Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas Toyota Hybrid Synergy Drive

problemas con las baterias

rated by 0 users
This post has 6 Replies | 2 Followers

Not Ranked
Pendura
4_Moto_EV_Owner
banido_sem_posts
Raúl Fernández Posted: 2 Nov 2012 16:33

Olá, eu queria dizer para as minhas experiências com o meu + Li Vectrix, é um ano comigo e eu fiz 12 mil km. O uso normalmente para o trabalho, assim que eu faço diariamente cerca de 50 quilômetros, carregar as baterias da moto todos os dias e por um par de meses para quase 3/4 de bateria eu desligar o alarme de bateria fraca ao subir estradas íngremes, por isso não pode passar de 60 kmh, mencionei o problema para a loja onde eu comprei a moto e após consulta Going-green, sua resposta foi de que as baterias teneia falho e que eu tinha que descarregar totalmente as baterias . tentei baixar as baterias, mas quando você tem duas linhas de capacidade que recebo alarme baixa de células <2,60 volts e eu tenho medo de que se eu baixar as células abaixo 2Volts, o dano é irreversível.

Not Ranked
Pendura
4_Moto_EV_Owner
banido_sem_posts

Hola ,sigo vuestro consejo y  pongo el  post en castellano,

Queria comentaros mis experiencias con mi Vectrix Li+ , lleva un año conmigo y ya le hice 12000km. La uso normalmente para ir al trabajo ,asi que le hago diariamente unos 50km ,  recargo las baterias de la moto  todos los dias y desde hace un par de meses con casi las 3/4 de bateria se me enciende la alarma de bateria baja   al subir carreteras empinadas , por lo que no puedo pasar de 60kmh , le comente el problema a la tienda donde compre la moto y despues de consultar con going-green ,su respuesta fue  que  teneia las baterias viciadas y que  yo tenia que descargar las baterias por  completo.He intentado descargarlas las baterias pero cuando le quedan dos rayas de capacidad me sale la alarma de celula baja  <2,60volts  y tengo miedo de que si descargo las  celulas por debajo de 2voltios , el daño sea irreversible

Top 10 Contributor
EV
0_Prius+_Owner
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Olá Raúl.

Espero que tenhas melhor sorte que o João Prates, que passou por um autêntico calvário. Boa sorte!!!

Top 10 Contributor
EV
0_PHV_Owner
4_Moto_EV_Owner
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Carlos Costa:
o João Prates, que passou por um autêntico calvário

Passou não... ainda passa... mas isso fica para o meu DB...

Raúl Fernández:

Hola ,sigo vuestro consejo y  pongo el  post en castellano,

Parece-me muito bem.

Escreve em Castelhano que nós fazemos um esforço por compreender, e tu fazes um esforço por compreender Português.

Raúl Fernández:

Queria comentaros mis experiencias con mi Vectrix Li+ , lleva un año conmigo y ya le hice 12000km. La uso normalmente para ir al trabajo ,asi que le hago diariamente unos 50km ,  recargo las baterias de la moto  todos los dias y desde hace un par de meses con casi las 3/4 de bateria se me enciende la alarma de bateria baja   al subir carreteras empinadas , por lo que no puedo pasar de 60kmh

Compreendo e não me surpreende.

Raúl Fernández:

despues de consultar con going-green ,su respuesta fue  que  teneia las baterias viciadas y que  yo tenia que descargar las baterias por  completo

Resposta errada. Esgotares as baterias não te vai ajudar em nada. Absolutamente nada.

O problema é outro...

Raúl Fernández:

He intentado descargarlas las baterias pero cuando le quedan dos rayas de capacidad me sale la alarma de celula baja  <2,60volts  y tengo miedo de que si descargo las  celulas por debajo de 2voltios , el daño sea irreversible

Não te preocupes que nunca poderás danificar a bateria com danos irreversíveis da forma que descreves.

O teu software, assumindo que seja o original da Li+, tem um limite de corte de corrente muito alto, salvo erro andará por volta dos 2,4 volts, mas posso investigar e confirmar estes valores. Em todo o caso o importante é que o software da mota é mau mas não é tão mau assim. Nunca podes esgotar a célula até níveis perigosos e irreversíveis durante o andamento.

O teu problema é outro.

O teu problema é grave.

O teu problema é que a Vectrix não é uma empresa séria.

Existe um problema reconhecido pela Vectrix apenas quando o proprietário da mota consegue provar com dados técnicos, que simplesmente danifica as baterias de forma irreversível a cada carregamento que realizas.

De cada vez que carregas a tua mota, por cada carregamento, estás a danificar a bateria, e não há nada que possas fazer.

