Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Perfil - que carro o Prius/HSD substituiu na vossa garagem?

rated by 0 users
This post has 65 Replies | 18 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado Posted: 24 Apr 2012 2:32

Depois de um pedido de várias famílias...deixo à discussão, portanto cá vai!

Qual era o vosso anterior carro, entretanto substituído pelo Prius ou Auris HSD?

O que ganharam?

O que mais sentem falta (se aplicável Devil)?

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 75 Contributor
Full Hybrid
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

O nosso carro anterior era uma carrinha mercedes E270 CDI de 2000.

Ganhamos descanso, prazer de condução, um carro lindo, conforto, segurança e cada vez que se vai a bomba dói menos.

Sentir falta só se for das constantes idas a mercedes para reparações a cada 1000km porque de resto, não vejo mais nada Cool

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Por cá, tratou-se do dois-em-um. Teríamos de ter um carro para todo o serviço e que desempenhasse bem o papel de citadino.

Anos a fio de VW Polo 1.0 a gastar 8, e um segundo carro para a família de uso ocasional...até 2009, altura em que se usou um Toyota Carina E 1.6 de 1993 - algo obsoleto em termos de segurança activa e passiva - para as duas funções, de forma razoável e até economica (mesmo consumo).

Esta limitação fez com que escolhêssemos uma nova viatura, neste caso o Prius que já era, há algum tempo, por mim considerado um dos percursores de boa convivência ambiental.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
0000_PREMIUM_Access
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Para não se invadir outros tópicos com Off-topic, acho muito bem a criação deste.

Ora o meu Prius veio substituir um guloso BMW X5 3.0D automático.

Quanto a consumos e monetáriamente, fica em metade, gasto agora 1 depósito por mês (aprox 73€/75€) enquanto com o anterior gastava (140€/150€) por mês.

Em desgaste, posso para já só mencionar o enorme desgaste dos calços de travão do anterior que eram de 12.000kms em 12.000kms sensivelmente, devido ao seu enorme peso e uso predominantemente em cidade. E não propriamente baratos.

Como ainda continuo com o carro em casa, não poupo ainda no seguro. Quanto ao IUC, e incompreensivelmente, pago mais do dobro no Prius, enfim, coisas do nosso país.

Tenho ainda uma fumarenta (mota) Honda Varadero 1000 que era o meu meio de transporte mas como entretanto tive de começar a andar com o meu filho para levar e buscar ao infantário passei a deslocar-me obrigatoriamente em 4 rodas. A mota está parada há mais de 6 meses.

Top 75 Contributor
Full Hybrid
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Já a mãe da Luciana que não esta aqui no fórum mas posso falar sobre a troca, tem um Auris HSD.

Antes tinha um Honda civic de 2008, jeitoso e pratico para o uso que lhe dava mas estava sempre a queixar que os 7.2l/100km eram elevados para um pequeno 1.4 que era fraco em subidas(vivemos em zona montanhosa).

Foi nessa altura que sugeri a troca por um Auris HSD que comprou ao mesmo tempo que o meu irmão André.

Depois da troca foi um pouco difícil todas as mudanças mas agora não quer outra coisa e ainda mais, faz a volta de 5l/100km! Com o preço dos combustíveis a aumentar, o gasto semanal em gasolina começa a afectar bastante e o Auris também é mais seguro, tem muito mais extras que o outro tinha, é mais económico, mais confortável e mais fácil de se conduzir.

Top 25 Contributor
Plug-In
013_Prius_3G
tcap-support

O meu primeiro carro foi um Yaris I 1.0, comprado em segunda mão. Passado algum tempo, tive carro de serviço (Corsa D a gasóleo) e vendi o Yaris ao meu irmão.

Em 2010, mudei de emprego para um onde não tinha carro e surgiu a necessidade de comprar um. Portanto, o meu Prius substituiu um "vazio". 

Conduzam com cuidado, em respeito do código, da vida e do ambiente! Cool

Luís Miguel

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Pois, daqui saiu um Laguna II 1.9 dci de 120 Cv.

