Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de Bordo - Roberto Batista

rated by 0 users
This post has 252 Replies | 18 Followers

Top 50 Contributor
Full Hybrid
013_Prius_3G
A01_Ioniq_BEV
Clube 1200 km
tcap-support

Já tenho o Prius há quase 3 anos. Mas neste inverno, o comportamento dele a gastar bateria de tracção parece-me estranho.

Passo a explicar, quando estou em viagens superiores a 10 kms, tudo corre bem. Quando faço viagens com menos que 10 kms o caso muda de figura.

No arranque o carro aquece. Se eu me colocar logo em andamento, a bateria vai-se gastar porque, no ciclo de aquecimento - durante o 1º minuto - a tracção é feita com energia da bateria. Até aqui, tudo normal. Com o frio, este primeiro aquecimento não chega, a meio da viagem (que é quase sempre a descer) volta a fazer um ciclo de aquecimento de alguns segundos. Até aqui também considero normal. Este comportamento diz respeito a um determinado percurso que tenho em mente - que, como referi, é quase sempre a descer. Muitas vezes, depois de uma descida grande quase no início da viagem chego às 8 barras de bateria. Daí para a frente, gasto as três primeiras de uma forma normal - isto é, num tempo e distância que me parece absolutamente normal. Da 5ª barra para baixo a coisa muda de figura! É a partir daqui que acho estranho! Em poucos metros e segundos, fico apenas com duas barras! Sublinho que os ciclos de aquecimento já estão feitos! 

Não sei se me consegui explicar e se alguém faz ideia daquilo que estou a dizer. Enfim, gostaria de saber se isto é efectivamente normal ou se poderei estar a ter os primeiros sintomas de avaria!

Obrigado!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

No Inverno as barras vão mais rápido, e comigo também noto mais de ano para ano. Como a bateria de tração faz parte do plano, desde que nos lembremo de pedir extensão da garantia, não fico preocupado.

A razão pode estar dividida em duas: uma bateria auxiliar já mais gasta, e que consome uns belos amperes nos primeiros quilómetros; a tensão de cada elemento da bateria HV variar com as temperaturas.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

a minha as vezes tb me faz isso no inverno. mas são situações muito pontuais...

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 50 Contributor
Full Hybrid
013_Prius_3G
A01_Ioniq_BEV
Clube 1200 km
tcap-support
Roberto Batista replied on 18 Mar 2019 9:36

Bom dia!

O meu Prius, nos últimos anos, não faz os consumos magníficos que fazia nos primeiros anos de "vida". Consegui fazer depósitos com médias de 3.4L/100kms. Esse tempo acabou! Agora, o mínimo é 4,5L/100kms e os percursos que faço actualmente até são mais favoráveis! 

No último ano, acontece praticamente todos os dias a bateria encher e esvaziar muito rapidamente. Às vezes isso acontece com o motor de combustão em funcionamento e o carro parado! É mesmo estranho. Também é frequente ficar com os traços todos completos e ficar apenas com 1 traço. Coisa que não acontecia. Já falei várias vezes com a oficina. A conversa é sempre a mesma. Ligam o carro à máquina e está tudo bem. Até me dizem "faz consumos abaixo de 5? Isso é óptimo!"

Ok, pode ser, mas acho que isso não é justificação para a bateria estar com estes comportamentos. A questão é que o motor de combustão entra muitas vezes em funcionamento à conta disto. Se faço consumos abaixo de 5 é porque, ainda assim, conduzo com cuidado a tentar tirar o máximo partido da eficiência do carro.

Não estou a escrever isto para que alguém aqui resolva o problema! Estou a partilhar e vou continuar a partilhar o que acontecer no futuro.

Entretanto enviei um mail à Toyota através do site Toyota.pt. Vamos ver o que me respondem. 

Já agora, breve abro um db de um Hyundai ioniq que estou a negociar. Talvez já lhe ponha as mãos para a semana! Big Smile

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 18 Mar 2019 9:42

Viva, Roberto

Não é novidade que temos visto alguns 3G/Auris 1G com esse comportamento da bateria de tração e não ser dada como danificada na rede oficial Toyota, infelizmente.

Se ainda te resta tempo de garantia, menos mal. Wink Não deixes de fazer os serviços de manutenção regular (e o imprescindível teste à bateria) e pressionar que esse prazo jogue a teu favor.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 18 Mar 2019 9:54

Roberto Batista:
Não estou a escrever isto para que alguém aqui resolva o problema! Estou a partilhar e vou continuar a partilhar o que acontecer no futuro.

O problema será resolvido, mais tarde ou mais cedo, pela Toyota. Esperemos que ainda dentro do prazo de garantia, para evitares despesas extra. Pelos sintomas tudo indica que a bateria de tracção está a entregar a alma ao criador. 

Roberto Batista:
breve abro um db de um Hyundai ioniq que estou a negociar. Talvez já lhe ponha as mãos para a semana! Big Smile

Excelente notícia!! É o passo natural para quem já conduz um Prius e quer continuar a conduzir um carro que é, a par com o Model 3, o pináculo da eficiência!! 

Top 50 Contributor
Full Hybrid
013_Prius_3G
A01_Ioniq_BEV
Clube 1200 km
tcap-support
Roberto Batista replied on 18 Mar 2019 11:21

O carro é de 2011, pelo que julgo que o prazo é até 2021. 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira replied on 18 Mar 2019 11:27

pois os sintomas sao todos semelhantes. O Serrano tb sofre do mesmo mal contudo nada a fazer pois a necessidade da sua substituição ainda não é reconhecida pela TCAP

como disse o Telmo é continuar a usar, manter o plano de extenção de garantia e aguardar que a bateria morra de vês. quando isso acontecer terás carro para mais 10 anos Stick out tongue

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
050_C-HR_2016
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Pedro Tiago replied on 19 Mar 2019 16:50

Assim como o meu Auris, mais um Prius com os mesmos sintomas, entretanto o meu carro ja veio da Toyota e claro não assumem o mau estado da bateria, pelos vistos até que o carro dê erro, apesar do funcionamento anormal e consumos mais altos... aqu no forum somo já 3,  pergunto-me senão seria caso de começarmos a pensar nalgum tipo de acção concertada ???

Top 50 Contributor
Full Hybrid
013_Prius_3G
A01_Ioniq_BEV
Clube 1200 km
tcap-support
Roberto Batista replied on 19 Mar 2019 22:42

O mail que enviei à toyota.pt fez com que entrassem em contacto com a Aruncauto, representante Toyota de Leiria, onde faço as revisões. Hoje telefonaram-me de Leiria a fazer perguntas sobre o comportamento do carro. Disseram-me para ir lá para se realizarem testes e até dar uma volta nele para perceber o que se passa. Ficou marcado para quinta-feira. Veremos o que acontece! Darei notícias!

Page 22 of 26 (253 items) « First ... < Previous 20 21 22 23 24 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com