Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de Bordo - Tiago Barros

rated by 0 users
This post has 59 Replies | 7 Followers

Not Ranked
Pendura
012_Prius_2G

0k Tiago.

Obrigado.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
tcap-support

Caros companheiros;

Nova entrada nomeu DB para relatar revisão do Prius.

Tratou-se da revisão equivalente aos 75.000km, embora o carro tenha menos... não faço 15.000 por ano.

Para variar a revisão foi simplesmente seguir o planeado. Apenas mudado oleo e filtros.

Quando cheguei à Toyota Alfragide, fui logo atendido. Simpatia 5 Star, para não variar.

Aproveitei para referir o barulho tipo "grilar" que já tinha relatado num outro post. Este barulho surge, quando chove, quando passo por uma poça, e que é semelhante ao que se ouve nos fumarentos quando a correia do alternador apanha água. Embora o barulho seja mais leve. Ao pedir para verem o barulho dei as sugestões dadas pelo Telmo, e que poderia ser correia da bomba de água do MCI, ou alguma coisa na roda esquerda.

Quando refiro correia da bomba de água, o recepcionista, entendido na matéria, diz que a bomba de água não tem correia. referi que não, que este tinha. ele ao insistir tanto, deixei de confrontar e deixei-o na ignorância Zip it!. Diz-me que o problema poderia se r a correia de acessórios Surprise. Fiquei a saber algo que aqui no forum, nunca tinha lido. O meu prius tem correia de acessórios. Mais um pouco e vou descobrir que também tem correia de distribuição. Hmm

A verdade é que na folha de intervenção escreveu: "Cliente queixa-se de barulho no lado esquerdo quando motor está frio. Verificar correia de acessórios". Será que chuva e frio é a mesma coisa? 

Quando vou buscar o carro, perguntei se tinham visto alguma coisa de anormal por causa do "grilar".  Responderam que tinha sido apertada a correia de acessórios!Stick out tongue

Mas afinal de contas quantas correias tem o 2G? Não é apenas a da bomba de água do MCI? (Não conto com a correia que existe na transmissão).

De resto, pedi para me limparem o carro por dentro. Devo dizer que se esmeraram. Yes

Resultado, paguei 130€. No meu anterior fumarento um 206, nunca paguei menos que isto. E o que me alegra é que no outro com estes km já tinha levado pastilhas e mais não sei o quê!

Fiquei decepcionado com uma questão que me fizeram quando deixei o carro. Perguntaram-me se tinha aderido à extensão de garantia "geral" de 5 para 7 anos. Respondi que não sabia de nenhuma campanha e que não me tinham informado na revisão que tinha feito em Janeiro 2013. Perguntei se podia ainda aderir. Disseram logo que não.

Quando me ligarem da Toyota a perguntar como correu a revisão, vou-lhes dizer da correia e da extensãio de garantia que tinha direito e como não me informaram, não pude aderir... Angry

Resumindo, este carro dá-me um prazer enorme a conduzir. 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Tiago Barros:
o recepcionista, entendido na matéria, diz que a bomba de água não tem correia. referi que não, que este tinha. ele ao insistir tanto, deixei de confrontar e deixei-o na ignorância Zip it!

O 2G tem, o 3G deixou de ter. Ou o recepcionista estava distraído e não viu que tinhas um 2G, ou pensou que era tudo igual. Estava errado.

Tiago Barros:
Diz-me que o problema poderia se r a correia de acessórios Surprise. Fiquei a saber algo que aqui no forum, nunca tinha lido. O meu prius tem correia de acessórios.

Senta-te. Já estás sentado? Correia de acessórios = correia da bomba de água do MCI. Big Smile

Da próxima pergunta-lhe que acessórios alimenta essa correia e diverte-te com a resposta. Wink

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Tiago Barros:
vou-lhes dizer da correia e da extensãio de garantia que tinha direito

Essa extensão de garantia tinha um custo de 400 e tal euros. É um direito mas obriga a investir. Atendendo à reduzida probabilidade de avaria num 2g até ao sétimo ano de vida, penso que não justifica o investimento.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
tcap-support

Nova entrada neste tão pouco atualizado DB... Stick out tongue

Desta vez para reportar a primeira partida do meu "pó pó" ao fim de 2 anos nas minhas mãos. Stick out tongue

Sábado passado, depois de não ter andado com o carro cerca de dez dias, ao destrancar o carro, reparo que este não reage. Primeiro pensamento " Pilha do comando". Tentei com a 2ª chave e nada... segundo pensamento "Bateria foi-se..."Angry

Chamei o ACP e este ligou os cabos nos contactos da praxe, debaixo do capot, e o carro ganha vida!  Lá pensei que o problema estaria resolvido.Zip it!

Fui dar uma volta com o carro, desligo o carro, volto a ligar passado uns minutos e tudo normal. Siga caminho. Volto a casa, tranco o carro. Passados 15 minutos vou a destrancar o carro, e nada. Totalmente sem vida.

Voltei a ligar para o acp, e disseram-me que iam levar uma bateria para o carro, mas como a que tinham tinha sido vendida há dois dias atrás, apenas na segunda (ontem) me poderiam colocar a bateria.

