensaram inicialmente. Se bem percebi o que o mecânico me disse, deixaram de ontem para hoje a bateria auxiliar do meu Prius a carregar, e desta forma ressuscitaram a bateria de tracção. Chegaram de manha e o carro estava vivo novamente. Estive a ler o db da Isabel Cavaco, e pareceu-me que foi desta forma que também se safou.

Não foi necessário vir o tal carregador especial do Porto. (ao que parece costuma viajar pelo país, sinal que isto deve suceder mais vezes do que se pensa). O mecânico disse-me também que já lhe apareceram alguns casos iguais ao meu na oficina, e que normalmente é necessário o carregador.

A bateria foi testada e está tudo ok! Serviu-me de lição, a partir de agora vou estar bem mais atento certamente.. Foi 1 dia e meio de autêntico terror e ânsia que não quero voltar a passar..

Obrigado Luís e Telmo,

Cumprimentos

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Considerando o final feliz de todos os que fizeram esta aventura, e por analogia com o que acontece em situações de estar parado em "N", estou tentado a concluir que quando a bateria de tracção desce a níveis mínimos é "trancada" pelo sistema, deixando de alimentar a bateria de 12v, e é o "finanço" desta que leva a que se acendam as luzes de natal no tablier.

Se assim for, o pior que pode acontecer é dar-se cabo da bateria de 12v e nunca da de tracção, Será?

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support

Luis Neves:

Considerando o final feliz de todos os que fizeram esta aventura, e por analogia com o que acontece em situações de estar parado em "N", estou tentado a concluir que quando a bateria de tracção desce a níveis mínimos é "trancada" pelo sistema, deixando de alimentar a bateria de 12v, e é o "finanço" desta que leva a que se acendam as luzes de natal no tablier.

Se assim for, o pior que pode acontecer é dar-se cabo da bateria de 12v e nunca da de tracção, Será?

Ora aí está uma questão interessante que levanta muitas dúvidas.

Mesmo que a bateria de tracção deixe de carregar a bateria de 12V esta ainda tem carga suficiente para alimentar os sistemas 12V do Prius (com luzes ligadas) durante cerca de 1 hora.  Por isso não vejo razão para descarregar. Vou investigar e talvez abrir/procurar um tópico adequado para esta discussão.

Alexandre Moleiro

Renaul Fluence ZE (2013) Renault Fluence ZE
(2013)
Consumo médio
Prius 2G (2005) Tesla Model 3
(2019)
Consumo médio
Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

É verdade, para consumos pouco intensivos, mas aqui o avisador que se liga é o da direcção eléctrica, que é capaz de exigir mais ao sistema...

Page 4 of 8 (74 items) « First ... < Previous 2 3 4 5 6 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com