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Diário de Bordo - Roberto Batista

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É uma forma de ver as coisas...

Mas se o teste ao sistema híbrido fosse algo confiável (como devia), por que raio substituíram a mesma ao Roberto quando o resultado era "aprovado"?

Para mim este teste, como ferramenta de verificação da saúde do sistema já tinha perdido toda a credibilidade, agora, com este caso, é a própria Toyota a mostrar que não é confiável.

EDIT: Bom, também estou aqui a assumir algo não foi explicitamente dito:

Roberto Batista:
No entanto, a máquina não deu erro!

Com estas palavras assumi que o Roberto se referia ao teste híbrido... pode não ser esse o caso... se o Roberto poder esclarecer!?

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Sim, refiro-me ao teste ao sistema híbrido. Acho que é o único que verifica o estado da bateria de tracção.

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Telmo Salgado:

Eu vejo pelo prisma do "cliente-que-paga-uma-fortuna-para-reparar-um-motor-térmico", cuja bateria de tração foi um bónus...

 

Sim, Telmo. Isso deve ter "ajudado"

 

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Bem, enquanto o ioniq vai sendo espectacular (embora seja praticamente novo), o Prius que me saiu na rifa não está nada bem. Após ter pago uma reparação que custou uma fortuna, anda a fazer um ruído que, segundo a Toyota, vem do catalisador. Embora não esteja partido, desconfiam que poderá estar "descolado" lá dentro. Por enquanto, ainda está a dar conta das emissões, mas se assim for tem os dias contados. Já alguém me disse que o motor avariado poderá ter contribuído para estragar o catalisador. Supostamente, os catalisadores não avariam e terão que estar sempre relacionados com outro problema.

Para já não vou fazer nada. Uma coisa é certa, se avariar de vez, vou pôr um da concorrência porque na Toyota pedem mais uma fortuna para mudar aquilo. Ainda assim, disseram-me que poderia comprar um fora que eles montavam e só cobravam a mão-de-obra.

O que me vai valendo é que o Prius tem andado pouco, agora que tenho o ioniq. Passou a ser o segundo carro da casa. 

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Viva, Roberto

Já havia lido esta tua entrada no DB há uns dias...

Concordo com a análise causa-efeito. Todos os desvios de bom funcionamento do MCI têm impacto na linha de escape, que contém elementos com uma janela de operação bem definida.

Porém, se o catalisador ainda cumpre as funções de controlo de emissões, e o ruído não sendo propriamente uma avaria, eu deixaria rolar por mais tempo.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

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Roberto Batista replied on 9 Aug 2019 21:28

Esta semana fui até ao Algarve sempre em estradas nacionais. Foram 960 kms a uma média de 3.8l/100kms. A nova bateria juntamente com a reparação que teve renovaram o Prius. Espero ter carro ainda por muito tempo! 

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