A comprovar que o Prius é bem mais do que um segmento C, devo dizer que o habiltáculo tem mais espaço que o Laguna. A mala é ligeiramente mais pequena, mais muito mais aproveitável no Prius, em particular graças ao fundo plano. Nenhum sefgmento C me oferecia este espaço, e isso deve ser tido em conta quando se comparam preços.

Não perdi desempenho, o Prius tem recuperações ao nível de um turbodiesel equivalente.

No domínio dos gadgets, perdi algumas coisas (espelhos rebatíveis, pressão dos penus no CB, cartão mãos-livres) mas ganhei outros em compensação (câmara de video traseira, rádio com HDD, HUD, etc).

Finalmente, no que respeita a custos, a minha média baixou de 6,5 para 5,0 litros aos 100 km, pelo que estou a gastar menos, ainda que marginalmente, em combustível. A apontar ainda a manutenção mais barata, e acima de tudo, a ausência de componentes que têm alta probabilidade de ter de ser substituídos num carro normal durante a sua vida útil (turbo, maf, embraiagem, caixa...). Em suma , fiquei a ganhar e quanto mais tempo passar mais ganho em relação a um convencional.

No que respeita a condução, bom, para além da calma e silêncio que o Prius potencia, gosto do desafio permanente de optimizar os consumos. Admito que para algumas pessoas isto não diga nada, mas para mim aumenta muito o prazer de condução por ter um papel activo permanente. No domínio do conforto, apenas um senão: preferia umas suspensões mais fofas (e uns pneus mais pequenos e confortáveis), ainda que isso aumentasse o rolamento em curva. Como não costumo andar em ritmo de competição, diz-me pouco o curvar um pouco melhor, e gostaria de ter reacções menos secas da suspensão. Pode ser que um dia os carros venham de modo a que cada um possa afinar as suspensões electronicamente ao seu próprio gosto.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
000_Flint
Clube 1000 km
tcap-support

O meu Prius veio substituir um Toyota Corolla 1.4 D4D de 2005, dado que devido ao aumento da familia me dava jeito um carro maior, e ao surgir a oportunidade de trocar o Corolla, não hesitei.

Ganhei espaço, ganhei potência, ganhei qualidade a bordo, o equivalente a uma caixa auto, ganhei com manutenções ligeiramente mais baratas. O custo por km a nível de combustivel ficou ela por ela com o Corolla 1,4D4D, que gastava 6lt mas a gasóleo.

Perdi com o IUC, com a qualidade dos interiores (que são melhores no Corolla que no Prius) e com o custo dos pneus 215/55R17.

Temos cá em casa também um Honda Jazz 1.4 Sport que gasta 7Lt a andar normalmente.

Temos cá em casa uma BMW R1100RS que gasta tanto como o Prius.

Portanto o Prius está neste momento no topo das preferências para as nossas deslocações.

Tem 2 anos e quase 70.000 km, portanto não se pode queixar de ficar a 'palitar os dentes' ...

Fumarento (mas com DPF)

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
021_Auris_HSD_1G

O meu Auris HSD veio substituir uma Renault 21 Nevada que ainda está na familia e é um carro que gosto muito. É confortável, tem 7 lugares e muito espaço para carga (baixando os bancos) e o andamento do motor 1.7 a gasolina também era agradável mas o problema era o consumo. Decidi trocar porque me fascina esta tecnologia e já não era fácil suportar um consumo de 10/11 litros aos cem e também não é um carro tão seguro e fiável para viagens grandes. Os seus 20 anos não perdoavam apesar de ainda ter só cerca de 130000 km. 

Top 50 Contributor
Full Hybrid
013_Prius_3G
A01_Ioniq_BEV
Clube 1200 km
tcap-support

O meu veio substituir um corolla 2.0 d4d, comercial, de 2002. É um bom carro, principalmente pela fiabilidade. No entanto, ganhei no Prius mais robustez, mais prazer de condução, mais espaço e menores consumos. Por enquanto o Corolla está na garagem - ainda não sei o que vou fazer dele.

Page 1 of 7 (66 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com