Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do Baby Blue - Prius 3G PHV - João Prates

rated by 0 users
This post has 574 Replies | 31 Followers

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Quando compraste o teu 2G, não era bem o cinza escuro que querias, pois não? Ou estarei a fazer confusão? 

Será essa a cor mistério? Wink

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Ahrggggg... ando lá perto!! Não quero estragar a surpresa e vou parar de "escarafunchar". 

Abraço

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

JP Admin: Oh Sr. João Prates e Sr. Carlos Costa, não acham que isto não são discussões que se tenham na thread do teste de longa duração?

Isto pertence é ao diário de bordo... ai ai ai... não há um moderador nesta casa que ponha estes pilantras na linha?

Super Angry

JP User: Oops... sorry... Embarrassed

JP Admin: Desta vez passa, mas para a próxima são banidos LoL... Já movi todos os posts... que trabalheira... Sleep

Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
Clube 1000 km
tcap-support

João Prates: muitos parabéns!

Uma máquina fenomenal, sem dúvida!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Se tudo correr conforme planeado para a semana devo receber o meu PHV.

Mas para a semana arranca o maior projecto de sempre da Ecowatt, ao mesmo tempo que faço anos de casado, e ao mesmo tempo que tenho de devolver o meu actual 2G à locadora. Que cena. Tudo ao mesmo tempo, muito provavelmente vou aproveitar que tenho o PHV da TCAP comigo e vou adiar a entrega do PHV para a outra semana. A ver vamos.

Entretanto hoje tive a aprovação do leasing, que tinha de tratar já por estarmos em cima da hora, e não quero deixar de criticar aqui o absurdo que são as leis portuguesas e a fiscalidade automóvel em Portugal.

Toda a gente já sabe que os carros são taxados de maneira absurda em Portugal. Não é caso único no mundo, mas não sei porque motivo temos sempre de não só acompanhar o que de pior se faz lá fora mas até superar. Temos entre outras aberrações um imposto especial de corrida sobre os veículos, o famoso ISV, como se ter um veículo automóvel fosse um luxo, como se a mobilidade não fosse um direito.

Como se não bastasse o ISV, temos depois um IVA que para cúmulo se aplica por cima do ISV, o que é lindo, a chamada dupla tributação. Mas as coisas não ficam por aqui...

É que os legisladores em Portugal, esse país terceiro mundista, acham que um carro de trabalho tem necessariamente de ser um cancro, ou pelo menos um veículo cancerígeno, leia-se um veículo a diesel. Quem sou eu, um chico-esperto qualquer com certeza, para querer comprar um veículo híbrido plug-in? Desde quando uma empresa pode querer ter uma frota limpa e respeitadora do ambiente? Era o que faltava!

É que se fosse diesel de 2 lugares eu podia deduzir o IVA tanto do veículo como pasme-se do combustível! Mas sendo um plug-in a empresa tem de pagar o IVA das duas coisas! Claro! O que raio estavam à espera? De serem compensados por serem racionais e respeitadores do ambiente? Nah.... em Portugal não se recompensa a inteligência, recompensa-se isso sim a estupidez e imbecilidade.

Mas calma... calma pessoal... o melhor está para vir...

É que enquanto tratava do leasing a minha contabilidade dá-me a notícia do século: Eu devia ser muito parvo para querer comprar um carro a gasolina de passageiros... porque se era isso que queria tinha era de comprar a nível individual e depois cobrar os kms efectuados à empresa! Como!?!?!? Desculpem!?!?!?

Eu explico (o que me explicaram): Um veículo de passageiros tem de pagar uma coisa linda chamada "tributação autónoma". E a taxa de IRC sobre isso é de 25%. E o valor a aplicar ANUALMENTE é de 25%. Em termos claros: A Ecowatt se comprasse o Prius PHV teria de pagar 25% de IRC sobre 25% do valor da viatura TODOS OS ANOS DURANTE 4 ANOS, ou seja, no final da amortização da viatura teria pago 25% mais do valor, entregue de mão beijada ao estado, assim sem mais nem menos!!!!

Dá para acreditar????

Façamos aqui umas contas muito mal feitas... mas que prometo corrigir para a semana quando souber os valores reais certos ao cêntimo:

Prius PHV c/ Touch & Go Plus = 39.165 Eur

Retirando o IVA = 31.841 Eur (estado rouba 7.324 Eur no IVA)

Retirando o ISV = 28.854 Eur (estado rouba 2.986 Eur no ISV)

Tributação autónoma ao longo de 4 anos = 39.165 x 25% = 9.791 Eur

Ou seja... um carro que o importador/marca vende por cerca de 29 mil eur, e onde teve de investir milhões em investigação, desenvolvimento, testes, promoção e publicidade, rede de concessionários, rede de assistência, formação profissional a todos os níveis, etc, etc, o Estado Português, o maior pilantra que eu conheço, acha-se no direito de cobrar ao adquirente da viatura 7.234 + 2.986 + 9.791 = 20.011 sem meter uma *** de um parafuso ou porca na viatura... sem investir 1 cêntimo, e ainda por cima não deixa deduzir o IVA do combustível... VERGONHOSO!

Decididamente em Portugal as empresas estão absolutamente proibidas de comprar tudo o que não for veículos de 2 lugares a diesel, porque tudo o resto é castigado forte e feio. Sim, se eu comprar um veículo parvo de apenas 2 lugares que não me permite levar os meus funcionários e clientes, ou genericamente falando mais de 1 passageiro a bordo, que polua que nem um bandido, que não tenha na prática nenhuma vantagem para a minha empresa, aí sim o Estado permite-me poupar quase 20 mil Eur numa viatura de preço equivalente ao PHV, ou seja a Ecowatt paga METADE do valor.

Claro está que mal por mal fiz o leasing em nome particular seguindo o conselho da minha contabilidade. Isto é racional? Não. Isto é parvo.

Desculpem o desabafo, mas realmente hoje é um daqueles dias em que tenho vergonha e nojo de pertencer a este rectângulo.

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

João Prates:
Decididamente em Portugal as empresas estão absolutamente proibidas de comprar tudo o que não for veículos de 2 lugares a diesel, porque tudo o resto é castigado forte e feio.

No leasing, por exemplo,  existem determinadas cláusulas, como a do reembolso antecipado, que são mais gravosas para as empresas do que para particulares. Imagino que em tudo o resto a tendência seja para castigar sempre mais as empresas.

Não te revoltes contra este maravilhoso rectângulo; revolta-te contra quem desgoverna este país há mais de 30 anos!!!!!!!!

Page 3 of 58 (575 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com