Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Funcionamento A/C

rated by 0 users
This post has 41 Replies | 10 Followers

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support

Grande post Duarte!

Concordo a 100%

E também tenho o hábito de clicar no AUTO e depois no A/C ...

Alexandre Moleiro

Renaul Fluence ZE (2013) Renault Fluence ZE
(2013)
Consumo médio
Prius 2G (2005) Tesla Model 3
(2019)
Consumo médio
Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Excelente post, como sempre, da parte do Duarte.

Duarte Semedo:
Sempre que o compressor do A/C vai ligado, a centralina assume que se pretende desumidificar o ar interior. Nos dias frios, mesmo que não seja necessário arrefecer o ar exterior caso o compressor do A/C vá ligado a taxa de utilização é baixa, mas trabalha.
O impacto no consumo é desprezável, mas do meu ponto de vista não precisa de ir ligado.
Enquanto vai a funcionar seca o ar, mas isso faz acumular humidade junto ao vaporizador (parte interior do A/C onde se dão as transferências de calor). Depois quando se liga a sofagem da próxima vez ao início sai humidade para o vidro. Outro efeito da acumulação de humidade é ganhar um cheiro a mofo, ou também chamado o "cheiro a A/C"..

No entanto tenho as maiores reservas sobre esta parte acima. É certo que o A/C pode funcionar como desumidificador, e é certo que sempre que a humidade a bordo seja excessiva ele desumidifica. Qual o patamar em % de humidade a que isso acontece, confesso que tal como muitas outras coisas não sei.

O que sei é que o raciocínio acima elaborado não faz sentido para mim. Não faz sentido porque o que pode realmente gerar humidade será naturalmente o sistema não ir a desumidificar. Para mim dizer que o cheiro a mofo pode ser evitado não desumidificando o ar é contra-senso.

Alguém pode explicar isto melhor por favor? Duarte?

• Filed under:
Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Creio que o Duarte explica isso bem, provavelmente não te apercebeste:

Duarte Semedo:
Enquanto vai a funcionar seca o ar, mas isso faz acumular humidade junto ao vaporizador (parte interior do A/C onde se dão as transferências de calor).

O ar que é devolvido pelo ar condicionado ao habitáculo é, de facto, seco, mas isso deve-se a ter passado por uma zona de serpentina fria (frio esse gerado pela compressão do gás que circula dentro da mesma) que faz com que a humidade do ar condense (é por isso que no verão, quando paramos o carro, é frequente encontrarmos uma poça de água algures debaixo do compartimento do motor). É esta água acumulada, mais o pó, etc, que estão na origem do cheiro a mofo, não o ar húmido propriamente dito.

Se usares a climatização sem teres o ar condicionado (compressor) ligado, o seu efeito não terá reflexo ao nível da desumidificação, apenas "produzirá" frio/ventilação ou calor, consoante os casos.

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Entretanto estive a rever o que foi escrito e acho que detetei uma pequeníssima imprecisão nos vossos pressupostos.

Ao contrário do que parece resultar do que escreveram, a função de desumidificação não é dissociável do funcionamento do ar condicionado quando este está a produzir frio, nem no Prius nem em qualquer outro carro ou aparelho de ar condicionado que temos nas nossas casas.

Para quem não sabe, um desumidificador é constituído basicamente por um compressor ligado a um sistema de serpentina onde circula um gas que, quando comprimido, arrefece (até aqui é em tudo idêntico aos nossos frigoríficos). Acrescenta um ventilador e (aqui já não estou certo) uma pequena resistência.

O ar húmido é puxado pelo ventilador, passa pela serpentina fria, o ar arrefece, a humidade nele contida condensa (e precipita para dentro do recipiente da água) e o ar é, finalmente, devolvido já "seco", depois de ligeiramente aquecido (de outro modo sairia frio).

O aparelho de ar condicionado faz exatamente a mesma coisa, com a diferença de que, por regra, o ar não é aquecido depois de passar pela serpentina, pois o objetivo, nesse caso, é mesmo que saia mais frio do que entrou (ao contrário do desumidificador, que se pretende neutro, ou quase, em termos de temperatura final).

Assim, não é difícil perceber que, quando ligamos um ar condicionado regulado para frio, estamos, forçosamente, a desumidificar o ar que por ele passa. Não há volta a dar.

