Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Funcionamento A/C

rated by 0 users
This post has 41 Replies | 10 Followers

Top 50 Contributor
Full Hybrid
130_Lexus_NX300h
tcap-support

Eu infelizmente vou muitas vezes a lisboa como passageiro de avensis premium e o AC vai sempre desligado.. Quando o calor (Ou frio) aperta o condutor liga o AC para o mais frio possivel para arrefecer (Verao) ou desembaciar (inverno) e logo de seguida desliga....

No inverno a sorte é ter bancos aquecidos para minimizar o dano...

Lexus NX 300h (2015)  Spritmonitor.de   Mercedes A180d W177 (2018)  Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
banned
Clube 1000 km
tcap-support

Tenho duas questões pertinentes:

Voces desligam o A/C Auto antes de desligarem o carro ou simplesmente desligam o carro?

Creio que li algures que o Alexandre Moleiro desliga primeiro o A/C e depois o carro...

Sei que o compressor do Prius é um dos mais eficientes do mundo e que nao faz muita diferença nos consumos mas....

No caso do Mestre HSD Prates:

João Prates:

Desde muito cedo que utilizo o A/C Auto 100% do tempo quando ando no Prius, a menos que possa circular com janelas abertas. Tanto no 2G como agora no PHV tenho constatado ser a melhor solução. O A/C auto toma conta de tudo, só temos de regular a temperatura, nada mais.

Ou seja, seja verao ou inverno,usas o A/C Auto ligado e o botao A/C ligado tambem certo?  É que no 2G e creio que no 3G tambem,da para ter o A/C Auto ligado mas o botao A/C pode ser ligado ou desligado mas mantendo a função AUTO activada.

A minha outra questao é: tenho vindo a reparar, agora que as temperaturas começam a descer gradualmente, que por exemplo, num dia de sol estao 18 graus la fora,o 2G esta estacionado mas dentro do carro chegam a estar mais de 30 graus! (tenho instalado um termometro que regista a MIN e a MAX e o record foi de 70 graus,pois é o limite maximo do sensor onboard) Ora eu queria saber se a centralina do A/C do Prius se gere pela temperatura dada pelo sensor a frente no radiador ou se pelo sensor(es) que se encontra(m) no tablier no canto esquerdo junto ao vidro da frente.

Muito obrigado desde já.

PS:Apos uma breve investigaçao vim a descobrir que o sensor em forma de botao logo abaixo da palavra "TOYOTA"se chama Sun Load Sensor e é basicamente um LDR (Light Dependent Resistor ou em português Resistor Dependente de Luz) Cool

e cuja funçao é monitorizar a intensidade da luz solar que entra no habitaculo e (supostamente pois nao consigo encontrar no habitaculo do Modern Crusader) com um sensor de temperatura e humidade e regular o nivel de conforto termico atraves do A/C. Ja agora, esse LDR pode ser duplo no caso dos carros com A/C bi-zona correspondendo ao condutor e passageiro e é tambem usado como sensor de luz nos carros que tenham acendimento automatico das luzes.

http://www.freeasestudyguides.com/ac-sun-load-sensor-operation.html

Sendo assim creio que a minha segunda questão ficou respondida Big Smile

Some day's you're the statue and some days you're the pigeon.

Diário de bordo Prius 2G Modern Crusader

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 21 Oct 2015 9:53

Rui Amaral:
Creio que li algures que o Alexandre Moleiro desliga primeiro o A/C e depois o carro...

Do que percebi das razões do Moleiro e mais detalhe do AOP se o A/C estiver a arrefecer (verão) deves fazer isso para secar o elemento desumidificador do A/C evitar criação de bolores e cheiros. Isto se tiveres o A/C ON, se for só sofagem não vale a pena.

Mas eles poderão explicar melhor, ou então relê a thread que acho que isso foi aqui discutido com pormenor.

Rui Amaral:
Ou seja, seja verao ou inverno,usas o A/C Auto ligado e o botao A/C ligado tambem certo?

Eu sim, são gostos pessoais, mas cada maluco com a sua maluquice como diz o povo.

Rui Amaral:
Ora eu queria saber se a centralina do A/C do Prius se gere pela temperatura dada pelo sensor a frente no radiador ou se pelo sensor(es) que se encontra(m) no tablier no canto esquerdo junto ao vidro da frente.

Um primeiro apontamento tu já descobriste e já vieste editar a mensagem: O sensor à frente é um sensor de radiação solar, não é de temperatura interior. Aquele sensor informa a centralina do A/C se o carro está à sombra ou ao sol, e o A/C toma um comportamento diferente consoante o caso, o que se percebe de forma natural.

O sensor de temperatura interior está na consola, ligeiramente abaixo do botão de power. Como agora não tenho aqui o PHV não te consigo mostrar uma foto, mas procura por umas 3 ou 5 ranhuras horizontais com cerca de meio centímetro de largura e 1 mm de altura cada. Por detrás dessas ranhuras está o sensor de temperatura e humidade interior.

Naturalmente que o A/C reage aos 3 factores, assim como aos settings que tenhas programado no A/C: Temperatura exterior medida à frente do radiador, temperatura interior, e exposição solar. Tudo é feito para atingir a temperatura programada o mais rápidamente possível, e o A/C regula a sua própria potência e velocidade de trabalho com base nesses 3 parâmetros.

• Filed under:
Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

João Prates:
O sensor de temperatura interior está na consola, ligeiramente abaixo do botão de power. Como agora não tenho aqui o PHV não te consigo mostrar uma foto, mas procura por umas 3 ou 5 ranhuras horizontais com cerca de meio centímetro de largura e 1 mm de altura cada. Por detrás dessas ranhuras está o sensor de temperatura e humidade interior.

Isso.
"Ei-zi-o" Geeked

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Bolas, a foto não aumenta quando se clica...

EDIT: Entretanto já aumenta, com a dica do Prates posta em prática Geeked

Mas vê na foto original. Estão sob o botão do Inteligent Park Assist.

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

aop@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 21 Oct 2015 12:20

Alexandre Oliveira Perdigão:
Bolas, a foto não aumenta quando se clica...

Só faz isso de forma automática quando a imagem está no nosso servidor.

Mas é fácil de conseguir o mesmo:Basta seleccionares a imagem durante a edição do teu post e colocares o link, como se fosse para texto.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

João Prates:
Mas é fácil de conseguir o mesmo:Basta seleccionares a imagem durante a edição do teu post e colocares o link, como se fosse para texto.

Ena, ena, já aprendi mais uma hoje! Cool

Obrigado Prates Yes

aop@prius-pt.com

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

É sempre um custo, porém, cada vez que troco o filtro do ar do habitáculo compro um spray para limpeza das condutas, aquilo até cheira a limão na Toyota por 15€ salvo erro...

Desmonto o ventilador, deito por lá, nas saídas, e onde se coloca o filtro, depois, antes de colocar o filtro ligo um pouco e deito mais um pouco... Fica sem cheiros Wink

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

tenham atençao ao colocar esse spray de limpeza de condutas no Prius. por detras dos ventiladores centrais, existe um modulo que comanda os vidros, e se o produto for colocado em escesso vai para esse modulo e depois faz chocapic

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
banned
Clube 1000 km
tcap-support

Tenho de me esgueirar de pernas para o ar dentro do cockpit do modern crusader 2G para ver se encontro essas "reentrancias"

PS: e aqui estao os sensores,bem escondidinhos na penumbra logo abaixo da entrada da chave.

Some day's you're the statue and some days you're the pigeon.

Diário de bordo Prius 2G Modern Crusader

Page 3 of 5 (42 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com