Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de Bordo - 2G - Miguel Ferreira

rated by 0 users
This post has 115 Replies | 7 Followers

Top 100 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
Clube 1100 km
tcap-support
Miguel Ferreira Posted: 5 Sep 2012 17:09

Viva pessoal,

Decidi iniciar o diário de bordo do meu Prius quando este passou a marca dos 100000kms. Tenho o Prius 2G de 12/2007 desde Janeiro e até agora fiz perto de 22000kms.

Com uns meses de condução da máquina e duas dezenas de milhar de quilómetros na pele já consigo tecer algumas considerações. Mas vamos por partes.

A economia

Gosto de fazer contas. Há por aí muita gente que diz que faz e não as faz. Há quem nem sequer as faça e mesmo assim acha que está certo. A compra de um Prius em detrimento de outras opções tem associados alguns argumentos e um deles é o "quanto é que isso gasta" - como normalmente perguntam. "Mas é a gasolina!" - pois claro, toda a gente sabe que um diesel a gastar 6L/100kms é mais económico que um veiculo a gasolina que gaste 4,5L/100kms - pensamento típico de quem não faz contas. Aqui fica o histórico dos meus abastecimentos.

Acho que não me porto mal. Mesmo assim acho difícil fazer um depósito inteiro com menos de 4L/100kms como já tenho visto. Já tive parciais (do CB) com 3.2L/100kms em 50kms. Mas existe sempre uma viagem mais apressada que dá cabo da média.

Conforto

Nada a apontar. Vinha de um monovolume - Xsara Picasso - que é bastante confortável e pensei que o Prius fosse pior mas enganei-me. O espaço para as pernas dos lugares traseiros mete inveja a muitas Station de marcas alemãs.

Manutenção

Antes de comprar o Prius li em todo o lado que a manutenção era bastante barata. E imagino que assim seja, depende é de quem a faz. A "grande revisão" do Prius é aos 90000kms. O valor tabelado é 300 e picos euros - o que é barato. A minha grande revisão foi 600€. Então o que correu mal?

1º - Precisou de pastilhas à frente. Fui um pouco burro em não ver o estado das pastilhas antes de colocar o carro na toyota a fazer a revisão. Nos meus carros as pastilhas duram-me eternidades devido ao percurso que faço. Terreno muito plano, sem tráfego, e praticamente só travo quando chego ao trabalho, 45kms depois de sair de casa. Umas pastilhas mesmo que tenham ainda uns bons milimetros até ao ferro vão-me durar muito tempo. Claro que os senhores mecânicos não sabem e substituem preventivamente a não ser que eu os alerte. 

2º - filtro de carvão activo, "pode ser?" - pergunta o sr da toyota. "sim" - respondi eu sem perguntar o preço pimba, 55€+iva e ainda mais 11€ para um aditivo para gasolina que me convenceram ser muito bom.

3º - Alinhamento da direcção e rotação dos pneus - "É melhor" - diz-me o recepcionista. Nunca pensei que a Toyota cobrasse por rotação de 4 pneus (que teve que tirar para verificar o estado das pastilhas) 27,30€... Quanto ao alinhamento... o carro andava direitinho e estável , sem desgaste nos pneus, volante direito... a seguir à revisão o volante ficou de lado, o carro ficou instável e é preciso andar sempre a corrigir a direcção quando se anda a direito. Voltei lá e o volante ficou mais direito... mas tudo o resto está um bocado mau. Toma lá 28€+iva pelo alinhamento.

4º - "Que óleo puseram?" - pergunto eu no final da revisão. 10W40. ARGHHH!"#")#%$%$%. Culpa minha, devia ter perguntado antes. OK, 5w30 aumentava o valor final, mas não se devia perguntar ao cliente? e mais, no histórico de oficina (foi sempre assistido ali) desde novo o carro levou sempre 5w30, porque raio agora levou 10w40?

É esta a minha experiência com manutenção do Prius. Aprendi duas coisas. Tenho que confiar na minha intuição e ouvir menos os conselhos dos senhores das oficinas. Por outro lado, vou mudar de oficina.

O que gosto mais no Prius até agora?

Conforto, economia, simplicidade e tranquilidade da condução, rapidez nas ultrapassagens (como é que alguém pode dizer que um prius é um carro lento?)

O que gosto menos

Barulhos parasitas. Tenho que desmontar as forras das portas dianteiras e analisar bem os cric-cric que andam por ali. Alguém tem sugestões? Tem aumentado o numero de barulhos parasitas desde que tenho o carro. Dá-me a impressão que os materiais até são duráveis mas a montagem é fraquinha...

Aqui fica o inicio do meu DB que começou aos 100000. Vou dando noticias.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Excelente início de DB!

Vou-te dizer, iniciar o mesmo com um "handicap" de 100mil km é de Priusista convicto. LOL

De resto, já estamos conversados, pois passa-se o mesmo. Por mais que tente mostrar que poupo na carteira, é só tuga teimosos que não puxam da calculadora...Indifferent

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
tcap-support

Telmo Salgado:

De resto, já estamos conversados, pois passa-se o mesmo. Por mais que tente mostrar que poupo na carteira, é só tuga teimosos que não puxam da calculadora...Indifferent

Se calhar muitos desses tugas que adoram TDI's nem sabem o que é uma calculadora... Apenas vêm o preço por litro do "gasóil"

Eu passados 5 meses e meio, continuo a achar que não trocava um Prius por nada... a não ser por outro Prius... Aquele silencio vale ouro...Big Smile

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Foi uma boa aquisição. Boa sorte e muitos kms ao volante do Prius.

Que venham mais 100 mil km  :)

Top 100 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
Clube 1100 km
tcap-support
Miguel Ferreira replied on 13 Sep 2012 22:26

Hoje bati o meu recorde pessoal de média e autonomia. Ainda andei uns Kms na reserva mas nem foram muitos. 1149kms com 45,46L e CB com média de 3.9l/100kms. Já vi por aí melhor mas aviso já que não me fico por aqui. :)

Not Ranked
Pendura
012_Prius_2G
banned
Clube 1000 km

Smile Mas que excelente média ao fim desses km´s....... Parabens! Não é facil aturar os "apressados" que circulam na traseira.......

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

parabéns. É uma excelente média.

Já te podem atribuir o galardão dos 1100 km  :)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support

Miguel Ferreira:
bati o meu recorde pessoal de média e autonomia

Muitos parabéns Miguel, pelos dados que apresentas e com um 2G, não acredito que fiques com este dístico dos 1100 km por muito tempo, Terás com alguma confiança possibilidade de subires duas centenas de quilometros ao recorde pessoalYes

Top 100 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
Clube 1100 km
tcap-support

Viva Jorge Marques,

não considero que ande muito devagar. Tenho sorte de ter um percurso diário muito vantajoso para os consumos. E tirando um pouco da A1 (Alverca - Aeroporto) em que ando a 85/110 kms/h e o limite é 120km/h o resto do percurso ando sempre em cima do limite legal. Por exemplo, a recta do cabo tem limite de 80km/h e normalmente ando a 75/80kms/h.

Acho que os 3.9 aparecem de já ter o percurso bem estudado e saber onde em que zonas se pode aproveitar melhor as potencialidades do carro. Também porque deixei de usar um bocado da A1 (entre vila-franca e alverca), poupo 65c de portagem e aproveito melhor o carro. Tenho também a sorte de conseguir circular a horas sem trânsito.

Page 1 of 12 (116 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com