Ontem, lá chegou o técnico com a bateria, da Toyota. Mal vi a bateria nova, virei-me para o técnico e disse-lhe que não valia a pena continuar porque a nova bateria não ia caber no local. A nova bateria era mais comprida que a que tenho instalada. O técnico insistiu que já tinha visto Prius com aquelas baterias e começou a desmontar, as coisas necessárias - conduta de ventilação da bateria hibrida, fonte de alimentação dos travões que está ao lado da bateria, e a bateria de 12V. Ao colocar a bateria "nova" não conseguiu... e eu "eu disse-lhe que não ia dar..." Zip it! Lá volta a montar tudo de novo...

Ele lá disse que aquela bateria tinha sido fornecida pela Toyota, de acordo com o modelo do meu carro. E que ia pedir nova bateria. Resultado fiquei com o carro parado.

Hoje ligam-me do ACP a dizer que a Toyota não tinha baterias destas, e que apenas na quinta feira chegaria. AngryEu não contente com esta resposta ligo para a Toyota, e confirmam-me o que eu não queria ouvir... "Não temos esta bateria em stock..." Super Angry Afinal era verdade...

O ACP disse também que não colocam "compatíveis", e que apenas instalam nos híbridos as baterias da Toyota, por causa da questão da expulsão dos gases da bateria. 

No forum acho que já li algures que a Bosch Car service instalava baterias...

A toyota de Alfragide, ainda me disse que apenas tinham vendido 4 bateria destas em 3 anos...(Daí não terem stock destas baterias, penso eu!). 

Assim, continuo com o meu carro inanimado... à espera de ser ressuscitado não por um desfibrilhador, mas por uma bateria!

Perguntam vocês: "Que idade tinha a bateria?" - Não sei... Comprei o carro com 4 anos há cerca de 2 anos. Tem agora 6 anos. A bateria que lá está é uma Yausa GS.

"Não teve sintomas anteriormente?" - Nada de sintomas. Sempre ligou normalmente. 

No entanto tenho a impressão que estes 10 dias foi o suficiente par ao alarme sugar a carga toda... Acho que vou desligar o alarne.

Logo que tiver a bateria dou novidades!

Administradores: Alguns post dão-me um erro a dizer que não posso ver esse post... O mesmo acontece seja pelo google seja pelo forum.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Que chatice, Tiago. Para o 2G há algumas referências possíveis, presumia que alguma existisse em stock .. E sim, também atribuiria ao alarme a queda... Em relação aos problemas, estão a ser detetados também nas conversations, a tentar resolver junto do gestor da plataforma.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
tcap-support

Actualização ao problema da bateria

Ligaram-me há pouco do ACP a dizer que a bateria prevista para chegar hoje, já não chega. Sad

Disseram-me que a toyota tinha informado que a bateria apenas chegaria no Sábado. Pelo que apenas na 2º feira deverei ter o meu pó-pó "ressuscitado". 

Até lá ando com o fumarento do meu pai, com saudades do silencio! 

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
tcap-support

Actualização sobre a bateria

Segunda feira ao final do dia, já tinha o ACP a colocar a bateria. Uma bateria da Toyota.

Depois de devidamente instalada e ligada, o carro foi reanimado! Finalmente via o meu carro a ganhar vida! 

Os pontos "negativos" desta história toda, foi ter perdido as memórias do rádio, km parciais e consumo do depósito! Ah e ainda tive que ler o manual para ver como se reinicia o vidro do condutor para ficar automático!

A dolorosa final foi de 158€.

Depois deste primeiro precalço, o meu carro já anda. Claro que na terça feira tive que o por a lavar no parque de estacionamento do sitio onde trabalho. Com este tempo todo parado, o carro era só pó e até teias de aranha tinha nos limpa para brisas! Nunca tive um carro que estivesse tão sujo!

Agora é só andar! Big Smile

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
tcap-support

Update ao meu DB...

Se se pode chamar DB a um diário tão pouco actualizado.

Mas vamos por pontos:

Até agora o carro tem sido só, gasolina e ar nos pneus! 

Em termos de consumos, vai com média de 4,8... eu sei... uma desgraça, mas os meus percursos são muito curtos e com algumas subidas pelo meio...

Esta semana fui com o carro à inspecção. Foi o presente que lhe dei pelos 6 anos de vida! Portou-se bem, para não variar! Yes

O técnico, mais uma vez não colocou em modo de inspecção... não devem saber como fazê-lo!

Mas antes de ir à inspecção coloquei o carro numa oficina daquelas que tem logotipo amarelo e que começa por M. (a Toyota não tinha vaga)

Disseram-me que precisava de alinhamento, focagem e uma chapa de matricula de trás. Aceitei o serviço. Ao chegar a casa depois de ir buscar o carro, reparo que a matricula estava muito imperfeita! Estava mal impressa e com as letras metade delas a cinza e não preto (mal coladas provavelmente!). E para cumulo, a matricula estava mal colocada. O lado direito da chapa estava não mal aparafusada que até estava levantada, cabendo um dedo entre a matricula e a mala do carro!!  Angry

Voltei lá passados 2 dias para reclamar... o responsável ficou parvo a olhar para uma matricula, nova, que estava em pior estado que a da frente que tem 6 anos! Sad

E por agora nada mais a relatar!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Tiago Barros:
(...)

O técnico, mais uma vez não colocou em modo de inspecção... não devem saber como fazê-lo!

Não consigo entender a negligência dos centros neste particular. Colocar em modo de inspeção é um protocolo, se o falham perdem o correto das medições! Nota negativa, e mesmo que o condutor o saiba (e deve sabê-lo), ao técnico compete-o por ordem de serviço...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Page 5 of 6 (60 items) « First ... < Previous 2 3 4 5 6 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com