SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Painel Solar Térmico - o meu Diário de Bordo

rated by 0 users
This post has 68 Replies | 9 Followers

Top 500 Contributor
Pendura
410_Vectrix
tcap-support
Orlando Pereira replied on 13 Dec 2012 8:47

De novembro a fevereiro até podiam estra com 45.º de inclinaçãoBig Smile

1 Vectrix Li e 1 Leaf

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Eis duas fotos:

O controlador (vê-se o ecran em verde) tem muitos dados para ir registando.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 75 Contributor
Mild-Hybrid
0000_PREMIUM_Access
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Tem apoio elétrico?

Só para aguas sanitárias? Certo? Não faz aquecimento central, pois não?

Top 500 Contributor
Pendura
410_Vectrix
tcap-support

Destesto ver telhas partidas...mas paciência...

1 Vectrix Li e 1 Leaf

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Victor Queirós:

Tem apoio elétrico?

Só para aguas sanitárias? Certo? Não faz aquecimento central, pois não?

Só AQS. O aquecimento central não foi considerado, ao invés optei por reforçar isolamentos( e tirar proveito da insolação na vertente sul), mesmo sendo casa recente enferma de más escolhas térmicas.

Exacto, tem apoio eléctrico. Curiosamente, sempre me disseram que teria mais rendimento com apoio a gás, tenho essa opção na instalação, (até acredito, pois baixaria a temperatura do depósito) só que o comprimento da tubagem é bastante grande (2 pisos e meio abaixo) até à caldeira.

Prefiro, então, usar o dito apoio a partir de electricidade, para poupar água, e consumir energia cuja produção na origem é também parcialmente renovável.

Nestes dias mais frios sem sol a zona fria do depósito chega a ter 25º (40-42º "eléctricos" no topo/saída), Não acredito que baixe assim tanto o rendimento.Angel

Orlando Pereira:

Destesto ver telhas partidas...mas paciência...

A quem o dizes! As fotos foram para registar isso mesmo, permitindo responsabilizar a empresa no dia em que tenha um problema...

Top 500 Contributor
Pendura
410_Vectrix
tcap-support

Já agora que empresa foi?

1 Vectrix Li e 1 Leaf

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Foi a Norquente.

Como produz os painéis em Moncorvo, terra onde já vivi, tomei a decisão mais facilmente...Geeked

Até agora, não precisei de mais do que um reaperto do circuito de glicol, mas vou solicitar uma revisão e que opinem sobre uma alteração à temperatura diferencial mínima de arranque actualmente nos 8ºC - quero modificar para 5ºC, que é o que consta na literatura como melhor prática.

Top 500 Contributor
Pendura
410_Vectrix
tcap-support

Pois eu tenho 10.ºC no inverno....mts vezes liga a circuladora e arrefece a água em vez de aquecer....

1 Vectrix Li e 1 Leaf

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Orlando Pereira:

Pois eu tenho 10.ºC no inverno....mts vezes liga a circuladora e arrefece a água em vez de aquecer....

Os tubos do circuito serão muito longos ou menos bem isolados...

De facto, há sempre a inércia dos mesmos...que nos momentos iniciais fazem drenar alguma temperatura...Zip it!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Um sistema de circulação forçada tem de separar completamente o circuito primário do secundário através de uma válvula de 3 vias e 2 sensores de temperatura.

O algoritmo de teste deverá ser algo como isto:

1) Isolar circuito primário do secundário através de válvula de 3 vias (o liquido primário não chega ao permutador de calor);

2) Fazer circular o primário por uns 2 minutos para estabilizar a temperatura entre os canos e os módulos e assim obtermos leituras correctas;

3) Comparar leitura do sensor do circuito primário com leitura do sensor do tanque AQS;

4) Se leitura superior, abrir válvula 3 vias para o circuito primário chegar ao permutador de calor no tanque;

5) Se leitura inferior, parar bomba circuladora por x tempo e voltar a testar;

6) Se em funcionamento as leituras igualarem, parar bomba circuladora  fechar válvula 3 vias para isolar tanque do exterior.

O passo de fazer circular o primário nos módulos antes de ir ao permutador é fundamental para ter a certeza que a reserva de calor existente nos módulos é sustentável. Por vezes atinges temperaturas mais altas que desaparecem logo que a circulação tem início.

Não me perguntem os deltas mínimos nem as curvas de histerese, que isso não sei de cor. Mas o teste em si, a separação entre circuitos, e o pre-run são fundamentais para não acontecer esse disparate de a temperatura do tanque descer por acção da circulação do primário. Isso é inaceitável.

Page 2 of 7 (69 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com