Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

A bomba do ano? - Toyota recua na intenção de comercialização mundial do iQ EV

rated by 0 users
This post has 36 Replies | 5 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Alexandre Moleiro:

Devem ter voltado à ideia inicial que o IQ será apenas para frotas e sistemas de partilha de veículos...

Acho que isto já foi explicado algures noutra thread, mas aqui vai novamente:

Existem várias aproximações possíveis aos veículos eléctricos, com alguns exemplos já no mercado:

1) São caros, sim, são caros, não são para quem quer, são para quem pode.

Exemplo: Tesla

2) São caros, sim, são muito caros, mas estamos dispostos a perder rios de dinheiro em cada um pelo marketing e efeito de "bandeira".

Exemplo: Renault/Nissan

3) São caros, sim, são muito caros, ninguém vai comprar isto ao custo real, e não estou para perder dinheiro com as fantasias dos outros.

Exemplo: Toyota

Em confidência e completamente off-the-record já diversas pessoas me disseram o preço mínimo de mercado a que teria de ser lançado um certo carro com um quociente de inteligência muito elevado movido unicamente a energia eléctrica. Angel

Eu que sou um completo tarado por uma certa marca, que acho imensa piada ao carrito inteligente dessa marca, e que sou um fã quase evangelista da mobilidade eléctrica fui o primeiro a dizer "what!?!?!?" quando me disseram o preço. Acreditem, não é vendável. Eu não o comprava. E se eu não o comprava poucos o comprariam, seria um flop.

A tecnologia existe, sim, existe, é possível fazer, sim é possível, mas ou fazemos carros de luxo e/ou super desportivos onde o proprietário está disposto a pagar uma exorbitância pela viatura, ou é de todo impossível aplicar a tecnologia ao universo ideal para estes carros que é sem dúvida o do pequeno utilitário e pequeno citadino a custos aceitáveis.

Simplesmente a gasolina/gasóleo não estão ainda a preços tais que justifiquem o investimento monstruoso, e infelizmente a facilidade de carregar e os tempos de carregamento também não ajudam nada.

Tenho pena, tenho muita pena, e continuo esperançado que um dia surja uma tecnologia de bateras revolucionária que seja baratíssima e que dê a volta a esta situação. Até lá... aproveitem as marcas que estão dispostas a perder dinheiro, mas estejam cientes que o risco de serem aves raras e dessa marca deixar de fazer mais carros EVs e vocês ficarem com um elefante branco nas mãos é enorme.

• Filed under:
Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 11 Feb 2013 1:16

Não me parece que seja uma bomba...insere-se apenas na estratégia da Toyota de não entrar no mercado dos eléctricos enquanto não puder apresentar produtos que tenham volumes de vendas significativos. A estratégia de hibridização tem funcionado em pleno, com o toque distitintivo do Prius PHV, enquanto outros quiseram correram à frente para serem falados como inovadores e agora começam a pensar em lançar híbridos...pois.

Há muito tempo que tenho a opinião que estas jogadas de marketing (Nissan, Renault) poderiam ser prejudiciais à tecnologia eléctrica. Primeiro, pela falta de experiência e risco de introduzir produtos com problemas no mercado (felizmente até agora não parece ter havido nada de especial); segundo, por darem a entender que a era dos eléctricos tinha chegado, o que vai dar como resultado uma ressaca nos consumidores a quem foi prometido o paraíso amanhã, quando vai demorar um bocadinho mais a chegar.

Melhor deviam os construtores em concentrarem-se a baixar os factores de custo e generalizar aos poucos a tecnologia, por via de soluções lógicas como o PHV. A toyota sempre teve a maior cautela nesta área, a ponto de a imprensa a ter considerado ultrapassada pela concorrência, veja-se agora quem está a apanhar as canas e quem vende maciçamente. Portanto, e em conclusão, não vejo onde está a bomba!

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Talvez haja aqui outra "bomba", porque a razão apontada é tudo menos típica do construtor...

http://www.greencarreports.com/news/1084732_toyota-no-more-plug-in-electric-cars-if-electricity-doesnt-get-cleaner-in-europe

European buyers waiting for an electric Toyota may have quite some time to wait--until the electric grid cleans up, basically.

That's the word from Toyota Europe, which says it wants to see cleaner electricity generation before it commits to electric vehicles.

According to Responding to Climate Change, the automaker sees "little sense" in electric vehicles if the grid powering them isn't largely supplied by renewable energy.

“We need to cooperate with the electricity providers so that what we present to the market, in its totality, is a clean solution, otherwise we’d prefer to step back,” said Toyota Europe’s head of government affairs and environmental issues, Didier Stevens.

