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Funcionamento A/C

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João Prates:

Eu sim, são gostos pessoais, mas cada maluco com a sua maluquice como diz o povo.

Experimentei ligar entao o botao A/C ON e foi curioso que apesar de as temperaturas nao estarem tao altas, dentro do carro fica sempre quente e com esse botao ligado (e o A/C AUTO em ON) ele refrescou bem Cool porque ja tinha reparado que havia dias em que a temperatura exterior nao chegava aos 20 graus mas o carro naturalmente estava mais quente e qd o A/C AUTO ligava com o botao A/C em OFF (modo sofagem como referiste) sentia-se o "bafo" quente dos 22 graus, ou seja, via-me obrigado a ligar o botao A/C para arrefecer o habitaculo. 

Eu passo-me com a inteligencia do sistema de climatizaçao do Prius....

Some day's you're the statue and some days you're the pigeon.

Diário de bordo Prius 2G Modern Crusader

 

 

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Boas, apesar de não ter um Prius mas sim um Yaris, penso que o funcionamento do AC deve ser semelhante. É o primeiro carro que tenho com AC e não estou a conseguir perceber algumas coisas. Primeiro, existe sofagem neste carro, ou é sempre o AC que funciona, quer esteja o botão "AC" ligado ou não? Ainda não percebi quando é que devo ter esse botão ligado ou não.
Se eu ligar o AC para ar quente, é normal que no inicio não venha logo quente?

Obrigado

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Telmo Salgado replied on 18 Jan 2019 16:17

O A/C é um ciclo frigorífico, e o ar é arrefecido para poder ser removida a humidade. O acerto final (reaquecimento) é feito à custa de calor, que o MCI é obrigado a dar pois não há outra fonte. Daí o início não vir logo quente.

O bom uso da climatização é jogar com a ventilação com e sem A/C para o objetivo de conforto/desembaciamento requerido. A leitura do manual ajuda a dissipar algumas dúvidas.

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Bem, hoje à saída do trabalho tinha o pára-brisas completamente embaciado, liguei o desembaciador e estive ali uns bons 3 minutos e não fez absolutamente nada, tive de recorrer a um pano para poder seguir. Será isto normal ou isto não está a funcionar?

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A entrada de ar exterior estaria fechada? E a luz do AC estava ligada?

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Em primeiro lugar Gonçalo, como deves ter reparado toda a gente usa o nome próprio e apelido como nome visível.

No teu caso só aparece Gonçalo, o que não é correcto. Podes por favor alterar o teu nome visível para conter o apelido?

Caso não saibas como o fazer, informa-nos do teu apelido que alteramos nós.

 

Agora sobre a tua questão:

Gonçalo:
hoje à saída do trabalho

Presume-se por aqui que o carro estaria parado há algum tempo, possivelmente o dia todo, correcto?

Gonçalo:
liguei o desembaciador e estive ali uns bons 3 minutos e não fez absolutamente nada

Diz-nos uma coisa: O motor de combustão interna não esteve a trabalhar nesses 3 minutos?

Não acredito que não estivesse, em primeiro lugar porque se o pressuposto acima estiver correcto, o MCI e o catalizador estariam frios, e pelo menos o ciclo de aquecimento do catalizador tem de correr sempre que a viatura é ligada nessas condições.

Em segundo lugar, se o teu carro é o que está no teu avatar (Yaris) ele não dispõe de bomba de calor, pelo que a única fonte de calor da viatura é precisamente o MCI. O único híbrido com bomba de calor é o PHV.

Como deves saber, para desembaciar o pára-brisas, é preciso fazer evaporar a humidade que está agarrada ao vidro; como é que se pode fazer evaporar humidade? Com calor, soprando calor para o vidro. É assim em TODOS os carros, não estou a escrever nenhuma tese de doutoramento...

E qual é a tua fonte de calor? A tua única fonte de calor? Pois...

Portanto nesses "bons 3 minutos" o carro esteve a fazer o que lhe competia, gerar calor, i.e. aquecer o líquido de refrigeração que alimenta o A/C, até que este atingisse temperatura suficiente para aquecer o ar que seria soprado para o vidro do pára-brisas e assim o desembaciar.

Logo que essa temperatura foi atingida, estou certo que o A/C começou a soprar para o vidro para o desembaciar.

Tivesse o A/C sido burro, como 90% dos A/Cs de outras marcas, e começasse logo a soprar para o vidro, só teria piorado a situação, criando ainda mais condensação, arriscando mesmo a fazer a humidade escorrer pelo vidro a baixo.

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A entrada de ar estava aberta, e a luz do AC ligada. 

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Obrigado, já alterei o nome.

Sim, o carro estava parado há mais de 8 horas.

Portanto, para ele poder desembaciar rapidamente precisava de ter o liquido de refrigeração à temperatura normal de funcionamento do MCI?

Assim já faz mais sentido.

Obrigado!

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João Prates:
Tivesse o A/C sido burro, como 90% dos A/Cs de outras marcas, e começasse logo a soprar para o vidro, só teria piorado a situação

Nos dias frios é especialmente bom levar com ar frio nas trombas até que o sistema comece a "bombar" ar quente. Devil

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Duarte Semedo replied on 27 Jan 2019 8:38

Há carros, de marcas alemãs, que têm uma resistência que garante instantaneamente ar quente para ajudar a desembaciar o vidro da frente.

Uma vez um colega meu deu-me boleia, e mal ele ligou o carro começou a sair ar quente... fiquei impressionado pois o carro estava parado há mais de 8h e na rua estava frio. Foi quando ele me explicou que aquilo tem uma resistência que funciona até o motor aquecer.

Estou a falar de carros não eléctricos, neste caso partícular um Audi A4 de 2008.

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

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