Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de Bordo - Roberto Batista

rated by 0 users
This post has 252 Replies | 18 Followers

Top 50 Contributor
Full Hybrid
013_Prius_3G
A01_Ioniq_BEV
Clube 1200 km
tcap-support
Roberto Batista Posted: 18 Apr 2012 5:55

Ora aqui está o começo dos meus relatos com o meu Prius 3G.

Recebi o carro na passada segunda-feira. Que grande máquina!

Dei umas pequenas voltas e fiquei maravilhado com a condução desta viatura. Silencioso, confortável... Agora percebo porque há membros deste forum que dizem sermos comandantes de naves espaciais..

Claro está que, como qualquer pessoa que tenha um Prius, a primeira questão é "e os consumos"? 

Nas primeiras voltas que dei pela cidade de Ourém andei a fazer experiências com o modo EV. Cedo percebi que usar muita esta função é um erro, pois o consumo médio disparou!

A segunda experiência foi terça-feira. Fui a Leiria e regressei. Estou a falar de uma viagem de 30km para cada lado. Tive muito cuidado com o pé e fui sempre vendo o monitor de energia. Resultado final 3.7l/100km Big Smile

À noite fui dar uma volta com um amigo. Ficou maravilhado com o carro. Ainda o deixei conduzir um bocadinho e ele ficou espantado quando o carro arrancou sem mci a trabalhar! Eh eh. Isso deixa sempre o malta de boca aberta!

Enfim, hoje já lá vai uma viagem de 20km com umas subidas acentuadas! Para já, estou nos 4.2l/100km. Mas ainda quero fazer melhor! Irei dando notícias....

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
tcap-support

Para quem iniciou agora a condução de um HSD, já está a fazer umas médias bem jeitosas... Wink

Parabens!!

Not Ranked
Pendura
013_Prius_3G
Clube 1000 km

Excelente compra!

Boa média para um iniciante!

Agora é só descobrir e desfrutar...

Top 50 Contributor
Full Hybrid
013_Prius_3G
A01_Ioniq_BEV
Clube 1200 km
tcap-support

Alcino Domingues:

Boa média para um iniciante!

Obrigado. Julgo que só consegui estas médias porque li muita informação aqui do forum. Para além disso, já há algum tempo que tentava fazer condução ecológica com o meu corolla.

Entretanto, nesta tarde fiz um dos percursos mais quotidianos. Foi Ourém-Fátima-Ourém. Antes de iniciar a marcha reiniciei o contador do consumo médio. Para lá é sempre a subir. É um percurso difícil. Cheguei a Fátima com 7.1l/100km Tongue Tied na volta, sendo sempre a descer consegui baixar até 4.3l/100km. Será que é possível fazer melhor? Tenho cuidado com o pé mas não sei se existem "truques" de condução para melhorar!

Top 50 Contributor
Full Hybrid
013_Prius_3G
A01_Ioniq_BEV
Clube 1200 km
tcap-support

A propósito do meu último post, no percurso das descidas, há um pequeno troço com lombas. Abrandei e coloquei em modo ev, pois logo a seguir tinha uma descida para voltar a carregar a bateria. Aos 35km/h o carro sai do modo ev por excesso de velocidade. É normal isso acontecer?

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 18 Apr 2012 15:22

Roberto Batista:
Aos 35km/h o carro sai do modo ev por excesso de velocidade

O carro sai de modo EV por muitas razões, nunca por excesso de velocidade a 35 km/h. Como dizes que vens de uma descida, o mais provável é que as baterias estejam com temperatura elevada e o Prius não deixa que o modo EV as solicite mais ainda. Temperaturas muito altas ou muito baixas, cargas muito altas ou muito baixas são condições nada ideais para a bateria de tracção do Prius, razão pela qual ele barra o acesso ao modo EV.

Isto já foi debatido aqui vezes sem conta, e a verdade é que o modo EV apenas tem vantagem se utilizado em manobras numa garagem ou em curculação dentro de um parque fechado; em todas as restantes ocasiões, não há vantagem alguma na utilização desse modo. 

Top 75 Contributor
Mild-Hybrid
0000_PREMIUM_Access
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Limitações do modo EV a nível de velocidade, pelo menos no 2G, é só quando a velocidade ultrapassa os 50 Kms/h.

O ideal mesmo, em rolamento normal, é deixar que por ele decida se anda em EV ou não.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 19 Apr 2012 1:54

Carlos Costa:

(...)

Isto já foi debatido aqui vezes sem conta, e a verdade é que o modo EV apenas tem vantagem se utilizado em manobras numa garagem ou em curculação dentro de um parque fechado; em todas as restantes ocasiões, não há vantagem alguma na utilização desse modo. 

Existe vantagem em utilizar alguma carga da bateria HV antes duma descida acentuada (sabendo que a mesma irá recarregar acima da quantidade utilizada)...Não é muito sensível, mas em teoria, é um dos usos mais interessantes atribuídos a veículos HV/EV.

Outra vantagem, a mais reconhecida é a de locomoção em frio. Apesar da limitação a 30km/h, este modo permite evitar ligar o MCI, sendo útil em deslocações pequenas, e restringidas a bastante menos de um km.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1100 km
tcap-support

Concordo plenamente.

Quando o carro está frio e temos de fazer um percurso curto em descida , é muito chato não poder passar dos 30 km/h (até acho que é por volta dos 26 km/h, sem carregar no acelerador) sem ligar o MCI. Mas se é para poupar as baterias acho muito bem.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
013_Prius_3G
A01_Ioniq_BEV
Clube 1200 km
tcap-support

Passou uma semana desde que tenho o Prius. Ainda ando a ver se consigo melhorar os consumos. Hoje atestei o depósito pela 1ª vez e vou ver quantos kms conseguirei fazer.

De qualquer forma, nesta semana aprendi uma coisa. O prius é um automóvel fantástico, não só pelos consumos mas, em tudo! A condução é muito boa. É confortável e robusto! As pessoas que gastam fortunas em bmw's e mercedes para ter bons carros não ficam melhor servidas do que nós!

Page 1 of 26 (253 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com