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Diário de bordo do Baby Blue - Prius 3G PHV - João Prates

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Aviso à navegação:

Na procura de mais informação para responder aos últimos posts cheguei à conclusão que muitos dos simuladores e links existentes estão totalmente desactualizados e apresentam informação incorrecta.

Pelos últimos dados que tenho encontrado, nomeadamente por este simulador e também por uma leitura atenta ao link que o Telmo anteriormente referiu, chego à conclusão que pela primeira vez em 2012 o IUC é agnóstico ao combustível. Se assim for é excelente, um grande avanço na justiça automóvel, e esperemos que não se fique por aqui.

Infelizmente o site das finanças que tem a legislação fiscal em vigor está off-line e não posso consultar para ter a certeza.

Vou deixar esta discussão em standby até confirmar.

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João Prates:
Pelos últimos dados que tenho encontrado, nomeadamente por este simulador e também por uma leitura atenta ao link que o Telmo anteriormente referiu, chego à conclusão que pela primeira vez em 2012 o IUC é agnóstico ao combustível. Se assim for é excelente, um grande avanço na justiça automóvel, e esperemos que não se fique por aqui.

Pela primeira vez em 2012?! Então mas já não é assim para todos os veículos matrículas após 1/Jul/2007?

Talvez não te tenhas apercebido disso porque o teu Prius 2G foi matriculado em 2006 e ainda paga o imposto da tabela antiga, cerca de 50€. Os Prius 2G matriculados após 1/Jul/2007, o meu é um desses (é de Outubro/2007) , paga aproximadamente o dobro Crying.

A tabela do IUC em vigor até 30/Jun/2007 estava mais que obsoleta. Então fazia algum sentido os carros a gasolina serem altamente penalizados?!! Super Angry

Nessa mesma tabela um carro a gasolina entre 1301 a 1750 cc pagava (e paga) tanto quanto um carro a gasóleo com cilindrada entre 2001 e 3000 cc. E porquê esta diferença?

Tenho a ideia que até há uns 25 anos atrás os carros a gasóleo pagavam uma taxa qualquer por serem a gasóleo. Para compensar tinham um "desconto" no Imposto de Circulação. Entretanto esse imposto sobre os carros a gasóleo desapareceu e as tabelas do Imposto de Circulação nunca foram actualizadas... só em 1/Jul/2007. Andei à procura na net mas não encontrei informação sobre esse imposto, se calhar sonhei com isto.

Voltando à tabela em vigor, está a precisar de ser actualizada deixa de fazer sentido o escalão mais baixo do CO2 ser 120 g/km. Se querem penalizar os veículos mais poluentes o peso da cilindrada deve ser menor. Para a mesma cilindrada os carros a gasóleo deviam ter um aumento de 50 a 100% relativamente a um carro a gasolina.

 

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

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Duarte Semedo:
Pela primeira vez em 2012?! Então mas já não é assim para todos os veículos matrículas após 1/Jul/2007?

Pois se calhar é, de facto assumi o que não podia ter assumido.

Obrigado pela correcção!

Duarte Semedo:
Nessa mesma tabela um carro a gasolina entre 1301 a 1750 cc pagava (e paga) tanto quanto um carro a gasóleo com cilindrada entre 2001 e 3000 cc. E porquê esta diferença?

Exactamente o que estávamos a assumir.

Duarte Semedo:
Voltando à tabela em vigor, está a precisar de ser actualizada deixa de fazer sentido o escalão mais baixo do CO2 ser 120 g/km. Se querem penalizar os veículos mais poluentes o peso da cilindrada deve ser menor. Para a mesma cilindrada os carros a gasóleo deviam ter um aumento de 50 a 100% relativamente a um carro a gasolina.

Absolutamente de acordo.

É perfeitamente idiota que carros que emitam menos de 120 g/km de CO2 não sejam minimamente benificiados.

Para o Estado tanto se dá como se deu, se emitem 119 g/km de CO2 ou apenas 49 g/km como é o caso do Prius PHV.

Aliás, olhando para a frota Toyota, nesta altura carradas de viaturas com emissões <= 120 g/Km de CO2:

  • 5 modelos iQ com 99, 104, 110, 113 e 120 g/km de CO2;
  • 2 modelos Aygo com 105 e 106 g/km de CO2;
  • 2 modelos Yaris com 79 e 109 g/km de CO2;
  • 2 modelos Auris com 79 e 109 g/km de CO2;
  • 2 modelos Prius 3G com 89 e 92 g/km de CO2;
  • 1 modelo Prius+ com 96 g/km de CO2;
  • 1 modelo Prius PHV com 49 g/km de CO2.

Isto é brutal, estamos a falar de 5 famílias de carros com 15 variações!

Se há marca que esteja a ser particularmente prejudicada com este nivelar por cima nas emissões, é certamente a Toyota.

Colocar um flooring, um limite mínimo nas emissões de CO2, é incentivar ao laxismo, não premiar o esforço de quem quer e faz melhor.

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O problema, lá no fundo, é que o interesse é apenas o de cobrar impostos, o critério ambiental é apenas para o método ser politicamente correcto, mas não está verdadeiramente presente em quem lesgisla.

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Mas seria correcto haver uma diferenciação para motores de ciclo Otto e motores de ciclo Atkinson. Assim como penso que houve uma diferenciação para os Wankel. A diferença é que, ficando tudo com está, nos Wankel ficava o estado a perder, já no caso dos Atkinson fica o estado a ganhar. Talvez por isso não lhes interesse muito alterar o estado das coisas

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Parabéns pela aquisição mano. 

Um passinho de cada vez.

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Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

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João Prates replied on 13 Aug 2012 23:58

Gaita!

Tinhas alguma coisa que vir ao fórum pá!?!? Não devias andar ocupado com ensaios!?!?! Super Angry

Só faltavam mais um par de dias e levavas com a surpresa pelas ventas... LoL

OK, OK, agora vou levar na cabeça ainda por cima... raios... Embarrassed

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HAHAHA. Tu levar na cabeça... nahhh. Stick out tongue

Mas não deixo de ficar à espera para dar uma volta decente hehehe. Agora vens cá ter tu Wink

Tenho sempre tempo, nem que seja ao almoço, para dar aqui um salto. Os ensaios não ocupam assim tanto haha.

 

Abraço

Um passinho de cada vez.

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João Prates replied on 14 Aug 2012 20:48

Só um pequeníssimo intervalo no trabalho louco para partilhar esta info que me deram hoje:

O meu menino já está em Ovar a instalar o sistema Touch&Go Plus... tá quase... tic... tac... tic... tac... que nervos...

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