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Diário de Bordo - Roberto Batista

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O motor nunca sobreaqueceu, nem andou baixo de óleo?

Em relação ao caso em si, na net existem casos de junta da cabeça queimada, mas esses solavancos terem desaparecido com a limpeza não parecem dar razão a essa vertente.

Eles que só desmontem depois de examinar bem (senão a conta upa upa), eu não excluiria uma vista de olhos à corrente de distribuição e ao sistema VVTI.

Um motor de reposição anda pelos 1500eur, se a coisa for grave, era o que eu faria para mim caso isso acontecesse.

Nota: consegues identificar quais os componentes da admissão que foram limpos? EGR e respetivo permutador, tubo retorno EGR, coletor de admissão e borboleta de admissão? Se ficarem resíduos de limpeza no fundo do coletor podem dar ruídos estranhos, e que justificariam o ruído surgir após a intervenção.

Um fórum onde existem casos de elevadas quilometragens, e alguns registos semelhantes:

https://priuschat.com/forum/gen-3-prius-care-maintenance-troubleshooting.97/

 

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O que foi limpo foi o colector de admissão. Segundo a explicação dada, os solavancos já teriam origem no problema do motor. Ao limparem o colector do carvão acumulado, passou a ouvir-se o ruído. 

Têm a certeza que há um problema no motor porque dizem que analisaram tudo o resto, só não conseguem identificar o problema específico sem abrir o motor. Pode ser um piston, o que poderá levar a um orçamento de reparação perto dos 2000€.

Obrigado, Telmo, pela sugestão do motor de substituição, mas não têm. Segundo parece, é tão raro acontecer isto na Toyota que não conseguem arranjar. Se fosse diesel é provável que conseguissem.

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Bom dia, Roberto.

Lamento que o problema seja mais profundo. Embora nunca deixe de acreditar nos profissionais que são acreditados para o efeito, a quem entrego sempre as minhas máquinas, tento partilhar o que vou encontrando, daí as minhas perguntas.

O motor que eu me referia provém de centro de peças/abate, não é de origem. Poderá sempre ficar mais económico que uma reparação total, vai depender do que encontrem.

Por favor, mantém-nos informados. E boa sorte!

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Roberto Batista replied on 12 Apr 2019 0:46

Update do dia:

Em definitivo, o carro tem dois problemas distintos. Bateria de tracção e motor dr combustão.

Neste momento é certo que vão abrir o motor e reparar o que houver para reparar. Entretanto, estão de volta da bateria. Apesar da máquina não dar erro, os mecânicos já reconheceram a forma anómala do funcionamento da bateria, de forma que estão a fazer uma espécie de processo documentado para justificar à Toyota que de facto é necessária a substituição ao abrigo da garantia.

O que eu não entendo é porque é que a Toyota não assume logo o que os técnicos diagnosticam. 

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Em relação ao Prius ainda nada de novo. Espera-se mais uma semana. Entretanto a Aruncauto fez a cortesia de me emprestar um Corolla novinho em folha!

Fiquei bem impressionado para já. A primeira média foi de 3.0l/100kms e fiz cerca de 20kms.

Entretanto este diário de bordo de um Prius passará a ser temporariamente o diário de bordo de um Corolla. Mas será fraquinho porque a maioria dos kms continuarão a ser feitos com o ioniq.

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Hoje, o Corolla fez Marinha Grande - Lourinhã, ida e volta. Fui pela A8 e raramente ultrapassei os 120km/hora (até 130). A média foi de 5.3l/100kms. Tem uma condução agradável e apetrechos de equipamento superiores ao Prius. No entanto, não me parece que consuma menos, e o meu Prius é de 2011!

 

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A razão por detrás disso é a aerodinâmica, em que o Prius brilha.

Quanto maior a velocidade, maior será o arrasto que o Corolla (C-HR é ainda pior) produz, pelo que a eficiência do MCI na evolução 1.8 (2009) para 1.8TNGA (2016-) fica consumida nesses cenários. Em cidade penso que o Corolla fará melhor.

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O Prius ainda está na oficina.

A bateria de tracção vai ser substituída ai abrigo da garantia. Quanto ao motor, segundo parece esteve muito perto de gripar. Algures durante a vida do prius, houve um pico de aquecimento que danificou viários componentes. Só se aproveita a cabeça do motor. Tudo o resto vai ser substituído. Na verdade, o carro terá nova rodagem aos 190k.

A reparação, claro, será muito cara...

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A opção de aplicar um motor em 2a mão seria seguramente mais económica...

Em relação à bateria HV, são boas notícias e que acaba  por justificar a reparação oficial.

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Telmo Salgado:

A opção de aplicar um motor em 2a mão seria seguramente mais económica...

Em relação à bateria HV, são boas notícias e que acaba  por justificar a reparação oficial.

Ainda questionei sobre um motor recuperado mas disseram-me que não conseguiam arranjar. Ainda assim, não sei se ficaria mais barato

 

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