SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

O meu novo bebé!

rated by 0 users
This post has 168 Replies | 11 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

Parabéns Alexandre

Mais uma vez és pioneiro.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 24 Jan 2012 18:53

E precisamos de um símbolo de carro EV para este senhor...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Alexandre Jesus:
E então, conseguiste chegar a casa? Devil

Sim, na boa, seu malandro... Wink

Alexandre Jesus:
Estamos desejosos de saber as novidades! Wink

Nah... nem penses... não te vou estragar o barato... tens de ser tu a escrever primeiro... abre lá o teu novo DB do teu bebé... eu depois comento o que escreveres... vá lá... não vais ficar o tempo todo no quarto de hotel a ver tv... vá... abre o teu DB-EV... Geeked

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
011_Prius_1G
210_Renault_Fluence
tcap-support

Luis Neves:
E precisamos de um símbolo de carro EV para este senhor...

Ena, ena! Já tenho um boneco novo (Z.E.), graças ao Luis, obrigado!

Quanto ao DB, sabes que tenho pouco jeito para isso... podemos continuar neste tópico?

O João ficou admirado com a minha precipitação... mas foi devido ao anúncio do fim do incentivo, aliado à boa performance do vendedor da Renault, ao contrário do atendimento que tive na Salvador Caetano (Nissan em Setúbal).

Por outro lado achei por bem não apostar tudo na mesma equipa, uma vez que o meu irmão se tinha já decidido pelo Leaf (que eu tive o imenso prazer de levar de minha casa até ao Algarve!).

Quanto às primeiras impressões, ainda estou a aprender a utilizar a autonomia que, segundo o vendedor, irá aumentar com a utilização; enquanto que o maior defeito para mim é a falta de motricidade, ou seja, as rodas patinam com demasiada facilidade.

De resto, será preferível não o comparar com o Leaf...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 29 Jan 2012 18:58

Luis Neves:
Atendendo ao custo inicial do veículo, para quem consiga fazer bastantes km parece que de facto se pode tornar economicamente compensador, o que são óptimas notícias. 50 km por dia parecem ser a barreira a atingir

Na semana passada tive a feliz oportunidade de rolar por 3 dias com o Renault Fluence Z.E. do Alexandre Jesus, a quem muito agradeço.

Há muita coisa para dizer e contar, mas dada a incrível falta de tempo e oportunidade para detalhar tudo de uma vez (saudosos tempos dos ensaios ao 3G... maldita crise...) venho pelo menos desmistificar este ponto do custo de rolar, sempre sem contar com manutenções.

Pouco tempo depois de agarrar no Fluence ZE reparei que o carro tinha feito estes kms com este consumo:

Há um erro de tradução óbvio, não se trata da velocidade média no segundo ecrã, esqueçamos esse detalhe de clara "pressa" em lançar o carro...

O que interessa é que o Alexandre tinha-me dado o carro uns 50 km antes com cerca de 15 kWh/100km, mas apenas mais uns 70 km depois...

E não, não andei "a abrir", andei sempre abaixo dos 115 km/h porque na maior parte do tempo queria comparar performances com a minha Vectrix, mas fiz os meus percursos normais diários, com muita AE porque quase sempre que saio tenho de fazer ou o IC32 ou a A12, ou a Vasco da Gama, enfim, ciclos com muita AE embora limitada a 115 km/h por opção própria (o carro está limitado a 135 km/h).

Fazendo uma aritmética básica percebe-se que no pouco tempo que andei com o carro o meu consumo rondou os 18 kWh/100 km. Ora isto é "apenas" cerca do quadruplo do consumo da Vectrix! Mas deixemos essas comparações para depois, pensemos apenas que para movimentar este "bebe" de 1.600 kg (nasceu avantajado) eu precisaria de 18 kWh por cada 100 km (o Alexandre pé-leve precisava de 15 kWh).

Olhando para a minha conta da EDP cá de casa verifico que se tivesse a infelicidade de ter de carregar durante o dia, teria de pagar 0,1551 Eur/kWh, o que significa que cada 100 km me custariam 3,43 Eur. Ou se tivesse a sorte de conseguir carregar apenas durante a noite em tarifa bi-horária gastaria pelos mesmos 100 km 0,0833 x 18 = 1,50 Eur. Limpinho seria carregar a partir de um sistema PV... mas isso é só para quem pode investir a sério...

Se somarmos o valor do aluguer de baterias:

• Patamar de 10.000 km/ano = 9,84 + 3,43 (diurno) = 13,27 Eur/100 km ou 9,84 + 1,50 (noturno) = 11,34 Eur/100 km
  • Patamar de 20.000 km/ano = 6,72 + 3,43 (diurno) = 10,15 Eur/100 km ou 6,72 + 1,50 (noturno) = 8,22 Eur/100 km

Ao preço actual da gasolina (1,645 Eur/L), compro entre 8 L (13,27 Eur) e 5 L (8,22 Eur) com o que gasto em aluguer de baterias e electricidade. Escusado será dizer que qualquer um dos nossos Prius é mais económico do que um Renault Fluence Z.E. em termos de combustível. Até digo mais: o caso do aluguer por 10 mil km é tão absurdo que só o valor da mensalidade dava para pagar gasolina a um fumarento qualquer!

