Boas noites, mais um que trocou o seu fumarento, uma nissan almera 2.2, medias de 8 para media actual de 5.. Foi de intuição que escolhi o carro.. É prematuro dizer mas para já 0 problemas..quero convencer os meus amigos a aderir a geração HSD..
Aqui por casa trocou-se uma Mazda 6 SW diesel por um belo (fora a côr ) Prius PHV. Os motivos foram basicamente ecológicos e de educação para os filhos, uma vez que a Mazda 6 deu-me zero problemas nos 8 anos que a tive.
O PHV tem ainda uma pequena história para poder fazer alguns tipos de comparações (p.ex. fiabilidades e coisas do género), mas aqui vão algumas que já deu para perceber.
O que era melhor na Mazda:
O que é melhor no Prius:
O que é semelhante:
Ainda está por confirmar (por ser muito novo), o que espero virem a ser os menores custos de manutenção do Prius comparado com a Mazda, embora já tenha feito uma revisão (15000km) com o custo de zero euros fruto de um desconto na aquisição que fiz (e o mesmo se vá passar na dos 30 e 45 mil kms)
Em resumo, para já, muito contente com a troca e sem qualquer forma de arrependimento, mesmo apesar das vantagens que mencionei da Mazda, e dos pequenos problemas que já identifiquei no PHV, e que reportei no meu diário de bordo.
No meu caso o meu Auris Hybrid sport veio substituir um Kia Rio 1.1 crdi TX com apenas 18000Kms e que tinha comprado novo em Junho passado.
Eu até gostava muito do carrinho mas a principal razão foi pq os meus trajectos são bastantes curtos +/- 5 kms e nesses 18000 kms tive que ir 2 vezes à oficina para fazer regeneração forçada do FAP com mudança de oleo e filtro devido a contaminação do oleo com gasoleo.
É facto que não paguei nada nas 2 intervenções mas mas não queria depender do FAP e suas regenerações.
Depois de alguma pesquisa e muita informação adquirida aqui neste forum maravilhoso, na decidi me converter ao Hibrido e fiabilidade Toyota
Boas noites. Cá por casa a história é um pouco idêntica à do Telmo. O Prius veio substituir 1 VW polo 1.0.
Nem é que fosse mau carrito, mas o motor mil cc era insuficiente para tanto peso do carro.
A lista de benefícios é um pouco extensa e o meu chefe já me está a chatear.
Bruno Almeida
PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km
Bem, no meu caso veio substituir um Corsa 1.3 CDTI supra turbinado para ter 90cv.
Aliás, a odisseia está toda aqui: http://prius-pt.com/cafe/forums/t/4731.aspx?PageIndex=1
Se há coisas que eu sinto falta e que tinha no corsa? Sim, algumas:
1 - O computador de bordo do corsa era mais "prático" e completo, permitindo registar 2 médias diferentes e registava a velocidade média.
2- As luzes na zona dos pés de todos os ocupantes eram bastante práticas, assim como em todos os botões. Não compreendo porque é que no Prius não colocaram luzes em todos os botões.
3- O ajuste semi-automático da velocidade intermitente das escovas era muito prático. Permitia ajustar o tempo que quiséssemos.
4 - Poderia haver uma ou outra "picunhice" que agora não me lembro....
Mas:
- o facto do corsa ter FAP, obrigando-me a andar a "passear o cão" de x em x tempo, só porque aquilo se lembrava de regenerar quando lhe apetecia. Associado a isto, o óleo começava a perder qualidades, obrigando a uma substituição mais periódica (e que não era nada barata).
- O motor totalmente sub-dimensionado, que quando se punha uma terceira numa subida ligeira, sem ter puxado bem pela segunda era de loucos
- Já andava farto e cansado do constante por e tira mudança no para/arranca (e nas subidas que apanho atrás de outros): eu até fazia percursos alternativos, para evitar filas
- O custo das revisões, com obrigatoriedade de mudar o filtro de gasóleo a cada 2 revisões (e este não era nada barato).
- Os consumos elevados, proporcionados pelo motor sub-dimensionado e pelas constantes regenerações
Não deixam saudades nenhumas
O Prius é de facto um automóvel único e não passa um dia em que não diga para mim mesmo: porque é que eu não comprei o Prius mais cedo!
Mancha Negra (GPL Kit by Prins)
Mancha Branca (Leaf Tekna 30kWh)
Para ser perfeito, era um 3G e a lista de reclamações desaparecia...
Toyota Prius 4G PHV
Luis Neves: Para ser perfeito, era um 3G e a lista de reclamações desaparecia...
Qual lista de reclamações? Tu queres é impingir-me o teu 3G
Não há ninguém que me queira impingir um 1G?
Branca de Neve só 30% são minha autoria...
Planeta:
1G vai buscar lá fora, pelo menos no UK encontras montes por 2000€
Toyota Prius 3G Diário de Bordo de Um Prius Serrano
Mitsubishi Outlander PHEV Diário de Bordo do Ironhide
Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link
Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)
João Ferreira: 1G vai buscar lá fora, pelo menos no UK encontras montes por 2000€
No UK são RHD. Correto, na Holanda e Alemanha há vários por esse preço, mas a legalização e o IUC tornam qualquer 2G nacional uma opção melhor em termos de custo-benefício.