Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Perfil - que carro o Prius/HSD substituiu na vossa garagem?

rated by 0 users
This post has 65 Replies | 18 Followers

Top 150 Contributor
Mild-Hybrid
021_Auris_HSD_1G

Boas noites, mais um que trocou o seu fumarento, uma nissan almera 2.2, medias de 8 para media actual de 5.. Foi de intuição que escolhi o carro.. É prematuro dizer mas para já 0 problemas..quero convencer os meus amigos a aderir a geração HSD..

Top 100 Contributor
Full Hybrid
014_Prius_PHV
710_BMW_i3_BEV
tcap-support

Aqui por casa trocou-se uma Mazda 6 SW diesel por um belo (fora a côr Wink ) Prius PHV. Os motivos foram basicamente ecológicos e de educação para os filhos, uma vez que a Mazda 6 deu-me zero problemas nos 8 anos que a tive. 

O PHV tem ainda uma pequena história para poder fazer alguns tipos de comparações (p.ex. fiabilidades e coisas do género), mas aqui vão algumas que já deu para perceber.

O que era melhor na Mazda:

• Bagageira muito melhor, o que se nota quando vamos para férias, mas mesmo em alguns fins de semana a bagageira do Prius fica claramente nos limites com a tralha toda da família (2 crianças pequenas envolvem muita tralha!)..
  • Dá para perceber que os acabamentos da Mazda eram melhores em termos de materiais e montagem.
  • Sistema de som (Boose com sub-woofer) muito superior ao do Prius que é sobre o fraquito na minha opinião, em particular quando se sobe o volume.
  • As luzes (farois de xenon) proporcionavam melhor visibilidade à noite, embora o que vem no PHV não seja mau.
  • O menor IUC  (embora aqui a culpa seja dos "inteligentes" dos nossos governantes)

O que é melhor no Prius:

• O gozo de conduzir (mesmo descontando  o facto de ser um brinquedo relativamente novo, 7 meses), é muito maior, para o contribuem em muito, entre outros fatores: i) o silêncio de rolar em EV; ii) a fantástica "caixa" automática; iii) a simplicidade de todo o interface homem-máquina; iv) os gadgets pró-economia de consumo; v) a aceleração nos primeiros 50m em EV
  • É muito mais económico em termos de consumos, embora a mazda não fosse muito golosa (6-7 l/100km)
  • A sensação de andar numa viatura à frente do tempo, que me leva a perguntar constantemente: como é possível não serem todos os carros assim?
  • O gozo que me dá ligar o carro à tomada Wink
  • Pequenos gadegts numa lista extensa para estar aqui a enumerar

O que é semelhante:

• espaço interior

Ainda está por confirmar (por ser muito novo), o que espero virem a ser os menores custos de manutenção do Prius comparado com a Mazda, embora já tenha feito uma revisão (15000km) com o custo de zero euros fruto de um desconto na aquisição que fiz (e o mesmo se vá passar na dos 30 e 45 mil kms)

Em resumo, para já, muito contente com a troca e sem qualquer forma de arrependimento, mesmo apesar das vantagens que mencionei da Mazda, e dos pequenos problemas que já identifiquei no PHV, e que reportei no meu diário de bordo.

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km

No meu caso o meu Auris Hybrid sport veio substituir um Kia Rio 1.1 crdi TX com apenas 18000Kms e que tinha comprado novo em Junho passado.

Eu até gostava muito do carrinho mas a principal razão foi pq os meus trajectos são bastantes curtos +/- 5 kms e nesses 18000 kms tive que ir 2 vezes à oficina para fazer regeneração forçada do FAP com mudança de oleo e filtro devido a contaminação do oleo com gasoleo.

É facto que não paguei nada nas 2 intervenções mas mas não queria depender do FAP e suas regenerações.

Depois de alguma pesquisa e muita informação adquirida aqui neste forum maravilhoso, na decidi me converter ao Hibrido e fiabilidade ToyotaBig Smile

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Boas noites. Cá por casa a história é um pouco idêntica à do Telmo. O Prius veio substituir 1 VW polo 1.0. 

Nem é que fosse mau carrito, mas o motor mil cc era insuficiente para tanto peso do carro. 

A lista de benefícios é um pouco extensa e o meu chefe já me está a chatear. 

Bruno Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Bem, no meu caso veio substituir um Corsa 1.3 CDTI supra turbinado para ter 90cv.

Aliás, a odisseia está toda aqui: http://prius-pt.com/cafe/forums/t/4731.aspx?PageIndex=1

Se há coisas que eu sinto falta e que tinha no corsa? Sim, algumas:

1 - O computador de bordo do corsa era mais "prático" e completo, permitindo registar 2 médias diferentes e registava a velocidade média.

2- As luzes na zona dos pés de todos os ocupantes eram bastante práticas, assim como em todos os botões. Não compreendo porque é que no Prius não colocaram luzes em todos os botões.

3- O ajuste semi-automático da velocidade intermitente das escovas era muito prático. Permitia ajustar o tempo que quiséssemos.

4 - Poderia haver uma ou outra "picunhice" que agora não me lembro....

Mas:

- o facto do corsa ter FAP, obrigando-me a andar a "passear o cão" de x em x tempo, só porque aquilo se lembrava de regenerar quando lhe apetecia. Associado a isto, o óleo começava a perder qualidades, obrigando a uma substituição mais periódica (e que não era nada barata).

- O motor totalmente sub-dimensionado,  que quando se punha uma terceira numa subida ligeira, sem ter puxado bem pela segunda era de loucos

- Já andava farto e cansado do constante por e tira mudança no para/arranca (e nas subidas que apanho atrás de outros): eu até fazia percursos alternativos, para evitar filas

- O custo das revisões, com obrigatoriedade de mudar o filtro de gasóleo a cada 2 revisões (e este não era nada barato).

- Os consumos elevados, proporcionados pelo motor sub-dimensionado e pelas constantes regenerações

Não deixam saudades nenhumas Ick!

O Prius é de facto um automóvel único e não passa um dia em que não diga para mim mesmo: porque é que eu não comprei o Prius mais cedo! 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Para ser perfeito, era um 3G e a lista de reclamações desaparecia...Devil

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Luis Neves:

Para ser perfeito, era um 3G e a lista de reclamações desaparecia...Devil

Qual lista de reclamações? Angry Tu queres é impingir-me o teu 3G Devil

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Não há ninguém que me queira impingir um 1G? Geeked

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

1G vai buscar lá fora, pelo menos no UK encontras  montes por 2000€ 

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

João Ferreira:

1G vai buscar lá fora, pelo menos no UK encontras  montes por 2000€ 

No UK são RHD. Correto, na Holanda e Alemanha há vários por esse preço, mas a legalização e o IUC tornam qualquer 2G nacional uma opção melhor em termos de custo-benefício.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Page 5 of 7 (66 items) « First ... < Previous 3 4 5 6 7 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com