Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Funcionamento A/C

rated by 0 users
This post has 41 Replies | 10 Followers

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
tcap-support
Tiago Barros Posted: 13 Nov 2012 12:22

Boas;

Não querendo "invadir" o dário de bordo do Roberto Baptista sobre a questão do funcionamento do A/C, coloco uma questão.

No Domingo à noite vinha de viagem e na auto estrada vinha com 10º. Coloquei o A/C para 21, e lá vim eu.

No entamnto reparei numa situação curiosa: As saidas centrais deitavam ar mais quente que as saidas junto às portas. A diferença ainda era significativa.

Não compreendi aquela questão, mas depois comecei a pensar que pudesse ser alguma foma inteligente do sistema de A/C para fazer alguma coisa, tipo evitar embaciamento? Na verdade passado cerca de 1/2 hora a temperatura que saia das grelhas já era sensivelemente igual às da siada central e das portas.

Isto é normal? ou há alguma coisa?

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Não me parece que o facto da temperatura do ar ser diferente das saídas centrais e das junto às portas seja algo propositado. Se fosse uma maneira de evitar o embaciamento fazia mais sentido ser ao contrário, as quente para os vidros.

A saída central está junto ao sítio de onde vem o ar, como provavelmente as condutas até às saídas junto às portas estava frias é normal que o ar perde-se algum do calor até lá chegar. Passados alguns minutos as condutas já estavam aquecidas e as perdas  já eram menores.

Isto sou eu a falar sem ter por base qualquer conhecimento técnico do funcionamento do A/C no Prius.

Já agora aproveito para colocar uma pergunta. O A/C, leia-se compressor, ia desligado ou não?

Quando a temperatura exterior é inferior a 20ºC tenho por hábito desligar o A/C (compressor). Na prática quando carrego no botão AUTO para ligar o A/C Auto, logo de seguida carrego no botão A/C (para desligar o compressor).

No 2G sempre que se carrega no botão AUTO ele liga o compressor, independentemente da temperatura exterior. Penso que no 3G isto já não acontece.

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Duarte Semedo:
Não me parece que o facto da temperatura do ar ser diferente das saídas centrais e das junto às portas seja algo propositado.

Não é de facto. O controlo de temperatura é único, e o efeito que eventualmente tenha sido observado foi momentâneo e em questão de poucos segundos (uma vez estabilizada a temperatura de todas as condutas) terá normalizado.

Duarte Semedo:
No 2G sempre que se carrega no botão AUTO ele liga o compressor, independentemente da temperatura exterior.

Tanto quanto sei pouco (ou nada) importa, seja no 2G seja no 3G, se o compressor vai ligado ou não. O compressor de ar-condicionado do Prius funciona a velocidade e a potência variável. São dois parâmetros perfeitamente ajustáveis pela inteligência da centralina de A/C do Prius. Um sistema que consegue não só ajustar a potência do aquecimento/arrefecimento como também e de forma independente a quantidade de ar que sopra (quantidade/fluxo/velocidade das ventoínhas), é um sistema que faz o que quer sem esforço.

Por via disso cheguei muito rapidamente à conclusão que apesar de todos os "esforços" que eu fazia, todas as "invenções" e "táticas" ficavam a anos-luz da inteligência e eficiência do sistema "A/C AUTO". Se a temperatura exterior estiver muito próxima da interior, não se preocupem, que em A/C Auto o consumo e o trabalhar do compressor é nulo ou muito perto disso consoante o caso específico.

Desde muito cedo que utilizo o A/C Auto 100% do tempo quando ando no Prius, a menos que possa circular com janelas abertas. Tanto no 2G como agora no PHV tenho constatado ser a melhor solução. O A/C auto toma conta de tudo, só temos de regular a temperatura, nada mais.

Seja calor, seja frio, seja por onde o ar deve sair, seja por desumidificação, seja o que fôr, a única excepção que encontrei foi o efeito de embaciamento rápido pelo carro sair da garagem para o exterior que muito raramente me obriga a ligar o desembaciador frontal por menos de 1 minuto. Isto porque o desembaciador é uma "bomba" de eficiência. Não é que o A/C Auto não conseguisse o mesmo efeito, mas leva muito mais tempo.

Num carro como o Prius é difícil encontrar um sistema que não tenha ganho um prémio qualquer por inovação, desempenho, eficiência, ou o que seja. O sistema de ar condicionado é um deles. Não inventem. Não queiram saber mais do que quem desenhou o carro. Coisas como "fiz A ou fiz B para os vidros não estalarem" são um perfeito disparate, desculpem mas são quase ofensivas. Nunca em ocasião nenhuma um sistema a funcionar em AUTOMÁTICO pode estragar seja o que fôr. Se o meu A/C alguma vez partir um vidro por choque térmico a Denso vai ter de me ouvir.