Mais em http://www.rtcc.org/toyota-electric-cars-are-a-bad-idea-without-green-electricity/

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Impressionante, uma empresa que não vê só lucros a frente, mas também um problema real... Parabéns!! Yes

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Telmo Salgado:
Talvez haja aqui outra "bomba", porque a razão apontada é tudo menos típica do construtor...

Ao ler o artigo original com as citações do Didier parece-me claro que isto é uma forma de fazer pressão sobre os governos e sobre as utilities.

Se for isso, tem o meu aplauso. Se for uma desculpa para justificar não querer arriscar nos EVs por serem demasiado caros, é mau.

A falta de consenso e falhanço total no Reino Unido onde não se conseguiram definir targets para a redução das emissões de carbono, e os planos futuros da Alemanha para construir ainda mais centrais a carvão são verdadeiros flops que assustam qualquer um.

Estamos a falar dos maiores mercados automóveis da Europa, onde a Toyota tem a maior fatia das vendas de toda a Europa. Se esses países não quiserem saber das emissões é claro que o futuro das vendas de automóveis mais amigos do ambiente como os EVs fica em perigo.

Mesmo em termos de emissões embora haja um pequeno ganho em termos ambientais em utilizar EVs com electricidade produzida em centrais a carvão de tecnologia moderna, na realidade esse ganho é muito pequeno mesmo. Nisso eles têm razão.

Neste sentido é extremamente positivo que a Toyota tome estas posições mais "pressionantes" no panorama político Europeu.

Já que temos a Alemanha e a VW em perticular a lutar contra tudo o que são propostas de redução de metas de emissões de CO2, é bom ver a Toyota a tomar o lado contrário e a apertar com os políticos e com as utilities no sentido inverso ao pretendido pelos Alemães.

EDIT: Leitura interessante aqui.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

http://www.theverge.com/2013/10/1/4790136/toyota-hybrid-hydrogen-future-not-all-electric

The Wall Street Journal quotes Uchiyamada saying "the reason why Toyota doesn't introduce any major [all-electric product] is because we do not believe there is a market to accept it."

Uchiyamada-san fez um discurso muito objectivo: a Toyota não fará nos EV o que fez nos híbridos.

Talvez estejamos a assistir um primeira falha na já longa e valorosa carreira de engenheiro, a de gerir uma aposta na frente ecológica excluindo os BEV porque não acredita que haja mercado para o receber.

Tecnicamente correcto, ele refere que os HV contém toda a ciência dos eléctricos [hybrid technology "encompasses all of the technologies required to make an electric vehicle"].

Sim, mas rejeitar uma frente de interesse em produtos que são bastante eficientes e simples (EV melhores que os FC numa grande parte da apreciação total cycle) parece-me duma ironia brutal, em especial quando a marca continua a desenvolver carros de combustão pura e de FC...mais complexos e com custos de operação (pelo cliente) maiores...

Mesmo tendo razão em considerar que estão preparados para ter BEVs na lista de modelos, Uchiyamada pode estar a teimar na tendência do mercado...que já vimos ter alguma aceitação e viabilidade!

A seguir com interesse redobrado!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Entretanto, nos EUA, corre muita tinta sobre os tiros que a Toyota dá nos BEV...

http://chargedevs.com/newswire/misleading-lexus-ad-trashes-plug-ins/

É quase uma heresia, sabendo no investimento feito em prol duma rede elétrica para a mobilidade em diversos países, e nos vários Estados dos EUA.

A isto chama-se incoerência!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

bem isso ainda é pior que os nossas vendedores de carros

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Mas que pouca vergonha vem a ser isto!?

Mas estaremos a falar do mesmo grupo automóvel?

Mas que idiota é que aprova estas campanhas publicitárias?

Querem outra na mesma linha? Vejam este:

Mas agora não ter a possibilidade de carregar é positivo? Desde quando!?

Não poder abastecer uma bateria decente para maior autonomia EV é mau? Desde quando!?

Gastar mais combustível fóssil é positivo? Desde quando!?

Mas que pouca vergonha vem a ser esta!?

VERGONHA!!!!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

vá o anuncio até tem piada. pois é uma pergunta recorrente que os Flintstones fazem, Ahh e tal e como carregas a bateria...

É verdade que um plugin é um passo à frente, mas creio que o intuito do comercial é informar e não criticar ou desinformar sobre a tecnologia HSD. Pois para muita gente, não conseguem entender como o carro funciona, ou como tem carga sem que se ligue à ficha... 

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Page 2 of 4 (37 items) < Previous 1 2 3 4 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com