Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Funcionamento A/C

rated by 0 users
This post has 41 Replies | 10 Followers

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
031_Yaris_HSD

Uma questão, ao usar a climatização sem o botão A/C ligado estou a gastar combustível? No meu caso refiro-me ao Yaris, ou não possui o sistema de sofagem? Em que o ar é aquecido com o radiador do circuito de refrigeração? 

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 2 Feb 2019 18:43

Sim e não, depende das condições (temperaturas).

O A/C do Yaris serve apenas para fazer frio (e desumidificar), esse compressor é eléctrico, gasta apenas energia eléctrica (e indirectamente combustível). Para aquecer usa o calor produzido pelo MCI (motor), tal como grande maioria dos carros (tradicionais) com MCI. 

Nos casos em que o habitáculo, o motor e a temperatura exterior são baixas e se pretende aquecer o interior, ao ligar a climatização (mesmo com o A/C desligado), o motor liga imediatamente, até chegar à temperatura que o sistema considera suficiente para aquecer o habitáculo.

E mesmo que o MCI já vá em funcionamento para locomover o carro, ligando a climatização o consumo instantâneo aumenta, mais uma vez para aquecer mais rapidamente. Para evitar este gasto de combustível extra, deixo o MCI aquecer normalmente, pelo menos terminar o ciclo de pré-aquecimento.

Agora se a temperatura exterior não for baixa e/ou o MCI já estiver quente, ligando a climatização com o A/C desligado há apenas um gasto residual da electricidade para fazer girar a ventoinha.

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Page 5 of 5 (42 items) < Previous 1 2 3 4 5 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com