Para o 3G (e seguintes) a Denso voltou a marcar pontos:

Novo sistema A/C no Prius 2010 (3G)

• Filed under:
Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
tcap-support

Realmente este carro surpreende-ma cada vez mais... Já o tenho há 8 meses e ainda continua a marcar pontos na minha tabela...

João Prates:

Desde muito cedo que utilizo o A/C Auto 100% do tempo quando ando no Prius, a menos que possa circular com janelas abertas. Tanto no 2G como agora no PHV tenho constatado ser a melhor solução. O A/C auto toma conta de tudo, só temos de regular a temperatura, nada mais.

E mais gozo dá quando o compressor funciona a electricidade e não gasta uma gota de gasolina!

João Prates:

Seja calor, seja frio, seja por onde o ar deve sair, seja por desumidificação, seja o que fôr, a única excepção que encontrei foi o efeito de embaciamento rápido pelo carro sair da garagem para o exterior que muito raramente me obriga a ligar o desembaciador frontal por menos de 1 minuto. Isto porque o desembaciador é uma "bomba" de eficiência. Não é que o A/C Auto não conseguisse o mesmo efeito, mas leva muito mais tempo.

Reparei nisso na semana passada. Para desembaciar basta menos de um minuto! É espantoso ver como o embaciado desaparece! 

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Tiago Barros:
E mais gozo dá quando o compressor funciona a electricidade e não gasta uma gota de gasolina!

Não te esqueças que nos Prius (exceto PHV) a eletricidade é toda produzida à custa do MCI e que este gasta gasolina Whisper Zip it!

hoje aprendes, amanhã ensinas, e o ciclo repete-se até ao infinito...

Prius 3G (ZVW30H8)             Spritmonitor.de  Renault Megane 1.5 dci

https://www.youtube.com/watch?v=bl0Wq4tVXI4

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
tcap-support

Antonio Valente:

Tiago Barros:

Não te esqueças que nos Prius (exceto PHV) a eletricidade é toda produzida à custa do MCI e que este gasta gasolina Whisper Zip it!

Nah. Não esqueço esse pormenor... Afinal a energia ainda não aparece do ar... quer dizer, pelo menos no prius não existem geradores eólicos...

Ainda me lembro de fazer viagens para o Algarve com os meus pais, numa altura em que não havia hibridos sequer, em que com AC ligado o deposito esvaziava que parecia que estava roto! Big Smile

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Antonio Valente:

Tiago Barros:

Isso deve ser nas versões com rodinhas de 15", nas calçadas com pneus a sério de 17" consegue-se também produzir energia com os travões...Devil

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

O A/C automático do Prius é mesmo bomGeeked.

Gostava de dar mais um exemplo que me aconteceu hoje. Tive de deixar o meu 2G na rua com medo que não pegasse por causa da bateria. Logo, em vez dos habituais 21 ºC da garagem, às 8h estavam 8 ºC na rua e também dentro do carro (segundo um termómetro digital).

Liguei o A/C AUTO com os meus 22 ºC pré definidos e reparei que no MFD (seção CLIMATE) ele escolheu mandar o "calor" para os pés. Isto chamou-me a atenção porque na maior parte das vezes que ligo o A/C AUTO, o sistema escolhe enviar o ar para a cara.

Já à tarde, por volta das 14h saí para almoçar. Estavam 18ºC na rua e 25ºC dentro do carro. Voltei a ligar o A/C AUTO e lá estava o sistema a mandar o ar fresquinho para a cara.

Conclusão: o sistema é mesmo inteligente ***! Quer dizer que quando o ar no habitáculo está frio, manda o calorzinho para os pés para o ar quente ir subindo. Quando está o ar quente dentro do habitáculo refresca-se por cima. Resumidamente, muito resumidamente mesmo e física à parte,  é isto que acontece.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Luis Neves:

Antonio Valente:

Tiago Barros:

Isso deve ser nas versões com rodinhas de 15", nas calçadas com pneus a sério de 17" consegue-se também produzir energia com os travões...Devil

Nos de jante 17" os pneus destroem mais energia que com 15" Embarrassed

O teu record teria sido 0,1-0,2 mais "levezinho" Devil

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 17 Nov 2012 19:09

Antes de fazer mais qualquer comentário queria fazer uns testes, e só hoje tive oportunidade de escrever aqui no fórum.

