Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Funcionamento A/C

rated by 0 users
This post has 41 Replies | 10 Followers

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
banned
Clube 1000 km
tcap-support

João Prates:

Eu sim, são gostos pessoais, mas cada maluco com a sua maluquice como diz o povo.

Experimentei ligar entao o botao A/C ON e foi curioso que apesar de as temperaturas nao estarem tao altas, dentro do carro fica sempre quente e com esse botao ligado (e o A/C AUTO em ON) ele refrescou bem Cool porque ja tinha reparado que havia dias em que a temperatura exterior nao chegava aos 20 graus mas o carro naturalmente estava mais quente e qd o A/C AUTO ligava com o botao A/C em OFF (modo sofagem como referiste) sentia-se o "bafo" quente dos 22 graus, ou seja, via-me obrigado a ligar o botao A/C para arrefecer o habitaculo. 

Eu passo-me com a inteligencia do sistema de climatizaçao do Prius....

Some day's you're the statue and some days you're the pigeon.

Diário de bordo Prius 2G Modern Crusader

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
031_Yaris_HSD

Boas, apesar de não ter um Prius mas sim um Yaris, penso que o funcionamento do AC deve ser semelhante. É o primeiro carro que tenho com AC e não estou a conseguir perceber algumas coisas. Primeiro, existe sofagem neste carro, ou é sempre o AC que funciona, quer esteja o botão "AC" ligado ou não? Ainda não percebi quando é que devo ter esse botão ligado ou não.
Se eu ligar o AC para ar quente, é normal que no inicio não venha logo quente?

Obrigado

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 18 Jan 2019 16:17

O A/C é um ciclo frigorífico, e o ar é arrefecido para poder ser removida a humidade. O acerto final (reaquecimento) é feito à custa de calor, que o MCI é obrigado a dar pois não há outra fonte. Daí o início não vir logo quente.

O bom uso da climatização é jogar com a ventilação com e sem A/C para o objetivo de conforto/desembaciamento requerido. A leitura do manual ajuda a dissipar algumas dúvidas.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
031_Yaris_HSD

Bem, hoje à saída do trabalho tinha o pára-brisas completamente embaciado, liguei o desembaciador e estive ali uns bons 3 minutos e não fez absolutamente nada, tive de recorrer a um pano para poder seguir. Será isto normal ou isto não está a funcionar?

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

A entrada de ar exterior estaria fechada? E a luz do AC estava ligada?

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Em primeiro lugar Gonçalo, como deves ter reparado toda a gente usa o nome próprio e apelido como nome visível.

No teu caso só aparece Gonçalo, o que não é correcto. Podes por favor alterar o teu nome visível para conter o apelido?

Caso não saibas como o fazer, informa-nos do teu apelido que alteramos nós.

Agora sobre a tua questão:

Gonçalo:
hoje à saída do trabalho

Presume-se por aqui que o carro estaria parado há algum tempo, possivelmente o dia todo, correcto?

Gonçalo:
liguei o desembaciador e estive ali uns bons 3 minutos e não fez absolutamente nada

Diz-nos uma coisa: O motor de combustão interna não esteve a trabalhar nesses 3 minutos?

Não acredito que não estivesse, em primeiro lugar porque se o pressuposto acima estiver correcto, o MCI e o catalizador estariam frios, e pelo menos o ciclo de aquecimento do catalizador tem de correr sempre que a viatura é ligada nessas condições.

Em segundo lugar, se o teu carro é o que está no teu avatar (Yaris) ele não dispõe de bomba de calor, pelo que a única fonte de calor da viatura é precisamente o MCI. O único híbrido com bomba de calor é o PHV.

Como deves saber, para desembaciar o pára-brisas, é preciso fazer evaporar a humidade que está agarrada ao vidro; como é que se pode fazer evaporar humidade? Com calor, soprando calor para o vidro. É assim em TODOS os carros, não estou a escrever nenhuma tese de doutoramento...

E qual é a tua fonte de calor? A tua única fonte de calor? Pois...

Portanto nesses "bons 3 minutos" o carro esteve a fazer o que lhe competia, gerar calor, i.e. aquecer o líquido de refrigeração que alimenta o A/C, até que este atingisse temperatura suficiente para aquecer o ar que seria soprado para o vidro do pára-brisas e assim o desembaciar.

Logo que essa temperatura foi atingida, estou certo que o A/C começou a soprar para o vidro para o desembaciar.

Tivesse o A/C sido burro, como 90% dos A/Cs de outras marcas, e começasse logo a soprar para o vidro, só teria piorado a situação, criando ainda mais condensação, arriscando mesmo a fazer a humidade escorrer pelo vidro a baixo.

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
031_Yaris_HSD

A entrada de ar estava aberta, e a luz do AC ligada. 

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
031_Yaris_HSD

Obrigado, já alterei o nome.

Sim, o carro estava parado há mais de 8 horas.

Portanto, para ele poder desembaciar rapidamente precisava de ter o liquido de refrigeração à temperatura normal de funcionamento do MCI?

Assim já faz mais sentido.

Obrigado!

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

João Prates:
Tivesse o A/C sido burro, como 90% dos A/Cs de outras marcas, e começasse logo a soprar para o vidro, só teria piorado a situação

Nos dias frios é especialmente bom levar com ar frio nas trombas até que o sistema comece a "bombar" ar quente. Devil

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 27 Jan 2019 8:38

Há carros, de marcas alemãs, que têm uma resistência que garante instantaneamente ar quente para ajudar a desembaciar o vidro da frente.

Uma vez um colega meu deu-me boleia, e mal ele ligou o carro começou a sair ar quente... fiquei impressionado pois o carro estava parado há mais de 8h e na rua estava frio. Foi quando ele me explicou que aquilo tem uma resistência que funciona até o motor aquecer.

Estou a falar de carros não eléctricos, neste caso partícular um Audi A4 de 2008.

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Page 4 of 5 (42 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com