Não pretendo com este post nada mais do que chamar à vossa atenção o quanto difícil é recuperar o investimento efectuado num EV, e muito menos será fácil com este plano "retorcido" da Renault em alugar as baterias. Nunca gostei da teoria por razões técnicas, mas agora verifiquei que financeiramente também não faz qualquer sentido.

Mesmo que se tenha electricidade de graça, seja por carregar sempre em Mobi.e (impossível digo eu), seja porque têm um sistema PV para carregar o carro com energia realmente limpa, a mensalidade mesmo no caso do Alexandre Jesus dava para 4 L/100km de gasolina. Um valor de consumo que o futuro Prius PHV bate com uma perna às costas mesmo com os seus parcos 25 km de autonomia EV.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

São estes testemunhos que importam ao condutor preocupado com o ambiente: até que ponto estão reunidas as condições para poupar com a estratégia.

Alexandre, bem hajas por emprestares o ZE ao Prates, foi assim a maneira de se elaborar um DB desta máquina promissora... Stick out tongue

Edit: os consumos kWh/100 são estabelecidos no computador do carro, mas não temos ainda maneira de saber a energia absorvida...pelo que eu estimo em mais 5 a 10%...Quem pode confirmar?

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
011_Prius_1G
210_Renault_Fluence
tcap-support

Telmo Salgado:
os consumos kWh/100 são estabelecidos no computador do carro, mas não temos ainda maneira de saber a energia absorvida...pelo que eu estimo em mais 5 a 10%...Quem pode confirmar?

Tenho que emprestar o ZE ao Prates novamente para aferir? É que eu não tenho contador dedicado.

Agradeço ao Prates as continhas tão bem feitas (eu não teria paciência para tal) que vieram confirmar as que eu tinha feito muito por alto; o que não deixa de ser um "murro no estômago", uma vez que tinha esperança de me ter enganado!

Confirma-se assim que esta é uma opção ética, não económica, a menos que a gasolina aumente e a electricidade baixe, o que é muito pouco provável.

Quanto às revisões, logo que tenha tempo coloco aqui uma cópia do plano.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Alexandre Jesus:

Telmo Salgado:
os consumos kWh/100 são estabelecidos no computador do carro, mas não temos ainda maneira de saber a energia absorvida...pelo que eu estimo em mais 5 a 10%...Quem pode confirmar?

Tenho que emprestar o ZE ao Prates novamente para aferir? É que eu não tenho contador dedicado.

Talvez com recurso a experiência/testemunhos de outros utilizadores...Ou então, alguém emprestar-te um contador de tomada, e assim também podes quantificar outros gastos lá em casa...

Alexandre Jesus:

Agradeço ao Prates as continhas tão bem feitas (eu não teria paciência para tal) que vieram confirmar as que eu tinha feito muito por alto; o que não deixa de ser um "murro no estômago", uma vez que tinha esperança de me ter enganado!

Confirma-se assim que esta é uma opção ética, não económica, a menos que a gasolina aumente e a electricidade baixe, o que é muito pouco provável.

Quanto às revisões, logo que tenha tempo coloco aqui uma cópia do plano.

Eu penso que a gasolina irá aumentar mais do que a electricidade. Tudo indica um patamar de investimento nas renováveis, bem como a queda do preço do Wp/m2 dos PV - ao contrário do crude, que sobe por regra de consumo/oferta.

Acresce a esta previsão optimista para a tua opção, o facto de pagares menos IUC em relação a um automóvel com MCI, além dos reduzidos gastos com manutenção.

Finalmente, e porque é um facto incontornável, o teu Fluence ZE emite MUITO MENOS CO2/km (*) que os melhores híbridos, e isso faz de ti um pioneiro, um interessado destemido e uma pessoa melhor para o planeta!

(*) - 18kWh/100km à razão de 250gCO2/kwh dá 45gCO2/km. http://www.edpsu.pt/pt/origemdaenergia/Pages/OrigensdaEnergia.aspx

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

João Prates:
Ou se tivesse a sorte de conseguir carregar apenas durante a noite em tarifa bi-horária

Já li, num jornal qualquer, que vão acabar com as tarifas reduzidas. A ser verdade, é mais um obstáculo para os EV's. 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Isso é absolutamente inexplicável. A EDP tem necessidade de escoar a energia em excesso produzida pelas renováveis durante a noite e tem carência de energia (tantas vezes importada) durante o dia, e vai acabar com as tarifas bi-horárias? Tá tudo doido...Tongue Tied

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Page 2 of 17 (169 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com