João Prates:
Tanto quanto sei pouco (ou nada) importa, seja no 2G seja no 3G, se o compressor vai ligado ou não. O compressor de ar-condicionado do Prius funciona a velocidade e a potência variável. São dois parâmetros perfeitamente ajustáveis pela inteligência da centralina de A/C do Prius. Um sistema que consegue não só ajustar a potência do aquecimento/arrefecimento como também e de forma independente a quantidade de ar que sopra (quantidade/fluxo/velocidade das ventoínhas), é um sistema que faz o que quer sem esforço.

Concordo com quase tudo excepto com a primeira frase quando dizes que tanto faz o compressor ir ligado ou não.
Aqui vai a minha teoria.
Um sistema de A/C automático num carro precisa de ter à disposição: uma fonte quente, uma fonte fria e desumidificador. Dependendo o que a centralina da A/C necessita para manter a temperatura interior no valor pretendido.
A fonte quente é vem directamente do MCI (isto não é válido no caso dos EVs), a fonte fria e o desumidificador são funções do compressor de ar-condicionado. No caso do compressor ir desligado a fonte fria é o ar exterior.
Sempre que o compressor do A/C vai ligado, a centralina assume que se pretende desumidificar o ar interior. Nos dias frios, mesmo que não seja necessário arrefecer o ar exterior caso o compressor do A/C vá ligado a taxa de utilização é baixa, mas trabalha.
O impacto no consumo é desprezável, mas do meu ponto de vista não precisa de ir ligado.
Enquanto vai a funcionar seca o ar, mas isso faz acumular humidade junto ao vaporizador (parte interior do A/C onde se dão as transferências de calor). Depois quando se liga a sofagem da próxima vez ao início sai humidade para o vidro. Outro efeito da acumulação de humidade é ganhar um cheiro a mofo, ou também chamado o "cheiro a A/C"..

Nos dias em que a temperatura exterior é inferior a 18ºC tenho por hábito desligar o compressor, carrego no botão AUTO e logo de seguida no A/C.

Nos dias quentes levo o compressor 98% do tempo ligado. Sempre tive o hábito de desligar o compressor do A/C alguns minutos (2~3) antes desligar a ventalização. Faço isto para evitar a acumulação excessiva de humidade junto ao vaporizador. O certo é que utilizando esta técnica os meus carros nunca ficam com aquele "cheiro a A/C".

Para mim não faz sentido sempre que se liga o A/C auto ele ligar automaticamente o compressor. Pelo que li no manual do 3G, isso já não acontence - carregando em AUTO não liga o A/C. Para mim isto faz todo o sentido e foi uma evolução face ao 2G.
Voltando ao sistema do A/C automático (AUTO) do 2G, está escrito no manual que caso algum parâmetro seja alterado manualmente, por exemplo alterar por onde sai o ar, todos os outros parâmetros continuam a ser regulados automaticamente no entanto a luz de A/C AUTO apaga-se no tablier e no MMF.
No entanto se carregar no botão A/C (para desligar o compressor) o AUTO continua aceso. Este parâmetro é diferente de todos os outros.

A grande particularidade do compressor de A/C dos Prius é ser 100% eléctrico e ser possível alterar a sua potência. Isto faz com que seja o compressor com melhor eficiência energética. É tão eficiente, que mesmo naqueles dias que utilização é 98% o aumento de consumo até hoje nunca aumento mais de 0,2L/100km nesse mesmo percurso. Considero este valor brilhante. Smile

Só há uma coisa que sinto falta no sistema de A/C do Prius - ter a possibilidade de mandar ar frio pelas saídas frontais enquanto pelas outra sai calor. Isto é útil naqueles dias frios, gosto de sentir o corpo quente e ar frio na cara.

O meu Rover 25 com A/C manual tinha essa funcionalidade, e dava-lhe bastante uso nos dias frios. Não estou a dizer que era melhor que o sistema do Prius, muito longe disso. E prefiro um sistema de A/C automático mesmo que não tenha essa funcionalidade. O certo é que com um sistema de A/C automático uma pessoa nem se apercebe da temperatura exterior, muito fixe. Wink

Miguel Castro:
Conclusão: o sistema é mesmo inteligente ***! Quer dizer que quando o ar no habitáculo está frio, manda o calorzinho para os pés para o ar quente ir subindo. Quando está o ar quente dentro do habitáculo refresca-se por cima. Resumidamente, muito resumidamente mesmo e física à parte,  é isto que acontece.

Este é o comportamento normal de um sistema de A/C automático. Em todos os carros que andei com A/C automático exactamente da mesma maneira. A única coisa que é diferente no Prius é ter um compressor 100% e de potência variável. Yes

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

• Filed under:
Page 1 of 5 (42 items) 1 2 3 4 5 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com