Pois é finalmente depois do eterno namoro o meu Prius foi-me entregue.
Estávamos a 12/12/2012, haveria melhor dia para receber o meu menino.
Chegou-me às mãos com aproximadamente 25.580km neste momento está com 26.920 km.
A primeira viagem Lx - Coimbra o consumo ficou-se pelos 5.2 média de 100km/h
Deposito atestado em Coimbra (não foi possível fazer a média real pois o CB não estava correcto)
Coimbra - Guarda - Trancoso - Almeida - Guarda 5.3lt/100 média real 5.8 lt/100
Guarda - Aeroporto Porto - Guarda 6.3lt/100 média real 6.8 lt/100 (esta viagem foi feita a ritmo mais apressado debaixo do grande temporal da semana passada)
O actual deposito está a marcar 5.3lt/100 com uma ida às Penhas da Saúde lá pelo meio e bastante cidade durante o fim de semana.
Primeiras impressões: Adoro o meu PRIUS :)
Realmente trata-se de um carro diferente e depois destes 1340 km em 5 dias já estranho quando entro para dentro de um carro "convencional".
O kit multimédia requer alguma habituação mas já começo a dominar a coisa, já copiei alguns CD para o HDD e já anda um DVD RW cheio de MP3 sempre a bombar :)
Infelizmente o GPS não está 100% actualizado pois por exemplo a nova IP2 não é contemplada, mas com isso posso sobreviver.
Ainda estou a aprender a conduzir o carro, aquilo tem muito que se diga... por exemplo o indicador de consumo instantâneo mesmo circulando com a barra HSI no meio o instantâneo vai colado nos 10lt
Sabendo que ando em estradas de muito sobe e desce, que dicas podem dar para fazer baixar estes consumos?
Toyota Prius 3G Diário de Bordo de Um Prius Serrano
Mitsubishi Outlander PHEV Diário de Bordo do Ironhide
Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link
Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)
O novo 3,5G já tem 15litros/100 como limite visual. O teu antigo fumarento não tinha consumo instantâneo?
A circulação nas estradas de muito sobe e desce deve fazer-se com antecipação. Antes de descer, baixar um pouco a velocidade, para conseguir aproveitar a descida subsequente (condução que o pessoal dos pesados usa - DWL).
Durante a(s) referida(s) descida(s), se possível (com limites a cumprir), reduzir a regeneração com uma ligeira pressão no acelerador, ajuda a poupar mais uns pozinhos.
Em todo o caso, a velocidade é inimiga, especialmente das subidas.
O HSI é um bom amigo, e não te preocupes, as entradas no PWR não são assim tão penalizadoras, se forem até os 90-100km/h. Usa a faixa direita ECO à vontade, é a melhor zona do MCI!
Branca de Neve só 30% são minha autoria...
Planeta:
Quando circulamos no Inverno, e há necessidade de climatizar, pode-se poupar umas gotas também...
(se formos sozinhos ou 2 pessoas a bordo)
O aquecimento do banco devem fazer os primeiros 10min duma viagem, que correspondem à fase de aquecimento do MCI.
Se porventura ligares a climatização nesta fase e seja pedido calor, o MCI liga para o suprir, mesmo que não haja pedido por parte do condutor....
Já agora, com o perfil que andaste nestes 1300km, recordas-te do consumo que farias com o fumarento? AE, cidade, Penhas da Saúde...hmmm.....
Telmo Salgado: Quando circulamos no Inverno, e há necessidade de climatizar, pode-se poupar umas gotas também... (se formos sozinhos ou 2 pessoas a bordo) O aquecimento do banco devem fazer os primeiros 10min duma viagem, que correspondem à fase de aquecimento do MCI. Se porventura ligares a climatização nesta fase e seja pedido calor, o MCI liga para o suprir, mesmo que não haja pedido por parte do condutor.... Já agora, com o perfil que andaste nestes 1300km, recordas-te do consumo que farias com o fumarento? AE, cidade, Penhas da Saúde...hmmm.....
o fumarento iria gastar mais certamente :)
relativamente ao aquecimento, nao costumo usar o mesmo, contudo os vidros embaciam facilmente pelo que tenho que rolar muitas vezes com o AC ligado.
O melhor a fazer nessa ocasião é ligar o AC mas na temperatura mínima (Lo).
Em relação aos consumos nesta altura do ano, muitos utilizadores nos países frios usam um "grill-block"...
Deste género...
Mais discussão, a ler atentamente em:
http://www.cleanmpg.com/forums/showthread.php?t=17560
rescaldo do dia.
trip b colocada a zeros em embas as viagens.
ida 3,8lt
volta 5,5lt
total 75km
agora é melhorar
João Ferreira: rescaldo do dia. trip b colocada a zeros em embas as viagens. ida 3,8lt volta 5,5lt total 75km agora é melhorar
A média aritmética dá uns interessantes 4,75l/100. Nada mau! Reais devem ser 5,0 ou 5,1.
Melhorar é normal, pois vais-te habituando à máquina.
Bis 3.8lt creio que a viagem de vinda não deve ser possível melhorar mais
apesar de haver altos e baixos a pendente é de descida.
Agora virar baterias para o regresso, aqui acho que deve dar para melhorar os 5.5
por este andar não vai ser fácil conseguir o emblema dos 1000km, deviam criar um badge para os certificados de montanha :)
update.nao tenho tido muito tempo para manter o topico actualizado. mas aqui vai. o prius serrano conta com 2000km nas minhas maos.ontem.foi dia de abastecimento, média real 5,1lt/100 um bom natal todos, :)
João Ferreira: update.nao tenho tido muito tempo para manter o topico actualizado. mas aqui vai. o prius serrano conta com 2000km nas minhas maos.ontem.foi dia de abastecimento, média real 5,1lt/100 um bom natal todos, :)
Ahahah, que novidade! Essa já sabíamos, irias passar mais tempo a descobrir a máquina!
5,1 reais em tempo invernal, mesmo sem as negativas, estás no caminho!