A função de desumidificação "isolada" que geralmente existe num aparelho de ar condicionado não é mais que uma regulação que, em termos simples, faz com que a maquineta funcione "normalmente" mas no fim aqueça ligeiramente o ar depois de passar pela serpentina, ou seja, que "corte" o frio do ar que é expelido.

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

aop@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

João Prates:

E diz este gajo que é de letras... vai lá vai...

Tenho uma pós-degradação em "ciências da desumidificação" Devil

aop@prius-pt.com

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
banned
Clube 1000 km
tcap-support

A pedido do Duarte Semedo, coloco aqui esta questão que coloquei indevidamente noutro tópico mas ligeiramente alterada:

Tenho um Prius 2G ha 1 mês e 10 dias, ainda não "atinei" bem com o A/C pois tenho duas opções:

- A/C na posição AUTO ligado e o botão A/C na posição de ligado.

- A/C na posição AUTO ligado e o botão A/C na posição de desligado.

(tenho a temperatura regulada para 22º graus).

Nestes dias quentes uso a primeira opçao como é obvio mas ao final do dia desligo o botao A/C passando logo para a segunda opçao. A titulo de curiosidade gostava de saber se voces usam o botao A/C ligado o ano todo ou so quando é verao/dias mais quentes.

PS: A minha pergunta prende-se com o facto de todos os meus carros sempre tiveram AC manual sendo o Prius o primeiro com esta funçao, mas por conversas que tive com pessoas com carros com A/C automatico fiquei a perceber que TODA a gente desliga o AUTO,so o usam no verao. Hmm

Some day's you're the statue and some days you're the pigeon.

Diário de bordo Prius 2G Modern Crusader

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Pensava que depois de ler este tópico encontrasses as respostas às tuas perguntas.

Por norma ligo sempre o A/C auto, mas grande parte das vezes com o compressor desligado (só ligo o compressor quando é preciso fazer frio):

Duarte Semedo:
Quando a temperatura exterior é inferior a 20ºC tenho por hábito desligar o A/C (compressor). Na prática quando carrego no botão AUTO para ligar o A/C Auto, logo de seguida carrego no botão A/C (para desligar o compressor).

(...)

Nos dias quentes levo o compressor 98% do tempo ligado. Sempre tive o hábito de desligar o compressor do A/C alguns minutos (2~3) antes desligar a ventalização. Faço isto para evitar a acumulação excessiva de humidade junto ao vaporizador. O certo é que utilizando esta técnica os meus carros nunca ficam com aquele "cheiro a A/C".

Além disso costumo desligar por completo a ventilação quando entro na garagem, para evitar inalar o ar que está no interior da mesma. É certo que podia fechar a entrada de ar, mas prefiro desligar o sistema por completo. 

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 50 Contributor
Full Hybrid
130_Lexus_NX300h
tcap-support

Sir Rui Amaral:

PS: A minha pergunta prende-se com o facto de todos os meus carros sempre tiveram AC manual sendo o Prius o primeiro com esta funçao, mas por conversas que tive com pessoas com carros com A/C automatico fiquei a perceber que TODA a gente desliga o AUTO,so o usam no verao. Hmm

Achei piada a esta frase. Conheço 2 pessoas que têm AC auto e não sabem usar, portanto não usam em modo auto.

Já é o terceiro carro que tenho com Auto e muito raramente desligo. (Os meus nem sei se dão para desligar o AC com o Auto ligado).

Basicamente tenho definida uma temperatura amena e está sempre ligado.. Se a temperatura ambiente estiver aproximada da que desejo o ac quase nem trabalha.

No hibrido as vezes desligo o ac, porque se tiver pouca bateria e estiver a fazer manobras etc ele esgota-me rapido a restante bateria, mas por exemplo já à 1 mes que nao desligo.

Para mim das coisas mais essenciais num carro. Sempre que ando num carro com ac manual nao consigo sentir conforto toda a viagem e tenho que andar sempre a ajustar.

Lexus NX 300h (2015)  Spritmonitor.de   Mercedes A180d W177 (2018)  Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
banned
Clube 1000 km
tcap-support

E fazer uma viagem num Mercedes Classe E 270 CDi com A/C bi-zona e ir tudo desligado.... Ick!

Eu tenho a temperatura selecionada para 22 graus pois li aqui num tópico que a temperatura "ideal" para o compressor dos Prius ser menos gastador era a partir desse valor.

Some day's you're the statue and some days you're the pigeon.

Diário de bordo Prius 2G Modern Crusader

Page 2 of 5 (42 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com