O problema é que o software de carregamento da mota carrega as células até demasiado tarde, até atingir tensões demasiado elevadas, e quando está em equalização também força correntes muito grandes se bem me recordo.

Facto reconhecido pela Vectrix após muita luta: O software de carregamento da bateria danifica a bateria de forma irreversível criando alta resistência interna nas células que não se consegue corrigir depois de atingida.

Solução: Exigir novas baterias ao abrigo da garantia, e aplicar de imediato e ao mesmo tempo novo software. Se não actualizares o software da mota, especialmente o de carregamento, a segunda bateria vai sofrer o mesmo que sofre a primeira, e vai morrer da mesma forma.

Agora não tenho aqui comigo os nºs das versões de software que tens de pedir ao teu concessionário para instalar na mota, mas logo mais vou-os buscar ao meu escritório e faço post com essa informação.

O que tens de fazer desde já é reclamar dentro da garantia, e dizer claramente que sabes qual é o problema da mota, que sabes que a bateria foi danificada pelo software de carregamento, e que sabes que a Vectrix já reconheceu o erro e já lançou novo software. Exige um novo pack de baterias e a actualização das novas versões.

A Vectrix é uma marca nojenta, sem escrúpulos, que só corrige as asneiras quando confrontada. Qualquer marca de automóveis decente faz os chamados "recalls" quando detecta um problema grave antes que a sua imagem fique manchada. A Vectrix é o oposto. Só repara os seus veículos se o cliente se queixar. Estamos muito mal servidos.

Boa sorte!

Spritmonitor.dePrius PHV

"We'd have plenty of electricity for electric cars if we just stopped refining oil" -Elon Musk

Top 10 Contributor
EV
2_Renault_Zoe
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

João Prates:
Escreve em Castelhano que nós fazemos um esforço por compreender

É melhor seguires este conselho Raúl porque perceber o texto do Google translator é muito mais difícil do que ler diretamente o castelhano. Ick!

Espero que percebas minimamente o que escrevemos em português, porque se a tradução do Google de português para castelhano for tão má como a de castelhano para português estás tramado...Tongue Tied

De qualquer modo, o que disse noutro post mantém-se: se tiveres dúvidas sobre algo que escrevemos em português avisa, que alguém tentará escrever de modo mais simples ou até mesmo em portunhol... Stick out tongue

Renault Zoe Intens - jan 2014 > ...                                             Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de     |     Spritmonitor.de                Spritmonitor.de     |     Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Not Ranked
Pendura
4_Moto_EV_Owner
banido_sem_posts

Por el momento no tengo problema con la traducccion . Respecto al software tengo la impresion de que al llevar la moto hace un par de meses a la revision no se si instalarian un software nuevo ya que el punto de corte ahora de las baterias es de 2,7volt y es por eso que ahora se me enciende antes el piloto de alarma de bateria.y viendo los valores que tienes tu de descarga en el papel que te dieron creo que anda por los 2,1volts el valor mas bajo .ah otra  pregunta ¿Podrias confirmarme el valor  maximo de carga ? En mi moto es 146v por lo que  todas las celulas balanceadas deberian de tener 3,65v.Un saludo a todos. 

Top 10 Contributor
EV
0_PHV_Owner
4_Moto_EV_Owner
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Raúl Fernández:
Por el momento no tengo problema con la traducccion

Yes

Raúl Fernández:
Respecto al software tengo la impresion de que al llevar la moto hace un par de meses a la revision no se si instalarian un software nuevo ya que el punto de corte ahora de las baterias es de 2,7volt y es por eso que ahora se me enciende antes el piloto de alarma de bateria

2,7 volts é um valor muito alto para corte! Porque te modificaram o valor de corte para 2,7V ??? Não faz sentido, não consigo compreender.

Raúl Fernández:
¿Podrias confirmarme el valor  maximo de carga ? En mi moto es 146v por lo que  todas las celulas balanceadas deberian de tener 3,65v

Na nova versão o target de carga é 140V. Se dividires pelas 40 células em série ficas com 3,5V por célula.

Tens neste post a explicação detalhada do carregamento:

http://visforvoltage.org/forum/12477-attention-all-li-and-li-vectrix-owners-about-equalization#comment-65938

Só tens de substituir os 3,65V por 3,5V e tudo o resto permanece igual.

As versões de software da minha mota Vectrix VX1 Li+ (42Ah):

Com problemas (original):

Motor Controler: 2034

Battery Charger: 8005-42

Battery Management System: 24B

As novas (supostamente sem problema):

Motor Controler: 2038

Battery Charger: 8007-42

Battery Management System: R53

Spritmonitor.dePrius PHV

"We'd have plenty of electricity for electric cars if we just stopped refining oil" -Elon Musk

Page 1 of 1 (7 items) | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com